Skip to content

AFTB e seu presidente na mira do MPF/SP

06/02/2012

MPF/SP denuncia dono de site que oferece financiamento imobiliário ilegal

1/2/2012

Utilizando esquema conhecido como “pirâmide”, a Associação Frutos da Terra Brasil opera recursos financeiros e concede cartas de crédito sem autorização do BC. Site ainda está em atividade

O Ministério Público Federal ofereceu denúncia contra o presidente da Associação Frutos da Terra Brasil (AFTB), Carlos Alberto Lilienthal Rotermund, por operação de instituição financeira sem autorização e pelo uso indevido de selo de órgão público federal. A associação, certificada como  organização da sociedade civil de interesse público (oscip), funciona utilizando esquema conhecido como “pirâmide” para captar recursos mediante promessa de financiamento imobiliário. Os associados são levados a fazer contribuições e devem conseguir a participação de novos membros com a finalidade de obter “mérito” e serem sorteados com as cartas de créditos.

Ao oferecer a denúncia, o MPF requereu que a Justiça Federal determine a retirada do site da AFTB (http://www.aftb-oscip.org/) do ar, no prazo de 48 horas, uma vez que Rotermund persiste na prática do crime. O MPF também requer o encaminhamento de cópia dos autos à Justiça Estadual para que seja apurado o crime de estelionato. Rotermund opera o site pelo menos desde março de 2007, mas o inquérito policial só foi aberto em fevereiro de 2010, após comunicação do Ministério da Justiça dando conta de ilegalidades, como o uso irregular do símbolo do ministério no site da associação.

O presidente da AFTB foi ouvido pela polícia e confirmou operar um sistema de “pirâmide” no qual as “contribuições” dos associados são aplicadas em investimentos do tipo CDB ou usadas para custeio da associação. Com 12 mil associados em todo o território nacional, a AFTB disponibilizaria as cartas de crédito a partir do capital formado pelas contribuições.

No mesmo depoimento, Rotermund também afirmou que o mérito para a contemplação leva em conta a quantidade de recursos que o associado consegue captar. O denunciado disse não haver nenhum tipo de seguro ou garantia de recebimento do crédito prometido. Ele também alegou não saber em que instituições bancárias a associação mantém conta.

Segundo ofício do Banco Central, a AFTB “não integra o rol de instituições autorizadas a atuar como instituição financeira ou administrar grupo de consórcio e tampouco realizou convênio de representação com empresa autorizada”. O BC informou ao MPF que as atividades da Associação Frutos da Terra Brasil violam as regras de qualificação e funcionamento das oscip´s.

Se condenado, a pena do presidente da associação pode chegar a quatro anos de reclusão e multa. Caso a Justiça Federal aceite o pedido de retirada do site da AFTB do ar, o link deverá ser substituído, em até 48h, por uma mensagem, informando que ele foi retirado do ar por ordem judicial, sob pena de multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento. Na esfera cível, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro já ajuizou uma ação civil pública.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
(11) 3269-5068
ascom@prsp.mpf.gov.br
http://www.twitter.com/mpf_sp

Link da Notícia compartilhado por Brivaldo Alves

.

Leia também:

Discussão: AFTB

Ação Civil Pública Contra a AFTB

O Sistema existe para resolver os problemas do Sistema

Entrevista com o especialista em fraudes do MMN – Jon Taylor

Entrevista com a especialista em fraudes do MMN – Tracy Coenen

Sofismas e falácias dos distribuidores de MMN

Teste para avaliar se uma empresa de MMN é ou não é pirâmide

Scripts para recrutar trouxas – parte 1

Scripts para recrutar trouxas – parte 2

Scripts para recrutar trouxas – parte 3

Scripts para recrutar trouxas – parte 4

135 Comentários leave one →
    • Renata Lima permalink*
      06/02/2012 16:05

      “O denunciado disse não haver nenhum tipo de seguro ou garantia de recebimento do crédito prometido. Ele também alegou não saber em que instituições bancárias a associação mantém conta.”

      A aftb não poderia receber e recebe….
      O presidente desta “coisa” disse que não tem garantia de recebimento do crédito. Ele afirmou que NÃO SABE quais as instituições que a aftb tem conta..ah, menos né.

      Sério, gente, se alguém AINDA tem dúvida da idoneidade desta oscip, por favor, reveja sua posição e faça uma auto crítica. O din din de quem contribui para aftb virou capim há tempos. Tudo tem limite, até a boa fé dos que acreditam. O presidente informou a vocês que NINGUÉM tem garantia de receber nada, o que vcs precisam agora.

  1. 06/02/2012 19:41

    Mais um dia, mais um prego no caixão da AFTB.

    Legal é a recompensa do trabalho do blog sendo alcançada, afinal de contas nenhum promotor do mundo vai sair abrindo processo sem informações e quem busca informações sobre a AFTB cai direto aqui.

    O blog atingiu da maneira mais legitima possivel aquilo que eu acredito ter sido o objetivo de todos desde o principio: diminuir a assimetria de informações entre a galera que entra nos MMNs da vida e o lero-lero dos lideres de MMN.
    (Deu uma ponta de orgulho agora de eu ter ajudado vocês a iniciar essa parada toda, hehe)

    Não adianta, com acesso à informação esses caras vão ter que fechar as portas! Já deram o que tinham que dar.

    Pra quem é da AFTB já era né, é hora de parar e arcar com o prejuizo, infelizmente. Pra quem acha que ainda dá pra fazer uma grana forte montando sistemas de MMN misturados com oscips — coisa mais que questionável — fica a lição amarga da AFTB.

    abs

    • Marlene permalink
      06/04/2013 15:38

      sou aqui de Campo Grande Estado de Mato Grosso do Sul e estou na mesma situação de muitos que também foram prejudicados, entrei na justiça para reaver as 30 parcelas que já paguei para a AFTB, mas quando fui a audiência alegaram que não conseguiram intimar a AFTB porque esta havia mudado de endereço, se você puder me ajudar me informando o novo endereço para que ela seja intimada, eu fico muito agradecida, desde já muito obrigada pela atenção. Marlene.

    • jeane de fatima scheffer sikoski permalink
      07/04/2013 17:29

      estou na mesma situaçao por favor quem souber do endereço destes vigarista nos ajudem eu quero ir pessoalmente atras carlos alberto rotermund. ele esteve uma vez em joiemvile inaugurando nova sede. falei com ele esse senhor que se diz uma pessoa responsavel me garantui que eu receberia minha casa em breve. ja liguei pra la hoje ja nao e mais da aftb. mais gente so mudou o nome continua funcionando. endereço de joinville.consulado da cidadania-joinville caixa postal-715 joinville/sc cep-89201-970 eu juro vou encontrar esse vigarista nem que a ultima coisa que eu faça.

  2. Renata Lima permalink*
    07/02/2012 16:34

    http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/credito/noticias/proteja-se-dos-financiamentos-bons-demais-para-serem-verdade

    Achei o trecho abaixo particularmente interessante (serve para os que AINDA acreditam nesta afrb)

    “Do caso da AFTB fica a lição: mesmo que fosse comprovada a sustentabilidade de seu sistema de financiamento, a falta de clareza acerca da categoria em que se encaixa a associação e seus métodos ainda renderia muita dor de cabeça a seus associados, e o que parece uma maneira fácil de fugir da burocracia e das altas taxas de um financiamento imobiliário tradicional pode acabar se revelando uma armadilha.”

    Outro trecho relevante

    “Com isso, o MP concluiu que o que era prometido não poderia ser cumprido. “Uma simulação do Banco Central concluiu que a atividade da entidade era insustentável da maneira que era prometido”, diz o promotor Júlio Machado. Segundo ele, algumas das pessoas que já receberam cartas de crédito da AFTB tinham ligações com dirigentes da entidade, e o critério de “premiar” com a carta de crédito quem traz novos associados “não é muito justo”.

    A proposta da aftb é insustentável e (até o momento) ilegal.

    • 08/02/2012 10:30

      Esse outro trecho achei animador:

      “E o que vai acontecer aos associados que ainda não obtiveram sua carta de crédito? “O MP do Rio vai perseguir a devolução dos recursos já pagos à entidade, ressarcimento que poderá ser estendido aos associados de outros estados.

      Pena que, né..

      “A questão é saber se a associação e seu fundador terão recursos para arcar com a eventual condenação”…”

  3. Curioso permalink
    08/02/2012 8:15

    Olha aí o cara fazendo um vídeo “dando uma bronca” no MP, com direito a uma parte onde ele acende uma vela e depois a derruba no chão http://www.youtube.com/watch?v=RpdTNXvpJLU

    • Fernando permalink*
      08/02/2012 9:59

      Inacreditável. Como esse Rotermund pode ser tão cara de pau assim? Típica mensagem de força às ovelhas da instituição. Puro desespero.

    • Renata Lima permalink*
      08/02/2012 17:01

      Eu não achei desespero não, viu Fê. Achei foi cara de pau pura. O sujeito fala em “vergonha”, fala que “ofereceu” uma cadeira do conselho fiscal para serventuário da justiça, fala em “o povo quer saber”.

      Sei. Enquanto isto, ele CONTINUA recebendo grana dos associados – apesar de estar LEGALMENTE impedido há dois anos. Isto sim, é vergonhoso. Esta é a maior vergonha deste procedimento. O descumprimento da liminar. Sujeito é um demagogo (na minha opinião).

  4. Curioso permalink
    08/02/2012 17:28

    Interessante é que o cara tenta, ao mesmo tempo, manter um tom calmo e fazer um cosplay de Datena/Alborghetti/Ratinho. Acaba não conseguindo fazer nem uma coisa, nem outra

  5. alessandrofelix permalink
    09/02/2012 11:19

    Amigos, aqui em Joao Pessoa-PB ainda tem gente acreditando na OSCIP, eu nem mais questiono, ignoro. Estao migrando rapidamente para outro estouro chamado de My Travel and Cash. Vejam neste link por favor http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=5142501&tid=5660464427936895644&na=2&npn=15&nid= (orkut investiga) e estou percebendo que a coisa ta pegando e eh a Piramide do momento…peco a vcs ajuda para analisarem, esta se propagando de forma viral e infelizmente varios estao caindo…favor me ajudem a desmascarar, sao muitos contra mim! Renata, Fernando e amigos… me ajudem. Obrigado e tudo que voces tem feito aqui.

    • Fernando permalink*
      10/02/2012 0:07

      Bem, então vamos dar uma olhada nessa empresa, mas recomendo que vc faça preliminarmente aquilo que a Renata sugeriu: faça o teste das bandeiras para essa empresa. O começo é por aí.

    • Renata Lima permalink*
      10/02/2012 10:29

      Alessandro

      eu já respondi que não temos como analisar cada empresa que sugerem por aqui. Isto não é o foco do blog. O blog analisa mmn como um todo e focamos algumas empresas apenas para exemplificar as falhas estruturais do negócio. Não temos tempo para postar sobre cada empresa que “denunciam” aqui.

      O que você pode fazer (e nós podemos ajudar DEPOIS, dependendo do resultado e do ibope) é testar a empresa e publicar o resultado aqui, no post sobre as 5 bandeiras. Não vamos iniciar debate sem ao menos um mínimo de fundamento por parte de quem afirma que é pirâmide (no caso, você).

      Aguardamos sua análise. Eu não acesso orkut e acredito que o Fernando também não. Eu, particularmente, deixei de debater em redes sociais há tempos. Uso apenas o blog. E te peço para manifestar-se no post mais condizente com o assunto, não neste específico para aftb. Muito obrigada pela participação e interesse.

    • Curioso permalink
      11/02/2012 10:06

      My Travel and Cash é quase uma cópia do TVI Express(mudam só detalhes como o numero de dias dos pacotes e o número de posições poara ciclar),que por sua vez coleciona decisões judiciais mundo afora(Alemanha, China, Austrália, África do Sul, etc.) o declarando como pirâmide

  6. Curioso permalink
    10/02/2012 9:39

    Um pouco de humor. Nerdcast 145, http://jovemnerd.ig.com.br/nerdcast/nerdcast-145-quer-enriquecer-pergunte-me-como/ , satirizando MMN

  7. Felipe Ketzer permalink
    14/02/2012 7:45

    Bons dias, senhores e senhoras que mantêm esse site como ferramenta de alarde e informação, a algumas horas entraram em contato comigo sobre uma tal de MonaVie e depois de horas(digo, 4 horas) lendo o vosso site cheguei a conclusão que de fato, as fontes e informações aqui colocadas por vocês, são de veras muito mais ricas que as respostas dos que trabalham para essas empresas(Herbalife, MonaVie)!

    Tenho 20 anos e quase caio no conto do vigario, baseado que fui convencido pelo site. Usei desde post, sinceras desculpas, visto que não tem nada a ver com o assunto, pois é o mais recente e não queria deixar de que o vissem.

    Obrigado.

    • Fernando permalink*
      14/02/2012 8:39

      Da próxima vez comente no texto relativo ao assunto que vc quer tratar. No caso da Monavie, os textos relativos a ela são um dos mais acessados nesse blog. Neles mesmos é que seu comentário teria mais visibilidade.

      Saudações

  8. Lucas permalink
    16/02/2012 4:29

    O cerco se fechou:
    ====================================================

    13/02/12 – MPF investiga duas associações por financiamento imobiliário irregular Métodos das associações são semelhantes ao da AFTB, cujo esquema já foi denunciado pela Procuradoria da República em São Paulo
    O Ministério Público Federal em São Paulo pediu a instauração de procedimento investigatório criminal para apurar a prática de financiamento imobiliário irregular pela Cooperativa Habitacional Central do Brasil (Coohabras) e pelo Fundo Rotativo Solidário da Habitação (FRSH).

    As duas organizações atuam como instituições financeiras oferecendo crédito imobiliário irregular através de um sistema semelhante ao conhecido como “pirâmide” no qual o integrante que traz um novo associado é bonificado e aumenta suas chances de ser contemplado com uma carta de crédito para a aquisição de um imóvel.

    O objetivo da investigação aberta pelo MPF é saber se a Coohabras e o FRSH estão praticando o crime previsto no artigo 16 da lei de crimes financeiros: operação de instituição financeira sem autorização.

    O sistema é semelhante ao denunciado pelo MPF no caso da Associação Frutos da Terra Brasil, a AFTB, que não faz avaliação de crédito dos cooperados, nem exige comprovação de renda e a quantidade de pessoas que o associado consegue trazer para o negócio também aumenta as chances de sorteio.

    HISTÓRICO – O MPF denunciou o presidente da Associação Frutos da Terra Brasil (AFTB), Carlos Alberto Lilienthal Rotermund, por operação de instituição financeira sem autorização e pelo uso indevido de selo de órgão público federal. Na denúncia, o MPF requereu que o site da associação fosse retirado do ar porque continuava a oferecer os serviços financeiros irregulares.

    Durante o inquérito policial, o presidente da AFTB foi ouvido pela polícia e confirmou operar um sistema de “pirâmide” no qual as “contribuições” dos associados são aplicadas em investimentos do tipo CDB ou usadas para custeio da associação. Com 12 mil associados em todo o território nacional, a AFTB disponibilizaria as cartas de crédito a partir do capital formado pelas contribuições, mas Rotermund alegou não saber em que instituições bancárias estaria os recursos.

    Segundo ofício do Banco Central, a AFTB “não integra o rol de instituições autorizadas a atuar como instituição financeira ou administrar grupo de consórcio e tampouco realizou convênio de representação com empresa autorizada”. O BC informou ao MPF que as atividades da Associação Frutos da Terra Brasil violam as regras de qualificação e funcionamento das organizações da sociedade civil de interesse público, na qual a AFTB afirma estar inserida.

    Ao oferecer a denúncia, o MPF requereu que a Justiça Federal determine a retirada do site da AFTB (http://www.aftb-oscip.org/) do ar, no prazo de 48 horas, uma vez que Rotermund persiste na prática do crime. Na denúncia, o MPF requereu que a Justiça Federal encaminhe para a Justiça Estadual ordem para que a Polícia Civil investigue se as práticas da AFTB configuram crime de estelionato.

    A denúncia foi distribuída à 6ª Vara Federal de São Paulo, especializada em crimes financeiros e lavagem de dinheiro, que determinou à 2ª Vara Federal, também especializada, que apure se o caso guarda conexão com mandado de segurança impetrado por Rotermund, no qual ele pretende a extinção de um inquérito policial aberto contra ele em São José dos Campos. O MPF já manifestou contra a concessão da segurança.

    Além da denúncia criminal à Justiça Federal e da nova investigação aberta pelo MPF em São Paulo, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro ingressou com uma ação civil pública contra a AFTB em janeiro de 2010 por considerar danoso aos consumidores o sistema de financiamento empregado pela ONG. Na ação do MP-RJ, a Justiça Estadual do Rio concedeu liminar determinando que a AFTB parasse de funcionar. A AFTB afirma em seu site que não está mais aceitando novos associados.

    Notícia relacionada:
    01/02/12 – MPF denuncia dono de site que oferece financiamento imobiliário ilegal

    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
    Mais informações à imprensa: Alexandre Dall´Ara e Marcelo Oliveira
    11-3269-5068
    ascom@prsp.mpf.gov.br

    http://www.twitter.com/mpf_sp

  9. Douglas permalink
    30/03/2012 10:42

    DEPOIS DE QUASE 40 MESES SENDO ENGANDO VEJA ABAIXO O ABSURDO PARA SER REEMBOLSADO. (Lembramos que todos os pedidos de devolução serão encaminhados para o setor juridico para a avaliação e liberação dos valores.)

    Douglas Silva do Patrocinio
    30/03 09:37
    006943
    douglas.sinio@ig.com.br Aldisio
    Não assino mais como esta no RG, tenho firma aberta com outra assinatura posso reconher firma com a minha assinatura, depois assino novamente como esta no Rg.
    Entregando o pedido de desligamento qual o prazo para o primeiro reembolso entrar na conta?
    aldisio suporte
    29/03 16:58
    aldisio
    aldisio@aftb-oscip.org Boa tarde Douglas.

    Conforme o termo de garantia de contemplação, o associado optante do SAC que contribui em meses pontuais e ininterruptos o período aquisitivo para ser contemplado e que não foi contemplado, e que deseja se desligar do quadro de associados será ressarcido 100% dos valores pagos, os associados que não atingiram o período em meses será ressarcido somente parte desses valores, que será analisado pelo setor jurídico.
    As devoluções ocorrerão em parcelas no mesmo número de contribuições pagas.
    EX: o associado que efetuou 20 contribuições, serão devolvidos os valores em 20 vezes, que será depositado na conta do associado mês a mês.
    Enviei para seu e-mail o documento de pedido de desligamento para que possa preencher e devolver assinado, e reconhecer firma da assinatura e devolver para a associação no endereço abaixo:
    Consulado da cidadania República
    Rua Barão de Itapetininga, 298 ? 6° andar
    Bairro: República
    CEP: 01042-000
    São Paulo – SP
    Lembramos que todos os pedidos de devolução serão encaminhados para o setor juridico para a avaliação e liberação dos valores.

    Att,
    Douglas Silva do Patrocinio
    29/03 16:47
    006943
    douglas.sinio@ig.com.br Tatiana

    A possibilidade de receber pelo menos uma parte do que paguei?

  10. Wellington Alexandre permalink
    21/06/2012 8:51

    É vergonhoso o que a AFTB está fazendo com as pessoas de boa fé! Acreditem que em uma DRE da AFTB tem um empréstimo de mais de 2 milhões e 800 mil reais em favor do presidente.Pra onde foi este montante?
    Ou seja, dinheiro suado dos associados para uso pessoal! É um absurdo!
    Tenho material em PDF, é só pedir.
    E-mail: bigconquista@yahoo.com.br

    • Sdenita Néres Bastos permalink
      02/10/2012 19:48

      Wellington Boa Noite.Por Gentileza manda esses material para meu e-mail.Grata.

  11. Pedra permalink
    22/06/2012 8:59

    Na verdade não seria uma resposta ..Mas uma pergunta: se puderem me responder no email eu agradeceria.

    Minha mãe , que tem pouco estudo e meu irmão, outro que foi iludido nessa associação e em outra empresa também.
    Preciso saber como fazer para entrar com uma ação se ressarcimento? Pois ao entrar em contato telefônico, fomos informados de que ela teria a devolução de 60% do valor , em numero de parcelas pagas. Isso é correto? ou posso entrar nas pequenas causas com um processo para reaver todo o valor pago mais perdas e danos pela enganação? Pois no caso de contratar um advogado, além de, talvez nem receber o valor pago, ainda teremos que arcar com honorários e mesmo em caso de ganhar ainda tem a tal sucumbência, que me desculpem os advogados, mas eu não concordo com essa tal de sucumbência, pois acabamos muitas vezes perdendo mais do que ganhando, dependendo do montante a receber, parece até que isso foi criado para reduzir o numero de processos no Brasil, eu um exemplo disso foi um processo em que ganhei, foram 48.000, meu por direito seriam 35.000 e acabei recebendo somente 20.000 .

    LISTAS AMARELAS, já ouviram falar?

    • Renata Lima permalink*
      22/06/2012 10:18

      Pode e deve entrar para reaver todo o valor. Aqui no blog, nos posts de aftb tem muito comentário sobre processo, dê uma vasculhada.

      A sucumbência, em que pese vc não concordar, é prevista em lei (art. 20 e segs do CPC) e deve ser observada em qq processo. Negocie as bases com o advogado.

      Boa sorte e não deixe barato. aftb, desde fevereiro de 2010 não podia receber NENHUM valor.

  12. Marcelo Frettez permalink
    29/08/2012 19:43

    Os comentários e notícias até o momento expostos me parecem parciais e se prestam a atacar a Associação Frutos da Terra Brasil – AFTB. Há algum fato, notícia ou testemunho do trabalho social e de contemplação de associado com sua casa própria ? Conhecemos em Belo Horizonte e diversas cidades do interior mineiro contemplados e contempladas com crédito, que compraram casa ou apartamento ou construíram sua nova moradia, inteiramente, 100% financiada pela AFTB, sem juros. Há recentes decisões favoráveis à AFTB em demandas judiciais promovidas por ex associados. Por que estes fatos e notícias não são divulgados ? Por desconhecimento ? Ou será por inveja de alguém que está fazendo algo de importante para cidadão brasileiros ou invés de especular ?

    • Renata Lima permalink*
      29/08/2012 21:24

      Marcelo

      desculpa, mas teu comentário, na atual conjuntura, parece até provocação.

      Foi determinada a dissolução desta oscip por sentença de mérito em ação civil pública, se vc acha que existe algum tipo de parcialidade na informação que prestamos aqui, é por desconhecimento seu (ou provocação mesmo).

      Leia os comentários do post (ricos em informação com links comprobatórios) antes de tentar defender este esquema.

      Ninguem especula aqui, é uma oscip condenada por ser pirâmide, condenada a devolver dinheiro pra todo associado, condenada a pagar indenização por danos morais COLETIVOS e INDIVIDUAIS.
      Esta decisão DIFICILMENTE será revertida (na totalidade) em sede de recurso, não há que se falar em benefício social no momento.

      http://www.tj.rj.gov.br/scripts/weblink.mgw?MGWLPN=DIGITAL1A&PGM=WEBJRP104xLCI&LAB=LEDxWEB&PORTAL=1&PRO=20100010358186&FORMA=3&SEF=1&JOB=8049&PAL=ASSOCIACAO E FRUTOS E DA E TERRA E BRASIL&CNJ=0038222-83.2010.8.19.0001^N

      Segue a conclusão da sentença

      “(1) confirmando a tutela requerida, determinar a dissolução da 1ª ré, com o cancelamento de seus respectivos atos constitutivos e posteriores alterações, e adoção das providências do art. 461, par. 5º do CPC, sob pena de multa diária de R$ 150.000,00; (2) condenar os réus, solidariamente, na obrigação de devolver, em dobro, to-dos os valores pagos à 1ª ré, com juros e correção monetária, a ser apurado nas habilitações individuais ajuizadas pelos lesados, ou através de liquidação por ar-tigos, no caso de cumprimento coletivo da presente decisão; (3) condenar os réus, solidariamente, a ressarcir, da forma mais ampla possível, os danos materiais sofridos, a serem apurados na forma do item anterior; (4) condenar os réus, solidariamente, a pagamento de indenização por danos morais, tendo em vista a expectativa criada nos consumidores quanto à aquisição da casa própria, e sua frustração com o golpe sofrido relativo a sua não obtenção, que fixo em R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para cada consumidor lesado; (5) a condenação dos réus a pagamento de indenização por danos morais co-letivos, no total de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), a ser depositado no Fundo de Reconstituição de Bens Lesados mencionado no art. 13 da Lei nº 7.347/85; (6) a condenação do 2º réu na obrigação de não fazer consistente em não constituir, nem participar, na qualidade de sócio ou administrador, de qualquer categoria, de nenhuma sociedade que tenha por objeto social a construção ou financiamento de casa própria, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 100.000,00 (cem mil reais); (7) a condenação solidária dos réus na obrigação de fazer consistente em fazer publicar, às suas custas, em dois jornais de grande circulação nesta Capital, a parte dispositiva desta sentença condenatória, a fim dos consumidores dela to-marem ciência, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Julgo extinto o processo da ação declaratória incidental, sem julgamento do mérito, por falta de condições da ação, com fulcro no art. 267, inciso VI do CPC. Condeno os réus, ainda, ao pagamento das custas processuais relativas a ambas as ações, bem como assim em honorários de advogado, fixados estes em R$ 100.000,00 (cem mil reais), com fulcro no art. 20, § 4º do CPC, em favor do Fundo Especial do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Oficie-se ao Cartório do Registro Civil das Pessoas Jurídicas para ciência da presente sentença.”

      Sério, para defender aftb, tem que estar muito mal informado. Espero que, agora, vc saiba a quantas anda a oscip.

    • não-me-chama-que-não-vou permalink
      29/08/2012 23:07

      Marcelo…

      Por que não indicou as recentes decisões à favor da AFTB ?

      Marcelo, mesmo o maior defensor da AFTB neste blog não
      voltou a comentar ou informar decisões favoráveis.
      Aproveite e deixe os links dessas favoráveis decisões
      (elas são públicas, ou não?).

    • Renata Lima permalink*
      30/08/2012 0:17

      Não, já postaram dois links de processos (movidos na esfera de juizados especiais) cujas decisões foram favoráveis…só que isto daí fica prejudicado em razão da decisão coletiva da ACP. O Marcelo tem, se quiser, todas as informações que ele questiona. É só ler os comentarios nos posts da aftb.

  13. MARCELO permalink
    18/09/2012 16:55

    Bom gente, pelo que vejo cai no “conto” da AFTB tbm entaum, mas a vida continua , agora devo entrar com advogado pra tentar recuperar o que ja paguei?

    • Renata Lima permalink*
      18/09/2012 17:03

      Já tem decisão a este respeito concedendo a todos os associados o direito a ressarcimento. Leia no outro post da AFTB, ação civil pública. Boa sorte

  14. 18/09/2012 19:14

    Renata, pedi hoje meu desligamento da entidade, paguei 28 parcelas ate o momento e eles querem que eu preencha um termo de desligamento, e avisam que só devolverão 60% do valor e no mesmo numero de parcelas, ou seja, 28… Eles tem base legal para me devolverem apenas 60%?? E podem devolver em parcelas?? Ou devo conversar com um advogado para conseguir o valor integral e a vista?

  15. Marcelo Frettez permalink
    19/09/2012 12:33

    Eu não conheço pessoalmente Carlos Rotermund nem a sede da AFTB. Não sou seu defensor. Mas conheço pessoas em Minas Gerais que foram contempladas e estão satisfeitas. Elas me indicaram a AFTB e por isso me associei. A ação civil pública do Judiciário do Rio de Janeiro já é notícia antiga. Vou pesquisar se realmente há sentença contra a AFTB. Se será eficaz ou somente boato. Na sua apresentação a AFTB advertia para buscarmos informações e conhecermos melhor antes de nos associarmos. Como diz Hélio Gaspari, estamos no Brasil, onde o impossível já aconteceu ! Neste país, tem senador que é dono de estado no nordeste, já fez planos econômicos e monetários mirabolantes, afundou a economia brasileira no fim dos anos 80, e continua se reelegendo, festejado, mandando e desmandando em dois estados ou mais. Portanto, vou ser cauteloso para não crucificar Carlos Rotermund e AFTB antes de conhecer melhor o caso e suas possíveis consequências.

    • Renata Lima permalink*
      19/09/2012 13:43

      http://srv85.tjrj.jus.br/consultaProcessoWebV2/consultaMov.do?v=2&numProcesso=2010.001.035818-6&acessoIP=internet

      Marcelo

      a sentença foi publicada em 25.7.2012, acho que vc está meio atrasado…clique no link acima e procure o “ver íntegra da sentença”. A sentença vigora porque recurso foi recebido apenas no efeito devolutivo. A sentença determinou a EXTINÇÃO da oscip, condenação pra devolver dinheiro, proibição pro tal rotermund de participar de qq projeto ligado a moradia, dentre outras condenações. A sentença, literalmente, ACABOU com a aftb.

  16. Marcelo Frettez permalink
    20/09/2012 16:58

    Eu reiteiro que vou pesquisar e chegar a uma conclusão sobre continuar ou não contribuindo com o projeto da AFTB. E, também, do Carlos rotermund, de quem só ouvi falar bem até hoje. Me parece que vocês estão comemorando sua possível derrocada ! Mas, creio que seu negócio é sério e funciona para as centenas ou milhares de brasileiros que já foram beneficiados. Se estivessemos num país sério, poderíamos dizer como você Renata Lima, que ” literalmente, ACABOU ” a AFTB. Mas no Brasil devemos desconfiar de tudo e de todos, das sentenças, dos poderes, do ” MMN”, enfim desconfiar sempre.

    • Renata Lima permalink*
      21/09/2012 10:31

      Desculpa a franqueza Marcelo, mas só quem não conhece NADA do processo da aftb menciona a possibilidade de continuar contribuindo com um projeto SENDO QUE A JUSTIÇA, desde fevereiro de 2010, PROIBIU a aftb de receber contribuição. Se a aftb AINDA recebe contribuição, ela o faz “contra legem” e, só por isto, não mereceria confiança de ninguem. A sentença foi tão contundente também pelo fato da aftb ter escarnecido da justiça e ter descumprido sistematicamente determinação judicial. Se tivesse lido a sentença (acho que não o fez) não se manifestaria desta forma (acho).

      Sim, a justiça – neste momento – acabou com a aftb. É fato. Desconfiar de sentença, mesmo no brasil, me parece uma postura imatura. O livre arbítrio é seu, contudo.

      obs – nem conheço rotermund, mas “ouvi falar” mal (e muito). Não importa se falam bem ou mal, importa é o que tem de FATO provado até hoje – o sujeito tem impedimento LEGAL de prosseguir atuando no objeto social proposto por aftb.

    • Marcelo Frettez permalink
      21/09/2012 12:22

      RENATA, então nós não conhecemos Carlos Rotermund. Imaturidade ou não, reafirmo que vou pesquisar e me informar melhor. Não foi a ” Justiça que acabou com a AFTB ” . Deve ter sido o Poder Judiciário. E atendendo ao MP, que também deve saber pouco sobre AFTB e Carlos. Desconfio da Justiça no Brasil. Não sei se existe por aqui. E as nossas leis, nós sabemos quem as faz. Como, onde e com qual motivação, na maioria das vezes. Quanto à probição de receber dinheiro pode ter sido precipitada, sem fundamento para tal, não pode ?? Nosso Poder Judiciário ” usa ” muitas leis, mas nem sempre para fazer justiça. Lembra do famoso caso dos irmãos Naves, em Minas Gerais, para citar só um ?

    • Renata Lima permalink*
      21/09/2012 17:02

      O que “Pode ter sido” não importa. Importa o que é. E a aftb não pode receber contribuição DESDE fevereiro de 2010. “Justiça” ou Poder Judiciário (instrumento para que se faça Justiça), o FATO é que aftb, legalmente, não existe.
      Foi extinta. E ainda tem que pagar dano PRA TODO associado, dano moral COLETIVO. O tal rotermund não pode gerenciar fundo de casa própria.

      Pode ter sido errada a decisão ou não. Até o momento, estamos falando de uma oscip EXTINTA por força de lei. Pode pesquisar a vontade, nada muda o quadro atual e tua opinião pessoal não vale muita coisa (nem a minha…rs).

    • 21/09/2012 13:55

      Marcelo, vc desculpe , mas dizer que centenas, ou milhares foram sorteados já é um pouco demais, pelo que foi divulgado esse numero não chega nem a de 300 em TODO o Brasil ..Cheque essa informação e peça a que eles te mostrem esses números em documentos, desde que sejam pessoas que não relacionados diretos a diretoria e mais mesmo que tenha sido 1000 pessoas faça as contas: minha mãe contribuiu com 150 por mês vezes 36: 5.400 vezes, supondo que tenha sido o numero de associados que alardearam 80.000: isso pagando 150(sei que muita gente pagou bem mais) então seria: 432.000.000 isso mesmo…milhoes e cadê esse dinheiro, supondo que 300 pessoas tenham sido sorteadas, a 150.000 cada carta : 45.000.000 isso sobre esses 150, 00 por mês .-Então ..por favor né e eles estão OPERANDO desde quando??? só é cego quem não quer ver? coitada da minha mãe, ainda por cima semi analfabeta…

  17. Marcelo Frettez permalink
    21/09/2012 18:25

    Pe, Seu cálculo de 432 milhões é equivocado e exagerado. Se alardearam 80.000 associados, sabemos bem que muitos milhares se associaram rapidamente e depois desistiram, esqueceram, que é comportamento do povo brasileiro. Eu não disse ” sorteados “, disse beneficiados, que foram contemplados de acordo com o funcionamento da associação, previstos no estatuto e regulamento. Renata, A nossa constituição da República prevê a livre associção para fins lícitos. Então podemos ter associação para comprar casa própria, correto ? Se o artigo sexto da CRFB, não é cumprido pelo Estado brasileiro para melhor diginidade do povo, não é melhor alguém liderar uma Associação para fazê-lo ? Pelo sistema oficial, bancário ou Caixa Econômica Federal é caro, penoso, difícil. Seja Carlos, ou outro, este Brasil tão dominado pelo fortísimo Estado, carece de liderança civil, fora do Estado ( que parece ter uns poucos ” donos”), para alcançar objetivos que são caros ao povo, como a casa própria, dentre outros. Vocês conhecem alguém que tem disposição, conhecimento e tempo para tamanha tarefa ? Como eu não conheço, ainda, creio que vou a São Paulo, conhecer, ouvir, questionar a Associação e as pessoas, para somente depois decidir qual será minha atuação.

    • Renata Lima permalink*
      22/09/2012 11:00

      faça o que quiser, Marcelo, vá atrás de oscip que opera como pirâmide financeira, invista num projeto EXTINTO legalmente, que nem pode atuar e deve dinheiro para CADA UM dos associados. Cada cabeça uma sentença. Só lamento por você insistir numa besteira tão grande neste momento – chega a ser futilidade continuar o debate, quem sabe como anda aftb nem cogita em contribuir. Simples assim. Boa sorte.

    • 22/09/2012 11:08

      Ok é o mais correto a fazer mesmo, desde que ELES te permitam conhecer de FATO e te mostrem números e pessoas que, concretamente tenham sido BENEFICIADOS como vc mesmo disse, o que sei é que muitas pessoas realmente foram BENEFICIADAS com essa BENESSE toda, mas posso te garantir que não foram aqueles aqueles que tiraram dos seus parcos recursos para honrar esses pagamentos , que depois ficaram sabendo ser uma CONTRIBUIÇÃO VOLUNTÁRIA, e que teriam que continuar contribuindo depois de sorteados, digo sorteados, a parte ainda do financiamento, ou seja um fulano ganha sua aposentadoria de míseros 630 reais, contribui com 150 durante 3 anos, é sorteado, e começa a pagar o financiamento de 150 + a50 de contribuição , e vive como? fala sério, esse senhor contou com a ignorância desse povo que mal sabe ler e não leem os tais contratos( caso da minha mãe) , se na época eu soubesse , jamaisssss deixaria ela DAR o fruto do seu árduo suor pra esse fanfarrão que usa da boa vontade do povo pra enriquecer…

  18. Sdenita Néres Bastos Rodrigues permalink
    21/09/2012 20:34

    Renata eu também sou associada e hoje liguei para o consulado para pedir o meu desligamento e o ressarcimento e a pessoa que me atendeu Alessandra do suporte
    me disse que eu iria ser ressarcida somente com 48% das 31contribuições de R$100,00
    recusei disse que ia consultar um advogado mas as custas é muito alta o que devo fazer
    para nao ser prejudicada?Qual procedimento devo tomar? I-mail sdenitaneres@bol.com.br

    • Renata Lima permalink*
      22/09/2012 11:05

      Verifique a sentença da ação civil pública, parece que ela possibilita o ressarcimento a todos associados. Acho que consultar um advogado ainda é a melhor opção.

  19. 22/09/2012 11:13

    Renata ..será que seria interessante esse povo todo que está sendo prejudicado entrarem com uma ação conjunta e teria algum advogado aqui no Blog que se interessaria em defender?..

  20. Sdenita Néres Bastos Rodrigues permalink
    22/09/2012 20:57

    Renata Boa Noite,eu já conversei com uma advogada em particular mas ela me orientou ir ao forum e procurar o setor de pequenas causas lá me orientaram a procurar um advogado da casa e gratuito mas acho isso impossivel vc só consegue se ganhar muito mal o que nao é o meu caso.Por isso estou perdida não sei a quem recorrer.Um advogado particular não pegaria a causa,porque não atinge o valor que ele(a) teria que receber de acordo com a OAB.Eu tenho que ver como fazer o mais rapido possivel porque a minha parcela vence todo dia 30 e não quero pagar mais nenhuma parcela para isso preciso reincidir o contrato.Renata por favor me ajude estou disposta a me ajuntar com outras pessoas que estão se sentindo lesada como eu, para fortalecer nossos direitos.Já que na Ação Civil foi resolvido que temos direito de sermos ressarcido 100% e ainda temos direito de uma idenização como eu faço por favor me oriente.Abraço Sdenita.

    • Renata Lima permalink*
      23/09/2012 12:17

      Como disse antes, há informações sobre o que pode ser feito no post da ação civil pública. Inclusive postaram cópias de documentos para ajuizar ação. As informações estão no link que te passei – são vários comentários, mas vale a pena ler pra pegar subsídios.

      Um advogado particular pega a causa sim, ainda mais uma tão simples. Mas se não achar nenhum que pegue, faça vc mesma sua reclamação, pegue cópia da sentença e junte ao processo no JEC.

      A única coisa que posso fazer é dar sugestões…

    • Sdenita Néres Bastos Rodrigues permalink
      25/09/2012 20:24

      Renata Boa Noite. Eu chego lá no JEC com esta cópia da sentença e falo que eu mesma quero dar entrada no processo?Não tenho tempo para ir atrás de um advogado,trabalho e estudo.Eu preciso estar com os papéis que eles me enviaram por correiro e todos os comprovantes de Pgto?Mais essa cópia da sentença?

  21. Deumar permalink
    06/11/2012 16:15

    Gente gostaria de saber se alguem ja recebeu o valor que contribuiu para a AFTB que é hoje a FRSH. Se receberam me informa o que devo fazer, é por qeu eu contribui 35 parcelas. Para mim é muita grana.
    grato…..

  22. valeria permalink
    06/11/2012 22:30

    Boa Noite ja estava com bastante dúvidas sobre a AFTB e hoje lendo tds os comentários decidi por tambem mandar o email pedindo o desligamento.Só q minha dúvida é se serei ressarcida 100% das 37 parcelas que ja paguei? Alguém já conseguiu??? Por favor me ajudem como faço? Obrigado.

  23. fabio junior da silva permalink
    12/11/2012 22:00

    Gente qual é o ultimo endereço da AFTB,pois preciso resgatar meu dimdim.

    Obrigado.

    • Renata Lima permalink*
      13/11/2012 9:17

      Espero que algum leitor possa responder…e sugiro que dê uma vaculhada nos comentários dos posts de aftb, TALVEZ tenha alguma informação que te ajude. Boa sorte.

    • juliane permalink
      14/01/2013 22:06

      oi sou associada também e gostaria que alguém me informasse como faço pra receber o dimdim de volta

    • Marcelo Frettez permalink
      15/01/2013 15:55

      Sdenita, Você já contactou o pessoal da AFTB ou do FRSH ? JÁ lhes perguntou como estão trabalhando, quanto associados ainda estão contribuindo e participando do projeto casa própria sem juros ? Me parece que são 14 mil associados. Milhares estão pagando contribuição mensal ou mensalidade do imóvel que receberam da AFTB mais a contribuição mensal. Creio que diferente do que alguns comemoram a ASSOCIAÇÃO (grupo de associados) está funcionando. É verdade que em ritmo lento, prejudicada que foi por inconsequentes do Rio de Janeiro, que muito provavelmente nem conhecem a Associação. marcelofrettez@gmail.com

    • Pedra sANTOS permalink
      16/01/2013 2:11

      mas ..elães não respondem e-mail, não atendem telefonemas, alguém tem o contato, endereço???

    • Renata Lima permalink*
      16/01/2013 10:32

      Marcelo, vc não tem vergonha de mencionar em público o “trabalho” de uma associação que foi DISSOLVIDA por determinação judicial???

      Até o trânsito em julgado da decisão (e SE for revertida), a AFTB não EXISTE juridicamente. Sua informação, entretanto, vai gerar outra denúncia ao MP do RJ, se aftb está funcionando, como vc afirma, isto é ILEGAL.

      É o cúmulo da irresponsabilidade isto!

  24. Sdenita Néres Bastos Rodrigues permalink
    12/12/2012 22:08

    Pessoal tomem cuidado com possíveis documentos que a AfTB mandar para vcs assinarem pois recebi um dcto muito comprometedor daqueles que Deus até duvida, mas não sou nenhuma tonta já abri um processo contra eles.Eles que aguardem.

  25. Marcelo Frettez permalink
    15/01/2013 15:57

    Eu escrevi um comentário há alguns dias, que não foi publicado neste blog. Por que ? Estão censurando ? Não admitem comentário que contrarie vossas sábias opiniões ? marcelofrettez@gmail.com

    • Fernando permalink*
      15/01/2013 20:56

      Rapaz, vc defende um sistema reconhecidamente lesivo, que está PROIBIDO de funcionar. Se seus comentários não foram aprovados é pq não está de acordo com as regras no blog. Por isso, nós nos reservamos o direito de enviá-lo para a lixeira. Simples assim.

    • Renata Lima permalink*
      16/01/2013 10:20

      O post não expressa “nossas sábias opiniões”. O post narra um FATO. E é sobre este FATO que os comentários devem ser feitos. Leia as regras e não se esqueça de que AFTB foi DISSOLVIDA por decisão judicial.

  26. juliane permalink
    18/01/2013 21:54

    gente alguém me responda se já conseguiu receber. Como foi que conseguiu?Fui a um endereço na república da frsh e descobri que saíram de lá as pressas.

    • Marcelo Frettez permalink
      22/01/2013 11:05

      Eu fiz contato com a Associação via email. Me responderam que podemos agendar atendimento pessoal às quartas feiras. Infelizmente, o atendimento e o projeto casa própria sem juros ficaram prejudicados, como todos sabemos, por causa da atuação nada democrática e justa do MP do Rio. É triste. Mas é Brasi, onde o impossível acontece.

    • Renata Lima permalink*
      22/01/2013 18:25

      Coloque aqui, por favor, a resposta da aftb sobre a questão do agendamento. O que não faltam neste blog são pessoas com dificuldades para encontrarem a “associação” (para fins extra e jurídicos). Temos relato até de gente saindo as pressas de sede daquele fundo (filhote da aftb).

  27. Marcelo Frettez permalink
    22/01/2013 11:29

    FERNANDO, se você não publicou meu comentário é porque despreza a liberdade de expressão, instituto constitucional, ou porque se acha o dono da verdade e não admite ser contrariado ? Eu não sou defensor da AFTB ou do FRSH. Eles constituiram advogado. Que ingressou com recurso de apelação no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Estou aguardando a DECISÃO FINAL, que segundo a RENATA LIMA, NÃO TRANSITOU EM JULGADO AINDA. Reafirmo que acredito no projeto. Que é democrático, justo, correto. Oportuniza a aquisição de casa própria que o cidadão escolhe. Não aquelas ” casinhas de pombo” do ” Minha casa minha vida” do governo federal. Fazem cumprir o art. ¨6 º da Constituição. E melhor que nossos governos. Se você diz que são lesivos é porque você se associou, contribuiu, participou ? Ou porque se doendo pelos BANCOS que estão deixando de auferir LUCROS e mais LUCROS ? Você trabalha para os capitalistas que sempre nos exploram ?

    • Renata Lima permalink*
      22/01/2013 18:30

      Se você acredita num projeto que é no momento, ILEGAL, não venha impor ao blog a SUA opinião.

      A liberdade de expressão não pode ser confundida com EXCESSO, toda democracia tem regra. Se acha que devemos postar aqui que alguem ACREDITA num projeto que foi considerado PIRÂMIDE FINANCEIRA e foi DISSOLVIDO por decisão judicial, cada cabeça uma sentença.

      Façamos assim, SE e QUANDO esta decisão for revertida, vc volta para alardear os benefícios que vê em aftb. Por ora, não vou permitir que NINGUEM seja induzido em erro por achar que aftb tem proposta LEGÍTIMA e LEGAL, no momento NÃO TEM, NÃO EXISTE e NÃO PODE RECEBER UM TOSTÃO.

      Nada pessoal. E, claro, a situação legal da aftb não tem NADA a ver com bancos, capitalismo, blablabla. Tratamos aqui de uma associaçao que NÃO EXISTE no momento, se permitirem que volte a funcionar, ok. Se não, sorry.

  28. juliane permalink
    26/01/2013 14:05

    oi consegui agendar um atendimento para dia 30/01/2013, vou lá e depois conto o que aconteceu.

    • 28/01/2013 21:51

      por favor mandem endereço e telefone. obrigado

    • Marcelo Frettez permalink
      29/01/2013 10:15

      Boa notícia, Juliane. Estou aguardando que nos traga boa novas. Marcelo Frettez

    • 29/01/2013 12:38

      marcelo sou jeane entrei com processo contra a aft. so que o endereço antigo nao se encontra mais nada poderia me mandar endereço e telefone. por favor me ajude. muito obrigado.

    • Renata Lima permalink*
      29/01/2013 15:02

      Marcelo, como vc vê, as pessoas aqui precisam de um endereço para fins de intimação. Vc poderia ajudar as MUITAS pessoas que precisam localizar AFTB para fins judiciais?

  29. Pedra sANTOS permalink
    28/01/2013 20:34

    oi Juliane
    poderia passar o telefone e o endereço deles??? grata

  30. 29/01/2013 13:17

    gostaria sa saber o novo endereço da AFTB OU FRSH. como sócio.

  31. juliane permalink
    31/01/2013 18:46

    oi gente!!!!
    Eles estão atendendo na rua barão de itapetininga,88 conj.314 dias de quarta-feira. Fui lá ontem, fiquei muito chateada porque contribui com 31parcelas total de r$3.100 e eles só devolvem 48% do valor ainda dividido em 31 parcelas de r$48.00, ou então,abrir um processo contra eles e esperar anos pra receber né.

    • Pedra permalink
      31/01/2013 20:29

      ola Juliane..obrigada pela informação, teria o numero de telefone deles?? grata

  32. 31/01/2013 22:20

    obrigada juliane pelo endereço. vamos manter contato. meu gmail. jeane.scheffer@gmail.com.

  33. juliane permalink
    01/02/2013 19:53

    o telefone eles não fornece disse que foram proibidos

    • Renata Lima permalink*
      02/02/2013 9:57

      picaretagem não fornecer telefone. Estes caras deviam ser presos, passaram ANOS funcionando enquanto não podiam e agora esquivam-se. Palhaçada, a quantidade de gente que vem ao blog em busca de ressarcimento é IMPRESSIONANTE. Que sirva de lição…questionem o que parece bom DEMAIS, fácil demais.

    • 03/02/2013 19:12

      Ok..mas gostaria de saber como foi que vc conseguiu agendar o horário, pensei que tivesse sido pelo telefone..

  34. Diego permalink
    19/03/2013 14:02

    Pessoal, como vejo aqui sou apenas mais uma pessoa lesada por esta associação. Paguei 36 parcelas dessa Contribuição Associativa à mais de 3 (três) anos e não conseguimos entrar em contato com eles de jeito algum. Estão com nosso dinheiro e nosso sonho. Vejo aqui que algumas pessoas se uniram para requerer o dinheiro que ja foi pago. Gostaria de saber se o primeiro passo para também fazer está requisição.

    • jeane de fatima scheffer sikoski permalink
      19/03/2013 15:39

      boa tarde diego ja consegui falar com eles?

  35. Pasquale permalink
    19/03/2013 14:14

    UTILIDADE PÚBLICA: Pessoal, procure pelo nome Carlos Alberto Lilienthal Rotermund no site http://www.telelistas.net/. Lá voce encontrará o endereço da mansão dele e inclusive o telefone do nosso excelentíssimo Presidente…A partiir desse endereço veja no Google Maps a mansão que ele mora…. Logicamente este conforto todo é bancado com nosso dinheiro. CASO SEJA INTERESSANTE, PODEMOS ATÉ PROMOVER UMA PASSEATA NA FRENTE DO CASTELO DO DOUTOR Carlos Alberto Lilienthal Rotermund.

  36. Diego permalink
    19/03/2013 15:53

    Jeane, acabei de vir la do centro…Eles não estão mais no endereços da Rua Barão de Itapetininga,298 6°andar Praça da República São Paulo-SP Cep 01042-000 desde de Setembro de 2012 segundo a recepção do prédio. E também não souberam me informar para onde foram.

    • jeane de fatima scheffer sikoski permalink
      19/03/2013 20:03

      boa noite diego tente esse endereço . sergio arrejoria crispiano 102. cep.01037000.centro sao paulo. fone 011/98.166.04.18. esse cara e comparsa tente esse serjio@arrejoria.com.br arrejoria@outlook.com arrejoria@gmail.com. meu advogado ja mandou tres intimações e nao encontrou ninguem. agora consegui esse vamos ver se estao la mesmo. rua conselheiro crispiniano 102 cep.01037000.centro sao paulo. por favor se conseguir me avise. juntos vamos vencer.

    • Diego permalink
      20/03/2013 10:28

      Bom dia Jeane! Então ontem eu também fui nesse endereço na Rua Crispiniano 102 e ninguém me atendeu. O local é uma porta com uma câmera encima e não tem campainha…Perguntei no comercio ao lado se naquele local trabalhava alguém e se ele tinha conhecimento de que empresa seria. Ele respondeu que no local tinha movimento de pessoas, porém não soube me informar que tipo de comercio funcionava ali. Continuarei tentando e qualquer novidade sem dúvidas tentarei informar à todos voces.

  37. Marcelo Frettez permalink
    19/03/2013 16:29

    O Carlos Rotermund publicou o livro ” O Segredo da Casa Própria sem juros “. Alguém já leu ? Ele fala, também, sobre as dificuldades da AFTB e FRSH com nosso poderoso Judiciário, em especial do estado do Rio de Janeiro. O site é http://www.osegredodacasapropria.org

    • Renata Lima permalink*
      19/03/2013 19:53

      Não, Marcelo, o pessoal vem ao blog para reaver o dinheiro “investido” em aftb. Acho difícil que o pessoal que vem aqui interesse-se pela leitura de qualquer coisa escrita pelo Rotermund. De toda forma, fica o registro e agradeço a participação.

      Diego, por favor dê uma BOA vasculhada nos comentários feitos nos posts de aftb, teve leitor que disponibilizou até MODELO de petição para requerer o ressarcimento em juízo. Vai te tomar um tempo, mas valerá a pena. Boa sorte!!!

    • Diego permalink
      20/03/2013 11:32

      Renata, bom dia! Assim que tiver um tempo livre, na parte da tarde irei vasculhar os “posts”…Voce saberia me informar se ja houve algum julgamento para as pessoas que entraram com o processo contra a AFTB/FRSH?

    • Renata Lima permalink*
      20/03/2013 12:57

      A aftb foi condenada em primeira instância, sentença pesada que deu a todos os associados o direito de reaver o que pagaram. O link desta sentença foi postado no blog. Boa sorte.

    • jeane de fatima scheffer sikoski permalink
      20/03/2013 14:10

      varias pessoas conseguiram raceber com juros e cinco mil reais por dano morais. eu liguei nesse numero 11/98 166 04 18. foi o proprio serjio que me atendeu. mas eu nao falei que era para mandar intimaçao falei que eu queria me desligar da associaçao. assim eu consegui o endereço. agora espero que minha intimaçao chegue. ele e argentino. se vove conseguir me avise. ate beilos.

    • Diego permalink
      20/03/2013 15:48

      Oi Jeane, acabei de ligar nesse número e o Serjio não soube me informar onde eles estão…Esse Serjio faz parte da AFTB/FRSH?
      Cadê aqueles caras que se diziam voluntários e que defendiam a AFTB com unhas e dentes? Preciso reaver esse dinheiro de qualquer jeito. Obrigado Jeane

    • Diego permalink
      20/03/2013 11:34

      Muito obrigado pela ajuda.

    • Ana Carolina Aquino permalink
      20/03/2013 13:35

      Nao quero mais receber email de vcs

      Enviado via iPhone

    • Renata Lima permalink*
      20/03/2013 14:23

      Problema seu e do word press. Desabilite o seu.

  38. Diego permalink
    19/03/2013 17:01

    Já deixei recados no perfil do Facebook deles (FRSH) e não obtive nenhuma resposta…Já paguei 36 parcelas e nem sabemos em que lugar esta associação esta localizada. Precisamos reunir o máximo de pessoas e ir atrás desse dinheiro, pois trata-se do sonho e suor de cada um de nós…..VAMOS LÁ PESSOAL….toda informação que obtiverem, por favor, postem neste fórum.

  39. não-me-chama-que-não-vou permalink
    21/03/2013 0:25

    Boa noite, pessoal.

    Onde estão os grandes defensores da AFTB ?
    Será que eu devo mencionar o nome de cada um deles
    para que apareçam dizendo que “um(a) amigo(a) alertou que o
    nome foi citado aqui ?

  40. Gustavo permalink
    20/04/2013 17:26

    caros alguém conseguiu o novo endereço da AFTB/FRSH ?? As intimações estão voltando já voltaram duas vezes !!

    • Pasquale permalink
      22/04/2013 0:04

      Boa noite Gustavo, sou aqui de SP e fui até os endereços informados no centro de SP e em nenhum deles consegui informações sobre a AFTB/FRSH. Voce entrou com o processo através do Tribunal Especial de sua cidade? Precisou de advogado para entrar com esta ação? Segundo informações de alguns Tribunais Especiais aqui de SP, as intimações são feitas através de correspondência, para ser mais específico, “Carta Registrada”. Se não houver registro de recebimento da intimação o processo é extinto e terá que entrar com a ação novamente. Caso não tenha o endereço oficial do Réu, a intimação será feita através do DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, só que para isso terá que entrar com a ação através de um advogado. Também estou correndo atras de um endereço destas pessoas e quaisquer novidade que tiver postarei aqui e em outros forúns.

  41. Pasquale permalink
    22/04/2013 14:05

    Olá Pessoal…Pra quem tem um pouquinho de curiosidade, vá até o portal da JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO (http://www.jucesp.fazenda.sp.gov.br/) e pesquisa por CARLOS ALBERTO LILIENTHAL ROTERMUND. Veja as empresas que esse safado tem em nome dele e do filho e estão negando o que é de direito das pessoas que entraram nessa porcaria de organização.

    • Pe santos permalink
      24/04/2013 11:45

      Não aparfeceu nenhuma empresa no nome dele

    • Pasquale permalink
      24/04/2013 13:21

      Segue o caminho para pesquisa: Serviços online > Pesquisa avançada e na opção Titular / Sócios / Diretoria digite Carlos Rotermund. Irão aparecer 2 empresas e daí dá pra voce ver os sócios e os capitais de cadas uma.
      Voce deve possuir um cadastro na fazenda.sp.gov.br. É o mesmo cadastro que voce utilizapara fazer a consulta da Nota Fiscal Paulista.

  42. charles permalink
    22/04/2013 15:39

    http://fundorotativo.org/ O Carlos esta operando esta organizacao e duas outras, me parece que eh la que voces devem encontra-lo. Movam acoes direcionadas para estas novas organizacoes tambem (solidarias que sao com os prejuizos). Corrijam-me se estiver errado.

  43. Gustavo permalink
    22/04/2013 18:09

    Pois é Pasquale foi via Tribunal Especial de Recife (posso solicitar um advogado para acompanhar, mas como não teve audiência…) , esta semana chegou uma intimação para que eu forneça um endereço correto, já é a segunda tentativa do tribunal, com isso vou amanha la saber o que pode ser feito, caso tenha novidades peço que comunique aqui, obrigado deste já !!

  44. Bruno permalink
    22/04/2013 22:32

    Não é o caso de informarem esse sumiço ao Promotor e ao Juiz da Ação Civil Pública que corre no RJ?

  45. Gustavo permalink
    01/05/2013 14:31

    Caros sem endereço não temo como dar andamento no processo, estou aguardando que alguém encontre um novo endereço da AFTB ou FRSH para dar continuidade ao processo ou seja entrega de intimação Tribunal Especial. Quem encontra peço que poste neste espaço !!

    • Pasquale permalink
      02/05/2013 11:20

      Pessoal, uma outra forma de intimá-los é contratando um advogado, ou seja, o juiz enviará intimação para o endereço informado (1(uma), 2(duas) ou até 3(três) vezes…). Caso o oficial de justiça não consiga entregar a intimação, será publicado no D.O.U (Diário Oficial da União) como “intimação entregue”. E se mesmo assim eles não comparecerem ao fórum nos dia da audiência, é muito provável que a sentença seja favorável ao autor da ação.

    • Leandro permalink
      15/05/2013 17:04

      Suporte ao Associado
      Rua barão de Itapetininga, 88 – conjunto 314 – 3º Andar
      CEP: 01042-903
      Bairro: República
      São Paulo – SP

  46. Leandro permalink
    15/05/2013 17:00

    Galera,

    Acabei de receber o novo endereço, e quem me enviou foi o Aldisio, para que eu possa enviar a carta, porem pagar 40 meses e receber apenas 48% é um roubo. Vou procurar os meios legais também.

  47. Leandro permalink
    15/05/2013 17:01

    Galera,
    Acabei de receber o novo endereço, e quem me enviou foi o Aldisio, para que eu possa enviar a carta, porem pagar 40 meses e receber apenas 48% é um roubo. Vou procurar os meios legais também.


    Suporte ao Associado
    Rua barão de Itapetininga, 88 – conjunto 314 – 3º Andar
    CEP: 01042-903
    Bairro: República
    São Paulo – SP

    • Marcelo Frettez permalink
      12/07/2013 17:58

      pasquale, quem recorrer ao poder judiciário – ajuizar ação, vai conseguir receber ? mesmo que receba a devolução do dinheiro investido, fica a pergunta : e o sonho desses brasileiros de conseguir uma casa própria, sem pagar juros para o sistema financeiro, está inviabilizado ? há opção exequível ? sem a aftb ou o frsh, a quem recorreremos ? há alguém sério que poderá cumprir este papel de financiador da casa própria sem juros – o sonho da maioria dos brasileiros, sem ser exterminado pelos santos inquisidores do mp e do judiciário ?

  48. DEMA permalink
    22/08/2013 21:00

    PESSOAL VEJAM SE POR UM ACASO É O MESMO SUJEITO PROCUREM SER DISCRETOS POIS ELE É MEIO ARISCO
    .https://www.facebook.com/ascimcasapropiaedilso

    • Marcelo Frettez permalink
      23/08/2013 11:04

      Parece ser outra organização, sem ligação com a AFTB ou o FRSH que os santos inquisitores do MP e do Poderoso Judiciário extinguiram. Muitos associados foram orientados e migraram para a ” Midas Network”. Creio que por ser organização internacional e muito provavelmente fora da jurisdição da nossa ” in Justiça “.

    • Renata Lima permalink*
      23/08/2013 12:19

      Concordo que o Judiciário comete abusos. Mas, no caso de aftb, a atuação foi corretíssima. Pirâmides são ilegais, ONGs não podem ter fim lucrativo, a lei é clara.

      Além disto, esta aftb passou mais de DOIS ANOS descumprindo determinação judicial, uma hora a farra tinha que acabar.

      Qualquer pessoa que tenha lido o processo contra AFTB e ainda defende este esquema só pode ser conivente ou cúmplice.

  49. valeria permalink
    23/08/2013 0:51

    Olá alguém poderia me informar como faço para receber meu dinheiro da AFTB pois fui associada deles com a promessa de que com 30 meses de contribuição receberia minha carta de crédito,após mudanças seria por sorteio ,com esse novo méto do paguei ainda mais 7 prestações e desisti.Entrei em contato via email me enviaram uma carta de desligamento o qual dizia q me devolveria apenas menos da metade do valor contribuído no caso 100 reais na mesma quantidade de meses contribuído.Até agora não obtive mais nenhuma contato não respondem mais meus email e não consigo nenhum outro tipo de contato.Por favor me ajudem será q consigo receber colocando na justiça??? E como faço sou de JOINVILLE SC e vi q no Rj e SP a justiça esta em cima será q consigo aq na minha cidade??? Obrigado.

    • Pasquale permalink
      23/08/2013 11:39

      Valeria, recomendo que assista o video que postamos acima e contrate um advogado para que entre com uma ação de HABILITAÇÃO DE CRÉDITO conforme orientação do TJ-RJ. Caso não posso contratar um advogado, vá até a Defensoria Pública da sua cidade e peça orientação quanto ao patrocínio deste tipo de ação. Recomendo que reúna todos os comprovantes de pagamentos, boletos enviados pela associação, comprovante de endereço, RG e CPF. A AFTB já foi condenada pela Justiça do RJ à pagar em dobro para cada associado lesado, todo o dinheiro investido e mais uma multa de R$ 5.000,00 por danos morais e materiais. É importante que não assine nenhum documento de desligamento e corra atrás do seu dinheiro o mais rápido possível. Abraço

  50. Marcelo Frettez permalink
    23/08/2013 13:01

    Renata, os marajás do Poderoso Judiciário, além de outras ilegalidades, cometem abusos. Eu ” perdi” R$ 7.000,00 , que paguei em 35 mensais de R$ 200,00 . Vou ter que ” correr atrás”, assim como quem comprou imóvel em “leilão” da Caixa e não pode ocupá-lo porquê já estava ocupado por família em demanda judicial com a CEF ( Não é segura porque é do governo ?).

    Fico pensando naquela senhora de Santa Catarina, que após 30 meses pagando à AFTB, no mês em que foi contemplada com crédito para comprar sua casa, teve o sonho da sua vida bloqueado por aquela Exma. Sra. Doutora Juíza, que lhe negou seu direito de enfim ter sua casa própria. A senhora catarinense viajou para o Rio de Janeiro, esperou alguns dias e sequer foi ouvida pela Exma. Sra. Doutora. Esta é corretíssima ?

    A imprensa divulga corrupção no Programa Minha Casa Minha vida. Na região serrana do Rio demoliram edifícios deste programa por falhas na construção. Se financiar pela Caixa ou outro banco é mais caro e mais difícil. Então, a AFTB é mais danosa para o cidadão que o sistema dominante no Brasil ? O lucro abusivo e a carestia absurda contra quem quer comprar sua casa própria não é ilegal, ou imoral ou injusto ? A quem recorrer ?

    • Renata Lima permalink*
      23/08/2013 17:18

      Não entendo onde quer chegar com este discurso “o governo é uma m****”, no contexto de aftb.

      Só posso concluir que você justifica ilegalidade por conta de corrupção e falhas do “sistema”. Se assim for, só lamento que alguns cidadãos achem legítima a iniciativa particular eivada de ilegalidade e interesse escuso.

      Vc deveria lutar pela transparência das instituições ao invés de defender pirâmide financeira – neste caso, pirâmide financeira por decisão com trânsito em julgado, nada menos. Aftb é pirâmide. PONTO.

      E esta senhora não foi vítima do JUDICIÁRIO, ela foi vítima de um negócio ILEGAL. E tanto isto é verdade que o JUDICIÁRIO tem contemplado VÁRIOS habilitantes com o dinheiro que, AINDA BEM, foi bloqueado – ou vc não teve conhecimento do desvio de milhões para outra instituição, por baixo dos panos????? Ou vc releva a conduta da aftb durante o processo, que desdenhou da justiça por mais de 2 anos???? E a quantidade de gente que não consegue intimar o rotermund???

      Graças ao judiciário muita gente conseguirá ressarcimento. Graças a AFTB muita gente PERDEU dinheiro. Seu raciocínio é incorreto. Alias, tem sido praxe defensor de pirâmide justificar o negócio “tacando pedra” no governo, no lula, no filho do lula, nas instituições, bancos, na oi, vivo, tim. Uma inversao de valores como nunca vi.

      Por quê não muda de país????? Ficar aqui achando tudo errado e apoiando pirâmide é que não dá. Um erro não justifica outros.

    • Renata Lima permalink*
      23/08/2013 20:26

      Ah, e o judiciario demoniaco determinou a devolucao em dobro do que cada associado investiu, mais 5000 de danos materiais. Acha pouco????

    • Marcelo Frettez permalink
      24/08/2013 11:42

      Não acho pouco. Creio que é muito. Devolução em dobro mais cinco mil reais a título de indenização por danos morais, quantos vão conseguir receber ?
      Eu vou me habilitar ao crédito ! Quero ver no que vai dar. Creio que os Deuses embargadores e a Exma. Dra. Juíza, assim como o promotor carioca sequer conhecem a Associação ou tenham interesse em conhecer. Querem é ” jogar para a torcida”. Afinal, de vez em quando se deve fazer alguma coisa para parecer que trabalham com o direito. Mesmo que seja para interferir em Associação de cidadãos plenamente capazes, livres e alfabetizados. Deve ser para parecer que fazem justiça ou para atender ordens dos donos do país – a turma do Sarnei e seus comparsas, banqueiros, grandes empreiteiros e nossas autoridades insetos. Todos estes querem o dinheiro dos 80 mil associados incautos na rede deles, jamais em alguma Oscip.

    • Renata Lima permalink*
      24/08/2013 21:13

      “Creio que os Deuses embargadores e a Exma. Dra. Juíza, assim como o promotor carioca sequer conhecem a Associação ou tenham interesse em conhecer.”

      Leia o processo. O MP do Rio sabe mais da associação do que TODOS os associados juntos.

      Não se iluda. AFTB não ameaçou ninguem, ameaçou os associados e a economia popular apenas.

      Habilite mesmo ao invés de reclamar do judiciário. Muita gente já noticiou vitória. E o procedimento é tão simples que não entendo pq não o fez até o momento. Boa sorte.

      obs – não invista em pirâmides, sempre dão dor de cabeça. SEMPRE.

    • Bruno permalink
      24/08/2013 0:59

      1 – Leilão de imóvel da CEF, quando tem pendência judicial, consta no Edital. Compra quem quer nessas condições, assumindo o ônus de tirar o ocupante. Se não leu o Edital, assumiu o risco.
      2 – Juros de financiamentos pelo SFH são os mais baixos do mercado, em todas as modalidades´. E não é apenas casa ou ap de conjunto habitacional que pode ser comprado pelo SFH.
      3 – A Sra. de SC que viajou para o RJ achando que´com isso iria revogar a liminar e alterar a sentença? Infelizmente foi ingênua. As pessoas colocam algo na cabeça (eu acredito!!) e depois querem que o mundo se ajuste ao seu pensamento.
      4 – A Justiça do RJ julgou que a AFTB era pirâmide. Transitou em julgado e agora começará a fase de devolução a quem se habilitar. Habilite seu crédito.
      4 – Se o governo é corrupto e blá blá blá não é entrando em pirâmide financeira, que é atividade ilegal, que o mundo ficará cor-de-rosa.

    • Cesar Fernandes Junior permalink
      25/07/2015 21:49

      A sra que viajou ao RJ, fez greve de fome em frente ao Palácio da Justiça é a mesma Sra Maria Amancio que defendeu a AFTB até o último momento. É a mesma que estava metida com as tampas com as tentativas de burlar a liminar de proibição de funcionamento da AFTB: FRSH, Coohabras, ProHabitat, etc. A mesma que tinha uma gráfica e trabalhava nela todo dia, até vender em 2011. A mesma que é amiga pessoal do Carlos Rotermund, a mesma que entrou com uma ação trabalhista, sabendo que a AFTB nao seria citada em local algum e aguardou pacientemente chegar o momento da citação por edital. A mesma que alegou que trabalhou de 2010 a 2011 na AFTB (que estava proibida de funcionar). A mesma que alegou que haviam prometido que ela receberia R$ 15mil por mês para trabalhar. A mesma que planejou o golpe com o seu amigo, e agora, que ganhou uma ação de 640mil, pediu a Juiza (dra Tatiana) que bloqueasse os pagamentos das pessoas que estão consignando em favor da coletividade. Sabem quem são os que ela citou no processo e que já estão sendo notificados pela justiça a pagar em benefício da Sra Maria Amancio? Veja a fila:
      NALIRIA TENFEN, de Joinville – SC;
      INES DE OLIVEIRA LUIZ, de Santo Amaro da Imperatriz – SC (realizou cessão de direitos aquisitivos sobre o imovel que comprou pela AFTB para LUIZ HENRIQUE DA ROSA de PALHOÇA/SC., assim, por esta razão, Maria Amancio requereu também que fossem penhorados os créditos cedidos por Inês à Luiz Henrique.- terceiro inocente)
      TERESINHA APARECIDA WOIGT, e, seu companheiro, VILMAR PORSCH, de Joinville
      DULCINEIA DE MATOS FRANZEN, e, seu companheiro VOLNIR ANTONIO MACHADO, de Balneário Gaivota – SC
      SERGIOS ALVES DA CONCEIÇÃO, de Curitiba – PR;
      SANDRO ROBERTO DE OLIVEIRA e sua esposa, GELI SCHMIDT de Barra Velha – SC
      MARIA SALETE FERREIRA KURTZ e seu marido, EDSON EUGENIO KURTZ de Guaratuba- PR
      LEONE ANDRÉ NEGRI – de São Paulo SP
      MUCIO CAMPOS – de SUMARÉ/SP;
      LUPÉRCIO LUIZ COSTA – de JOINVILLE/SC;
      CRISTIANO LUIZ AGOSTINI – de JONVILLE/SC.
      Além disso, requereu que fossem penhorados a favor dela, Maria Amancio, os valores depositados em juízo dos seguintes processos:
      – Autos nº 4000774-75.2013.8.26.0011, em tramite perante a 43º Vara Cível – Foro Central de São Paulo – Cível, em que são partes:
      Requerente: LEANDRO COLODO, e, Requerido: Associação Frutos da Terra
      Brasil – AFTB;
      – Autos nº 0003232-16.2012.8.26.0223, em tramite perante a 1º Vara Cível da Comarca de Guarujá – São Paulo, em que são partes:
      Requerente: MARCIA APARECIDA ZEFERINO, e, Requerido: Associação Frutos da Terra Brasil – AFTB;
      – Autos nº 0191724-41.2010.8.26.0100, em tramite perante a 3º Vara
      Cível – Foro Central de São Paulo – Cível, em que são partes:
      Requerente: HUGO SERGIO ARREJORIA, e, Requerido: Associação Frutos da Terra Brasil – AFTB.

      É brincadeira?? Agora me digam uma coisa, esse não é um golpe muito bem planejado? Só não é um crime perfeito pq Maria Amancio não é tão inteligente quanto é safada.

    • Marcelo Frettez permalink
      19/08/2015 20:03

      Incrível. Então é verdade que haviam tramado um golpe. Eu não desconfiei. Agora é tentar a habilitação de crédito, né !!!

  51. Egiptólogo permalink
    23/08/2013 21:47

    olha que pérola esse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=yTDcPcQ2XIA#t=350 Yatri e Phillipe Alexer falando de Figueiró, Sann Rodrigues, WCM777, 1clickday, Telexfree e por aí afora

    • Marcelo Frettez permalink
      24/08/2013 12:44

      Esse pilantra do Sann Rodrigues já é manjado. Há alguns anos ele fundou a Victory – operadora de telefonia via satélite e deu um golpe na praça. É velho conhecido dos marketeiros. Dizia que sua empresa era nos Estados Unidos. Mas, operava no Acre e em Vitória.

  52. valeria permalink
    09/10/2013 22:47

    olá gostaria de continua recebendo email com informações da AFTB sempre recebi e de uns tempos pra cá vcs não mais me enviaram…..por favor preciso continua informada obrigado.

    • Renata Lima permalink*
      10/10/2013 21:26

      Cadastre seu e mail para receber atualizações do blog. Nós, moderadores, não fazemos isto, o wp faz. Boa sorte.

    • jeane de fatima scheffer sikoski permalink
      11/10/2013 17:31

      boa tarde gostaria de continuar recebendo mail. sobre aftb. obrigado.

    • Fernando permalink*
      14/10/2013 9:23

      Recadastre seu e-mail para receber as atualizações.

      Saudações

  53. Nalva permalink
    27/10/2014 21:46

    Ficamos prejudicados.E ninguem fala nada.Minha opiniao deveriamnos devolver nosso dinheiro paguei 2010 a 2013.E quando ia ser sorteada.Sumiu todo mundo

  54. aparecido nunes barbosa permalink
    01/09/2016 19:28

    alguem ainda tem interesse em receber de volta o dinheiro perdido

  55. aparecido nunes barbosa permalink
    01/09/2016 19:30

    nao e dificil a saida, mass e demorada a luta. so atraves de ação judical e nao pode ser no juizado especial civel, pois, ha necessidade de ser a associação e seu fundador citados por edital.

  56. Alberto permalink
    12/08/2017 19:55

    Boa noite eu sei onde se encontra o Hugo Sérgio arrejoria o argentino quem quer saber onde se encontra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: