Pular para o conteúdo

Herbalife revela ganhos de revendedores para rebater acusação de pirâmide

13/02/2013

Herbalife revela ganhos de revendedores para rebater acusação de pirâmide

Empresa é acusada por bilionário de atuar com esquema fraudulento, no qual representantes ganham mais com recrutamento do que com vendas

Notícia retirada do site IG

 
 
Sede da empresa, na Califórnia: “taxa de falência de distribuidores é estranhamente alta”, diz investidor

A Herbalife, empresa de produtos de nutrição, divulgou informações sobre o quanto seus distribuidores norte-americanos ganham para defender seu modelo de negócio de críticos como o investidor bilionário Bill Ackman.

As compensações dadas a distribuidores são alvo de constante crítica de Ackman, que tem uma posição acionária de US$ 1 bilhão contra a empresa e afirma que seu modelo de vendas diretas nada mais é que um “bem-gerenciado esquema de pirâmide”.

O investidor sustenta que o esquema é fraudulento porque representantes ganhariam mais com recrutamento do que com as vendas. Para Ackman, os dados da Herbalife sobre remunerações são mentirosos, o valor médio é “materialmente enganoso” e a “taxa de falência de distribuidores é estranhamente alta”.

Os dados divulgados pela empresa tentam responder a esses questionamentos. A Herbalife afirma que 88% dos seus distribuidores não receberam pagamentos em 2012, incluindo 71% que não recrutaram quaisquer outros promotores. O restante potencialmente recrutou outros distribuidores, mas não ganhou dinheiro, porque não venderam produtos o suficiente.

Herbalife disse ainda que, em média, 73% de seus “distribuidores” chegam à empresa apenas para obter um desconto sobre os produtos, e não para ganhar dinheiro.

Isso vai contra o que mostram os cálculos de Ackman, disse o analista Timothy Ramey. “Ackman continua incluindo essas pessoas no denominador, como se fossem empresários quebrados. Eles não estão quebrados”, diz o especialista.

Ackman não foi encontrado pela agência Reuters para comentar o assunto.

O novo comunicado, divulgado na quarta-feira no site da Herbalife, revela toda a estrutura de remuneração, e não só a dos níveis mais altos, como acontecia no passado. Os valores pagos aos distribuidores, e quais serviços geram essa renda, são alvo de acalorado debate sobre a legitimidade do negócio da Herbalife.

O presidente da Herbalife, Des Walsh, disse à Reuters que a empresa não funciona no esquema de pirâmide porque não paga nada pelo recrutamento de distribuidores em si. Mas ele concorda que o recrutamento é um caminho para obtenção de maior renda, uma vez que promotores podem receber pagamentos relacionados ao desempenho de vendas daqueles que eles recrutam.

Ainda assim, é improvável que a divulgação dos dados por parte da Herbalife silencie críticos como Ackman, que afirma que distribuidores ganham 10 vezes mais com recrutamento do que com a venda dos produtos.

“Acreditamos que muitos desses críticos são guiados por lucro e, desta forma, é provável que qualquer informação que prestamos continuará a ser censurada, não por causa de insuficiência ou inadequação, mas simplesmente porque não é do interesse dessas pessoas aceitar qualquer coisa que dissermos”, disse Walsh.

O relatório, revisado pela Reuters antes de ser divulgado, também menciona garantia de 90 dias para devolução de dinheiro para o plano de negócios internacional e de um ano para devolução de material em caso de abandono do negócio.

Ele também menciona que distribuidores não são pagos por patrocinar novos pares.

O montante levantado por meio da venda de produtos, versus recrutamento, é um ponto que os reguladores considerariam para determinar se uma empresa de vendas diretas é um esquema de pirâmide.

Funcionários da Comissão de Comércio dos Estados Unidos descrevem os esquemas de pirâmide como organizações em que lucros são baseados no recrutamento de outros, em vez de qualquer venda real de bens para o público.

A Herbalife é uma empresa de 32 anos que vende produtos por meio de uma rede de distribuidores independentes, sendo que alguns deles constituem lojas onde consumidores vão para consumir diet shakes ou chás. A empresa tem rebatido críticas de Ackman, dizendo ser uma companhia forte e bem-sucedida.

Mais detalhes sobre remunerações

As remunerações médias em 2012 variaram de US$ 104 para 2.466 pessoas no nível mais baixo até US$ 724.030 para 194 pessoas no topo.

Mas os pagamentos não incluem receita com venda de produtos Herbalife, nem levam em conta despesas do distribuidor, como gastos com publicidade, treinamento, aluguel e viagem.

Deste modo, a Herbalife adverte que os dados não representam a realidade das remunerações que os distribuidores vão receber.

Além de dados mais detalhados, a Herbalife adotou um tom cauteloso em seu comunicado, alertando potenciais vendedores que o trabalho de distribuição é “como se associar a uma academia: resultados podem variar com o tempo, dependendo da energia e dedicação dispensadas”.

“É um trabalho duro”, disse o relatório. “Não existem atalhos para a riqueza, nem garantia de sucesso”.

Duelo de titãs

As ações da Herbalife caíram quase 39% após ser noticiado em dezembro que o fundo Pershing Square Capital, de Ackman, tinha uma posição acionária de cerca de US$ 1 bilhão apostando na queda dos papéis. As ações se recuperaram, mas voltaram a cair em janeiro com investidores temendo a atuação de órgãos reguladores.

Além de Ackman, a tormenta sobre a Herbalife está atraindo outros investidores influentes. Daniel Loeb, do Third Point, é dono de uma participação na empresa e saiu contra o argumento de Ackman. Carl Icahn também é ligado a outra importante participação, apesar de não confirmar publicamente.

Icahn rebateu Ackman e os dois bilionários se enfrentaram ao vivo na televisão no mês passado, numa cena que incluiu insultos e palavrões.

No início desta semana, uma reportagem mostrou que a Herbalife foi alvo de uma investigação, citando um comunicado da Comissão de Comércio que mais tarde foi descrito como inadequado.

Reguladores federais e estaduais fecharam no último mês a empresa de vendas diretas Fortune, após denúncias sobre um esquema de pirâmide.

* Com Reuters

.

Permanecendo na esteira da linha de pensamento dessa notícia, no nosso entendimento o problema chave relativo à Herbalife (e também as empresas de MMN em geral) é apontado no artigo de Peter Eavis:

But it is hard to discern the underlying demand. The company doesn’t specify how many of those products are eventually sold to customers outside the sales network. Nor does it detail how many products are consumed by members of its network.
 
Ou seja, ninguém sabe o quanto é vendido para fora da rede e quantos produtos são consumidos pelos participantes (recrutas) da rede. Este sempre foi o ponto chave das críticas que a Herbalife não consegue silenciar a contento. E esse é exatamente o cerne da questão para se inferir se ela possui um esquema piramidal/lesivo ou não. Aqui no blog mesmo o leitor pode visualizar alguns números a esse respeito.
54 Comentários leave one →
  1. Renata Lima permalink*
    13/02/2013 14:03

    “A Herbalife afirma que 88% dos seus distribuidores não receberam pagamentos em 2012, incluindo 71% que não recrutaram quaisquer outros promotores.”

    Os números divulgados pela própria herbalife endossam o que o blog vem afirmando há tanto tempo. Em mmn POUCOS ganham alguma coisa. E os que ganham (segundo números da própria empresa), ganham POUCO. O dinheiro está mesmo destinado a minoria do topo. E eu, particularmente, DUVIDEODÓ que alguem ganhe muito dinheiro em hbl vendendo shake. É só verificar os videos de treinamentos dos presidentes desta empresa. 100% focados em recrutamento. Não sei se esta “guerra” vai dar em algo, mas se as empresas começarem a divulgar números (como consequência deste tipo de crítica), ótimo.

    A falta de transparência (numérica) é uma característica que depõe MUITO contra mmn.

    • Renata Lima permalink*
      13/02/2013 21:44

      kkkk, o FUNDADOR de hbl falando sobre o negócio. Se o foco não é recrutamento, não sei o que é. Ele NADA fala sobre produtos. Hbl = negócio de recrutamento. Por onde se olhe, lá estão eles, os herbaloides falando sobre a importância suprema de se formar uma rede de distribuidores….é aí que está o dinheiro.

    • Cleber permalink
      13/03/2013 22:10

      Fala sim, vc editou o vídeo que ele ensina sobre vendas. Dã
      Assim fica fácil criticar, né?
      Em outro vídeo ele ensina a vender, ensina também a construir um negócio baseado em vendas, ainda dá exemplo de como Somente Recrutar causa um falso crescimento e uma queda brusca. Vocês só não colocam esse vídeos pq são tedenciosos e sem credibilidade.

      Por isso não acredito nesse blog de autor que esconde a cara.

      Quero te encontrar no batepapo pra gente conversar em tempo real, Topa?

    • Renata Lima permalink*
      13/03/2013 22:28

      o blog não se importa com quem não acredita em números…divulgados pela própria hbl, nada menos.

      Quero ver você PROVAR que eu editei qualquer vídeo postado neste blog, seu irresponsável. Tá achando que aqui é oba oba de evento é???? Que alguem aqui precisa EDITAR qualquer coisa para passar mensagem numérica???? Fale sobre o post, rapaz. Se não vai abordar o post, suma daqui, você e sua acusação de quinta categoria.

    • Cléber permalink
      15/03/2013 11:33

      Por isso te chamei para um batepapo: pq foge ao assundo do post! dã .. MSN ou Qualquer coisa;

      Sei q não vai rolar. Não é do teu interesse debater, mas alimentar um bando de Chorão que se faz de vítima.

      Você não editou o vídeo, ele JÁ ESTÁ EDITADO. Precisa de prova pra isso também? A palestra do Mark durou 9:21 Min. ?

      Aqui é tão oba oba quanto, ou ninguém faz comentário “apaixonados” de como vcs se tornaram vítimas?

      PS: Você já responde aquela pergunta:
      – Porque os Dist. fogem de discussões?
      R: “Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.” Carl Sagan

      Qualquer coisa me procura por EMAIL.

    • Renata Lima permalink*
      16/03/2013 11:02

      Você me acusou diretamente de editar video e, quando confrontado, recuou.

      Pra mim, o pior chorão é o que vem aqui reclamar sem conteúdo. Pode ficar tranquilo, não tenho o MENOR interesse em debater com você fora do blog.

      Até o momento, rendimento médio de distribuidor hbl é pífio….isto sim devia ser motivo de choro. Dã.

    • Ralpho Krum permalink
      15/10/2013 12:37

      Dia 27/10/2013 no intervalo do fantástico a HERBALIFE lançará o no sabor de Shake Mouse de Maracujá, pra essa turma ficar mais calma. Na internet já esta veiculando.

      Alguma noticia nova sobre a HBL. Coloca aqui sobre a Casa Herbalife http://www.youtube.com/watch?v=mHyNbb4dRQI

      isso vcs não mostram né.

    • Renata Lima permalink*
      15/10/2013 12:58

      E o que lançamento de shake de maracujá tem a ver com numeros do negócio????

      Propaganda o troux….digo, o distribuidor encarrega-se de fazer.

  2. 16/02/2013 12:53

    Parabéns pelo artigo, Renata.

    Gente do céu, o Michael Johnson é tipo um distribuidor fanático com esteroides. Ele usa as mesmas desculpas e números furados que os distribuidores usam. Ele teve a cara de pau de afirmar que 90% dos produtos da herba são vendidos para fora da rede! Cidadão claramente nervoso, agressivo, e pior, tentando usar com o Bill Ackman a tática que distribuidores usam aqui: “venha conhecer nossa empresa antes de falar mal, bla bla bla”… rsrsrs… só faltou chamar o Ackman pra ir num STS ou conhecer um EVS, hehe.

    E claro, não faltou a tática de tentar desmerecer o trabalho de pesquisa do Ackman falando que o mesmo se baseava num relatório chinfrim, mas ai a repórter deu uma invertida linda nele falando que o Ackman pesquisou a fundo antes de se pronunciar.

    É a primeira vez que eu vejo o Michael Johnson tendo que defender a herba, e agora descobri porque ele não faz muito isso, pois o cara não parece ter muito autocontrole.

    Tudo isso que eu falei está nessa saraivada que rolou na CNBC esses dias.

    P.S.: se acharem relevante posso traduzir esse vídeo para que mais pessoas vejam o dia em que Michael Johnson subiu nas tamancas, e levantou sérias suspeitas sobre a confiança dele mesmo na empresa e no modelo de negócios que defende.

  3. Eduardo permalink
    16/02/2013 17:28

    Engraçado, não vejo ninguém comentando essa parte aqui do texto (está logo abaixo do que foi – tendenciosamente – colocado em negrito):

    “Herbalife disse ainda que, em média, 73% de seus “distribuidores” chegam à empresa apenas para obter um desconto sobre os produtos, e não para ganhar dinheiro.

    Isso vai contra o que mostram os cálculos de Ackman, disse o analista Timothy Ramey. “Ackman continua incluindo essas pessoas no denominador, como se fossem empresários quebrados. Eles não estão quebrados”, diz o especialista.”

    Não é só Ackman que inclui essas pessoas no denominador, diga-se de passagem; “analistas” como Robert Fitzpatrick também fazem essa aritmética simples (faturamento / nº total de cadastrados = renda média dos Distribuidores) para atacar a empresa e a indústria com números que impressionam os incautos mas são, na verdade, irreais.

    Vamos ver qual é o desfecho da história. Já que (supostamente) a FTC está de olho, resta à Herbalife abrir as portas, os números e a cabeça dos críticos.

    • Renata Lima permalink*
      16/02/2013 18:01

      HAHAHA, para “abrir” cabeça de crítico, nada melhor do que transparência.

      Aguardo cenas dos próximos capítulos, louca pra FINALMENTE, ver números. E, quem sabe, cria-se um precedente e estas empresas de multinível começam a informar mais.

    • Renata Lima permalink*
      16/02/2013 18:16

      Obs – não acho prudente desqualificar o estudo dos críticos de cabeça “fechada”. AINDA não.

      Obs 2 – vc acha MESMO que 73% entra em herbalife para comprar “com desconto”???? Vc acredita nisto??? Acredita que os participantes de STS saem de lá loucos para comprarem com desconto ou entrarem para a oportunidade (e consequentemente, usufruírem do desconto de distribuidor)?

      Não estou questionando o percentual, nem posso (aliás, este percentual até vai de encontro, obliquamente, a uma crítica veemente do blog sobre mmn, quase ninguem ganha dinheiro).

      Eu simplesmente NÃO acredito que 73% entre pelo desconto, não é esta a oportunidade que hbl “vende”. Posição minha.

    • 16/02/2013 19:10

      A linha de defesa agora é tentar redefinir conceitos que a própria empresa usava até pouco tempo atrás. No próprio plano de marketing da herbalife o “consumidor” a 25% é chamado de DISTRIBUIDOR. Tá no plano de marketing(!).
      Vou abrir mão do clichê de botar aqui a definição de ‘distribuidor’ que está no dicionário porque é desnecessário.

      Agora é tarde para chamar de “consumidor com desconto” o que até agora há pouco era considerado força de venda da empresa(distribuidor a 25%).
      Nos STSs sempre chamaram os 25% de “margem de lucro” e agora querem passar a chamar de “desconto”?

      A meu ver, 73% é um número consistente com as estatísticas, pois seriam os 73% que estão na base.

      O que eu não concordo é com a inferência da Herbalife de que essas pessoas estão ali para consumir. Como chegaram a essa conclusão? As pessoas foram questionadas sobre a real intenção quando se cadastram na empresa(se consumo ou revenda)???
      Como a Herbalife pode querer responder por essas pessoas??
      Eles não tem como saber se o distribuidor a 25% está para consumir ou revender, correto? Eles já admitiram recentemente que não sabem quanto de suas vendas são para fora da rede, então como diabos podem afirmar que 73% entram pra consumir????

    • Fernando permalink*
      19/02/2013 16:53

      Bem, o que Ackman fala sustentamos há tempos aqui. O sistema favorece o recrutamento sim e a grande maioria dos distribuidores ganha dinheiro recrutando pessoas e não vendendo produtos. Ponto. Mesmo que 73% dos “distribuidores”, palavra essa que aqui parece incluir todos os recrutas e não somente aqueles que compram com os tais 25%, cheguem à empresa apenas para obter um desconto sobre os produtos e não para ganhar dinheiro – o que é conversa pra boi dormir, pois STSs, Seminários, Extravaganzas e outros eventos servem para incutir na mente dos potenciais incautos que eles podem GANHAR dinheiro, e não se ganha dinheiro CONSUMINDO produtos, e sim vendendo (sic) ou recrutando; o nº daqueles que entram só pra consumir é menor do que esse alegado -, 88% não receberam NADA, de acordo com os próprios dados da Herbalife! Obviamente dentro desses 88% teremos Supervisores, GETs e World Teams no meio, pois diz respeito às pessoas cadastradas no sistema. Mudar o significado do termo distribuidor, ao bel sabor do vento, seria uma relativização, como lembrou o Geovani. E eu diria que uma relativização grosseira.

      Pra confirmar que, de qquer ângulo que se olhe, essa conversa de 73% entrar só por interesse em Shakes, Thermojetics e Radiant C é conversa pra boi dormir, olhemos só o que o texto diz sobre as remunerações:

      As remunerações médias em 2012 variaram de US$ 104 para 2.466 pessoas no nível mais baixo até US$ 724.030 para 194 pessoas no topo. Mas os pagamentos não incluem receita com venda de produtos Herbalife, nem levam em conta despesas do distribuidor, como gastos com publicidade, treinamento, aluguel e viagem.
      Deste modo, a Herbalife adverte que os dados não representam a realidade das remunerações que os distribuidores vão receber.

      Ahhhhh!! A própria Herbalife diz que os pagamentos não incluem receita com venda de produtos, e não contam também as famosas despesas para se fazer o “negócio”. Essas despesas só confirmam que, na real, não há ganho líquido para os distribuidores, e sim prejuízo, como cansamos de dizer aqui há uns 5 anos.

    • Renata Lima permalink*
      19/02/2013 23:46

      “At the Harbor conference last week, Ackman said he would not be surprised if investors can make short-term profits in Herbalife’s stock, but that he still believes the company will eventually draw the attention of regulators that will find cause to shut it down.”

      fonte

      http://www.forbes.com/sites/steveschaefer/2013/02/19/herbalife-spends-10-20-million-fighting-ackman-crusade-far-more-on-buybacks/

  4. Cleidson permalink
    19/02/2013 17:21

    Falam tanto da Herbalife, mas ela já em 30 anos no mercado.

    • Renata Lima permalink*
      19/02/2013 20:21

      Sim, sempre muito criticada…sempre de pé.

    • Renata Lima permalink*
      20/02/2013 10:37

      Sugiro que você dê uma lida a respeito das RAZÕES pelas quais uma empresa com estas características fica muito tempo na ativa. Este argumento (“tempo de mercado”) não resiste a uma análise mais acurada.

    • 01/10/2013 12:54

      Viu vai estudar mais um pouco e se precisar te digo que quem esta lá em cima ganha nada mais nada menos que 63% de sua rede. ( REDE ESTA QUE ELE LUTOU MUITO TEMPO PARA CONSTRUIR E QUE SEUS RECRUTAS APRENDERAM COMO TEM QUE SER FEITO O PLANO DE NEGOCIO). O SUCESSO VEM COM O TEMPO E COM O TRABALHO.
      Que empresa no mundo repassa ate 63% dos seus ganhos por um distribuidor que cumpriu com seu papel de vender e recrutar.
      Apenas recrutamento não traz dinheiro a ninguém.
      Primeiro se tem que ter um mostruário para vc dizer que o produto é eficiente. os relatos estão por toda a parte.
      E é interessante dizer que ninguém obriga ninguém a nada.
      Muitas pessoas se deixam levar por achar que é muito fácil, mas trabalhar com a vida saudável com outras pessoas não é nada fácil, precisa de disciplina o que os falidos não tem.
      O que vc acha que uma pessoa com uma L200 branca toda adesivada com as logomarcas da empresa ta fazendo de 1995, apenas recrutando, se liga filho.
      Só de ROYALTIES ele ganhou em 2012 167 mil reais e imposto de renda le comeu 27 mil, ta bom ou quer mais.

    • Renata Lima permalink*
      01/10/2013 18:46

      “Muitas pessoas se deixam levar por achar que é muito fácil, mas trabalhar com a vida saudável com outras pessoas não é nada fácil, precisa de disciplina o que os falidos não tem.”

      então, só posso concluir que participante de hlb são falidos e indisciplinados…considerando-se que mais de 98% FRACASSA neste negócio.

      HBL = fábrica de “falidos”.

  5. Rodrigo permalink
    22/02/2013 1:28

    Que bom que existem sites com informações baseadas em fatos e analíticas.

    O que é pior é que muita gente gasta muito dinheiro nisso enquanto poderia estar investindo em outras coisas mais reais, racionais e rentáveis.

    Mas não adianta, muitos são emocionalmente suscetíveis e engolem qualquer coisa sem nem querer conhecer, pesquisar, analisar, criticar… não só em MMN, mas como política, religião, negócios, etc. Quando há mentira nessas áreas, ela é alimentada por sua ignorância e consequentemente seu dinheiro.

    A informação de tudo está aí em toda parte, basta querer saber.

  6. Mauricio permalink
    27/02/2013 15:21

    Uma coisa que a Herbalife não fala é sobre a requalificação. Todo o supervisor herbalife é obrigado a fazer uma requalificação de pontos ou então perde tudo o que investiu. Quando se entra na empresa tudo é uma maravilha, mas depois que o investimento foi feito eles revelam que existe uma requalificação anula, ou seja, todo o ano o supervisor deve fazer no mínimo 4.000 pontos em produtos ou então eles retiram o seu investimento como se você não fosse nada. É uma empresa que brinca com o sonho das pessoas e que somente quem está acima é que ganha muito dinheiro.
    Eu fui ÓTARIO de acreditar nessa empresa que se oculta nas sombras. Antes ele viviam me mandando cartas e agora nem se lembram que eu existo. Claro, já tiraram o que eles queriam. Eu adoraria ver essa empresa ir a falência e esse tal de Michel ser preso acusado de piramide.

    • soniamara permalink
      27/02/2013 20:20

      Eu tambem adoraria, meu get vivia atraz de mim, agora nem oi,mas coitado ele tambem ta falido…

    • Ralpho Krum permalink
      15/10/2013 12:31

      Vc não foi otário, foi burro de acreditar muito rápido no que vc não conseguiria aplicar no resto de seus dias de trabalho. Divide 4000 pontos por 12, 333,333, esse valor é apenas o consumo mensal. Agora se vc não conseguiu vender 350 pontos por mês aí vc assinou seu contrato de que não é vendedor.
      Pois bem, o STS serve para vc ver os exemplos e aplicar da melhor maneira que convenha a vc.
      Vc vive das pessoas te chamando pra alguma coisa, ou vamos la vender, não não to afim.
      Ou então viu vamos acordar e trabalhar, fazer pista na rua. Sabe o que é fazer pista na rua?
      Se nada disso vc quer, e ainda acha que deve permanecer com os pontos que não conquistou.
      Por um acaso vc já trabalhou em alguma empresa com venda direta, sabe o que é isso, sabe o que é porcentagem sobre venda, sabe o que é ganhos por produtividade? Sabe?não?
      Então vc não foi iludido pelo GET, foi se iludiu com a historia de vida do GET e aí que mora o perigo.
      E aí vc vem e diz que a empresa vive nas sombras, vc esta muito mal informado e não sabe como procurar a melhor ajuda e não assume seus próprios fracassos e ainda joga a culpa na empresa.
      Outro erro seu foi investir antes de saber como investir este foi seu maior erro. Seu erro.

    • Renata Lima permalink*
      15/10/2013 16:57

      Desculpa a franqueza, mas acho que você não entendeu (ou não leu) a crítica aqui. Não é se quem entra em hbl tem talento pra vender ou não. Sendo talentosa OU NÃO, a probabilidade de fracassar é superior a 90%. Você não pode dar um diagnostico pessoal sem conhecer o negócio que defende.

  7. Adriana permalink
    02/03/2013 19:21

    Gente, fui num STS e achei realmente tudo muito alegre, mas me digam, como tem pessoas que continuam no negócio à 10 anos? Aqui na minha cidade tem pessoas assim, eu me cadastrei pra ganhar os 25% pra poder consumir e juro que fiquei entusiasmada com os possíveis ganhos, até fiz um pedido pra poder aumentar o lucro, sorte que comprei só o que estou consumindo, mas e se mais alguém interessar, será que ofereço, estou um pouco assustada com tudo isso.

    • soniamara permalink
      02/03/2013 22:44

      Adriana, eu pessoalmente fiquei 7 anos nesta ilusão, e até o empréstimo que fiz para entrar to terminando de pagar agora 10 anos depois.. Tudo o que entrava eu recomprava em produtos para fazer pv, cheguei a wt e ganho que é bom nada. A gente se ilude e se engana, a gente se culpa de que não fizemos um bom trabalho e que somos fracassados. Este site tem me ajudado a elevar minha auto estima, agora compreendo o sistema é como acordar de um transe. Todos sem excessão que convidei para o negocio faliram, alguns estão tentando outros mmns, para se auto afirmarem. Tudo o que dizem de ganho nos stss é MENTIRA, o custo do negocio é muito alto. Até os gets de tanto que gastam para manter no negocio devem ganhar por alto 1000,00, salvo os que são organizadores de evento, que ganham no ingresso do evento , que custa em media 250,00 por pessoa.
      Eu mesma , dizia que ganhava 2000,00 e devia a todos, mal pagava meu aluguel. Para manter ganhando os royaltes vc tem que comprar 5000;00 de produtos ao mes e ir em todos os eventos, imagina a quantidade de estoque que esse povo tem em casa. O meu agora que tá acabando. Vc disse que se cadastrou para utlizar os produtos, pois bem tem distribuidor vendendo shake a 50,00 no mercado livre só para desovar o estoque.
      De todo jeito tem métodos muito mais baratos para emagrecer, eu que o diga…
      Pense melhor saia enquanto é tempo, sem contar os riscos à saúde que este produto pode trazer como hepatite e calculos renais, não tem nada de natureba.
      Deixo aqui minha experiencia como alerta, minha perda não foi só financeira mas também emocional, imagina eu olhar para minha familia e amigos , que eu jurei que ia ficar rica e nada… É muito vergonhoso, não queira isso para vc , herbalife é um golpe, uma piramide financeira, 98% dos distribuidores vão perder dinheiro …
      Sucesso, soniamara

  8. Carla permalink
    05/03/2013 14:40

    Renata, da uma olhada nos defensores do TelexFree. Está rolando forte aqui na paraíba e gostaria muito que fizesse uma análise sobre ele! http://goo.gl/5FCPw e http://goo.gl/DJGYE

    • Renata Lima permalink*
      05/03/2013 21:11

      telexfria é ponzi também, se parar de entrar gente, afunda.
      Não sei se o blog vai publicar outro post sobre esquema ponzi.

    • Renata Lima permalink*
      05/03/2013 21:17

      a briga no facebook nem tem conteúdo que se aproveite,

      1) ou é defensor de telexfree dizendo que estão com inveja deste esquema maravilhoso no qual todo mundo ganha dinheiro
      2) ou detrator (de outras empresas) afirmando que é ponzi.

      SEMPRE, sempre a mesma coisa.

    • 01/10/2013 12:41

      Pois é sábado fui em um STS e tive uma conversa com um Presidente de BH. Um dia anterior sem quere o vi chegando na cidade de L200 branca toda adesiva com as logos da empresa.
      Voltando ao STS ele deu seu depoimento de como obteve sucesso com uma divida de 100.000 mil dólares de suas empresas de mecânicas de automóveis. Ele entrou na Herbalife em 1995 e esta até hoje, tira só de ROYALTIES 170 mil por ano, o imposto de renda come 27 mil reais desta parcela.
      Não acorda de manhã e pega no batente pra vc ver o que te acontece. este é o problemas das pessoas, elas acham que as coisas caem do céu. E ainda põe a culpa em quem as colocou no negocio e não assumem seus próprios erros.

    • Renata Lima permalink*
      01/10/2013 17:52

      lavagem cerebral detected….hahaha.

      Analise os numeros da própria herbalife e veja o TANTO que o negócio é bom. Tão bom que mais de 95% PERDE dinheiro.

      Nada do que te falarem contra herbalife vai adiantar. Então te dedica e volta aqui depois de uns dois anos….e sou capaz de apostar que não, você não ganhou muita coisa.

      Se voltar, atenha-se ao post e as regras. “Gritos” (caps lock) não são admitidos.

      Boa sorte em hbl….vai precisar, já que o esforço não garante o sucesso, quando a falha do negócio é ESTRUTURAL.

  9. 05/03/2013 18:57

    Soniamara, gostei muito do seu relato. É importante que pessoas como você, que tiveram realmente uma experiência profunda nesse tipo de negócio, mostrem aqui no blog tudo o que acontece por trás dos bastidores dessas empresas. Espero que hoje a sua ferida tenha cicatrizado, melhor, que tenha se transformado em estímulo para ajudar a outras pessoas. Há poucos relatos de ex distribuidores circulando na internet justamente porque a grande maioria sai se sentindo culpada por não ter alcançado o sucesso. O relato mais conhecido é o de um engenheiro anônimo, fora esse, muito pouco se vê. Por isso acho importante a sua participação aqui no blog. Espero que hoje vc já esteja 100% segura de que não fez nada de errado, que não fracassou em nada, e que o sistema adotado pela Hbl é que leva a grande maioria a perder dinheiro. Abraço

    • soniamara permalink
      06/03/2013 14:36

      Muito obrigada pela consideração Carlos manoel, estou aos poucos me recuperando, quase no final da minha carreira de hbl, meu get quase que me pedia p eu não ir aos eventos dado ao meu fracasso, inclusive no peso ( que é outra mentira). Ele me instruiu a mudar de cidade para tentar recrutar pessoas que não me conhecia e que eu pudesse enganar, Por falta de dinheiro comecei a faltar nos eventos, e ai é que fui saindo do transe, fui perdebendo melhor as coisas. Nisso ja fazia 7 anos que eu estava lá me enganando.
      E a minha situação ao inves de melhorar só piorou, não ganhei nada.
      Fui em muitas viagens para eventos na hbl, em varias cidades do brasil para as extravaganzas e mini extravaganzas só para supervisores, em outros estados, porem nem possso dizer que viajei ou conheci estes lugares, porque ficavamos trancafiados nos hoteis recebendo a lavagem cerebral. Eu acreditava em tudo, achava que logo teria um sucesso maravilhoso…

  10. soniamara permalink
    10/03/2013 21:34

    Acabei de ler na Isto é Dinheiro, que herbalife vai mudar^( DIMINUIR) o desconto de 50% para supervisores que não vendem os produtos para fora da rede… por que sera hein? Na minha opinião isto vai espantar ainda mais os possiveis recrutas, que ja não gostam da ideia de renovar a supervisão anualmente e agora terão que provar que vendem… não sei como eles farão isto…

    • Renata Lima permalink*
      11/03/2013 13:15

      Pois é, criar uma rede de consumo EXTRA é complicado. Os produtos de herbalife são mais caros do que os análogos e nem todo mundo acha que vale a pena.

      Pra variar, os problemas SEMPRE caem nas costas dos distribuidores.

  11. Renato permalink
    15/03/2013 16:10

    Olá, pessoal.
    Minha história é a seguinte.
    Através de um amigo pessoal, cuja família era envolvida com o negócio na Herbalife (GETs), tive a oportunidade de conhecer o negócio. Através deste meu amigo, tive acesso a inúmeros vídeos que buscavam, na época, de fato, estimular o indivíduo quanto aos POSSÍVEIS ganhos e ainda quanto ao benefício que tal indivíduo estaria trazendo ao mundo caso este trabalhasse num “repasse” destes produtos.
    Pois bem, na época tinha 18 anos, adquiri o ingresso (paguei algo em torno de 150 a 200 reais) para um STS, acho que é assim que chama. O “treinamento” é assustador. Semelhante à cultos evangélicos onde a euforia é tremenda e, em estados de pico, fanática e assustadora. Como não sou simpatizante destes “cultos” logo estranhei toda a apresentação e, apesar de agradável, me deixou apreensivo.

    Por conta da proposta em adquirir ganhos equivalentes a algo em torno de 30% de lucro sobre os produtos vendidos, resolvi adquiri a quantia mínima dos produtos. Comprei 2.500 reais em produtos. Assim que tais produtos chegaram já dei início ao meu “comercial” na academia, colégio, curso etc. Não sei como, mas tive coragem de usar aquele broche ridículo no peito. Sim, algumas pessoas adquiriram o produto. Entretanto, não foi necessário muito tempo para que eu me desse conta de que seria OBRIGADO, caso quisesse ter um escoamento daqueles produtos, a investir em panfletos, comerciais em internet, spams etc. Notei, de cara, que meus superiores obtinham ganho com os recrutamentos e não com a venda dos produtos. Logo, enxerguei que o ganho obtido com a venda dos produtos seria, equivalente ou inferior ao “lucro” que eu estaria obtendo com os produtos.

    Resultado, parei ali mesmo.
    Como minha mãe e irmã diziam que gostavam de usar os produtos, alegando que estes trouxeram (e realmente trouxeram) um melhor funcionamento de seus organismos, resolvi pegar todos os produtos (incluindo chás etc.) e trocar, junto ao meu “superior” por shakes. Assim que os troquei dei todos para minha irmã e minha mãe.

    Outro problema foi: apesar da boa qualidade do produto, este possui um preço extremamente inflado se comparado aos demais produtos oferecidos em lojas como as “Mundo Verde” da vida.

    Meu conselho é: PESSOAL, NÃO ENTREM NESSA!
    O sistema de vendas de produtos pelos recrutas não sustenta o esquema. O que, de fato, o sustenta, é a aquisição de produtos pelos NOVOS MEMBROS da Herbalife. Ou seja, as pessoas que desembolsam 2.500 ….. 9.000 reais em produtos de uma vez só…
    E tais indivíduos que desembolsam tais quantias raramente terão sucesso com suas margens de lucro. Pois o gasto necessário para a venda de tais produtos, entre gasolina, comerciais etc., se torna grande o suficiente para fazer do ganho algo nulo ou ínfimo.

    À parte isto, ainda há a questão moral em que, crescendo no sistema você estará incluindo indivíduos que possuem família ao esquema e estes, dependendo do quão fechada são suas mentes, estarão propícios a entrar em falência.

    Não se enganem ou deixem que seus parentes e amigos sejam enganados.
    A Herbalife não passa de uma pirâmide de ponzi bem administrada.

  12. Concita permalink
    09/04/2013 19:44

    Olá amigos do blog, boa tarde. Sou supervisora da Herbalife em Belém/PA.

    Em primeiro lugar eu gostaria de parabenizar o blog de vcs, acho importante pois ele mostra aspectos negativos do negócio com o qual trabalho. Ao contrário de muitas pessoas que entram aqui apenas para defender a Herbalife, eu reconheço que determinados métodos utilizados pela empresa não favorecem a esmagadora maioria.

    Gostaria de pedir licença para contar a minha história.

    Em 2008 eu pesava 110 kg (em 1,66m de altura), até que um amigo meu que era da Herbalife me indicou a consumir o produto. Resultado: em 5 meses eu perdi 35 kg, tomando os shakes, os chás e as fibras. Adorei o resultado porque aprendi a reeducar a alimentação, ganhei mais saúde e energia, voltei a me exercitar. O médico que me acompanhava ficou surpreso com o meu resultado.

    O meu amigo da Herbalife ficou super empolgado e disse para eu me tornar distribuidora e comprar com desconto. E foi o que fiz. Me cadastrei e comecei a comprar diretamente dele pra usar. Até que ele perguntou se eu não queria ganhar uma renda extra. Eu disse que sim pois já era concursada do Estado, e tinha tempo.

    Ele me explicou o negócio superficialmente e me disse que eu tinha de ir a um STS para entender melhor. Eu fui e não gostei. Achei muito teatro, muito show. Eu particularmente não gosto de eventos motivacionais, sempre achei mais sérios os eventos acadêmicos. Fora que considerei as promessas de lucros muito grandes para serem verdade. “Quando a esmola é grande o santo desconfia!”. Mas não comentei nada com meu amigo. A única coisa que me agradou foi o jantar, que foi numa churrascaria boa, e pelo preço do STS eu comi pra caramba! Nisso valeu a pena!

    Voltei pra casa e minha vida seguiu. O que não prestou mais foi a amizade com meu patrocinador. Ele começou a me pressionar demais para comprar da Herbalife e vender. Me mandava muitos emails, me ligava pra perguntar, sugeria reuniões. Comecei a me sentir invadida. Resultado: em pouco tempo me afastei dele e parei de tomar.

    Por sugestão de uma amiga, passei a tomar produtos similares de farmácia, que confesso, não funcionaram tão bem. Os produtos da Herbalife são realmente bons.

    Acabou que até fevereiro de 2010 eu tinha engordado 10 kg pois me desregrei de novo com a alimentação. Até que soube que tinham inaugurado um EVS perto de casa e resolvi conhecer. E o pessoal de lá era muito simpático. Voltei a tomar e em 3 meses perdi 15 kg. Resolvi me tornar distribuidora de novo para consumir. E comecei a vender um pouquinho.

    O meu novo patrocinador era beeeeeem mais simpático. Ministrou um curso pra mim sobre a Herbalife e o negócio e me ensinou técnicas de vendas e recrutamento de pessoas. Mas não tinha nada de pressão de vender muito, de recrutar muito. Foi tudo ao meu tempo. Deixei claro pra ele que só ia consumir, e se vendesse seria conseqüência, se rolasse. E ele respeitou isso.

    Então a coisa rolou naturalmente. Atualmente eu tenho um EVS em sociedade de custos e lucros com outra supervisora (que eu cadastrei) e uma carteira de 30 distribuidores só pra consumir, sendo que 10 deles são fiéis mensalmente. Com o EVS e a venda de produtos eu não tiro por mês menos de R$1.000,00, trabalhando em tempo parcial e já tirando os custos com combustível, brindes e propaganda, que são poucos, já que construí tudo no boca a boca, e a maior parte dos clientes frequenta o EVS ou está no meu trabalho. Nunca usei bóton, e eu só uso a camisa da empresa quando estou no EVS ou vou visitar cliente. E isso em quase 3 anos.

    Concordo com vcs que os métodos de marketing para cadastrar distribuidores da Herbalife são agressivos e camuflam as dificuldades do negócio, a questão da saturação de clientes, das dificuldades em crescer, etc. E principalmente a questão de que nem todo mundo chega ao nível dos presidentes, milionários, etc. Esse pessoal já vem quase que desde o início. Esse negócio de colocar esses ganhos no STS como se todo mundo fosse se dar bem está errado. E nisso vcs estão certos. Mas tenho que discordar de alguns pontos que vi neste blog:

    1 – O mais gritante deles é dizer que os produtos são medianos e que são muito caros. Acho que vcs em parte estão errados. Primeiro, eles são muito bons. Eu mesma comprovei isso pois tive a oportunidade de largar a Herbalife e usar vários similares de farmácia, e não obtive os mesmos resultados. O produto comprovadamente mais caro da Herbalife é o shake, em que a diferença entre ele e os similares de farmácia são muito grandes. Mas vejam outros produtos como exemplo:

    a) Eu troquei o meu Fiberbond por um similar da Bio Redux, que é muito recomendado por nutricionistas e vende na farmácia. Mas veja só. Cada pote de Bio Redux custa hoje em média R$25,00 e dura 7 dias. O Fiberbond custa R$84,00 e dura um mês. Qual sai mais barato? A maioria dos similares de farmácia é assim, custam baratinho porque seus potes não chegam a durar um mês.

    b) Eu troquei o Ômega 3 da Herbalife por um que também é muito reconhecido por nutricionistas, o DHA Naturalis. Ele custa R$ 70,00 em média e sabe quanto tempo dura a caixa? 10 dias! O Ômega da Herbalife custa R$123,00 e dura 3 meses! Olhem a diferença! E ele é muito bom!

    c) Eu troquei o Multivitamínico da Herbalife pelo Centrum, super recomendado! O Centrum custa em média R$65,00 e dura um mês. O Multivitamínico da Herbalife custa R$51,00 e dá pra 45 dias!

    d) Vejamos agora os produtos cosméticos. Uma boa parte deles a Herbalife te dá a liberdade de vc pedir o preço que quiser. E mesmo se usássemos o preço da tabela fornecida pela Herbalife confiram os similares de marcas como La Roche Posay, RóC, Vichy, Natura, … São praticamente os mesmos preços e às vezes até mais caros que os praticados pelos distribuidores da Herbalife, pois os mesmos têm a liberdade de dar o desconto que quiserem ao cliente.

    e) Eu poderia listar tudo aqui, mas ia ficar muito grande (já está!). E existe outro agravante: os produtos da Herbalife são produzidos por uma equipe de cientistas renomados. Eu conheço quem criou os shakes, chás e fibras que eu tomo, mas dos similares de farmácia eu nem sei quem faz. Nem sei se esta informação está disponível. Mas eles são recomendados por nutricionistas, não são? Os nutricionistas só me recomendam, mas não me falam quais estudiosos estão por trás dos produtos.

    f) Sobre o fato da Herbalife causar doenças: acho que depende. Qualquer produto tomado de forma incorreta ocasiona problemas, não só os produtos da Herbalife. A maneira de tomar esse produtos é a recomendada pelo corpo de cientistas. Se alguém toma errado, vai ter reações. E tem gente que começa a tomar Herbalife, e tinha uma vida super desregrada antes, e quando acontece alguma coisa, culpa a Herbalife. Eu já ouvi gente dizendo que teve câncer no estômago por causa da Herbalife, só não contou que comia horrores de embutidos todos os dias antes de começar a tomar! Teve um caso de uma menina, que louca pra emagrecer, começou a só tomar shake, todos os dias, não comia mais nada. Todos os distribuidores sabem que só se pode substituir no máximo duas refeições diárias e passam isso aos seus clientes, mas ela, por conta própria resolveu tomar só shake o dia inteiro. Resultado: anemia, fraqueza, etc. A culpa é dos produtos da Herbalife? Eu mesma pergunto para meus clientes se eles têm alguma doença ou intolerância à fórmula dos produtos antes de vender.

    2 – Outro erro que vi comumente no blog: tirar a responsabilidade das pessoas pelos seus erros. Como eu disse, concordo com as colocações de vcs sobre o Marketing Multinível, e entendi o recado. Agora dizer que todos os que não deram certo são pobres inocentes que foram enganados, acho um pouco demais. Primeiro que nem todo mundo que entra pra Herbalife é um pobre coitado ignorante, que não entende nada de negócios e vendas. É claro que existe a parcela inocente sim, mais ignorante, que foi iludida. E é preciso mensurar essa parcela pra poder colocar essa informação. Mas tem muita gente na Herbalife que é derrotada por sua própria ganância e ambição desmedidas.

    Veja bem, tem gente que entra na Herbalife (vi isso muitas vezes) e diz: vou ter uma mansão, um carro, um iate, igual ao presidente! Pode ser que tenha? Sim, pode, é possível. Mas não em um ano, como muita gente acha. E não são pessoas ignorantes. São estudadas, já trabalharam com vendas de outras coisas. Já vieram de outras experiências. Eu fui a um STS, vi todo aquele show, mas sou uma pessoa pé no chão. Sei que nada vem sem muito esforço, muito trabalho. Sei que trabalhar com vendas é algo arricado, e não sou formada na área, pois sou socióloga. Mas como sei disso? Pela minha vivência.

    Agora junte o Marketing Multinível ao desvio de caráter que muitas pessoas já têm naturalmente em relação ao dinheiro (ganância, característica comum em muitos humanos) e veja no que dá: gente que mente, que engana, que destrói a vida de alguns inocentes com falas promessas. Há culpa dos dois lados, da empresa e das pessoas.

    Veja só eu sou supervisora. O máximo que ganhei com a Herbalife em um mês foi R$5.000,00 líquidos. Geralmente fico em torno de R$2.000,00. Pra alguns da Herbalife eu sou uma fracassada, pois não participo de cruzeiros, não luto por equipe TAB, blá, blá, blá. E por que? Porque estou satisfeita com o que alcancei.Nunca sequer eu forcei ninguém a se cadastrar, nem insisti. Eu dizia: “quer desconto? Te cadastra. Eu vou ser obrigada a te dar”.  Mas geralmente pára nisso. Não mando ninguém comprar estoque pra virar supervisor, a pessoa aprende mais do negócio se ela quiser. Ela fica curiosa, me pergunta e eu respondo. Sempre digo que não há receitas fáceis, mas que há trabalho, e muito. Se eu subir na carreira será naturalmente, se não subir, tudo bem. Estou bem assim. Não preciso de carros, mansões e iates pra ser feliz.

    3 – E por último (finalmente!), a Herbalife te dá chances de ganhar dinheiro, conforme a sua perseverança e esforço. Eu sou a prova disso, trabalhando na minha folga do serviço público. E a Herbalife me dá a liberdade de escolher as minhas metas. Eu não comecei a ganhar rios de dinheiro. O meu primeiro pedido me custou cerca de R$1.500,00 e eu vendi em 3 meses e ganhei pouco dinheiro, uns R$100,00 líquidos por mês. Mas com o passar do tempo, com o ganho de clientes, dos distribuidores-consumidores, da qualificação de supervisor e da constituição do EVS dá pra tirar mais de R$1.000,00 líquidos mensais. Foi trabalho de formiguinha mesmo, não teve facilidade. A única coisa que luto na Herbalife é pra manter a supervisão, o que já me acontece sem muito esforço.

    E se vcs acham que pra se qualificar como supervisor todo o ano na Herbalife é muito difícil, digo uma coisa a vcs. Em 2004 eu comecei a trabalhar em uma loja grande de informática aqui da minha cidade. Não direi o nome por questões éticas. Eu recebia um salário + comissão sobre as vendas, vale refeição, vale transporte, plano de saúde e tinha carteira assinada. Bom, né? Só que não durei 6 meses.

    Porque de nada adiantava eu receber todos esses benefícios se eu não vendesse, e vendesse muito! Tipo, se eu não atingisse a meta todo o mês eu ia para a rua! Vi muitas pessoas saírem chorando demitidas porque não alcançaram a meta! Eu ganhava a comissão, é verdade, mas o assédio moral pra vender era muito grande! Se vcs acham difícil vender 10 shakes da Herbalife em um mês, tentem vender no mínimo 10 computadores no mesmo período! Era uma loucura, ainda mais com um gerente doido te assediando o tempo todo! E as metas só aumentavam, e eu não tinha escolha.

    A gota d’água foi quando num mês em que faltou pouco para atingir a meta, o meu gerente me chamou e disse que não tinha me contratado pra produzir “aquela porcaria de meta”. Não aguentei. Saí, e graças a Deus minha mãe me ajudou. E quem não tiver mãe pra ajudar? A maioria dos meus amigos que trabalham como empregados em empresas de vendas têm experiências horríveis pra contar. Eu não passo isso na Herbalife.

    Espero que vcs publiquem meu relato, até porque é preciso que as pessoas vejam o outro lado. Outras pessoas que conheço e que trabalham na Herbalife também são como eu, honestas, que não enganam os outros. Não se pode fazer o que se faz nesse blog, chamar as pessoas que trabalham na Herbalife de trouxas, porque eu não sou trouxa, nem muitas outras pessoas que conheço. Reconheço os defeitos da empresa que trabalho, mas ela também tem as suas qualidades.

    • Renata Lima permalink*
      10/04/2013 20:10

      “O mais gritante deles é dizer que os produtos são medianos e que são muito caros. Acho que vcs em parte estão errados. Primeiro, eles são muito bons. Eu mesma comprovei isso pois tive a oportunidade de largar a Herbalife e usar vários similares de farmácia, e não obtive os mesmos resultados.”

      Por esta linha de raciocínio, eu poderia afirmar que os produtos são uma porcaria pois não funcionaram para mim. Mas a minha (ou a sua) realidade pessoal não descaracteriza o todo. Produto é coadjuvante do modelo de negócio praticado pela hlb. Se parar o recrutamento de pessoas, a empresa some.

      “Outro erro que vi comumente no blog: tirar a responsabilidade das pessoas pelos seus erros. Como eu disse, concordo com as colocações de vcs sobre o Marketing Multinível, e entendi o recado. Agora dizer que todos os que não deram certo são pobres inocentes que foram enganados, acho um pouco demais. ”

      Não, o blog não erra quando afirma que mais de 90% dos que “fazem” herbalife perdem dinheiro. Isto é estatística. O blog não erra quando afirma que, INDEPENDENTEMENTE da postura, a maioria vai perder. Nesta maioria,pode-se incluir os que se esforçam e os que pouco fazem. Esta sutileza você não observou.

      No mais, o post menciona dados divulgados pela própria hbl e que simplesmente corroboram o posicionamento do blog. Poucos ganham e, até prova em contrário, a empresa não se sustenta apenas com vendas.

      Como em toda empresa de mmn, o carro chefe é recrutamento, ainda que você ache que os produtos são os melhores do mundo. Não é este o ponto.

      Obrigada pela participação e boa sorte na hbl! E sim, nutricionista não indica produto de hbl e sua afirmação no sentido de que nutricionistas recomendam o centrum, por exemplo, carece de comprovação.

  13. CGS permalink
    11/04/2013 0:07

    Olá Renata, não vi nenhum forma de comunicação com vcs a não ser pelos comentários. Só queria saber o que vcs acham da BBoom, é mais uma dessas empresas da onda. Está empresa está sendo muito comentada na net/ redes sociais. Acho que vai enganar mais pessoas que a Telexfria. Desde já agradeço.

    • Renata Lima permalink*
      11/04/2013 8:53

      BBOM é a mesma onda, pirâmide. Só vai “enganar” aos que fingem que não sabem que é esquema de recrutamento puro. Quem sabe o que é pirâmide (e tem escrúpulos) não entra nestas coisas.

      Boa sorte

  14. André permalink
    11/04/2013 11:13

    Essa BBOM teve a manha de seguir linha por linha a cartilha do MMN picareta. Não tem como alguém com o mínimo de noção das coisas não desconfiar que é picaretagem. Até na forma de premiação é copy past do que já temos de mais batido nesse pântano (Montblanc, Rolex, Mercedes e, segurem o riso, FERRARI OU LAMBORGUINI no último nível)…

    Eu não sei nem mais o que esperar desse esgoto que é o MMN… eu pensava que alguém imaginar que vai ficar rico criando SPAM na internet ou ENVELOPANDO CARTAS era o limite, mas depois que eu vi uma galera na Espanha tentando emplacar um MMN vendendo ÁGUA, eu não duvido de mais nada…

    • Renata Lima permalink*
      11/04/2013 15:50

      Eu sinto por aqueles que acreditam em mmn e fazem sua parte de forma honesta…mas, infelizmente, o mmn virou um esgoto, uma picaretagem só, e sabemos que o mal dá mais ibope do que o bem.

      Ainda acho que os líderes de mmn, aquele povo que escreve sobre o assunto tinha que fazer uma campanha FERRENHA anti pirâmides. Inclusive acionando os órgãos competentes. A ABVED não tem autonomia nem competência para fiscalizar estas pirâmides. É caso de POLÍCIA mesmo. Fazer notícia crime, jogar na mídia, estas coisas.

    • Renata Lima permalink*
      11/04/2013 15:54

      hahahaha, deve ser a mesma Ferrari que aparecia nos “eventos” de my treva.

  15. rodrigo permalink
    22/08/2013 12:01

    herbalife é uma merda, uma enganação total eu virei supervisor e me arrependo amargamente de ter feito isso, poderia ter investido em algo q realmente iria me trazer lucro e algo melhor pra minha vida, essa herbalife é uma mafia tudo eh maravilhoso quando vc liga la querendo comprar produtos, agora liga la falando que vc precisa que eles troquem um produto seu que esta cheirando estragado, ou para recompra dos seus produtos, eles irao te ignorar, ate bloquear teu telefone para n serem incomodados , sem contar que o frete da herbalife é o mais caro do mercado, compre 2 produtos e pague 70 reais de frete, isto msm 70 reais dispesas de embalagem e manuseio, se alguem falar de herbalife pra vc CORRA, FUJA, pois isso tudo é inganaçao, esses herbatroxas sao um bando de zumbis controlados pelos STS (sistemas de treinamento para o sucesso) que nada mais é que uma lavagem cerebral, sem contar o quanto esses kras que vendem herbalife sao chatos para caramba.

  16. 19/10/2013 17:31

    A página do Facebook ‘Mulheres contra o Feminismo’ https://www.facebook.com/pages/Mulheres-contra-o-feminismo/299252103501499?fref=ts apoia a Herbalife e condena os defamadores deste blog que criticam uma empresa tão séria e decente que representa a tradicional família brasileira.

    • Renata Lima permalink*
      19/10/2013 19:19

      Surtou madeline??? Cade a “defamação”??? O dia que herbalife representar “tradicional familia brasileira” (ridículo!), eu sou um canguru. Ban pra você e boa sorte nos próximos delirios.

    • Brunp permalink
      20/10/2013 20:49

      Madeline, não resisti à curiosidade e fui ver essa tal fanpage “Mulheres contra o Feminismo” e confesso que dei boas risadas. Parece uma insólita e hilariante mistura de Seleções do Reader’s Digest com Olavo de Carvalho kkkkk Essa da HB “tradicional família brasileira” eu quase caí da cadeira aqui (gargalhando kkkk).

  17. Ailton Santos permalink
    19/06/2014 2:13

    Hitler levou milhares de pessoas a assassinarem milhões de crianças, idosos, jovens, pessoas especiais, etc, e estas acreditavam piamente que estavam fazendo algo certo.
    Alguém aqui tem dúvidas de que seus ideais eram insanos e assassinos?
    Tenho certeza que ninguém questiona isso. Mas milhares de outras pessoas acreditaram neste facínora e o seguiram cegamente.
    Não me surpreende, certas pessoas com as mais variadas formações culturais acreditarem neste embuste que é o sistema HERBALIFE. Não questiono aqui o êxito e/ou benefícios de seus produtos; mas sim ao suposto plano de negócio que cada um “investidor” será bem sucedido e terá um ganho excelente.
    Tenho uma amiga que está nessa “furada” a dois anos, e não a vejo progredir; e olha que ela é uma excelente agente de vendas. Lamentavelmente, muitos ficam tão cegos, que defendem com unhas e dentes a Herbalife e seu “plano de negócio”.
    Enfim, fica o alerta, abram os olhos, procure outras formas de trabalhar e dar seu sangue, suor e lágrimas, mas em algo que COMPROVADAMENTE, é lucrativo.
    Deixem de se basearem nos que os “tops” da Herbalife pregam. Vejam exemplos de pessoas que começaram com você. Onde eles estão?
    É ISSO.

  18. willer batista permalink
    17/04/2015 21:35

    Olha todos você nem sabem sobre mmn mesmo poxa vai estudar mais sobre o assunto ,é normal pessoas como vcs falarem mal sobre qualquer empresa desse ramo pois fazem tudo errado e depois sai falando mal de todas as empresas desse ramo com todos os bla blas blas isso sim.. Se vc nao sabe trabalhar nesse ramo não reclamam vao fazer aperfeiçoamento.
    .. Como acontecem em qualquer ramo tem que trabalhar não é entrar e ficar sem fazer nada.. Todo povo brasileiro quer ficar da noite para o dia não da para acreditar tudo na vida é assim minha gente ninguem engana ninguem em nenhuma empresa de mmn. presta atenção..

    • Renata Lima permalink*
      18/04/2015 15:39

      Ooooo Willer, o post fala sobre ganho de revendedor de Herbalife e você manda o blog estudar? Por que a maioria dos participantes de mmn nem LÊ o que comenta? Preguiça? Juro que não entendo. Chamar todo mundo que critica de fracassado e o cúmulo da desinformação. Boa sorte.

    • willer batista permalink
      18/04/2015 22:59

      Primeiro Renata eu nao tenho preguiça de ler pois amo ler. e li tudo sobre o post e vi mt bem que o post fala sobre os ganhos da herbalife dos revendedores. Sim o blog tem que estudar mais sobre tudo . em falar de mmn e sobre qualquer empresa desse ramo.
      Não confunda ganhos de revendedor de uma empresa de mmn com piramide financeira..
      Critico de mmn não existe isso sim pessoas que são contra esse ramo é porque não sabe estudar a profundo sobre o ramo pois ja li esse blog um monte de vezes e a maior parte dele somente fala mal de todas as empresas sérias de mmn, fala mt pouco das piramide financeira pois vcs do blog fazem pessoas entender que tudo é piramide.. ao inves de ensinar pessoas sobre como melhorar a trabalhar nesse ramo é uma decepção ver que tem pessoas nesse mundo que ainda duvidam do potencial do mmn no mundo.. Algo que é contra receção e com todo faturamento global.. É o cumulo da desinformação por parte do blog e de todos que englobam o mesmo..

    • Renata Lima permalink*
      24/04/2015 18:48

      1) Voce não entendeu a relação entre ganho de revendedor e acusação de pirâmide. Não há confusão nenhuma, uma coisa está relacionada a outra. Ainda que não estivesse, o distribuidores tem ganhos bisonhos e isto é a própria empresa que revela.
      2) o blog prova por a + b que, independentemente de ser (legalmente) pirâmide financeira, o multinivel é um péssimo negócio para mais de 95% dos participantes.
      3) o blog trabalha com números. E você, que tanto lê, cadê as informações para rebater o conteúdo do post? Não duvidamos do potencial LESIVO do mmn, isto é incontestável.

      Sorry, você não leu, se leu não entendeu, se não entendeu, não vai assumir, não chegaremos a lugar algum. Ou volta trazendo alguma info ou beijinho, beijinho, tchau tchau.

Deixar mensagem para rodrigo Cancelar resposta