Skip to content

“A grande família” zoando o MMN

23/05/2008

No episódio de ontem ( 22/05/2008 ) foi a vez da série “A grande familia”, da Rede Globo, satirizar o MMN.

No episódio, a dona Nenê (interpretada por Marieta Severo) resolveu entrar numa empresa chamada Oirandé, que funcionava nos mesmos moldes das clássicas empresas de MMN – Herbalife, Forever, Agel, Omni e por ai vai. O produto Oirandé, assim como os produtos da maioria das empresas de marketing multinível, era um “fantástico composto de ervas” que deveria ser consumido por toda a familia.

O roteirista captou com perfeição as nuances do sistema MMN, e reproduziu de maneira detalhada desde os moldes das reuniões até mesmo o comportamento petulante da dona Nenê, que “virou uma chata”, segundo sua melhor amiga, a Marilda (Andréa Beltrão).

Depois de aderir ao sistema, o primeiro passo da dona Nenê foi reunir toda a familia e tentar botar todo mundo no esquema, obviamente o personagem Lineu (Marco Nanini) já percebeu de cara que o sistema era na verdade uma pirâmide, e tentou alertar sua esposa. Apesar de toda sua resistência contra o sistema de vendas Oirandé, Lineu prometeu à sua esposa, dona Nenê, que entraria para a Oirandé se conhecesse ao menos uma pessoa que tivesse ganhado dinheiro na empresa. Em seguida à sua promessa, eis que surge a personagem Abigail, patrocinadora de dona Nenê, num carro importado de luxo, falando que acabara de compra-lo com as comissões de venda dos produtos Oirandé. Lineu, resignado, acaba aderindo ao sistema Oirandé.

Um trecho interessante da reunião é quando a dona Nenê fala para o seu marido: “a Oirandé existe pra realizar nossos sonhos. Você leva teu sonho e a Oirandé realiza”. Sem comentários, pois qualquer um que já frequentou uma reunião da Herbalife e similares sabe que é exatamente isso que os palestrantes pregam nas reuniões.

A familia toda passa a fazer parte do negócio, e todos começam, de maneira entusiasmada, a tentar vender os produtos Oirandé. A partir desse ponto a personagem Bebel (Guta Stresser) sempre que vai tentar recrutar alguém arregala os olhos e fala um texto decorado sobre os produtos, como se estivesse hipnotizada, ou passado por uma lavagem cerebral. Eu falei que o roteirista tinha captado com perfeição todos os detalhes. ;)

Depois de um tempo, nenhum deles consegue vender os produtos, a dona Nenê acaba vendendo até sua televisão pra investir em produtos Oirandé – pegaram leve até, porque geralmente as pessoas se desfazem de bens até maiores que a TV pra “investirem” no MMN -, e sua melhor amiga, a Marilda, que também percebeu a furada logo no inicio e não entrou no esquema, resolve desabafar e fala para a dona Nenê, que ela tinha “virado uma chata que só sabia falar de Oirandé”. É, o roteirista estava por dentro do assunto quando escreveu esse episódio.

No final a empresa faliu, e tudo voltou ao normal. Mas e a personagem que havia comprado um carro de luxo com as comissões Oirandé? No final do episódio ela revela que só tinha pago a primeira prestação do carro e ainda faltavam 59, e a mesma personagem apareceu tentando empurrar um novo sistema de vendas multinível no salão da Marilda, mas foi expulsa rapidinho, e a Bebel ainda definiu muito bem sua experiência com o sistema MMN: “eu não quero mais saber dessas canoas furadas”.

Hoje as comunidades pró-MMN devem estar em polvorosa, com certeza com alguma justificativa idiota para o episódio de ontem de “A grande familia”.

Qual será a desculpa mais esfarrapada que os MMNers vão usar pra justificar o episódio de ontem?

1) A rede Globo tem medo do MMN;

2) Ninguém chuta cachorro morto, isso é sinal de que o MMN está incomodando muita gente, inclusive a Globo;

3) Conspiração das indústrias farmacêuticas;

4) A Globo não presta;

5) Eu não assisti “A grande familia” porque estava recrutando, e vocês deveriam fazer o mesmo;

6) A Globo fez isso pra atacar a Record.

Os lideres do MMN chamarão de “infeliz” o episódio de ontem, eu chamaria de um serviço de utilidade pública, um alerta à sociedade e também de um episódio consistente com a realidade.

O episódio resumiu tudo aquilo que escrevemos aqui de uma maneira simples de ser entendida e assimilada. A mensagem de ontem foi clara. Claro que agora os lideres do MMN irão inventar de tudo pra justificar o ocorrido, mas não tem problema, eles são mestres nisso, e sempre possuem uma desculpa tola pra justificar esse sistema falido chamado MMN.

Pra quem não viu, segue um trecho do episódio.

Clique aqui para ver um trecho do episódio no site da globo.com.

Ou assista aqui : A Grande Família – Episódio: ‘Nascidos para Vender’, na íntegra.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

more about “Globo Vídeo – Player Entretenimento -…“, posted with vodpod

P.S.: sinceramente, eu achei que o Agostinho (Pedro Cardoso, o ator) iria se dar bem no esquema, já que ele é o mestre em enrolar todo mundo.

16 Comentários leave one →
  1. renata24 permalink*
    23/05/2008 14:11

    “Qual será a desculpa mais esfarrapada que os MMNers vão usar pra justificar o episódio de ontem?”

    Outra opcao:

    7) Excelente episodio, serve para as empresas picaretas, o que nao e o caso da que eu represento…..(obs: cada empresa tem um plano e/ou produto mais “inovador” do que os das concorrentes/similares, lembrem-se..rsrs)

    kkk….o Agostinho no quesito recrutamento estava fabuloso. Pena que nem ele conseguiu algum retorno.

  2. 23/05/2008 15:12

    O programa de A grande família, foi muito bom exatamente para mostrar que sem uma empresa séria é impossível chegar a patamares elevados, diferente da empresa que represento o plano de marketing não obriga ninguém a fazer estoques nem a gastar tudo o que tem pra compar nem a perder amigos por que primeiro são eles que tem que ver que o negócio é bom se os perde é por que o negócio não é bom. aos MMN’s irresponsáveis e APLAUSOS AOS MMN’S RESPONSÁVEIS.

  3. renata24 permalink*
    23/05/2008 15:36

    nao disse? Opcao 7 para a primeira manifestacao de defensor de mmn….
    faltou indicacao sobre qual seria o MMN “responsavel”….

  4. 23/05/2008 15:43

    Eraldo,

    E como propõe você fazer essa distinção?

    Quais são os MLM’s irresponsáveis e quais são os legítimos?

    Cumprimentos.

    P.S. de qualquer forma, eu estou consigo: aplausos aos MLM responsáveis, embora não conheça nenhum…

  5. augustohf permalink*
    24/05/2008 17:19

    É muito engraçado isso: parece que o Eraldo sequer leu ou sequer entendeu o que vc postou, Renata!!! É repetitivo, mas é a verdade: programação mental na veia!!! Enquanto a ligação do prospecto com a empresa for emocional (‘aqui nesta empresa vou realizar meus sonhos!!’), ele fará de tudo para sustentar para os outros e para si mesmo, inclusive utilizando argumentos estapafúrdios, que aquilo em que ele acredita é a “verdade verdadeira”.

    Nada como um choque de realidade, que vem com o tempo, pra colocar os “eixos nos seus lugares”!!!

  6. renata24 permalink*
    25/05/2008 13:26

    “6) A Globo fez isso pra atacar a Record.”

    Que raio de argumento escapista e este?
    O que tem que ser levado em consideracao e o CONTEUDO do programa. De mais a mais, a concorrencia entre as emissoras so tende a beneficiar consumidores.
    Na minha opiniao, a Globo – se quis “atacar a Record” (sabe-se que a concorrencia entre as duas emissoras e muito mais acirrada nas areas jornalistica e esportiva) – fez um gol de placa. Por onde se olha, tem gente fazendo identificacao precisa entre empresa de mmn (ou mmn em geral) e o conteudo do episodio.

    Esta desculpa e muito superficial e infeliz.

  7. 27/05/2008 10:16

    Eu, sinceramente, não gosto da Grande Família. Mas nesse dia fiz questão de assistir e não me decepcionei. Já fui em reuniões da Herbalife e minha mãe chegou a participar do esquema. O mais interessante é que, realmente, nada foi exagerado. É nesse nível de lavagem cerebral que são “recrutadas” as pessoas.
    Espero que tenha aberto os olhos de algumas.

  8. 28/05/2008 22:08

    Pedro Menard escreveu:

    P.S. de qualquer forma, eu estou consigo: aplausos aos MLM responsáveis, embora não conheça nenhum…

    Me deu vontade de me matar a mim mesmo! =P

    Assassinam a língua portuguesa diariamente. Foi só pra constar.

  9. renata24 permalink*
    29/05/2008 0:57

    Natan

    estude a língua portuguesa (da forma como é escrita e falada no Brasil) e a língua portuguesa (da forma como é escrita e falada em Portugal). Há diferenças.

    Impressionante a sua falta de discernimento e cultura. Este comentário – OFF TOPIC – foi aprovado para que, da próxima vez, você pense mais antes de tentar debochar (equivocadamente) de alguém em um blog que ultrapassou cem mil acessos.

  10. 30/05/2008 21:48

    Ola…
    Obrigado pela visita…
    Coloquei um link pro blog de voces la na no meu site. Espero a reciproca, viu?
    hehehe
    abraços

    Darth Vader

  11. Junior permalink
    27/06/2008 15:31

    Estava demorando!
    Se tratando da Globo, se espera tudo em algo que reunam evangélicos e trabalhadores, pois no MMN só cresce quem trabalha.

    Vou aguardar um episódio em que um padre gay irá ao ar, um em que o direito de transmitir jogos de futebol foi roubado de qualquer outra emissora para concorrência, e está sendo resolvido em processo, um em que a “macumba” seja criticada por deixar animais sacrificados em vias, rua e praças, e que viola o direito à vida dos animais. Será que vai ao ar srta Renata, dona da sabedoria?(rsrs)

    Na verdade eu acho um bom programa, mas claro que as cutucadas da rede globo são inevitáveis para algum tipo de religião ou grupo de trabalho. Mas a Record tá chegando…

  12. gap permalink
    27/06/2008 15:44

    Na verdade eu acho um bom programa, mas claro que as cutucadas da rede globo são inevitáveis para algum tipo de religião ou grupo de trabalho. Mas a Record tá chegando…

    Eu não sou fã da Globo, mas botar minhas esperanças na Record é dose. Novela de mutantes???? Quer coisa mais americanizada e imbecil que isso?
    Agora, falando sobre o assunto do post, se eles tivessem elogiado o MMN, eu duvido que vc pensaria dessa forma a respeito da Globo, muito pelo contrário, as empresas de MMN usariam isso como propaganda.
    Record? LOL, se formos falar de Edir Macedo então, a Globo vira santa perto desse sujeito.

  13. Junior permalink
    27/06/2008 16:15

    Ok gap, mas não consigo entender como uma emissora sobrevive com 4 novelas diárias, um programa diário que fala somente sobre novela, miniséries que são mini-novelas, e um tal de fantástico (só no nome), que coloca reportagens com artistas de novela, que não entendo o que eles somam em informações para o povo brasileiro. Pena que o povo gosta de ser alimentado por essas bagaças! E o Brasil está no que está, pena mesmo. Agora eu não vejo novelas, mas creio que foi criada uma cultura sobre ver novelas, pois se trata das mesmas histórias, quem começa brigando termina casando, mulher trai marido e vice-versa, mãe encontra filho perdido, meu Deus, onde estamos…
    E digo com confiança, qualquer novela de mutantes, Et’s seja o que for, merece se impor à mesmice. E isso vai acontecer, e estarei vivo pra testemunhar…

  14. Junior permalink
    29/06/2008 10:26

    Bom dia turma!
    Vamos lá…
    Bem, todos sabem que santo na terra não tem, no universo, seja qual for a religião todos sabemos que Jesus Cristo é o único Santo e verdadeiro. Todos nós somos pecadores, então não é sábio chamar alguém de santo pois ninguém aqui é. Isso é uma desculpa para tentar engrandecer uma acusação contra alguém!
    Agora eu tinha citado a rede record, mas quem é dono pode fazer o que for, e ainda sei que se ele não agrada à alguém, será sempre criticado por alguém. Uma emissora que elege um presidente e depois o tira novamente, e que manipula jovens “tontos” a fazer o que for do interesse dela, pelo amor de Deus, abram os olhos!
    Bem, agora sobre MMN, eu sinceramente não fiquei sabendo do episódio, pois que coincidência: Eu não vejo tal ignorância e não aceito um programa me chamar de idiota e sem carater pelo seu conteúdo mostrado, fala sério!
    Todo mundo dá uma espiadinha, fala sério de novo!. Filha, se alguém vê um canal o dia inteiro, e se ele falar que vc é o super-man, vc vai acabar acreditando que é o super-man!
    MMN: Ame-o ou deixe-o.

  15. renata24 permalink*
    29/06/2008 18:08

    Junior

    qual é o foco do seu comentário? O foco do post é demonstrar o alcance que o MMN teve na mídia e a forma como é (mal) visto, através da sátira. Se a Record será campeã de audiência um dia…….e daí? Este tipo de debate não leva a lugar nenhum.

    O recado foi dado e recebido por muita gente que assiste regularmente ao programa ou assistiu a este episódio específico. Ponto.

    Abra você os olhos para o que está em discussão aqui.

    Atacar a Globo (ou qualquer outra emissora que vc pessoalmente não goste) pra defender mmn é DOSE.

  16. BIANCA permalink
    11/08/2008 20:59

    ACHEI MT DIVERTIDO E REAL COMO MOSTRARAM ISSO (SOBRE MMN), SEM ME IMPORTAR EM QUAL EMISSORA, CLARO.
    É ISSO MESMO QUE ACONTECE. TENHO UM AMIGO QUE MORA NOS EUA, TEM UMA LOJA DE CARROS USADOS E TRABALHA NA AGEL TB. BOM, ELE QUER ME INSCREVER ,ANTES DA AGEL VIR P/ O BR. E EU MANDO VÁRIAS REPORTAGENS P/ ALERTÁ-LO, MAS ELE VIVE ARRUMANDO DESCULPAS, DIZENDO QUE A AGEL É DIFERENTE.; OU SEJA, É COMO NO SERIADO.
    ANDEI PESQUISANDO E SIMPLESMENTE CONCLUÍ, COM LÓGICA, QUE P/ GANHAR ALGUM DINHEIRO BOM ( UNS U$ 3.000, PELO MENOS) NA AGEL, VC TEM QUE COMPRAR PELO MENOS 2 CXS E COLOCAR MTS PESSOAS QUE CONSUMAM TODO MÊS E ESSAS PESSOAS COLOCAREM OUTRAS QUE TB CONSUMAM 2 CXS ,TB. SE COLOCAR POUCAS PESSOAS OU PESSOAS QUE CONSUMAM POUCO (1 CX) OU ALGUMAS DEIXEM DE CONSUMIR, VC GANHA UM POUQUINHO SÓ, MAS TB GASTA COMPRANDO TODO MÊS ( =PODENDO GASTAR ATÉ MAIS DO QUE GANHA). ENTAO, ISTO NAO É DINHEIRO CERTO, COMO ALGUNS PODEM PRECONIZAR….VC TEM QUE DAR A SORTE DE COLOCAR PESSOAS QUE CONSUMAM, MENSALMENTE.
    AQUI NO BR, AS PESSOAS QUE REALMENTE PRECISAM DE DINHEIRO, NAO O TEM P/ GASTAR E ENTRAR NO NEGÓCIO E OS QUE TEM , ATÉ ENTRAM P/ TER DINHEIRO EXTRA, MAS SE NAO DER CERTO, NAO IRÁ INTERFERIR EM SEU PADRAO DE VIDA……………..FALA SÉRIO…………..
    BOM, ADOREI PARTICIPAR DESTE BLOG !!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: