Skip to content

O Sistema Existe Pra Resolver os Problemas do Sistema

28/11/2010

Não, não bolei o título desse texto porque lembrei do Capitão Nascimento em razão dessa nova guerra no Rio de Janeiro. Acontece que depois de ler dezenas de livros de Filosofia, as duas melhores máximas sobre o ser humano, e o mundo que nos cerca, eu aprendi vendo TV:

1 — “Pessoas não mudam” — Dr. House;

2 — “O sistema existe pra resolver os problemas do sistema, parcero” — Cap. Nascimento.

Esse artigo, parcero, vai demonstrar que realmente o sistema só resolve os problemas do próprio sistema. Seja na aliviada que policiais corruptos dão a bicheiros, seja na FTC, orgão máximo de proteção ao consumidor americano, propondo leis que desobrigam as empresas de MMN de proverem qualquer informação de ganhos a potenciais recrutas.

Ok, vamos aos fatos e no final, assim como num filme de Woody Allen, você vai perceber como as coisas se encaixam perfeitamente, e como o Capitão Nascimento não poderia estar mais certo.

Há algum tempo atrás a FTC (mais ou menos o PROCON americano) começou com uma série de propostas que obrigariam empresas de MMN a serem mais transparentes com seus potenciais recrutas, dando a eles direito de informações precisas sobre custos do negócio e potenciais ganhos. Sim, eles queriam acabar com a palhaçada que as empresas de MMN usam pra recrutar, coisas do tipo: “Se você recrutar 10 pessoas e essas 10 recrutarem mais 10, em 2 anos você ganhará 200 mil por mês”.

Sim, diferente de certos membros da Dinastia, o pessoal da FTC que fez essa proposta sabia diferenciar uma simulação com liberdades teóricas, do tipo “SE você recrutar 4 pessoas…” de dados estatísticos oficiais da empresa, do tipo “em MÉDIA cada distribuidor tem abaixo de si X recrutados…”.

Se a proposta da FTC fosse aprovada seria um grande passo para o próprio MMN, e pouparia trabalho dos críticos, pois, diferente do que a maioria pensa, esse blog não existe pra denegrir ou atrapalhar o MMN, existe apenas pra prover informações importantes que em geral não são mostradas aos interessados em participar de alguma empresa de MMN.

Sim, amiguinhos, nosso objetivo é diminuir a assimetria de informações, não é salvar o mundo do “malvado” sistema MMN.

Bom, voltando à FTC: De boas intenções o inferno está de cheio; e de lobistas o mundo está cheio.

Eis que recentemente a FTC voltou atrás nessas propostas. Quando digo que voltou atrás não estou simplesmente dizendo que eles desistiram da idéia. A coisa é bem pior.

A FTC acaba de entregar um novo conjunto de propostas que obrigam as empresas de MMN a NÃO proverem qualquer informação de ganhos a seus distribuidores e potenciais recrutas.

Não, você não leu errado.

Se eles simplesmente tivessem desistido das propostas anteriores tudo ficaria como está, mas agora, com essas novas propostas aprovadas, as empresas de MMN terão por lei o direito de NÃO proverem informações de ganhos e custos a interessados em participar de qualquer empresa de MMN. A assimetria será protegida por lei.

Sabe o que isso significa? Que a única proteção dos consumidores (a informação) poderá ser ocultada pelas empresas de MMN; mais que isso, estarão cumprindo a lei se ocultarem informações vitais a interessados em participar de qualquer empresa de MMN.

E como sempre acontece quando uma entidade destinada a proteger os interesses dos cidadãos acaba legislando em prol de lobistas, a FTC mostrou uma lista de justificativas idiotas para essas novas propostas. Dentre as justificativas está a de que as novas propostas evitarão fraudes, evitando que distribuidores mintam sobre ganhos a potenciais recrutas.

A lógica da FTC é que proibindo que as empresas divulguem essas informações eles estariam protegendo os consumidores.

Não, FTC, vocês não estão. Vocês só estão protegendo o próprio rabo e os Porsches ganhos através de lobbys.

Eu estou mais que convencido que o sistema de MMN leva a maioria de seus participantes a terem prejuízos.

Assim como estou convencido que no Black Jack a banca é favorita a longo prazo. Só que as pessoas SABEM disso.

E que cigarro causa câncer. Só que pessoas SABEM disso.

E que nas bolsas de valores os pequenos investidores tendem a perder a longo prazo. Só que as pessoas SABEM disso.

Essa é a grande diferença entre esses ramos e o MMN. No MMN as pessoas não sabem que as chances a longo prazo são de que elas percam dinheiro. E se todos os participantes de MMN, antes de assinarem o contrato, soubessem disso, acho que esse blog perderia a razão de existir (e teria vencido a batalha). Mas agora, graças a FTC, jamais saberão.

Mas tudo isso tem um motivo…

Por que a FTC está lançando essas novas propostas?

O que eu vou falar agora não são meras especulações, são considerações que qualquer pessoa com o mínimo de discernimento, e que já viveu o suficiente pra aprender que o mundo tem seus mecanismos escusos, há de concordar comigo imediatamente.

Bem, se você acompanha nosso blog já sabe que esses dias atrás… ok, vou te dar alguns segundos pra desvendar a charada sozinho.

La la la la la.

Dica: o motivo dessas mudanças começa com AM e termina com WAY.

La la la la la.

Descobriu?

Ok, vamos aos desfecho pomposo dessa trama.

Bem, se você acompanha nosso blog já sabe que esses dias atrás a Amway, a empresa de MMN mais fuderosa do planeta, tomou um toco no tribunal e CONCORDOU em desembolsar mais de US$55 milhões a ex-distribuidores pra impedir que eles levassem a cabo um processo onde acusavam a Amway de tudo, menos de ser uma santa.

Como eu sou macaco véio e não perco tempo acreditando na índole de empresas bilionárias, já adiantei naquele artigo que a Amway só fez o acordo porque estava se protegendo de perder algo bem maior que os 55 milhões de doletas.

Caso você não tenha lido o artigo, saiba que nesse processo além de pagar milhões de dólares, a Amway também se comprometeu em a partir dali ser transparente em relação a ganhos/gastos potenciais do negócio. Eu alertei que essa promessa poderia ceifar fortunas dos cofres da Amway.

Acontece que, pela primeira vez, eu não quis hastear lá no alto a bandeira de “Tem alguma coisa errada ai”. Não, amiguinhos, eu fui idiota o bastante pra acreditar que a Amway tomou o toco no tribunal e estava se comprometendo a ser transparente porque justiça estava sendo feito.

Eu não poderia estar mais enganado.

Eu não fui esperto o bastante pra perceber que a Amway tinha a FTC segura pelos colhões (se você é sensível a palavras chulas não leia meus artigos. Sério).

E como Gary Kasparov, a Amway já tinha a próxima jogada bem arquitetada.

Sim, amiguinho, é óbvio ululante que as novas propostas da FTC que forçam as empresas de MMN a não serem transparentes com seus novos recrutas surgiram agora, assim do nada, porque a Amway mexeu os palitinhos nos bastidores.

A única prova que eu tenho sobre isso é a prova de que eu não nasci ontem e consigo ligar os pontinhos da trama.

É infantilmente elementar.

A Amway se comprometeu a ser transparente, mas a transparência é uma prática que pode custar fortunas a uma empresa de MMN, e logo surge a FTC com novas regras que IMPEDEM que as empresas de MMN sejam transparentes com seus novos recrutas.

“Dona Amway, Vossa Senhoria prometeu que revelaria os ganhos/custos médios do negócio com a maior precisão possível a seus novos recrutados”.

“Desculpa, Excelência, mas por lei eu não posso fazer isso”.

FUCK YEAH!

E como diria aquele imbecil daquela banda idiota: “We live in a beautiful world”.

Pode apostar que sim.

Parabéns a Amway. Que jogada absurdamente linda. Vocês são bons demais!

E boa sorte pra quem ainda acredita em entidades de proteção consumerista.

Porque o sistema, parcero, existe pra resolver os problemas do próprio sistema.

Fonte

Ainda com fé? Então leia também o ótimo artigo de nosso velho amigo Pedro Menard, onde ele fala sobre A Corrupta D.S.A, a instituição maior das vendas diretas nos EUA.

dr-house-blog Outros textos de Gap | Twitter | Blog pessoal

26 Comentários leave one →
  1. Bruno permalink
    30/11/2010 15:08

    É Gap… o sistema é uma bosta para quem está fora dele.

    Faltou a conclusão nos mesmos moldes do artigo anterior.

    Conclusão: Hoje é um ótimo dia pra comprar ações da Amway.

    Continue com a sua luta pra mostrar pros cegos que a luz existe.

    • Alessandrofelix permalink
      20/07/2011 12:39

      A Amway nao tem capital aberto…de onde tiraram isso? A Herbalife é que tem açoes na Bolsa…pesquise antes de falar por favor.

  2. Ricardo Costa permalink
    26/01/2011 19:04

    Estive lendo bastante seu site… comecei a pesquisar pois tenho algumas idéias de um negócio nos moldes de MMN… no esquema que estou estudando ninguém ficaria rico, apenas economizaria no que já compra todo mês.. mas o que gostaria de saber é o seguinte.. tem algum sistema MMN que seja honesto? Qual? Abraços

    • Renata permalink*
      27/01/2011 15:04

      Não conheço NENHUM que seja rentável para, pelo menos, METADE das pessoas que nele ingressam. Não é sobre honestidade o debate, mas sobre lesividade do sistema, isto está mais do que provado, estatisticamente. Infelizmente, há os que (ainda) acreditam neste negócio. Abraço!

  3. Igor permalink
    03/03/2011 13:55

    “E que nas bolsas de valores os pequenos investidores tendem a perder a longo prazo. Só que as pessoas SABEM disso.”

    Tu deve entender bastante sobre marketing multinível, mas o assunto investimentos em bolsa não é teu forte.

    Eu opero ações com valores pequenos e ganho. Qualquer um pode fazer isso só que é uma cultura do brasileiro denegrir a possibilidade de ganhar dinheiro sem empregar esforços físicos diretos. Bom mesmo é suar a camisa pra ganhar um salário. Esse “pilantras” que ficam o dia inteiro no ar condicionado vão arder no inferno quando morrerem.

    Vamos ao que interessa. Entrei no site para buscar informações sobre se é vantajoso ou não aderir ao plano MMN de uma empresa chamada “Dinastia”. As críticas são grandes mas no fim das contas o que eu tenho até agora é um cabo de guerra estático. De um lado gente que ganha dinheiro com isso e um plano que é matematicamente plausível, de outros críticas ao sistema de recrutamento em massa combinado com auto ajuda.

    No fim das contas não sei o que fazer pois confio na minha competência, ou seja, se entrar no negócio vou fazer dar certo, seria uma questão de tempo pois o plano é algo bem óbvio: recrutar pessoas e incentivar elas a continuar recrutando, não veja algo anti ético nisso já que elas também terão a mesma oportunidade.

    Mas digamos que tudo seja realmente uma grande farsa, o que este site busca dizer mas por algum motivo não diz. Na Dinastia o valor da associação dá direito a um seguro de vida que cobre inclusive acidentes, como perda de um membro do corpo, e quando comparei com o seguro do Banco Santander descobri que o valor é compatível com o de mercado, ou seja, cerveja.

    Eu tenho seguro do meu carro. Já usei duas vezes inclusive. Mas se num acidente eu perder um braço não terei dinheiro para pagar o melhor médico e custear a colocação do braço de volta se for possível (a menos que venda o próprio carro, o que não hesitaria em fazê-lo).

    Não sei se fui claro mas a lógica é, terei um seguro de vida pagando R$ 126,00 mensais (preço de mercado) juntamente com a possibilidade de ganhar dinheiro caso eu associe outras pessoas. Na pior das hipótese eu não conseguirei desenvolver uma rede de associados mas manterei o seguro de vida. Entende? Isso foi o que mais me chamou atenção, já que a idéia de ficar recrutando gente não me atrai muito.

    Como qualquer MMN a cada associado eu recebo um determinado valor, ou seja, o meu seguro de vida barateou o equivalente ao valor que eu recebo.

    Não excluo a possibilidade de estar redondamente enganado e no fim das contas o meu objetivo ao postar aqui é justamente buscar uma “luz” a respeito do assunto, mas a primeira vista a impressão sobre este site não foi muito boa principalmente pelas opiniões deturpadas a respeito de investimentos em bolsa de valores. Falta um pouco de responsabilidade da parte de quem publica as informações pois qualquer veículo midiático detém um poder muito grande de influência sobre as pessoas. Se eu tivesse lido este site antes de começar a investir em ações talvez hoje eu não estivesse operando e consequentemente não estaria obtendo bons resultados com investimentos.

    Agora estou prestes a me associar em algo que acho que é bom e me perguntando, porque deveria olvidar daqueles que já ganham dinheiro com isso e dar ouvidos àqueles que não fazem parte do negócio.

    Agradeço a atenção e aguardo críticas construtivas.

    • Renata permalink*
      03/03/2011 21:25

      Bom, se opera e entende de bolsa de valores, deve ser uma pessoa que pesquisa sobre serviços, preços, competitividade de mercado. Verifique se o “serviço” oferecido pela dinastia é o melhor MESMO. Verifique se, ao formar sua rede, você ganhará dinheiro as custas do fracasso de muita gente….aprofunde o estudo sobre mmn, busque outras fontes, analise dados. Quem opera com números, LOGO nota a furada que é mmn, mas cada um tem seu livre arbítrio. Neste blog, há um post muito bom sobre dinastia que analisa o plano da empresa detalhadamente. Sugiro a leitura.
      Creio que uma pessoa esclarecida como você, ao ingressar em mmn, logo verá o que é efetivamente anti ético. Este blog gostaria de ouvir sua opinião caso você entre na dinastia e por lá permaneça por mais de um ano. Antes deste prazo, TODAS as manifestações são similares e TODOS afirmam terem descoberto o negócio do século.

      Boa sorte!

    • gap permalink
      28/08/2011 12:32

      “Tu deve entender bastante sobre marketing multinível, mas o assunto investimentos em bolsa não é teu forte.
      Eu opero ações com valores pequenos e ganho… Se eu tivesse lido este site antes de começar a investir em ações talvez hoje eu não estivesse operando e consequentemente não estaria obtendo bons resultados com investimentos.”

      Pois é, essa parece ser uma mentalidade comum a todos que se “apaixonam” por sistemas de MMN. “Ahhhh, pra mim funcionou, então funciona…”. Sempre tomam a parte pelo todo, claro, quando é conveniente.
      É fato que pequenos investidores perdem, não por serem pequenos investidores, mas por serem aventureiros, gamblers da bolsa, em geral. Pessoas com nenhuma experiência de operação. Isso é fato. A menos que você invista em fundos de investimentos, mas ai não estamos falando de “pequeno” investidor em última instância, porque nesse caso o banco faz a front.
      Que ótimo que você ganha na bolsa, então provavelmente não deve ser aventureiro, deve ter estudado. Sabe o que está fazendo. Nota triste: a maioria não sabe =(

      Agora findado o carinho, o gancho: amigo, por favor, não venha querer desclassificar toda a validade e trabalho desse blog baseado numa afirmação sobre bolsa de valores — que por sinal está correta, você que a interpretou erroneamente.

      Falando sobre suas considerações a respeito da Dinastia. Bem, não sei onde você mora, mas até hoje não vi ninguém demonstrar que o seguro da Dinastia é mais barato que os similares, e olha que esse blog é acessado de norte a sul. O plano de marketing SEMPRE vai encarecer o produto vendido por conta das comissões que vai pagando às pessoas que estão na rede acima e que sequer participam do processo de venda — isso eu considero uma das caracteristicas mais bon vivant do MMN, porque nego ganha sem ter feito absolutamente nada. Então se for mais barato provavelmente não será superior, se for mais barato e superior aos similares, bem, ai bora mandar um Nobel de Economia pro criador do plano de compensação da Dinastia e eu tô largando meu trampo e virando Dinasta. Sério.

      abs

  4. Giovanni permalink
    30/06/2011 12:28

    Bom como muitos que participam desse blog, estou procurando respostas para esclarecer duvidas sobre empresas de MMN .
    Nessa semana fui convidado a participar de uma reunião de recrutamento de “distribuidores independentes” da herbalife, de fato e uma empresa de lucros, mas como nosso amigo Fernando Augusto eu não nasci ontem, com tudo tenho percebido resultados lucrativos à uma parcela dos “associados” porem o estilo MMN e algo novo para mim ainda leigo sobre o assunto abordado e gostaria de saber se usar da pratica de MMN para se conseguir algum
    “O sistema existe pra resolver os problemas do sistema, parcero” — Cap. Nascimento.
    essa frase me fez pensar se é possível usar o sistema contra o próprio sistema se é que consegui me espessar bem.Desde já agradeço e aguardo respostas

  5. PAM permalink
    20/07/2011 15:06

    Gostaria de saber se a empresa de MMN “Wow Viagens” é uma empresa idonea ou entra na linha das piramidais e, um dia, a casa cai…

    grata,
    PAM

    • não-me-chama-que-não-vou permalink
      21/07/2011 2:18

      Essa empresa a “Wow Viagens”, vende o que ?
      O que você ganha ?
      E como você ganha?
      Tem que fazer alguém entrar no grupo para ganhar ou deixa de pagar ?

    • Renata permalink*
      21/07/2011 14:05

      Por gentileza, poste o link desta empresa para facilitar a análise. O tempo tem sido escasso para responder as questões e sanar dúvidas dos leitores. Peço que colaborem.

    • gap permalink
      28/08/2011 12:58

      Pam

      Olha, achei esse video no youtube http://youtu.be/sx16txFbJW8 — enquanto ele carregava o video de um gato tocando banjo eu procurei pela WOW viagens, não precisa me agradecer =)

      Ok, desconsiderando o fator cômico do cara ser vesgo e falar como se estivesse tentando me convencer que a cura do câncer é uma idiotice perto da proposta da WoW, eu diria que já vi esse filme antes — só que o cara não era vesgo.

      Veja bem, é o mesmo bla bla bla de sempre. A mesma conversa de que você, SE colocar pessoas na tua rede, em breve estará viajando para Paris por 2 reau. No video já detectamos os motes chave do MMN: “mágica dos números”, “ganhos exponenciais”, cifras com 6 digitos em poucos meses. Enfim, um MMN clássico com as mesmas promessas (furadas) de sempre.

      Minha opinião é de que essa WOW é apenas mais um MMN com todas as caracteristicas clássicas (e ruins) do mesmo.

      Se eu fosse você não apostaria meu suado dinheiro nessa empresa.

      abs

  6. alexandre euclides dos santos permalink
    12/08/2011 21:10

    já notaram que a polishop tambem entrou nessa de mmn?há tres meses no mercado e ela se diz a maior empresa de multi-canal do mundo .em apenas dois meses 1.000.000,00 de faturamento e algumas carinhas bem manjadas vistas na anway como daniel hoory. vem aí a amway 2 :a nova missao agora com a polishop na capa.

  7. 20/08/2011 3:48

    Tenho uma questão a respeito do post: Se a FTC levado adiante a primeira proposta, e as pessoas soubessem que ao investir em um MMN teria 95% de chance de perder dinheiro, quem investiria em MMN?
    Não é o mesmo que investir em ações, nunca vai ser. O mercado de ações envolve várias empresas e o nível de risco é calculável. É um mercado sustentável em que os atores geralmente têm um bom conhecimento do terreno.
    Já com o MMN, se fosse transparente, o que aconteceria é que, nem os investidores tradicionais partiriam para o sistema como alternativa de investimento. Nem os MMNers ‘tradicionais” se manteriam no negócio, visto que a maioria iria se assustar com os números neegativos.
    Se a FTC tivesse essa postura, e a lei se concretizasse, isso seria a RUÍNA do MMN!
    Sinceramente, alguém aqui acha mesmo que é possível unir MMN e transparência??

    • gap permalink
      28/08/2011 12:40

      Pois é, Carlos, só que infelizmente a primeira proposta é de anos atrás e até hoje conseguiram segurá-la na gaveta. Agora já era.
      Concordo com você e acho que o MMN estaria com os dias quase que contados se as pessoas tivessem acesso aos números reais do negócio, chances de sucesso e tudo mais.
      Já disse e repito: se o MMN fosse realmente um negócio de chances de sucesso exorbitantes as próprias empresas divulgariam essas estatísticas pra Deus e o mundo. Mas não vemos nada disso né, pelo contrário, é segredo industrial praticamente.

      abs

  8. Bin permalink
    11/11/2011 14:01

    Este blog “Industria da decepção” é do Fernando Augusto, criador do SGDA?

    • Fernando (Augusto) permalink*
      11/11/2011 14:17

      Não. Esse blog é crítico ao sistema de MMN.

  9. anonima tpo1 permalink
    27/12/2011 10:52

    Adorei a matéria, e o seu site que agora viraram leitura obrigatória todos os dias, as empressas corruptas realmente nao iram mudar, mass pessoas podem sim mudar, afinal se uma pessoa que era absurdamente deprimida com traumas de infancia pela mae, com nenhuma auto estima ,quando virou bipolar nao aceitou mais ou insultos da mae afinal tinha motivos pra isso , tem agora uma exelente auto estima amor proprio e nao aceita mas criiticas , e segura e ate mas atraente; por isso acredito que as pessoas podem mudar…

  10. 17/02/2012 10:09

    Para quem está pensando em trabalhar com MMN, um alerta: Perdi mais de R$ 6.500,00 na “tão conceituada” Viagens WOW! Eu e muitas outras pessoas. Para saber mais acessem http://www.alertawowviagens.blogspot.com. Não deixem de conferir também as reclamações nos sites http://www.reclameaqui.com.br e http://www.reclamao.com. Não caia no golpe que utiliza má fé.

    • anonimo permalink
      05/03/2012 12:15

      Vá até o DeIC, na delegacia de estelionato a WOW esta sendo investigada

    • milena permalink
      26/07/2012 15:32

      Sobrinho, por acaso você não conseguiu seu dinheiro de volta ? Sabe de alguém que tenha conseguido ? desisti ainda nos sete dias mas ja tinha pago :( até cheque sem fundo os infelizes passaram
      ..

    • 03/08/2012 12:57

      Milena, não conheço ninguém que recebeu o dinheiro de volta e olha que estou em contato com mais de 20 pessoas que caíram no golpe. Se você quiser, me passe seu e-mail que vou apresentar à estas pessoas e aos planos de receber nosso dinheiro de volta…
      abs

  11. Celso permalink
    25/08/2012 19:15

    Tá explicado porque esse blog é totalmente parcial. O dono dele é o Fernando Augusto, criador do SGDA. Tem muita credibilidade para falar amigão. Sobre os números de quem realmente chega aos cargos mais altos no caso da herbalife por exemplo, 0,1% se tornam presidentes não é mesmo? Deveria esclarecer que essa proporção é gigantesca se colocada dentro do numero de distribuidores que existem no mundo. Me diz uma coisa amigo especialista em NÚMEROS. Qual o percentual de pessoas que chegam no mesmo patamar no mercado tradicional, mais de meio milhão por ano? Não se esqueça de colocar esse percentual dentre os mais de 2 bilhões de individuos aptos ao mercado de trabalho. Matemático. Parabéns pelo Blog. Alimenta ainda mais a ignorancia de quem não sabe o que está falando.

    • Renata Lima permalink*
      25/08/2012 22:00

      O mané, não é o mesmo fernando. A premissa tá errada, portanto toda conclusão é pífia. Volte de novo, com outros argumentos.

Trackbacks

  1. Dinastia: Agora Com o Selo Bernard Madoff de Aprovação « A Indústria da Decepção?

Deixe um comentário

