Skip to content

Ministério da Fazenda: modelo de negócios da TelexFree sugere esquema de pirâmide financeira

14/03/2013

Notícia compartilhada por Moses

Nota de esclarecimento sobre as atividades da TelexFree

A Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (Seae/MF) vem a público prestar os seguintes esclarecimentos sobre as atividades da empresa Ympactus Comercial Ltda. ME, conhecida pelo nome fantasia de Telexfree:

1.    As operações da referida empresa NÃO configuram captação antecipada de poupança popular, que é modalidade descrita no art. 7º da Lei nº 5.768/71 e cuja autorização e fiscalização competem à Seae/MF. Desta forma, NÃO cabe à Seae autorizar nem fiscalizar as atividades da Telexfree em território nacional.
2.    A descrição das atividades econômicas principal e secundária da empresa não a autorizam praticar atividades de comércio.
3.    Não foi comprovada a parceria entre a Telexfree e operadoras de telefonia móvel ou fixa, o que seria necessário para garantir a prestação do serviço de VoIP (voice over IP), conforme ofertado pela empresa.
4.    Com base nas informações prestadas pela empresa, a Seae/MF concluiu que estão presentes indícios de duas possíveis irregularidades na relação comercial entre a Telexfree e os divulgadores membros da rede da organização: i. o estímulo à economia informal e ii. a exigência de exercício de duas atividades laborais (como divulgador e como comerciante) para o recebimento de apenas uma.
5.    A oferta de ganhos altos e rápidos proporcionados principalmente pelo recrutamento de novos entrantes para a rede, o pagamento de comissões excessivas, acima das receitas advindas de vendas de bens reais e a não sustentabilidade do modelo de negócio desenvolvido pela organização sugerem um esquema de pirâmide financeira, o que é crime contra a economia popular, tipificado no inciso IX, art. 2º, da Lei 1.521/51.

Ante o exposto, a Seae/MF encaminhará suas conclusões sobre a questão, contidas na Nota Técnica nº 25 COGAP/SEAE/MF, e o Parecer PGFN/CAF nº 422/2013 ao Departamento de Polícia Federal e à 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, para que aqueles órgãos, caso entendam necessário, promovam as devidas investigações sobre o caso.

Secretaria de Acompanhamento Econômico
Ministério da Fazenda

Leia também:

TelexFree é uma TelexFria

Ministério da Justiça (também) no encalço da Telexfree

Decisão que proíbe a Telexfree de cadastrar e pagar mantida pelo TJ do Acre

MPE pede e Justiça determina suspensão de pagamento e novos cadastros da Telexfree

O fim do golpe da Telexfree

Marketing multinível: subproduto da degradação do tecido sócio-econômico-moral

O Sistema existe para resolver os problemas do Sistema

A verdade sobre o MMN: quase todos perderão dinheiro

Entrevista com o especialista em fraudes do MMN – Jon Taylor

Entrevista com a especialista em fraudes do MMN – Tracy Coenen

A procura do MMN perfeito

O que está errado com o marketing multinível?

Sofismas e falácias dos distribuidores de MMN

Um olhar psicanalítico acerca de grupos de distribuidores das empresas de marketing de rede e de fiéis de várias instituições religiosas

Teste para avaliar se uma empresa de MMN é ou não é pirâmide

Scripts para recrutar trouxas – parte 1

55 Comentários leave one →
  1. Bruno permalink
    15/03/2013 3:13

    Uma questão que me deixou em dúvida. No texto da Nota Técnica 25/COGAP/SEAE/MF cujo acesso se dá pelo link do post há a informação de que o representante da empresa confirmou numa reunião com o órgão ministerial que a Ympactus VENDE a linha VOIP por U$ 49,90. Também é incontroverso conforme toda a enxurrada de propaganda desse esquema na internet que os pagamentos efetuados aos divulgadores são feitos ou indexados em dólares americanos. A dúvida é: esses contratos firmados por essa empresa Ympactus com os divulgadores brasileiros estão estipulados ou indexados em dólares americanos? Em caso positivo, isso não afrontaria o ordenamento jurídico brasileiro que, em regra, veda tal prática e excepciona poucas hipóteses em que os contratos no Brasil podem ser feitos em moeda estrangeira?

    • Fernando permalink*
      15/03/2013 10:29

      Boa pergunta. A essa adiciona outras questões: primeiramente, observando o contrato da TelexFree com o recruta,

      http://www.telexfree.com/public/file/Contrato_Telexfree-PT.pdf

      percebemos que a Ympactus e a TelexFree são a mesma empresa:

      1.1 CONTRATADA
      YMPACTUS COMERCIAL LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda do Brasil, sob o nº 11.669.325/0001-88, estabelecida na Avenida Nossa Senhora da Penha, nº 356, Shopping Boulevard da Praia, Loja 24, 2º Pavimento, Praia do Canto, Vitória – ES – CEP 29.055-131, doravante denominada CONTRATADA ou TELEXFREE.

      Segundo, quanto ao pagamento aos recrutas, são feitos em reais e indexados à variação do dólar:

      4.2 – Todos os pagamentos do DIVULGADOR à CONTRATADA/TELEXFREE serão efetuados em moeda nacional. Todavia, considerando o contrato entre a TELEXFREE e a CONTRATADA, as bases de cálculo serão estabelecidas em dólares norte-americanos, grafados sempre com a cifra US$.

      Percebamos que aqui ele mistura DUAS contratadas, que aparentemente são diferentes. É a TelexFree dos EUA? Que rolo jurídico é esse?

    • Curioso permalink
      15/03/2013 11:36

      deixa eu tentar entender a confusão: numa cláusula o contrato fala que CONTRATADA e TELEXFREE são a mesma coisa, e na outra diz que são entidades diferentes? ou se refere a algum contrato da empresa com ela mesma?

  2. Moses permalink
    15/03/2013 13:46

    É assim: a truta começou com uma empresa brasileira chamada “disk a vontade”. Como o esquema não engrenou, a turma comprou uma empresa norte-americana que nunca tinha nem ouvido falar de marketing multi-nivel e mudou o nome dela para Telexfree. Aí, usando a balela que era uma empresa de telecomunicação “internacional” e com “vários anos de experiencia no negócio de MMN” os estelionatários conseguiram juntar massa para fazer a pirâmide engrenar. A “Telexfree dos Estados Unidos” nada mais é que uma fachada para a empresa daqui operar, e eles nem fazem questão de esconder, como se vê no contrato, onde tudo é misturado na maior cara de pau.

  3. Curioso permalink
    15/03/2013 21:42

    Ministério Público Federal informa que tá de olho na Telexfree

    noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_consumidor-e-ordem-economica/3a-camara-do-mpf-vai-acompanhar-investigacoes-sobre-telexfree

  4. Regis permalink
    17/03/2013 10:05

    Mais engraçado é a explicação:
    1) A Ympactus não tem permissão para fazer comércio.
    2) Quem vende o VOIP é a Telexfree Americana.
    3) Mas quem paga os “divulgadores” é a Ympactus.

    Será que estão pagando corretamente o ICMS destes VOIPS?

    • Curioso permalink
      17/03/2013 20:51

      impostos eles sempre pagam, até pra poderem dizer “pagamos não sei quantos milhões de imposto. isso é uma prova de que a empresa é legal, blablabla blablabla”

  5. Marcos F. permalink
    18/03/2013 11:12

    Sou fã desse blog, qualquer pessoa que tenta expôr a realidade de esquemas matematicamente condenáveis ganha meu respeito, parabéns pelo trabalho e continue assim! aguardando mais posts!

  6. Fernando permalink*
    19/03/2013 9:32

    Mais uma matéria do G1 sobre a TelexFree:

    http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/03/entenda-o-caso-telexfree.html

  7. NAPSTER permalink
    19/03/2013 19:45

    Multi click esse é o mais novo golpe da internet e que esta em varias cidades…. são varias pessoas que vieram da forever, da MYTC, da Mrs. Colibri, da Telexfree enfim muda-se o nome mas o golpe é o mesmo!

  8. 19/03/2013 23:07

    Fui convidado para participar do POLISHOP.COM.VC.
    Qual é o seu paracer sobre este negócio?
    Gostaria muito de saber antes de entrar!

    • Fernando permalink*
      20/03/2013 9:30

      Sistema que faz a maioria perder dinheiro. Passe longe!

    • speedo permalink
      25/03/2013 9:49

      tenha em mente, que empreendimentos sérios normalmente não surgem assim. ninguem “te convida” pra participar… Você tem uma idéia, se planeja, levanta dados (por exemplo demanda, nichos de mercado, custos, etc..) para fazer o plano de negócios, cumpre seu checklist e entra no mercado.
      Quando te convidam, é o primeiro início de se tratar de algo relacionado à redes, ou networking. Não que vai ser sempre picaretagem, até porque nem todo MMN é picareta (o que é sempre picareta é pirâmide). Mas já é um bom indício que vale a pena investigar.
      Lembre-se ainda que no Brasil a “mortalidade” de novas empresas é muito grande. Entre outros fatores (como a alta carga tributária) um preponderante é a falta de qualificação do empresário, ou seja, pra empreender é preciso se preparar.
      e lembre-se “não existe almoço grátis”. Se é fácil demais, é treta.

  9. Curioso permalink
    20/03/2013 12:14

    http://www.youtube.com/watch?v=vxWgWeWR6N0 olha esse vídeo. O cara solta um festival de frases do tipo “essas contas que o pessoal tá fazendo aí não tem sentido”, “por que esse povo não vai atrás de político ladrão?”, “mesmo se quebrar em um ano, já fez mais pelo povo que o governo em 500 anos”, “se você ver um blog falando mal da Telexfree, não se intimde, vai lá e briga”

  10. Arthur permalink
    20/03/2013 14:37

    Estranho,gostaria de saber onde estão os entusiasmados distribuidores dos ESQUEMÕES do MMN???Em todos os posts eles apareceram mais aonde tem a prova irrefutável que MMN é ESQUEMA ninguém aparece.Também,vai defender o quê?

    • Renata Lima permalink*
      20/03/2013 16:07

      estes pilantras estão nas redes sociais, aliciando mais e mais pessoas e tratando este assunto como se fosse complô de mídia e concorrência. É uma gentinha muito da baixa.

  11. Carlos permalink
    20/03/2013 18:29

    Olá Renata, boa tarde!

    Fui convidado a participar da Empower Network.
    Anunciam ganhos de $ 1.000,00 dólares por dia, e 100% de comissões aos afiliados.
    Você sabe algo a respeito?

    • Renata Lima permalink*
      20/03/2013 20:11

      não sei e desconfiaria COM FORÇA de promessa de ganho DIÁRIO de 1000 dólares. Se for coisa de recrutamento, pule fora. Boa sorte

    • não-me-chama-que-não-vou permalink
      21/03/2013 0:00

      Boa noite, Carlos.

      Comece por aqui:

      http://www.outrarenda.net/empower-network/

      Mas não se entusiasme.
      Esse blog indicado faz propaganda de outras armadilhas.

    • Renata Lima permalink*
      21/03/2013 10:52

      credo, produtos caríssimos e desnecessários!!!!!! Obrigação de pagar mensalidade pra ganhar alguma coisa (pay to play). Roubada master esta daí.

    • não-me-chama-que-não-vou permalink
      21/03/2013 0:05

      Mas, vejam…

      “Em 2010, quando eu comecei a estudar o marketing de atração pela internet, em língua portuguesa, só existia o Magnet System, do Sílvio Fortuntao. Um ano depois, surgiu o Ignição de Marketing, do Rui Ludovino.
      Havia se iniciado uma nova era para o marketing de rede e para o internet marketing em língua portuguesa, hoje com milhares de profissionais no Brasil e no mundo.
      O Rui Gabriel me fez enxergar OS MESMOS SINAIS em 2012, desta vez com o EMPOWER NETWORK, um poderoso sistema de marketing de atração pela Internet, feito pelos americanos David Wood e David Sharpe, uns dos melhores profissionais de marketing multinível do mundo.”

      Esses nomes nomes parecem conhecidos…
      PS: Esse divulgado não sabe escrever nem os nomes dos “Grandes”.

    • Renata Lima permalink*
      21/03/2013 10:14

      pior….nego acha que “melhores profissionais” de mmn do mundo têm respeitabilidade. Só no mundo do mmn, fora dele estes caras passam batido.

      Mmner vai passar a vida inteira tentando te convencer que, se o kiyosaki defende, mmn é bom. Obs – o cara NUNCA foi distribuidor de nenhuma empresa..kkkk. Pq será né? Ele endossa mmn mas não participa.

    • Curioso permalink
      21/03/2013 11:41

      Pq o Kiyiasky diz em um de seus livros que se ele perdesse tudo e ficasse pobre, entraria num MMN e em um ano teria a grana todoa de novo.

      Claro, com a quantidade de mmner que logo se cadastraria abaixo dele na empresa que ele entrase…

    • Renata Lima permalink*
      21/03/2013 12:57

      devia entrar agora numa herba da vida, bem saturada e escrever sobre isto. Como é recrutar pra obrigar nego a comprar shake caro.

      MMN só vale pra pioneiro, dono de empresa e pra quem ganha com divulgação disto. Ponto.

    • Curioso permalink
      21/03/2013 13:20

      Ou o kiyosaki poderia montar um mega grupo desses que ficam pulando de galho em galho hehehhehe

    • Renata Lima permalink*
      21/03/2013 14:13

      hahahaha, vai se grudar no povo do fiqueiró e alimentar pirâmides.

  12. Curioso permalink
    26/03/2013 20:53

    http://www.youtube.com/watch?v=tHpSw8J39tA os comentários sobre esse vídeo do link ficam por conta da Renato, do Fernando e dos leitores que quiserem comentar

    • Renata Lima permalink*
      26/03/2013 21:45

      Já fizeram isto com a my treva, mesma montagem, kkkkkk

    • Fernando permalink*
      27/03/2013 23:51

      Muito boa!

  13. Vitor Hugo permalink
    27/03/2013 0:58

    olhem o fanatismo da resposta de um dos membros no Facebook, mesmo com tudo desmoronando preferem continuar negado a realidade:

    “…aconteceu com minha irmã também mas voltou os 44,91 não se apega a pequenos detalhes. o crescimento da empresa e garantido e você faz parte deste sucesso se você souber visualizar o negocio de forma grande.porque Deus fará isso na sua vida. Telexfree é apenas uma ferramenta.agente tem que ter atitudes diferentes para ter vitorias e grandes resultados.Deus te fará grande.tenha fé….”

    é, vão precisar acreditar em algo maior mesmo….

    • Renata Lima permalink*
      27/03/2013 9:21

      nossa, este vai perder muito dinheiro nestes esquemas. Com esta filosofia….tenho dó.

  14. Vitor Hugo permalink
    27/03/2013 12:09

    E a TelexCommerce?? não era para ser ontem dia 26 o lançamento? hoje dia 27 ainda não aparece nada no site… e não deram sequer explicações do porque do adiamento…, simplesmente silenciaram:

    http://commerce.telexfree.com/

    o mais incrível, raros são os divulgadores que questionaram…, é a alienação total…, Duplopensar neles!!

    • Renata Lima permalink*
      27/03/2013 13:08

      Victor, enquanto houver gente a fim de ganhar dinheiro fácil (e de forma rápida, suspeita e fraudulenta), estes esquemas não tem fim. Nego morre agarrado com telexfree se tiver 100 pila pra receber. É a cultura da alienação.

  15. não-me-chama-que-não-vou permalink
    27/03/2013 18:58

    Boa tarde, pessoal.

    Tirando os palavrões, é bem divertido de assistir.

    Penso que assim alguns vão entender o que é essa arapuca.

    Abraços, e força.

  16. Leo permalink
    01/04/2013 22:24

    Só pra deixar claro… eu entrei no telexfree e recebi o dinheiro, até agora… mas nao sou tapado como certos TelexBurros que acham que pelo fato de estar recebendo dinheiro nao trata-se de um golpe! — a regra é matematica e muito simples: se no mundo inteiro, cada pessoa comprar 1 telexfree, depois de 3 meses recebe o dinheiro de volta e depois a empresa vai tirar o dinheiro de onde ?? pense nisso seus analfa…

  17. Curioso permalink
    12/04/2013 1:39

    http://behindmlm.com/companies/telexfree/telexfree-guarantees-payments/ mais um post do BehindMLM, agora abordando o ponto central da Telexfree: o dinheiro pago simplesmente por postar anúncios

  18. 16/04/2013 17:50

    Aqui vai um vídeo muito bom acerca do MMN:

  19. Gedson Alves permalink
    14/05/2013 23:29

    Deveria ter um post permanente sobre novos golpes. Pois já vi que surgiu os sucessores da Telexfria. São eles: Multiclick Brasil e Bbom. Acredito que tenha mais. Por isto seria bom um post ou algo parecido para alertar alguns.

    • Renata Lima permalink*
      15/05/2013 10:58

      Obrigada pela dica, mas os moderadores não tem o tempo necessário para cercar todas as novas pirâmides. As pessoas que buscam informação e são éticas vão saber identificar uma pirâmide. Ao menos é o que eu espero….infelizmente, para os que buscam dinheiro fácil, não existe alerta que vá funcionar. Apesar de ser uma pirâmide descarada, ainda vejo em fóruns pessoas que defendem telexfria veementemente. Uma pena.

    • Gedson permalink
      15/05/2013 13:28

      Uma pena. E entendo sobre os moderadores.
      Soube hoje que ainda tem cidades do interior de Minas que ainda estão caindo no golpe da TelexFree. São cidades super pequenas com fronteira com Espírito Santo.

      “para os que buscam dinheiro fácil, não existe alerta que vá funcionar”
      Concordo plenamente com você.

    • Renata Lima permalink*
      15/05/2013 21:55

      Outro modo de identificar a natureza de uma empresa de mmn é verificar sua liderança.

      Por exemplo, tem dois caras que sairam de my travel, foram pra dreams and gold e pararam na telexfree (três esquemas Ponzi). Só pelos caras, dá para notar que é esquema, estes pulam de galho em galho para ficarem no topo das pirâmides. Este tipo de gente não costuma render em nenhuma empresa de mmn, eles SABEM que precisam começar na pirâmide e até sabem a hora de migrar para outra. O problema é que as redes sempre saem no prejuízo e vão seguindo estes sem vergonha até não sobrar um real no bolso. Eles também perdem muito, o que vem fácil vai fácil.

      Eu fico triste quando vejo o pessoal exaltando estes faraós que, na minha opinião, não passam de estelionatários disfarçados de “realizadores de sonhos”. Um povo que não perde NADA pra sujeira de Brasilia. Quem defende mmn não podia divulgar esquema Ponzi. E se divulga, tinha que ser banido do meio.

      MMN tá virado num lixo e logo quem está associado a isto vai sentir, não tem tanta pirâmide que dure muito tempo.

  20. Cleberson permalink
    26/05/2013 19:36

    Primeiramente Parabéns pelo Site!
    Consultando o site da SEAE, verifiquei que nessa semana foi publicado uma nota técnica sobre golpes financeiros,
    especialmente o de pirâmides.
    Segue link:
    http://www.seae.fazenda.gov.br/noticias/seae-produz-analise-sobre-golpes-financeiros

  21. CRISTIANO permalink
    28/05/2013 16:51

    Agora está aparecendo mais uma ” nova ” proposta de mmn, é a BBOM, sobre rastreadores,,negócio feito através de comodato e divulgações feitas pela web, vocês sabem sobre essa empresa ?????? será mais um golpe ????
    Ah ! a propósito o site de vocês é SHOW , muito esclarecedor , valeu pelas dicas !!!!!!!!!!!!!

    • Renata Lima permalink*
      28/05/2013 18:27

      Bbom e outro esquema ponzi, que tem um produto sem mercado (rastreador pode vir de fabrica) e tem na formacao de rede o foco de negocio. Fuja disto!!!! Boa sorte

  22. Curioso permalink
    31/05/2013 13:28

    olha esse vídeo da BBOM http://youtube.com/watch?v=Gpb9bCuxQJc

    • Renata Lima permalink*
      31/05/2013 13:42

      Amaury entende de negócios ou mmn como eu entendo de helicopteros….kkkk.

      Deve ter ganhado uma bolada para propagandear uma pirâmide. O entrevistado ainda diz que a bbosta tem “bonS produtoS”. Mesma coisa que herbalife e seu patrocínio. Cortina de fumaça. Este esquema logo rui também, acho que tem um 171 oficial na liderança, só por isto esperem a queda…

  23. Fabio batista permalink
    31/05/2013 19:15

    A Telexfree parece que deu um “cala boca” nesse blog….

    • Renata Lima permalink*
      31/05/2013 19:37

      Parece que sua informação está equivocada…

  24. 11/06/2013 23:29

    na verdade essas empresas vendem algo que não podemos tocar, mas que nos toca… Sonhos! quem entra pode, por algum tempo, esquecer de sua vida de proletário em um país de quinto mundo e acalentar o sonho de ganhar um milhão…

  25. Roger permalink
    20/06/2013 13:07

    Galera alguém conhece a Blackdever? me parece sustentável por ter produtos….oq acham?

  26. Fernando permalink*
    21/06/2013 9:53

    Bens da Telexfree e de seus sócios serão bloqueados
    Enviado por luisnassif, sex, 21/06/2013 – 07:19

    Da CBN Foz

    TelexFree está suspenso, bens da empresa e dos sócios serão bloqueados

    Segundo investigações do Ministério Público do Acre, a Telexfree, que alega ser uma empresa de marketing multinível, na verdade é um golpe conhecido como pirâmide financeira, o qual, por ser insustentável e causar prejuízos a muitas pessoas, é ilegal.

    Thaís Oliveira Abou Khalil, juíza titular da 2ª Vara Cível, da Comarca de Rio Branco, deferiu o pedido do MP, “determinando que sejam vedados novos cadastros de divulgadores, bem como se impeça a empresa requerida de efetuar pagamentos aos divulgadores já cadastrados”, a decisão tem valor em todo território brasileiro.

    Continua em:

    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/bens-da-telexfree-e-de-seus-socios-serao-bloqueados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: