Skip to content

Herbalife: os líderes mentem, os números não (III)

07/04/2015

A prova de que a Herbalife não presta

Eu pesquisei empresas de marketing multinível (MMN) durante quase uma década. No transcorrer desse tempo, cheguei à conclusão de que a grande maioria dos participantes falha. O que significa isso? Que 99% ou mais dos recrutas perdem dinheiro. Uma vez que os participantes, em grande medida, entram na empresa por conta da “oportunidade de negócios”, para “ganhar uma renda ilimitada” e encontrar “liberdade financeira”, não conseguir auferir lucro é de fato um fracasso.

Algumas semanas atrás, um maravilhoso artigo sobre a Herbalife foi publicado no Seeking Alpha. Ele começou discutindo a defesa cega (e incorreta) do gestor de fundos hedge, John Hempton, para com o modelo de negócios da Herbalife. Em essência, ele afirma que, desde que shakes substitutos de refeição forem vendidos, se tratará de uma oportunidade de negócios legítima.

Esta é a defesa que as empresas de MMN usam. “Temos um produto. As pessoas o compram. Por isso, não somos um esquema de pirâmide”.

Infelizmente, o produto é apenas mera “fachada” para o cambalacho. O produto existe para tentar dar à “oportunidade” um véu de legitimidade. É plausível para o consumidor médio. Compre um produto por X, venda-o por um valor maior que X. Resultado: você conseguiu ter lucro! O que as empresas de MMN não irão dizer é que pouquíssimas vendas a clientes no varejo acontecerão. Os distribuidores compram grandes quantidades de produtos para consumo pessoal ou para atender aos critérios mínimos exigidos para a qualificação pessoal visando as comissões pagas pelas empresas. Mas as vendas para clientes reais são baixas, e é por isso que a maioria dos participantes perde dinheiro.

A melhor parte do artigo da Seeking Alpha foi este gráfico, acerca do crescimento do número de distribuidores da Herbalife (clique na imagem para ampliar):

HBL fail

HBL fail

De acordo com este gráfico, entre 2007 e 2014, a Herbalife recrutou 9,4 milhões de distribuidores. Isso parece ótimo …. até você considerar que 7,4 milhões de distribuidores saíram durante esse mesmo período de tempo.

Por que você acha que essas pessoas desistiram da Herbalife? Foi porque elas foram bem sucedidas? Foi porque elas estavam ganhando dinheiro? Ou foi porque elas estavam perdendo dinheiro e perceberam que esta “oportunidade de negócios” não valia nada?

Empresas de marketing multinível nunca falam acerca das suas taxas de rotatividade porque elas escondem a verdade sobre essas fraudes. Durante este período, a Herbalife apresentou:

  • 11,1 milhões de participantes (1,7 milhões no final de 2007 mais 9,4 milhões recrutados)
  • 7,4 milhões de pessoas desistentes
  • 66,7% dos participantes desistentes (7,4 milhões divididos por 11,1 milhões)

É claro que os defensores do MMN compararão com as taxas de insucesso dos pequenos empresários típicos (do mercado formal). A estatística mais comum que eu vejo por parte deles é que 80% dos proprietários de pequenas empresas quebram… exceto que esta estatística é fictícia, desprovida de solidez. Ela é completamente espúria, mas mesmo assim frequentemente citada.

A verdade é que as taxas de insucesso no MMN são muito mais elevadas do que nas empresas normais. Por quê? Por causa da banalidade de tudo isso. MMNs são fraudes legalizadas em que quase todos seus participantes perderão dinheiro. É apenas uma questão de tempo antes que os distribuidores desistam. E desistem não é porque não tentem o suficiente, não fazem as coisas certas ou não ficam no “negócio” tempo suficiente. É quase garantido que eles perderão dinheiro e, afinal, desistam do “negócio”.

Isso, meus amigos, é a essência do porquê a Herbalife (e outros MMNs) não presta.

.

O texto original pode ser lido no site de Tracy Coenen

.

Leia também:

.

Herbalife: os líderes mentem, os números não

Herbalife: os líderes mentem, os números não (2)

Herbalife revela ganhos de revendedores para rebater acusação de pirâmide

Teste para avaliar se uma empresa de MMN é ou não é pirâmide

Scripts para recrutar trouxas – parte 1

Scripts para recrutar trouxas – parte 3

Scripts para recrutar trouxas – parte 4

Marketing Multinível: subproduto da degradação do tecido sócio-econômico-moral

A verdade sobre o MMN: quase todos perderão dinheiro

Processo de ex-distribuidores contra a Herbalife nos EUA

Um olhar psicanalítico acerca de grupos de distribuidores das empresas de marketing de rede e de fiéis de várias instituições religiosas

18 Comentários leave one →
  1. Athos permalink
    08/04/2015 10:22

    Antes de mais nada, a minha opinião pessoal é que o mundo estaria menos ruim sem essa Herbalife, mas vamos falar de algumas questões relacionadas ao artigo.

    1° Os produtos: Principalmente os Shakes, já foram comprovadamente responsáveis por problemas sérios de saúde em muitas pessoas incluindo um caso de óbito documentado. Outra questão é que são mais caros do que produtos similares. Eles justificam a diferença de preço alegando que os produtos tem qualidade superior, MENTIRA deslavada (é para pagar bônus e comissões de rede), e os pareceres dos “prêmios nobel, cientistas e doutores” a favor da herbalife são todos comprados. Ou seja o produto por si só já é um problema. Só se vende Herbalife no mundo devido a desinformação e a ânsia de resultados rápidos das pessoas.

    2° O negocio: Aqui é que a coisa se complica. O artigo da Tracy contém em sua maioria acertos, mas também alguns desacertos na minha opinião.

    O problema deste tipo de argumento, o qual já vem sendo levantado a décadas contra empresas que adotam o sistema de MMN, não representa mais do que uma opinião.

    Por que opinião? Por que ainda que seja verdade até então ninguém conseguiu provar que se trata se um crime (não que eu saiba). Se ela tem tantas provas porque não denuncia, entra com um processo(o que muitos já fizeram) mas o principal que é FECHAR a Herbalife ninguém conseguiu, e sinceramente sei lá se alguém conseguirá.

    O que acontece é que é muito difícil fiscalizar se uma empresa com 2 milhões de distribuidores vende ao consumidor ou não. É um fato que todos os Distribuidores são consumidores, provavelmente os maiores consumidores, mas também é um fato que existe venda ao consumidor de varejo (seja qual for a quantidade a venda no varejo existe). Todo dia sai um bobo de casa, vai dizer que você nunca foi o bobo de alguém? ;)

    Ela cita números sobre entrada e desistência de Distribuidores, mas não cita a fonte, que pré suponho ser no minimo duvidosa.

    A seguir diz “É claro que os defensores do MMN compararão com as taxas de insucesso dos pequenos empresários típicos (do mercado formal). A estatística mais comum que eu vejo por parte deles é que 80% dos proprietários de pequenas empresas quebram… exceto que esta estatística é fictícia, desprovida de solidez. Ela é completamente espúria, mas mesmo assim frequentemente citada.”

    Não sei no pais dela, mas aqui, é só ir ao SEBRAE e constatar por si mesmo que a estatística não é tão “espúria” assim.

    Porém ela cita muito acertadamente a questão da manipulação e distorção das informações dentro deste modelo de negócio e isso é comum, frequente e necessário para que o MMN se mantenha e progrida.

    E para além disso ainda há um sistema de apoio mental ao negócio que beira uma ceita, onde a dialética Hegeliana é usada de maneira eficaz.

    A própria empresa fornece uma tese e uma anti-tese (ambas tendenciosas) e permite candidato a distribuidor elaborar sua síntese. É velha coisa do bem contra o mal, Deus contra o Diabo, a Luz contra as Trevas… No MMN é eles contra o sistema falido, eles são a salvação!

    E evento de recrutamento é um culto a “oportunidade” onde pra comprar um lugar no paraíso ou “sucesso” você em vez do dizimo precisa apenas adquirir uma cota de distribuição e sera guiado para a terra prometida, mas não antes de passar pelo deserto, pelas provações. No fim, se resistir recebera a salvação!

    Enfim, dependendo do que você quer, de qual o motivo para aderir a um negocio de MMN (escolha um menos pior e Herbalife por favor não!) pode ser que você obtenha benefícios, que virão mais em forma de habilidades em vendas, desinibição entre outros (que também podem ser adquiridos por outros meios, até mais baratos e eficazes) do que como riqueza e independência financeira, pelo menos para a grande e esmagadora maioria.

    • Renata Lima permalink*
      08/04/2015 18:47

      Gostei do seu comentário! Os números foram informados com base nos relatórios da Herbalife que são apresentados ao SEC, ha fonte segura. Sobre a estatística do sebrae, volta e meia aparece alguém aqui no blog que “multiplica” o percentual de insucesso porque ouviu dizer nos eventos que mmn presta e mercado tradicional não. Há grande diferença entre o que defensor de multinivel informa e a realidade, o ponto aqui e este. No mais concordo, mmn parece seita e há grande manipulação de informações (a estatistica de insucesso no mercado tradicional e um bom exemplo de info fabricada). Obrigada por participar ;)

    • joslei permalink
      15/04/2015 17:44

      Por isso participo do MMN da POLISHOP!!! pois posso trabalhar com os ótimos produtos que são exclusivos dela!

    • Renata Lima permalink*
      17/04/2015 17:06

      Se os produtos têm boa saída pra consumidor final, pra que multinivel? Kkk

  2. Athos permalink
    18/04/2015 11:10

    Renata!

    1° Quanto a fonte, se os números foram informados com base nos relatórios da Herbalife que são apresentados ao SEC, de cara já podemos supor que foi manipulado e o rombo é maior, rs…

    2° Você tem a estatística de insucesso no mercado tradicional?

    3° Quanto ao sistema de MMN, gostaria de saber sua opinião sobre a situação a baixo:

    1 – Digamos que você deseja ter um produto, e este só é vendido por um distribuidor de uma empresa de MMN.
    2 – Você adquire o produto, obtém os benefícios que desejava. Numa ocasião qualquer comenta com algum amigo seu sobre sua aquisição, e este deseja conhecer o produto.
    3 – Você indica o Distribuidor que te atendeu e este faz a venda para seu amigo te bonificando/comissionando com um percentual sobre o valor de venda.
    4 – Você se anima com a possibilidade de ganhar algum dinheiro indicando para seus amigos um produto que te trouxe benefícios e fala sobre isso com alguns outros amigos, digamos que uns dez.
    5 – Destes dez, três adquirem o produto, você recebe uma bonificação/comissão pela venda de cada um dos produtos vendidos.
    6 – Dos seus três amigos que adquiriram o produto, um começa indicar e o distribuidor que te atendeu explica que se você aprender a vender os produtos e fizer as vendas para os amigos do seu amigo a sua bonificação/comissão irá dobrar, mas se não quiser de todo jeito seu amigo ganhará uma bonificação/comissão, da mesma maneira que você, porém você já não ganhará nada sobre as indicações dele.
    7 – Você se interessa, aprende mais sobre o produto e começa a fazer as vendas para as pessoas que seu amigo indicou, e o processo de repete, com algumas pessoas adquirindo para uso pessoal e outras se tornando parte do sistema de distribuição.

    Estou questionando a sua opinião, pois num comentário você disse “Se os produtos têm boa saída pra consumidor final, pra que multinivel? Kkk” e ao meu ver a diferença está na estrategia de distribuição. O mercado convencional com suas lojas e publicidade convencional e nesse modelo que citei a propaganda é o boca a boca e a loja é o Distribuidor.

    Detalhe o distribuidor compraria o produto uma unica vez (o que ele fara uso) e para receber comissão de rede, teria que vender pelo menos um produto por mês.

    Bom, é isso!

    ^_^

    • Renata Lima permalink*
      18/04/2015 15:37

      Você descreveu a ideia do mmn. Infelizmente, na praTica não e isto o que ocorre. Produto e coadjuvante e a maioria não entra pra vender produto, entra pela oportunidade de negócio. Não tenho nada contra a ideia do mmn, pelo contrário, acho boa. Pena que só a ideia e boa, pratica é triste.

      OBs – se eu sei que o produto é de mmn, não compro mesmo, não vou alimentar rede, mas é minha posição pessoal.

  3. Gilberto Carmisini permalink
    09/07/2015 1:10

    Se fosse um blog confiável com informações verídicas seria um blog .com.br e não um blog fuleiro. Digamos que você use a mesma interpretação para designar quem consegue ficar milionário, quem consegue emagrecer, quem consegue ter êxito máximo em qualquer coisa? 99% das pessoas não conseguem, porque suas mentes não são trabalhadas pro sucesso. Se eu entro na herbalife e desenvolvo um trabalho honesto e aprendo sobre o negócio eu fico rico. Mas se eu sou um bosta, fracassado, nunca me dei bem em nada e vou na onde de recrutadores inúteis, eu mereço ir mal em qualquer tipo de negócio. Então caro blogueiro, suas tentativas baratas de desqualificação de empresas sérias são do mesmo nível que você e o blog, duas porcarias. Para de cuspir bobagens. Tenha embasamento. Falar o que outros falam é fácil.

    • Renata Lima permalink*
      13/07/2015 20:16

      Gilberto, uma pessoa que chama matemática e dados de “porcarias” não merece atenção. Mas eu vou te responder porque a tentativa de desqualificação vazia que você tenta impor ao blog só reforça o fato de que multinivel acaba por cooptar pessoas desinformadas, como você demonstra ser. E preguiçosa, porque se lesse o blog não iria desqualificar informações de fontes fidedignas (ex – as próprias empresa) com tanta abobrinha. Se você acha que o fato de ser bom de serviço te fará bem sucedido numa empresa como a Herbalife, por exemplo, você desconhece o básico sobre mmn. Nem vou desejar boa sorte porque nem com sorte você será bem sucedido. Te desejo um pouco mais de estudo, dai sim você fará as escolhas corretas e talvez nem tente recrutar para um negócio que fada mais de 99% ao fracasso.

  4. DAYANE SUELLEM permalink
    13/11/2015 15:33

    Concordo plenamente com você Gilberto a Herbalife é uma empresa seria, vem mudando a vida financeira das pessoas, além de estar devolvendo a auto- estima e a auto confiança de muitas pessoas sem contar as viagens e oportunidades que jamais teriamos em outra empresa…
    Realmente tem pessoas que não tem o que fazer ao em vez de criticar as coisas que estão dando certo procurem o que fazer… quantas vezes já não ouvi ( A Herbalife não funciona , você não ganhar dinheiro com isso… etc. ) . kkkk Não funciona ? E os 11 kg que eu perdi em menos de 5 meses e os 50% de lucro que a empresa nos dá , as viagens de incentivo , os Royalties os Bônus ? kkkk faz me rir vocês, qual a empresa que te da estabilidade até para os teus bisnetos com direitos autorais até a 3° geração da sua familia com Royalties ? acho que nenhuma né kkk

    • Renata Lima permalink*
      18/11/2015 20:29

      Dayane, te desafio a provar pro blog que pelo menos 60% da sua rede está ativa e lucrativa. Muita ingenuidade sua cair no papo de estabilidade em marketing multinivel. Direitos autorais???? Socorro.

    • DAYANE SUELLEM permalink
      23/11/2015 14:53

      http://www.mmnexpert.com/herbalife-ultrapassa-400-mil-consultores-independentes-no-brasil/ . Esses são dados reais da herbalife só não ganha dinheiro quem realmente não quer trabalhar com o negócio, pois os produtos funcionam e a Herbalife não engana os clientes tendo assim como provar que tudo que tem no rótulo é o que temos dentro dos frascos. Mais me diz ai querida, o porque da Herbalife te incomodar tanto,
      oque lhe traz tanta frustração ?

    • Fernando permalink*
      01/12/2015 13:20

      Reportagem jabazeira, com pura marketagem. O que vc tem que verificar é quanto ganha na média os distribuidores, qual é a rotação na base do sistema, quantos já são supervisores, dentre outras coisas.

    • Renata Lima permalink*
      07/12/2015 16:11

      O que me frustra é a existência de gente tão desinformada que olha as informações do link que voce postou e acha que são fundamentais e provam o tanto q Herbalife é boa. Veja se consegue o percentual de desistência,o q vendem pro consumidor final e qual rendimento médio de distribuidor – estes são os dados relevantes. Vc está iludida e, se acha mesmo que é bom tomar estas porcarias, sugiro q consulte um bom nutri e vá atrás de estudos sérios que comprovaram q produto de hbl fez mal ao fígado de vários. Informação é poder.

    • DAYANE SUELLEM permalink
      11/12/2015 10:00

      Vocês já ouviram falar do Dr Natanael Viunisk ?
      O dia que vocês me apresentarem um curriculum pelo menos parecido com o dele ai sim vocês poderão me dizer algo sobre os produtos da Herbalife, no demais não adianta discutir com pessoas frustadas sobre tal assunto, você no minimo já foi cadastrada né , pra falar assim com tal arrogância sobre essa empresa no minimo não soube administrar o seu pró pio negocio ou não teve um bom mentor ou um bom patrocinador que te acompanhasse bem. Pois se uma empresa que te da R$ 1.850,00 reais de lucro por mês trabalhando parcial, renda extra não funcionar então eu não sei o que funciona.

    • Renata Lima permalink*
      23/12/2015 20:07

      Nao sei no que sua participação no blog muda o fato no sentido de que a maioria perde dinheiro com Herbalife e seus produtos caros e sem eficácia comprovada. Argumento de autoridade não altera dados numéricos, Natanael e seu currículo não mudam a estrutura lesiva do mmn e mesmo se eu for a maior frustrada e arrogante da história moderna, Herbalife continua uma merda e seus distribuidores (a maioria que participou do blog) uns alienados/desinformados. O próprio CEO desta empresa já informou q em Herbalife pouquíssimos ganham dinheiro, não sei pá você combate algo que é de conhecimento público. Acorda. Nunca é tarde. Coma comida de verdade e largue de shakes, chás e outras coisas desnecessárias prima boa nutrição. ;)

    • DAYANE SUELLEM permalink
      04/01/2016 17:28

      Ai esta o grande erro de muitos por ai as pessoas pensam que só pelo fato de nos usarmos os produtos não nos alimentamos de comida muito pelo ao contrario associamos a nutrição Herbalife a uma vida saudável, com uma alimentação balanceada e exercícios físicos .
      E como assim, estamos sendo lesados ? Cada um gasta o seu dinheiro como quiser e estou me sentindo ótima com o uso dos produtos muito melhor do que se estivesse consumindo outras besteiras por ai, e alem do mas custeio os meus produtos e ainda ganho dinheiro, e não vai ser você nem ninguém que vai mudar isso.
      As pessoas que correm atras e lutam pelo que quer não dão ouvidos a pessoas assim como você pois se dessemos ouvidos nada daria certo , se não usa os produtos e não gosta do Plano de Marketing Multinível tem quem goste e tem quem se dê bem no negócio você não tem nada haver com isso pessoas assim fazem com que nada vá para a frente não irei discutir novamente com pessoas com tal ignorância sobre o assunto . Estou me sentindo maravilhosamente bem a 9 meses que não uso nenhum tipo de remédio e eu sofria com varias dores tomava remédios contínuos para gastrite e outros problemas de saúde que desapareceram com a nutrição pelo bom funcionamento no meu organismo sem contar o aumento da minha auto estima e não deixarei de usar os produtos e aposto que não sera somente eu.
      A minha participação no blog possa ser que não mude nada mesmo, mas já parou pra pensar que o seu blog também não ira mudar nada na vida de muitas pessoas como não mudou nada na minha.Mas enfim obrigada pela tentativa patética de tentar impor as pessoas com que elas devem ou não gastar o seu dinheiro.

    • Renata Lima permalink*
      19/01/2016 18:46

      De nada. ;) pena que o que você pensa a respeito não muda a realidade da hbl.

    • gean permalink
      21/11/2015 17:44

      dayane, você já ganhou seu cruzeiro? Você conhece alguém pessoalmente que ganhe dinheiro realmente com essa empresa? Você conhece alguém que tenha deixado estabildade para seu netos? VOCÊ jà è presidente? NÃO GANHEI E PROCURO ALGUÉM QUE TENHA GANHADO ALGO NA MINHA REGIÃ.Só encontrei pessoas que mentem para os outros e….pior, para si mesmas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: