Skip to content

O negócio propagandeado por Donald Trump – ACN Video Fone – pode estar em colapso

08/12/2011

Donald Trump diz aos americanos que é um avanço tecnológico, a onda do futuro; todo mundo irá surfar essa onda; melhor entrar agora! Ele pessoalmente endossa e exalta/promove o “revolucionário IRIS Video Phone V”, o principal produto e novo ícone da empresa de marketing multinível ACN, para a qual Donald Trump é o principal garoto propaganda. Ele promove o vídeo fone no programa Aprendiz de Celebridade. A ACN, por sua vez, promove Donald Trump em todo seu site e em todas as suas reuniões de recrutamento. “Se Donald Trump diz que este telefone é um novo e “quente” produto, quem poderá duvidar”? É essa a mensagem que a ACN envia para centenas de milhares de consumidores.

Figura 1: Trump promovendo o ACN Vídeo Fone

.

Mas as últimas divulgações à SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) feitas pelo fabricante do vídeo fone, Worldgate Comunicações, indicam que o mercado para este tipo de produto entrou em colapso. A demanda por esse produto – se é que já existia no mercado real – está desaparecendo. A alta cúpula da empresa pediu demissão. Pedidos de encomendas dos produtos ACN foram drasticamente reduzidos. O valor das ações da fabricante de telefones foi praticamente aniquilado. A empresa informou à SEC que pode pedir concordata em breve.

No relatório 10Q da SEC para o primeiro trimestre de 2011, o fabricante informa:

“Em 22 de março de 2011, recebemos uma previsão de redução significativa nas encomendas do produto DPS ACN para o restante de 2011, baseada em parte em um acúmulo significativo no estoque de vídeo fones não vendidos pela ACN. Assim, esperamos que as receitas das vendas do DPS ACN no ano fiscal de 2011 seja significativamente menor do que no ano fiscal de 2010 … Tendo em conta nossos atuais recursos em caixa, despesas não-discricionários, nossa dívida de curto prazo e as obrigações do serviço dessa dívida, pretendemos explorar todas as alternativas estratégicas disponíveis, incluindo reorganização financeira, liquidação e/ou encerramento de nossas operações. Podemos dizer que é do nosso interesse a busca voluntária de socorro no Capítulo 11 do Código de Falências dos EUA. Buscar socorro nos termos do Código de Falências dos EUA”.

Figura 2: variação da cotação das ações do fabricante do Video Fone em 1 ano.

.

No ano passado, o preço das ações da Worldgate passou de 0,48$ para três centavos de dólar (0,03 dólares uma ação).

No entanto, apesar do anúncio do fabricante para o governo de que está à beira da falência e que as vendas de vídeo fone foram drasticamente reduzidas, a ACN no mesmo mês emitiu um comunicado à imprensa, que está publicado no website do Grupo ACN, anunciando o aval pessoal de Trump para o ACN vídeo fone. Donald Trump diz: “Acho que o Vídeo Fone da ACN é incrível. Conecta pessoas face-a-face, independentemente de onde elas estejam. Eu simplesmente não consigo imaginar alguém usando este telefone e não amá-lo!”

Será que o modelo de vídeo fone está em desacordo com a realidade da Companhia?

.
A discrepância entre as afirmações da ACN/Trump e a realidade comercial remete a uma questão mais básica sobre a ACN – o crescimento da própria empresa está ligado à utilização de exageradas ou falsas alegações com o intuito de atrair os consumidores para assinarem o contrato de distribuição/representação de vendas da ACN.

Os promotores da ACN muitas vezes anunciam que as receitas da empresa estariam se movendo rapidamente em direção a um bilhão de dólares. Os consumidores são convidados a “entrar já”. O suposto rápido crescimento do Grupo ACN é alardeado como uma das principais razões para a assinatura. No entanto, segundo declarações da própria ACN, a empresa aparentemente não aumentou sua receita ou sua base de clientes em quatro anos! Em 2006 o relatório da ACN entregue à FTC informava exatamente o mesmo número de clientes e receita total daqueles ditos a repórteres da NBC em Charlotte, NC, 2010. Mas um número mudou durante este período: a ACN dobrou seu número de vendedores! Nesse tempo, o número de seus representantes de vendas/distribuidores nos EUA passou de 50.000 a 100.000 de acordo com a ACN. Assim, com base em dados do Grupo ACN, a maior parte do dinheiro do Grupo ACN teria que vir diretamente de seus vendedores cadastrados. Os dados também indicam que o rendimento médio de todos os vendedores teria que ter diminuído ao longo dos últimos quatro anos, num cenário em que a empresa não conseguiria crescer.

Pesquisadores da mídia e o Pyramid Scheme Alert tinham levantado anteriormente a questão do valor real e da utilidade prática deste telefone “revolucionário” alardeado por Donald Trump e vendido pela ACN, ao que parece principalmente aos seus próprios representantes de vendas. Foi apontado por aqueles que a transmissão de vídeo fone pode ser feita gratuitamente em qualquer computador usando Skype. Hoje, as chamadas de vídeo podem ser feitas em muitos telefones celulares, bem como iPads e Droids. Então, quem precisaria de um vídeo fone de $179 da ACN? Os videofones da ACN não são portáteis e exigem uma taxa de serviço mensal. Claro, sua função de vídeo não é muito boa, a menos que a pessoa pra quem você liga também tenha o mesmo telefone e o mesmo serviço ligado à ACN.

Demanda vinda do consumidor final ou uma criação do mercado de MMN?

.
houve uma real demanda por estes produtos da ACN? Ou foi a “procura” uma manipulação do esquema de MMN pertencente ao Grupo ACN? A ACN foi a única compradora significativa dos telefones da Worldgate. A participação majoritária nas vendas da Worldgate, a fabricante, foi feita pelos fundadores da ACN. E a ACN parece possuir um mercado cativo a ser explorado – o Grupo ACN vende para seus próprios representantes de vendas/distribuidores. Quando um consumidor se inscreve na ACN como um representante de vendas, ele é pressionado a comprar um ou mais telefones. Isso acontece depois que ele paga cerca de US$ 500 para se inscrever. Por que pagar US$ 500 e comprar um telefone que quase ninguém precisa? Talvez porque as promessas de rendimentos alardeados pela ACN estariam disponíveis para aqueles que se habilitam a comprar os produtos e recrutar outras pessoas para o “negócio”! Com o oferecimento da possibilidade de “grandes rendimentos”, a ACN induz milhares de pessoas a comprarem o telefone e a recrutarem outras pessoas que seriam igualmente induzidas a comprar o produto e a recrutar novas pessoas. As “vendas” podem não ter sido realizadas para atender a demanda ou a necessidade da utilização deste vídeo fone, mas para atender a necessidade dos recrutas de almejarem auferir a renda prometida pela ACN junto à compra do aparelho. E essa é uma compra de telefone aprovada pelo grande guru financeiro, Donald Trump!

Agora, no entanto, parece que até mesmo a oferta de renda “ilimitada” não está funcionando. A obsolescência do produto em face do telefone celular e da tecnologia do Skype pode ser mais forte do que o endosso do produto por parte de Donald Trump.

.

Tradução do artigo Hyped by Donald Trump, ACN Vídeo Phone Business May Be Collapsing, de Robert FitzPatrick.

.

Leia também:

.

O Sistema existe para resolver os problemas do Sistema

Entrevista com o especialista em fraudes do MMN – Jon Taylor

Entrevista com a especialista em fraudes do MMN – Tracy Coenen

A procura do MMN perfeito

O que está errado com o marketing multinível?

Sofismas e falácias dos distribuidores de MMN

Herbalife, Agel, Amway: MMN legítimo ou MMN pirâmide?

Teste para avaliar se uma empresa de MMN é ou não é pirâmide

Scripts para recrutar trouxas – parte 1

20 Comentários leave one →
  1. 09/12/2011 10:03

    Novamente o mercado de MMN apoiado em especulações de interesse de um grupo seleto e pequeno para vender ou lucrar ao qualquer custo sem importa quem e quantas pessoas pagaram pelo almoço.

    Indústria cultural, por ser uma celebridade ou um conhecido milionário, acha que é doutor em qualquer assunto ou o melhor investidor em qualquer mercado. Infelizmente a grande maioria das pessoas não conseguem ter discernimento para analisar o discurso de “grandes líderes” do MMN com o verdadeiro intuitos deles, criar uma necessidade que não existe para alimentar um mercado de consumo de produtos acima do valor real de mercado e que se tornará descartado.

    • Fernando permalink*
      09/12/2011 11:55

      É isso aí. Sempre foi assim e provavelmente sempre será enquanto existir esse sistema e outros que comungam de origem comum. A citação do Trump por qualquer MMNer é um exemplo clássico da falácia argumentum ad crumenam (o dinheiro é fator para se estar correto. Aqueles mais ricos são os que provavelmente estão certos).

      https://industriadadecepcao.wordpress.com/2007/11/02/sofismas-falacias/

      Outro exemplo que ouvimos de ad crumenam por aí são os que associam a personalidade do Silvio Santos à Jequiti: “Hora, se o Silvio Santos ou Donald Trump dizem isso, então necessariamente deve ser verdade. Eles não iriam colocar seu nome a prova num emprendimento fracassado”; “Afinal de contas, em quem devo ACREDITAR? Num homem de sucesso como Trump ou num blog de fracassados, que tem a audácia de postar uma notícia do Trump associada a um fato negativo?” e por aí vai. A maioria das pessoas não para pra analisar o poder do argumento propalado (ou a falta desse poder). Deixa-se se levar apenas por crenças (prestemos bem atenção ao verbo ACREDITAR), pela necessidade de acreditar em algo e fatores que nele elevem sua confiança para fazer determinado “negócio”. Humm…

    • gap permalink
      27/12/2011 11:45

      É só aqui na terrinha que ainda pagam pau pra Donald Trump, na gringa já perceberam que o cara é um puta fanfarrão, um embuste total, há tempos.
      Donald Trump é tão foda e respeitado como empreendedor que faliu 19 empresas em 17 anos. Várias de suas empresas só começaram a dar lucro depois que ele deixou o conselho de executivos. Aliás, em 92 um dos hotéis dele, o Trump Plaza Hotel, pediu concordata mas teve parte de sua dívida perdoada DEPOIS que o fodão Donald Trump abriu mão de ser o sócio majoritário, e consequentemente não podia dar mais pitacos, o que por sua vez faria o hotel começar a dar lucro, e ai já dá pra ver o naipe do manager que ele é.
      O cara conseguiu perder dinheiro no ramo dos cassinos.
      Aliás, ele é tão sem noção que recentemente falou que se vai se candidatar a Presidente dos EUA e roubará os votos dos hispânicos e dos negros do Obama. Hahaha, o cara é muito retardado.
      Sem contar que a fortuna dele é bem menos do que ele diz ser, segundo a Forbes. Não me admiro nada ele apelar pra MMN.
      Quem quiser saber mais sobre o “genial” Donald Trump (em inglês) > http://www.outsidethebeltway.com/donald-trump-not-as-great-a-businessman-as-he-claims-to-be/

  2. 14/12/2011 9:55

    Bom dia,
    Comecei a ler o blog por pura coincidencia, e gostei, parei de trabalhar pra ler o blog (só outra desculpa haha). Comecei também a pesquisar sobre o esquema de piramide e MMN.

    Tenho algumas dúvidas que talvez, possam ser esclarecidas aqui, já que, detem um maior conhecimento do assunto, acredito eu.

    Neste sistema, eu recruto 4, estes 4 recrutam 4, assim por diante em exemplo. Onde entraria em colapso, explicando, porque não há sucesso nesta forma de vendas? Eu consigo entender que não é possível eu não trabalhar, colocar alguém pra trabalhar pra mim e nós dois termos bons rendimentos, mas não consigo visualizar isso, não conseguiria explicar meu ponto de vista pra alguém, entendeu? Fui claro? Ou não?
    Obrigado.

    • Renata Lima permalink*
      14/12/2011 15:00

      Dê mais uma vasculhada por aqui, pesquise em saturação e entenderá com clareza onde estão os problemas estruturais do mmn.

      Resumindo…negócios cujo lucro provém (primordialmente) de formação de rede de pessoas tem falhas estruturais sérias e fazem com que a grande maioria perca dinheiro.

      Sobre Colibri, não conheço, mas não me pareceu boa coisa, quer seja pela indução a formação de rede pra ganhar dinheiro, quer seja pelo “serviço” (anúncios).

  3. 14/12/2011 16:32

    Procurei no google sobre saturação achei um artigo deste blog sobre, estou lendo. Não há tags ou categorias no blog.
    ——-
    Pois é, sobre colibri, nunca tinha ouvido falar em MMN ou esquema piramidal e achei estranho, a partir deste ponto comecei a pesquisar e vi que não há como haver ganhos a não ser que consiga estar no topo da piramide, o que é/seria possível somente com pessoas abaixo perdendo dinheiro.
    ——-
    Foi realmente um tanto esclarecedor, qual é a opinião de alguém que é a favor do MMN? Argumento claro que realmente dá certo? Existe?

    Seus são firmes, até a resposta. Num post sobre Dinastia, salvo engano, bom tom para um profissional de direito, não sei a área.

    Continuarei lendo o blog tentarei achar mais na internet, para ouvir(ver) outras opiniões e conseguir formar uma opinião e argumentos.

    Muito obrigado.

    • Renata Lima permalink*
      14/12/2011 18:00

      “Foi realmente um tanto esclarecedor, qual é a opinião de alguém que é a favor do MMN? Argumento claro que realmente dá certo? Existe?”

      Henrique, minha sugestão é para que você faça um filtro de opiniões pró mmn. Tente achar alguem que esteja AO MENOS há uns dois anos no negócio e não esteja no topo (ainda).

      Se vierem com papo de negócio “inovador”, “todo mundo ganha”, “só perde quem não trabalha”, “mmn é para todos mas nem todos são para mmn”….desconfie. É discurso pré estabelecido em eventos e quem os usa geralmente “descobriu” mmn há pouco tempo ou permanece (convenientemente) com o cérebro “lavado”. Ah, peça números e não se assuste se NINGUEM tiver um dado ou estatística favorável. Outra….se falarem que mmn é ensinado em harvard e movimenta + de 20% do pib dos EUA…hehehe, mentira usada com ênfase por muitos distribuidores de muitas empresas.

      Isto que estou falando vc mesmo lerá nos comentários pró mmn neste blog. Boa sorte.

  4. Curioso permalink
    14/12/2011 20:43

    Esse colibri merece um post, porque tem muita gente mesmo aderindo, dado que o plano de compensação prevê rendimento de 1% ao dia,sem contar os bonus por indicações e royalties de 2% sobre o valor que os indicados até o sexto nível ganahrem vendo os vídeos

  5. 15/12/2011 11:00

    Concordo com o curioso acima. Esse Mister Colibri merece um post e uma análise bem profunda. Vi o site e deu pra perceber que ele promete demais. Por vários motivos que citarei em outra oportunidade, esse Colibri tá me cheirando a trambicagem.

  6. Curioso permalink
    17/12/2011 16:59

    Até porque, Carlos, não há nada em português falando desse sistema a não ser sites de vendedores tentando te fazer entrar. Vasculhando a internet, o máximo que se encontra é isso http://behindmlm.com/companies/speak-asia-online/speak-asia-ceo-manoj-kumar-investing-in-brazil/

  7. Curioso permalink
    24/12/2011 15:12

    Desculpe-me estar novamente torrando a paciência de vocês com um assunto que não é diretamente objeto de análise do blog,mas é que acabou de sair no site de um jornal indiano que a divisão de crimes econômicos da polícia de Mumbai estaria investigando o Colibri http://www.mumbaimirror.com/article/15/20111224201112240225226865f45d65d/After-duping-23-lakh-Indians-SpeakAsia-resurfaces-in-Brazil.html . A suspeita é que o sistema daqui tenha ligação com um que lesou mais de 2 milhões de pessoas por lá

  8. gap permalink
    29/12/2011 13:22

    Só quero deixar um registro aqui porque sei que daqui a pouco vão perguntar (se já não perguntaram) sobre uma tal de ZRBrasil, uma empresa de MMN que mexe com leilões de centavos.
    Meu recado pra quem tá pensando em entrar nesse negócio é que, putz, leilões de centavos por si só já é um negócio com fama de fraudulento e marcado.
    Matéria elucidativa http://olhardigital.uol.com.br/negocios/seguranca/noticias/voce-entra-nessa-para-perder

    Video ensinando como funcionam os sites fraudulentos http://www.youtube.com/watch?v=uQlSEDQEqus

    “Ah mas tem site de leilão de centavos que são sérios”. Bom, só sei que o maior do Brasil foi fechado esses tempos atrás, sabe-se lá os motivos.

    Tá me parecendo o mesmo caso da ACN do Donald Trump, estão tentando MMN pra “alavancar” um modelo de negócios falido.

    A meu ver, juntar MMN com leilões de centavos é juntar dois modelos falidos num pacote só. Eu tomaria cuidado (leia-se “passaria longe!”).

    abs

  9. 29/12/2011 17:37

    AAAhhh. Isso cheira a podridão das brabas. A página principal do site só pode ser acessada por pessoas cadastradas. O blog tem um video de, advinha quem, Edu DeAguiar!!! O mesmo que já fez videos no you tube de como vender produtos Herbalife! É aquela velha história do cara que realmente ganha dinheiro fazendo trouxas acreditarem na seriedade do mmn!

  10. 29/12/2011 17:40

    Desculpem, o comentário acima é meu! Eh que o computador estava logado no worpress da minha esposa e eu só vi depois! As palavras acima são minhas!

  11. alceu permalink
    31/01/2012 2:51

    olá, sei que ñ é assunto do post,desculpe, mas o que aconteceu com os post sobre dinastia?aguardo retorno. abraço

    • Fernando permalink*
      31/01/2012 10:47

      Uma notificação (baseada em mentiras, por sinal), dizendo que estávamos utilizando material advindo de direitos autorais por parte de um Dinasta qquer. Já estamos resovendo isso, e logo logo os posts voltarão ao ar.

    • Renata Lima permalink*
      31/01/2012 12:52

      e o autor da notificação irá responder por perjúrio. Nego acha que estamos pra brincadeiras e não sabemos os nossos direitos. É a terceira vez que este povo de dinastia “cisma” com o blog. Certamente, o bolso deles foi prejudicado pelas verdades postadas aqui. E vamos focar a dinastia, não se preocupem.

    • 02/02/2012 20:43

      Se eu fosse vocês faria um backup do blog, por garantia. É só ir em Ferramentas > Exportar e mandar salvar tudo.

      Engraçado que os caras tem disposição pra mandar notificação mas não tem disposição pra rebaterem os argumentos dos artigos né.

      Calculo que já devem ter feito milhares de reclamações ao WordPress, sorte que os caras do wordpress não tremem na base por conta de qualquer notificaçãozinha ou reclamação.

      E também acho louvável (e justa) a atitude de vocês de processarem o autor da notificação por perjúrio. Espero que logrem êxito.

      Abs e boa sorte a ambos.

    • Fernando permalink*
      03/02/2012 18:03

      Bem lembrado. Pra todos os efeitos, já tá salvo. Thanks.

  12. alceu permalink
    31/01/2012 18:37

    obrigado pela resposta, renata e fernando,sou frequentador assíduo do blog, e aguardarei os posts afim de dar algumas declarações tanto positivas(ganhar dinheiro trabalhando poucas horas mensais, )e muito negativas(tipo ver pessoas destruindo seus relacionamentos, acabando com suas vidas financeiras, deixando o caráter de lado, em um negócio que é baseado na seguinte política, “finja até conseguir“), dinheiro ñ compra boas noites de sono.durmo mal a quatro anos. abraço e parabéns pelo blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: