Skip to content

Herbalife sob fogo cruzado: após FBI, procurador de NY investiga “pirâmide” da companhia

17/04/2014

Quem acompanha o blog há anos sabe que há vários indícios e fatos – acerca da natureza e dinâmica do sistema de distribuição – que fazem com que a Herbalife, na prática, seja um esquema lesivo, vulgo pirâmide com produtos. E a empresa agora está passando por uma prova de fogo: desde o ano passado, o gestor de um fundo de investimento, Bill Ackman, investe pesado em apostas contra ações da empresa e convencendo diversas autoridades a se juntar a ele para ratificar LEGALMENTE a configuração piramidal de seu sistema. Recentemente a FTC, o Departamento de Justiça e o FBI começaram a investigar as denúncias a respieto das alegações de que o sistema carregado pela Herbalife é uma pirâmide. Agora, de acordo com o site InfoMoney, o  procurador-geral de Nova York, Eric Schneiderman, também abriu uma investigação contra a empresa pelo mesmo motivo que o FBI. Vejamos os desdobramentos dos acontecimentos.

 

 Herbalife sob fogo cruzado: após FBI, procurador de NY investiga “pirâmide” da companhia

Procurador-geral de Nova York, Eric Schneiderman, abriu uma investigação em meio a alegações de que a companhia opera em um esquema de pirâmide, de acordo com fonte ouvidas pelo New York Post

 

SÃO PAULO – Após a FTC (Federal Trade Comission) o FBI (Federal Bureau of Investigation) e o Departamento de Justiça norte-americano passarem a investigar a Herbalife, desta vez, o procurador–geral de Nova York, Eric Schneiderman, abriu uma investigação em meio a alegações de que a companhia opera em um esquema de pirâmide, de acordo com fontes ouvidas pelo New York Post..

O jornal, citando fontes anônimas, disse que pelo menos dois informantes já prestaram depoimentos para a equipe de investigação de Schneiderman. O procurador também estaria ouvindo as reclamações de ex-distribuidores hispânicos que disseram ter sido lesados pela empresa.

A investigação da Promotoria de Nova York para a empresa de nutrição ocorre em meio a um inquérito civil e relatos de que o FBI também está observado como a Herbalife conduz seus negócios.

Na semana passada, O Financial Times divulgou que o FBI e o Departamento de Justiça norte-americano passaram a investigar a companhia. Em entrevista para o jornal, a Herbalife afirmou que não tem conhecimento de qualquer investigação por parte dos órgãos do governo e que não recebeu nenhum pedido formal nem informal solicitando alguma informação. “Nós levamos nossas obrigações de divulgação pública muito a sério. A Herbalife não pretende fazer qualquer comentário adicional sobre este assunto”, completou a companhia.

No início deste ano, a companhia já havia dito que concordava com a investigação da FTC e que via isto como uma oportunidade para corrigir possíveis erros dentro da empresa. Além disso, ela ressaltou que iria cooperar e que estava confiante de que estava de acordo com todas as leis e regulamentos.

A investigação criminal por parte do FBI aumenta os riscos para a Herbalife, que já enfrenta inquéritos civis de vários órgãos do governo e que estão olhando para a empresa com sede em Los Angeles. A companhia vende shakes nutricionais e suplementos através de milhões de distribuidores em mais de 80 países.

.

Leia também:

 

 

Herbalife: os líderes mentem, os números não

 

Herbalife: os líderes mentem, os números não (2)

 

Herbalife revela ganhos de revendedores para rebater acusação de pirâmide

 

Teste para avaliar se uma empresa de MMN é ou não é pirâmide

 

Scripts para recrutar trouxas – parte 1

Scripts para recrutar trouxas – parte 3

 

Scripts para recrutar trouxas – parte 4

 

Marketing Multinível: subproduto da degradação do tecido sócio-econômico-moral

 

A verdade sobre o MMN: quase todos perderão dinheiro

 

Processo de ex-distribuidores contra a Herbalife nos EUA

 

 Um olhar psicanalítico acerca de grupos de distribuidores das empresas de marketing de rede e de fiéis de várias instituições religiosas

Herbalife sob fogo cruzado: após FBI, procurador de NY investiga “pirâmide” da companhia – InfoMoney
Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/3293585/herbalife-sob-fogo-cruzado-apos-fbi-procurador-investiga-piramide-companhia
Herbalife sob fogo cruzado: após FBI, procurador de NY investiga “pirâmide” da companhia – InfoMoney
Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/3293585/herbalife-sob-fogo-cruzado-apos-fbi-procurador-investiga-piramide-companhia

Herbalife sob fogo cruzado: após FBI, procurador de NY investiga “pirâmide” da companhia – InfoMoney
Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/3293585/herbalife-sob-fogo-cruzado-apos-fbi-procurador-investiga-piramide-companhia
Herbalife sob fogo cruzado: após FBI, procurador de NY investiga “pirâmide” da companhia – InfoMoney
Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/3293585/herbalife-sob-fogo-cruzado-apos-fbi-procurador-investiga-piramide-sob fogo cruzado: após FBI, procurador de NY investiga “pirâmide” da companhia – InfoMonVeja mais em: http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/3293585/herbalife-sob-fogo-cruzado-apos-fbi-procurador-investiga-piramide-companhia
11 Comentários leave one →
  1. Renata Lima permalink*
    17/04/2014 11:18

    Ainda não entendi em qual conduta CRIMINAL eles poderão enquadrar a HBL, talvez algo relacionado a impostos, evasão de divisas. Como sempre digo, se desta investigação resultar maior transparência neste tipo de negócio, ótimo. Se conseguirem fazer com que a empresa foque na venda COMPROVADA de produto a consumidor final, ótimo.

    • Fernando permalink*
      17/04/2014 16:35

      É verdade. E não podemos negar que esses sujeitos são especialistas em aproveitar brechas e distorcer ao máximo os dados e informações que são repassados ao público.

    • gap permalink
      19/04/2014 14:48

      Não há nada formalizado ainda mas todas as especulações que li sobre o assunto apontam que o FBI está investigando suspeita de esquema piramidal. Grupos de direitos civis teriam feito a denúncia de que a Herbalife se aproveita dos menos favorecidos e esclarecidos pra perpetrar um esquema em pirâmide, e que o FBI estaria entrando em contato com ex-distribuidores pra entender como funciona o recrutamento.

      Sendo verdade, então todos os orgãos estão investigando a Herbalife sob a mesma ótica: esquema em pirâmide.

      E já deixo aqui registrado um exercicio de futurologia: Ackman ganhou, Herba vai fechar.

      Me cobrem depois…

  2. Igor permalink
    30/04/2014 20:09

    Oi Fernando, eu não vi nenhuma área de contato nesse site (acredito que seja para não ter um flood absurdo de emails desses pregos do MMN).

    Mas tô aqui só pra mandar um abraço e dizer que vi surgir novos espertalhões por aí, como o GetEasy, Luvre e OneThor. Se puder faça algum post de algum desses novos MMN – é sempre bom ter um material para fazer uma educação preventiva contra essas pragas.

    Até mais!

    • Roberto Barreira permalink
      10/05/2014 3:10

      Olá a todos, sobre a tal Luvre (e olhe que pesquisei muito pouco sobre ela) eis alguns dos “cabeças” que estão atualmente lá:

      – Paulo Ricardo Figueiró e familiares (ele mesmo!!!) e familiares;
      – Sandro Rocha (aquele da “Tropa de Elite”);
      – Fernando Augusto (que era da Telexfree – e foi um líderes dos protestos na época que a empresa foi bloqueada pela Justiça).

      Tem dois vídeos que estou compartilhando que fala sobre a Luvre, mas que fala muitas verdades sobre este “ramo”:

      Ah! E na minha opinião, enquanto ainda existir a atual legislação da década de 1950(!!!) sobre os crimes de economia popular (ou seja, as pirâmides) e as autoridades pouco (ou nada) fazerem para combater isso, esse entra e sai de empresas vai continuar ad infinitum lesando muitas pessoas.

      Abraços a todos.

    • Renata Lima permalink*
      10/05/2014 14:44

      Tem o tal Thiago Varela, que era “parceiro” do figueiro na my travel e depois na dreams and Gold. Só negócios sólidos, como se pode ver…esta luvre e mais do mesmo. To querendo escrever sobre ela, quando tiver tempo…e se ela não sumir até eu poder fazer isto kkk

  3. Paula de La Puente permalink
    24/05/2014 16:46

    nossa, vou até rebblogar. eu DETESTO a herbalife, o cheirinho de picaretagem. eles não tem o menor compromisso com a saúde das pessoas

  4. 10/06/2014 15:58

    Ola Renata! Gostaria que você abrisse um pôster aqui nesse maravilhoso Blogue sobre uma empresa chamada clickprime8, que age a mais de 8 meses sem nunca ter efetuado um pagamento sequer aos que entraram na mesma. Muitos estão fazendo B.O e entrando com processos, gostaria de ter a parceria de vocês para acompanharmos as noticias por esse canal, Att, Fabio Araujo.

  5. Gustavo permalink
    21/10/2014 19:07

    Pessoal, gostaria de sugerir que abrissem um fórum ou um “fale conosco” (trabalho com TI, então me proponho até a auxiliar se for o caso).

    Por exemplo, eu gostaria de fazer uma pergunta, mas por não encontrar um canal mais apropriado, vai por aqui mesmo.

    Tenho uma amiga muito querida que está completamente “enfeitiçada” com essa Herbalife. Nossa amizade já está em risco porque insisto em tentar lhe abrir os olhos, em vão.

    Por isso estou separando alguns dados para apresentar a uma amiga dela, na esperança de que uma segunda opinião lhe faça refletir com mais cuidado (e este site tem me ajudado MUITO! Obrigado!).

    Eu mesmo já estou sem “credibilidade” com minha amiga — que ironia… Não adianta falar de estatística que a resposta é que eu não tenho visão, que o “negócio” é bom e que os produtos são os melhores do mundo.

    De verdade, embora eu já tenha percebido que essa cegueira é muito comum entre alguns distribuidores, trata-se de uma pessoa muito querida e acabo me entristecendo bastante…

    Convencido por ela, cheguei a ir num STS na esperança de que eu também enxergasse as maravilhas que ela pintava, mas saí muito mais decepcionado do que cheguei.

    Sinceramente, após a palestra de um presidente da HBL, me senti tratado como um tolo incapaz de qualquer elaboração lógica de pensamento.

    Enfim…

    Agora a duvida. Nesse link:

    http://oportunidade.herbalife.com.br/Content/pt-BR/pdf/business-opportunity/statement-of-average-gross-compensation-br-pt.pdf

    Tem a seguinte informação: que para 2014 51,6% dos líderes de venda se requalificaram, porém dessa percentagem consideraram até os distribuidores que tornaram-se líderes pela primeira vez. Então, na prática, podemos concluir que após 12 meses quase 80% dos líderes de venda abandonaram o negócio no Brasil.

    Tentei bater tal dado com os relatórios do 10k, porém esta informação não consta ou está inconsistente. Diz apenas a percentagem de retenção, sem mencionar se contabilizaram também os líderes de venda que se qualificaram pela primeira vez. Esta mesma “maquiagem” nas estatísticas foi praticada ao redor do mundo. Na HBL americana:

    http://opportunity.herbalife.com/Content/en-US/pdf/business-opportunity/statement-of-average-gross-compensation-usen.pdf

    Lá diz “55.1% of Sales Leaders as of February 1, 2013, requalified by January 31, 2014 (including 37.5% of first time Sales Leaders)”

    Enfim, gostaria que também avaliassem esses dados e percentagem correta de retenção dos líderes de venda (supervisor para cima), pois os dados são bastante estranhos.

    Obs.: todos os sites da hbl constam estes relatórios. Basta fuçar. Normalmente é sempre em oportunidade[na língua do país em questão].herbalife.com.[país em questão]

    Além do brasileiro e do americano, segue o mexicano:

    http://oportunidad.herbalife.com.mx/Content/es-MX/pdf/oportunidad-negocio/FORMATOCOMPENSACION_MX_04_081014.pdf

    Obrigado.

    Gustavo.

  6. myzack permalink
    15/12/2014 18:22

    quem sempre critica nada faz, acredito que muitas associaçoes e empresas como ABESO nao tem o que falar aplaudem e torcem para o fracasso dos outros.
    entao senhores por favor deixem os outros trabalharem ja que a obesidade nunca acaba e nem e estacionada.

    • Renata Lima permalink*
      15/12/2014 19:59

      Se depender de hbl e seus produtos fantasticos, todo mundo morre gordo. Não se iluda e nem tente iludir os outros. Herbalife não e, nunca foi e jamais será uma alternativa consistente pra combater a obesidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: