Skip to content

Amway Concorda em Pagar US$55 Milhões a Ex-Distribuidores

05/11/2010

Num processo judicial iniciado em 2007 na Califórnia (no Ceará, caso você não saiba que é nos EUA) que encerrou essa semana, a Amway, maior empresa de MMN em termos de faturamento, concordou em pagar mais de US$55 milhões a ex-distribuidores. Além disso, concordou em pagar todos os honorários dos advogados dos litigantes.

O processo contra a Amway foi iniciado por dois grupos de ex-distribuidores: Um grupo com pessoas que perderam dinheiro no negócio mas permaneceram por menos de um ano, e outro grupo de pessoas que ficaram mais tempo no negócio e perderam mais dinheiro que o primeiro grupo.

Os litigantes receberam conselhos de 3 experts em MMN do Pyramid Alert Scheme, liderados por Robert Fitzpatrick — que no momento deve estar fazendo a dancinha do Usain Bolt pra comemorar.

O processo alegava que a Amway fazia falsas promessas em relação a ganhos, vendia produtos e materiais de propaganda superfaturados, além de ser uma empresa que transferia todos os investimentos da base para uma pequena porção de pessoas no topo. Não bastasse isso, o processo também alegava que a Amway era um esquema em pirâmide disfarçado, donde os ganhos da empresa viriam do bolso dos vendedores e não da revenda de produtos aos consumidores finais. A alegação final era de que a Amway operava, na prática, um mercado fechado onde a maioria estava fadado ao fracasso.

A Amway, óbvio ululante, alegou inocência em todas as acusações acima.

shrek-gato-con-botas

No entanto concordou em ressarcir milhões de dólares a seus consumidores, prometeu baixar o preço dos produtos, aumentar o período de recompra em caso de desistência, além de custear os gastos que as vítimas tiveram com advogados. Ah, também deram produtos às vitimas.

A empresa também concordou em fazer mudanças no modelo de vendas das “ferramentas” de negócio, que no caso da Amway nada mais são que materiais de auto-ajuda. No processo foi alegado que sem a venda dessas “ferramentas” a Amway ganharia muito menos dinheiro. Mais ainda, que essas “ferramentas” eram a principal forma de ganhos dos vendedores que estavam no topo.

Como resultado do processo, a Amway também concordou em, a partir de agora, alertar que os ganhos potenciais prometidos aos vendedores trata-se de faturamento, não de lucro, e que os gastos potenciais com o negócio não estão incluídos.

Bom, produtos mais baratos, transparência nas promessas, abrir mão do uso excessivo de ferramentas motivacionais, são basicamente as premissas que defendemos aqui a favor de melhorar o MMN. Pois bem, vejamos se cumprindo essas premissas a Amway continuará faturando fortunas ou não.

Conclusão: Hoje é um péssimo dia pra comprar ações da Amway.

Fonte.

dr-house-blog Outros textos de Gap | Twitter | Blog pessoal

104 Comentários leave one →
  1. Rose permalink
    05/11/2010 14:42

    Incrível!!! Vejam só como são importantes as denúncias e alertas.

    • 05/11/2010 15:19

      Exato. Acho que isso coroou o trabalho de anos do Robert Fitzpatrick. Os termos acordados me parecem bons demais pra serem verdade, então calculo que a Amway corria o risco de perder muito mais. E nem falo dos $55mi, mas nesses termos acordados vai ser dificil a Amway continuar faturando a fortuna que fatura, eles vão deixar de ganhar muita grana, muita mesmo.

  2. Fernando permalink*
    06/11/2010 10:51

    Humm, a Amway, primeira empresa de MMN a se difundir mundo afora toma uma tunda num processo. E o resultado foi significativo, pois tão importante quanto ela ter que pagar indenização a ex-distribuidores é o fato da empresa se comprometer a mudar parte da ESTRUTURA do seu sistema de distribuição, estrutura essa copiada por centenas de outras empresas de MMN.

    Vamos ver como isso se desenrolará tbém para o MMN em geral. É uma ducha de água fria tbém para a imagem do MMN.

    • Gerson de Oliveira permalink
      20/07/2013 0:05

      parece que este site so aceita comentário que apoie seus ponto de vista. to fora

    • Fernando permalink*
      20/07/2013 0:45

      Então já vai tarde, pois ficar aqui atacando os outros com falácias é que vc não vai. Até nunca mais.

    • Renata Lima permalink*
      20/07/2013 10:41

      demorou. O site não tem foco em “pontos de vista”. Priorizamos informação de qualidade ao invés de pontos de vista. E acho difícil que sua opinião não tenha eco em outras.

  3. Fábio Batisa permalink
    09/11/2010 0:11

    Só não entendi o que tem haver “Ceará” com Califórnia na matéria.

    • 09/11/2010 10:18

      “Só não entendi o que tem haver “Ceará” com Califórnia na matéria.”

      Nada, só saudosismo de minha parte. Saudosismo duma época em que as pessoas entendiam PIADAS & SARCASMO!!!!

  4. Izabella permalink
    19/11/2010 22:19

    Eu gostaria de saber porque a empresa herbalife ainda não foi fechada, gente essa pilantragem tem que acabar, muitas pessoas estão sendo enganadas por essa empresa mafiosa. Temos que levar isso a público, denuncias na televisão, rádio, qualquer coisa. Não podemos ficar calados diante de uma pilantragem dessas.

  5. Alessandro Felix permalink
    27/12/2010 19:10

    Gostei da notícia acima mesmo sendo da AMWAY. Esta restrutura já está ocorrendo na América Latina onde os preços dos produtos baixaram e agora existem lojas para se comprar os produtos…assim, iremos mudar o conceito de MMN que relmente é horrivel em outras Empresas do mesmo seguimento. Só um detalhe sobre o artigo acima: A Amway não tem capital aberto, assim não tem ações na Bolsa como a Herbalife tem…não tem perigo com quedas etc. Obrigado.

  6. José permalink
    02/02/2011 19:49

    Sou contra vendas nesses planos MMN simplesmente por questões matemáticas. A base vai carregar o topo. Vai chegar um momento q não terão pra quem empurrar os produtos ou o plano. Fico muito chateado em ver minha mãe completamente hipnotizada por esse negócio. Acho absurdo comprar detergente importado com valor alto. Dando emprego pra americanos. E se o negócio fosse bom não teria tanta gente discutindo o assunto nem implorando pra alguem entrar no esquema. Por acaso alguem discute com alguem sobre seu emprego na Petrobras, em banco, ou alguma outra empresa normal? Gostaria de receber o maximo de informações pra combater este mal. Abraço a todos.

    • 22/04/2012 20:40

      Olá, José… teoricamente vc tá certo qdo diz q a base vai carregar o topo. Na prática, acontece casos em q alguém q entrou bem dps de outra, pode sim ganhar mto mais q ela. Pra se entender melhor tem q saber o q é lateralidade e profundidade. Eu lhe digo apenas o seguinte: existe umas 100 empresas desse gênero e a grandessíssima maioria não faz uso de conceitos éticos. Se vc não enxergar virtudes nessa empresa… nas outras será mto menor a possibilidade. Qq coisa me mande um e-mail q poderei esclarecer melhor. Grd abraço!

    • 16/01/2013 0:29

      Quase todos nós quando vemos o plano pela primeira vez, temos essa mesma impressão. Mas quando estudamos bem o assunto, percebemos que o mercado tradicional é o que mais se assemelha a uma pirâmide, já que os consumidores da base, dificilmente chegarão à posição dos empresários. Assim como os funcionários da base de qualquer empresa também não chegarão à posição de presidente. O MMN é o primeiro sistema linear da história. Pois todos começam na base e crescem de acordo com a sua produtividade. Quem está em posições privilegiadas não barram o acesso dos da base, pois não precisam perder o cargo para que possa ser ocupado por outros. É o negócio mais ético nobre que já vi.

    • Renata Lima permalink*
      16/01/2013 10:22

      Sorry, mas de “nobre” ou “ético” o mmn nada tem. E afirmo isto com base na estatística…mais de 90% vai PERDER dinheiro neste negócio.
      Infelizmente, sua opinião encontra óbice em fato. Boa sorte.

    • 16/01/2013 12:53

      Renata, digo isso de experiência própria. As pessoas que perdem dinheiro com o mmn, também perderiam em qualquer outro negócio. O que faz perder dinheiro não é o sistema de marketing, e sim a atitude de quem está conduzindo. Já tive várias tentativas mal sucedidas, mas tenho coragem o suficiente para admitir que os erros foram meus. Porém hoje aprendi a trabalhar de maneira saudável e sustentável. Na minha rede, ninguém perde dinheiro porque no final das contas, quem paga tudo é o cliente – que está satisfeito com o produto mesmo sem ter interesse no marketing. Só quem perde são os donos de negócios tradicionais, ao perder os clientes para a minha rede. O fato de pessoas se alienarem e fazerem coisas inadequadas não é culpa do mmn. Quem diz que a Amway não é justa, depois de conhecer todo o plano, acho que não entendeu o mercado aí fora. É muita incoerência achar que o mercado tradicional é mais leal. Reafirmo: é o negócio mais nobre e ético e livre que já vi, pois entendi como funciona. Simplesmente somos pagos pelo resultado da divulgação. Quem mais divulga ganha mais. Ponto.

    • Renata Lima permalink*
      16/01/2013 15:16

      Mentira, não existe estatística de mais de 90% de perdas financeiras em mercado tradicional. Consequentemente, quem perde em mmn não perderia em mercado tradicional. Isto é achismo seu.

      O fato de VOCÊ acreditar no negócio não torna-o nobre, ético ou numericamente atrativo.

      Cada um com sua convicção. A conviccção do blog é pró estatística. Boa sorte.

    • 17/01/2013 10:00

      Ok. Você não é para este negócio mesmo. Não conseguiria fazer de maneira ética e nobre como faço, já que pensa que sou mentiroso. Te desejo sucesso em qualquer outra coisa que você se identifique. Obrigado.

    • Renata Lima permalink*
      17/01/2013 10:04

      Não distorça. Informei um FATO aqui, é IMPOSSÍVEL que as pessoas que “fracassam” em mmn “fracassem” em negócio tradicional. E isto não tem nada a ver com o que você pensa. É estatística PURA.

      Sucesso na amway.

    • 17/01/2013 18:21

      Ok. Renata,
      Admito que generalizei ao dizer que as pessoas que perdem dinheiro no mmn também o fariam no tradicional, pois cada um tem um perfil. Porém, usando a mesma postura e conduta, fracassariam sim.
      Você também generalizou ao dizer que é IMPOSSÍVEL que as pessoas que “fracassam” em mmn “fracassem” em negócio tradicional, já que no mmn encontramos todo tipo de pessoas e no tradicional, também, vários fracassam. O índice de fracassos no tradicional é bem menor, é claro, já que poucos tem coragem de arriscar um alto investimento. No mmn muitas pessoas entram sem ter noção dos desafios que encontrará, já que é muito fácil e barato se cadastrar. Essa realidade não mudará: a grande maioria sempre irá desistir.

    • Renata Lima permalink*
      17/01/2013 21:53

      “Você também generalizou ao dizer que é IMPOSSÍVEL que as pessoas que “fracassam” em mmn “fracassem” em negócio tradicional, já que no mmn encontramos todo tipo de pessoas e no tradicional, também, vários fracassam.”

      Não generalizei não. É estatisticamente IMPOSSÍVEL que 90% perca dinheiro no mercado tradicional. Analise os números de ambos e constatará a mesma coisa que eu afirmo aqui.

    • 18/01/2013 15:06

      Renata,
      Você não entendeu.
      Quando disse que você generalizou, não me referi aos 90% de estatística, e sim, porque você disse que é IMPOSSÍVEL que as pessoas que “fracassam” em mmn “fracassem” em negócio tradicional. Mas acredito que você apenas se enganou na maneira de se expressar. Acho que não foi isso que você quis dizer. Pois tem pessoas que não conseguem sucesso em nenhum seguimento empresarial.

    • Renata Lima permalink*
      18/01/2013 23:04

      Entendi. Vc afirmou que quem fracassa em mmn, fracassa no tradicional. Eu respondi que é IMPOSSÍVEL pq a taxa de 90% de fracasso no mmn não se aplica ao mercado tradicional. Simples, direto, objetivo. E é lógico que tem gente que fracassa em qq coisa.

    • 20/01/2013 15:47

      Pois então! a taxa, no tradicional não é 90% mas também não é 0%. Por isso é errado dizer “impossível”. Observe a colocação das suas palavras: “É IMPOSSÍVEL que as pessoas que “fracassam” em mmn “fracassem” em negócio tradicional.”

    • Renata Lima permalink*
      20/01/2013 22:31

      Joston…impossível que você não tenha ATÉ AGORA entendido o que eu afirmei….e vou reafirmar = É impossível que as pessoas que fracassam no mmn TAMBÉM fracassem no mercado tradicional.

      Não há a estatística correspondente, LOGO, há a IMPOSSIBILIDADE de transpor o índice de fracasso de um (mmn) para outro (tradicional). Você quer bater boca em cima de uma informação infeliz e inverídica que fez. Mas agora chega. Ou voltamos ao debate ou agradeço sua participação até aqui. Mencionei a questão dos produtos serem superfaturados, não houve contradita. Tb não houve menção ao objeto do post. Bora botar ordem aqui senão vira bate boca sobre o nada (#seinfeld)

    • Renata Lima permalink*
      17/01/2013 10:18

      E eu gostaria de saber qual argumento você usa pra “vender” exfoliante e hidratante a 100 e 85 reais, respectivamente. Eu compro este tipo de produto pela METADE DO PREÇO e compro de ótimas marcas!!!! Nao sei pq QUALQUER pessoa deixaria de usar neutrogena pra usar produto de amway. Segue link informativo de preços (obs – tem VÁRIOS outros que comprovam o que eu afirmo aqui)

      http://cuidado-corpo.twenga.com.br/esfoliantes-neutrogena.html

      Ainda preciso entender como vcs negociam produtos MUITO MAIS CAROS do que análogos e como vcs tem coragem de enfiar gente em rede pra comprar produtos tão caros. Fora a questão “ganha quem recruta”, esta de comercializar produto caro também me assombra. Os preços de mmn não são competitivos e eu acho que isto deve constituir uma baita dificuldade para lucrar “apenas” com vendas.

    • José Pereira permalink
      15/01/2013 17:28

      José, aqui em casa tivemos problemas com a Amway, um colega de meu pai apresentou a empresa e a oportunidade de trabalho, ele até que aceitou, nós chegamos a usar vários produtos, mas o cara que o recrutou insistia e insistia para ele montar a sua rede, e meu pai não queria isso, só queria vender sossegado (meu pai é MUITO BOM em vendas e estava sim, dando certo), diante disso sabe o que ele fez? SIMPLESMENTE DISSE TCHAU!! E o cara perdeu um excelente vendedor de sua rede por ser chato!

  7. 02/05/2011 8:08

    Acabo de ver este vídeo no canal do FBI, assistam:

  8. 14/08/2011 18:27

    Fico indignado em ver algumas coisas…por exemplo, trabalhei com a Herbalife, a idéia é excelente, gostei muito dos produtos mas, a empresa aqui fora fica na mão de distribuidores e esses sim fazem toda a desgraça e desmoralizam a empresa…
    A mesma coisa aconteceu com a Amway e outras empresas… se analisarmos os produtos, são ótimos, mas as pessoas que comandam as areas de distribuição mmn (presidentes e Diamantes) sao os causadores de toda a roubalheira

    • Fernando permalink*
      15/08/2011 12:36

      Sim, mas o sistema das empresas permite que a roubalheira ocorra. Não se esqueça disso. Quer dizer, as empresas são ainda mais responsáveis pela roubalheira do que os malandros que estão no topo da cadeia de distribuição.

    • 15/08/2011 23:52

      Definitivamente, o problema não está nos distribuidores (nem mesmo nos tops) e sim no sistema em si. O fato de a própria empresa priorizar o recrutamento já caracteriza a responsabilidade que ela tem. MMN é um sistema de pirâmide que pega carona no sistema de vendas diretas e não o contrário.
      Ex: A Natura, que é venda direta legítima, no seu site explica claramente que vc, por exemplo, vai pagar R$ 48,00 num produto X e vendê-lo por R$ 68,00, portanto ficará com R$ 20,00 de lucro. Não pagará por mais nada, nem pelo envio. (Apenas um kit de demonstração, mas isso é irrisório) Ou seja, vc sabe o que está pagando e quanto vai ganhar se vender. Não vai querer formar novos distribuidores na sua região, pois estes seriam seus concorrentes. Daí, o sistema é linear, direto e sustentável. Vc ganha se vender e a empresa ganha pelas vendas efetuadas por muitos consultores. Ponto final.
      Já no caso de uma empresa MMN, herbalife por exemplo, vc já começa sem entender direito o que vai fazer para ficar rico daquele jeito que eles exibem nos depoimentos. Paga uma taxa para conhecer o projeto, outra taxa para se associar, mais uma quantia para formar um estoque, mais e mais e mais… No final das contas, começa a perceber que revenda do produto que é bom: Nada.
      Ninguém, absolutamente ninguém, no MMN foca seus ganhos na revenda dos produtos. As palestras, treinamentos, videos e livros motivacionais, TUDO é focado no recrutamento. Daí vem famigerados planos de compensação, que nunca ficam claros, sempre cheios de % disso, % daquilo, % disso outro, tira %, paga %… no final de tudo observamos que 75% de tudo fica na parte de cima da pirâmide. A base, base mesmo, a primeira linha, que corresponde a mais de 50% do total de associados (isso é matemática inconstestável) nem ganha dos downlines, porque não têm, nem vende produto algum.
      Por que não vende?! Porque enquanto o consultor de venda direta cadastrado em uma empresa A foca em vender e não em recrutar, o distribuidor MMN da empresa B sai desembestado recrutando, recrutando e recrutando… logo, a cada vendedor cadastrado na empresa A existem 100 cadastrados na empresa B.
      MMN não é um sistema sustentável. Não é culpa dos distribuidores, e sim do sistema. É matemáticamente favorável a uma minoria. Não há como mudar este fato!

  9. 15/08/2011 14:56

    Discordo Fernando. Cada Empresa age de forma diferente. O sistema da Herbalife faz onde as pessoas queiram colocar sempre a compra de níveis como exemplo mais baixo os Supervisores, assim, fixando metas altas, pessoas fazendo emprestimos, vendendo carros e casas. Lembrando que o ativo da empresa é cerca de R$5.000,00 para se manter Supervisor e receber o bonus de rede. Na Forever é mais light, mas ainda focam em compras de níveis e o ativo é considerado alto, 4 cc = R$2.000,00. Haja estoque em casa! Na Amway é muito diferente de todas. Não se compram níveis, o ativo é 150 pontos = R$400,00, produtos com preços comparados a Avon, Racco, Natura, foca-se em vendas e patrocínios produtivos, ou seja, vendas e outros patrocínios…se quiserem podemos colocar links sobre isso ou mais informações que queiram discutir e divulgar. Nao generalize por favor. Obrigado e espero que publique.

    • Fernando permalink*
      16/08/2011 3:15

      Bem, não entendi do que vc discorda, pois eu concordo com aquilo que vc acabou de escrever; eu sei disso que vc expressou no seu comentário. Talvez vc tenha interpretado a questão sob um prisma que não remete à totalidade do objeto em questão. Especifique aquilo que vc acha que discorda.

      Ps.: para se manter ativo na Herbalife ou gasta-se em produtos 4000 PV (ou 10000 reais) ou se coloca pessoas na rede, seja apenas um indivíduo ou mais de um em linha. Com isso se obtém a qualificação como supervisor para o ano seguinte.

  10. 16/08/2011 2:11

    Veja o link abaixo. Principalmente a parte em que se diz claramente que “OS PRODUTOS NÃO PODEM SER O PRODUTO PRINCIPAL”. Aí diga: é ou não é pirâmide???
    http://www.diaadiaforever.com/search/label/Marketing%20de%20Rede

    • Fernando permalink*
      17/08/2011 0:56

      É isso aí Carlos. É o que falamos há tempos aqui, é o que o Menard, o Monitor de Fraudes, o Fitzpatrick, a Tracy Coenen, o Taylor e outros também falam há tempos. Não resisti e transcrevi uma parte daquilo que estava escrito no site:

      Parece meio contraditório estas palavras, mas a verdade é que todos os dias recebemos milhares de emails, pessoas nos oferecendo uma oportunidade de negócio, falam sobre os benefícios de seus produtos etc. e esquecem que o mais importante naquele momento, é o prospecto.

      O calcanhar de aquiles do MMN expresso com ares de naturalidade. Eles próprios se entregam quando começam a falar. Ponto pra essa “sinceridade involuntária”.

  11. 16/08/2011 10:00

    Perfeito Fernando, vou ser mais claro. Voce disse:
    “Sim, mas o sistema das empresas permite que a roubalheira ocorra. Não se esqueça disso. Quer dizer, as empresas são ainda mais responsáveis pela roubalheira do que os malandros que estão no topo da cadeia de distribuição”.
    Voce generaliza as empresas e o titulo do post é sobre a Amway, entao faz com que os que nao conhecem a Amway hoje achem que é a mesma coisa da Forever, Herbalife etc. e sabemos que não condiz com a realidade. HOJE, temos algo melhorado e muito disso tem a ver com estas discussoes que inclusive sao postadas aqui e no mundo. Há uma melhora no sistema que infelizmente as outras Empresas nao acompanharam AINDA esta mudança. Vejo isso somente na Amway. Obrigado.

    • 16/08/2011 15:39

      O sistema é o mesmo, o que muda são as políticas de ganhos. No final das contas é tudo igual. Amway, Forever, Herbalife, Monavie, etc. O resultado é: Mais de 90% de pessoas perdendo dinheiro.
      Fernando, creio eu, não quis generalizar. Mas se o fizesse, eu assinaria embaixo, pois eu generalizo. É tudo farinha do mesmo saco!

    • Fernando permalink*
      17/08/2011 1:23

      Não Alessandro, não generalizei coisa alguma. Fiz meu comentário em resposta a OUTRO comentário que abordava essas questões. O assunto do post é a Amway sim, que está INSERIDA, que PERTENCE ao universo do MMN. Existem realmente essas facilidades que vc mencionou em relação à Amway hoje, mas as características continuam sendo de um MMN de recrutamento. Depois discutiremos essas questões com mais calma.

      Minha posição (como já disse em outro lugar deste site), após anos de estudo a respeito do MMN, compilação de dados, acompanhamento das tendências deste sistema de distribuição e do mercado ao qual ele está inserido é que o sistema de MMN funciona, na prática, como um câncer que está em estado de metástase: devastando, sugando, matando tudo à sua volta. Quando não está em estado de metástase, uma quimioterapia o mantém sob controle. A quimioterapia seria seu controle interno e o controle externo: controle externo através de uma legislação rígida e menos permissiva com esse tipo de sistema e um controle interno rígido que coíba DE VERDADE as vagabundagens e pilantragens dos distribuidores que utilizam a verdadeira natureza desse sistema de distribuição.

      Pra ser honesto, o controle INTERNO rígido é quase uma utopia, porque o faturamento dessas empresas é em grande parte conseguido justamente através dos treinamentos e intervenções dos “grandes líderes” do MMN. Sobra a opção, então, do CONTROLE EXTERNO rígido, em primeiro lugar, e em segundo lugar, se a possibilidade de controle se torna de difícil ocorrência, como demonstra a história do sistema de MMN em geral e os planos de compensação das empresas que dele se utilizam, em particular, a solução mais racional e benéfica ao tecido social seria o banimento dessa atividade do país no qual ela tenta vicejar, a exemplo do que fez a China. Baniu o MMN, sem choro nem vela!
      Sem papo, sem conversa fiada. Não há como sair fora dessas questões. É isso.

  12. 17/08/2011 10:07

    Obrigado pela resposta Fernando, não entendo algumas coisas do que foi dito por voce por não conincidir a realidade da Empresa hoje. Vejamos o que foi dito por voce:
    “Pra ser honesto, o controle INTERNO rígido é quase uma utopia, porque o faturamento dessas empresas é em grande parte conseguido justamente através dos treinamentos e intervenções dos “grandes líderes” do MMN”. – Na Amway, os treinamentos são feitos faz 3 anos 90% por funcionários da Amway, tanto de produtos como vendas e recrutamento. São treinamentos presenciais, no site da Amway (cursos online) e Webinar, onde um funcionário da Amway treina todos de São Paulo para o Brasil pela internet. Os grandes líderes da Amway não podem fazer treinamentos, seminarios ou convenções sem antes enviar o assunto, treinador, local, quantidade de pessoas e materiais para a responsável jurídica da Amway, que irá analizar e liberar o evento. Não é mais utopia, é REAL!
    Na China, não sabia que havia sido banido o MMN. Houve uma discussão como em muitos países sobre a legalidade do sistema e com ALGUMAS ALTERAÇÕES o MMN existe hoje na China e a Amway tem o seu maior faturamento lá, assim como tem empresas surgindo para o mundo vindo da China como a WINALITE. Sempre foi difícil a abertura de algo capitalista na China, o Mc Donalds passou 4 anos para conseguir entrar e quando entrou fez o seu maior restaurante do mundo em Pequim! Se possivel, me repassa alguma informação que HOJE não exista MMN na China. Te repasso os dados da Amway na China e outros dados se voce quiser. Obrigado Fernando.

    • Fernando permalink*
      18/08/2011 14:24

      Para saber se houve uma mudança de fato, buscando MINIMIZAR (nunca eliminar, pois as perdas no MMN ligadas à espiral do recrutamento fazem parte da natureza desse sistema) é necessário depois vermos os treinamentos e os impactos desses sobre quem está sendo por ele “bombardeado”, sendo ou não esses treinamentos ministrados por líderes que estão no topo da hierarquia de distribuição da empresa. Quando eu disse que o faturamento é conseguido em grande parte por conta de treinamentos e intervenções, é a respeito de como será conduzido o trabalho dos distribuidores FORA da rede de distribuição, i.e., qual é a mensagem que a eles está sendo passado pelos dos treinamentos/orientações.

      Em outras palavras, falei de controle interno RÍGIDO, o que inclui não só o controle de quem exprime a mensagem (interlocutor), mas também do CONTEÚDO da mensagem (pode ser um conteúdo que incite, mesmo que veladamente, o que há de pior no sistema, sem que aquele que está recebendo a mensagem o perceba) e da punição dos distribuidores que passam pra frente uma mensagem não oficial (mensagem recrutadora a todo o custo, cerne desse sistema de distribuição). A empresa cortará da própria carne se alguém que rende “bons frutos” para a empresa estiver burlando as “recomendações oficiais”? Eis a questão. Controle… e como será feito esse controle, essa regulação interna. Para saber mais sobre isso, leia o post abaixo, para entender a LÓGICA dessa questão:
      .
      https://industriadadecepcao.wordpress.com/2007/10/12/a-herbalife-e-conivente-com-a-pilantragem-de-varios-de-seus-distribuidores/
      .
      Em relação à China, vc disse que tinha lido o post sobre a Avon, e lá já consta que o MMN foi banido daquele país. Acesse esse post, inclusive o original, e também o link abaixo:
      .
      http://www.pyramidschemealert.org/PSAMain/news/ChinaDailyReport.html
      .
      É isso.
      .
      Cumprimentos

  13. 18/08/2011 2:27

    Mais um link

    Nele Sergio Buaiz diz que 500 brasileiros se tornaram milionários com MMN em 2009 (creio eu, pela data do vídeo).
    Ora, segundo a folha online (de 2008) 60.000 brasileiros se tornam milionários em um ano!!!
    ( http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u362928.shtml ) Ou seja, NO MÌNIMO 55.500 pessoas ganham seu primeiro milhão sem MMN!!!
    Será que as estatisticas são realmente favoráveis a esse tipo de esquema? Ou seria melhor que Sergio Buaiz tivesse ficado calado???
    E no mesmo video ele ainda tem a petulância de dizer que o MMN é o negócio que forma mais milionários no mundo!!! Uaaauuu!

    • Renata Lima permalink*
      18/08/2011 14:58

      Uma coisa que me impressiona é que, SEMPRE, em algum momento, o discurso dos defensores mostra uma falha imensa que já denota problemas no sistema. Estes dias apareceu um defensor de uma nova empresa “inovadora” de mmn informando que já montou rede com 20 pessoas ANTES DO PRODUTO CHEGAR. Eu realmente acho que quem entra no negócio não analisa-o a fundo. Só pode.

  14. 18/08/2011 15:25

    Caro Fernando, falo por assistir e participar, o que voce não teve esta oportunidade. Indico assistir um treinamento e tire suas conclusões ou peça que te envie hoje todos os treinamentos referidos da Amway e compare com o seu vasto conhecimento das outras Empresas como Herbalife e Forever. Recentemente estive em um treinamento das 2 e não suportei ficar até o final pela quantidade de PNL e informação desencontrada dada pelas 2. Saí confuso! Nenhum destes treinamentos são oficilizados pelas Empresas ou responsabilizadas pelas respectivas companias. Não precisa dizer que não tinha nenhum funcionário ou treinador especializado pela Empresa no local. Apenas distribuidores (Me fiz passar por uma pessoa interessada em fazer o sistema).
    O controle RIGIDO é feito por uma responsavel do setor juridico (Advogada)que segue a cartilha da Amway sobre Política de Tolerancia Zero. Foi repassado em um treinamento o que podemos e não podemos fazer. No manual e emails citam isso repetidamente.
    Para finalizar, seu link é antigo, de 2005 e acredito que temos um impasse na pesquisa pois a China hoje é o Maior Crescimento de MMN do mundo segundo alguns artigos e dados de Empresas de MMN e de sites Europeus que lidam com a Venda direta e o MMN. Abraços.

    • Fernando permalink*
      19/08/2011 0:56

      Depois estudarei esse “novo” modelo da Amway e verei os vídeos. Todavia, como já disse, controle inclui não só a MENSAGEM que está sendo transmitida, como também o CONTEÚDO da mensagem (pode ser um conteúdo que incite, mesmo que veladamente, o que há de pior no sistema, sem que aquele que está recebendo a mensagem o perceba).

      Quanto ao link, é de 2005 sim, mas seu conteúdo CONTINUA VALENDO. É uma diferenciação que foi trabalhada no sentido de colocar os pinos os “is” para qualificar de forma incisiva uma atividade de venda direta e a atividade piramidal, banida desde 98. Na China, se um vendedor da Amway, por exemplo, chamar uma pessoa para também ser vendedora Amway, ela não ganha um centavo sobre as vendas daquela pessoa, ou seja, não existem uma hierarquia de comissões. O indivíduo fatura apenas na VENDA do produto, ação que caracteriza a venda direta legítima. Destaco um trecho do link de 2005:

      Some international direct selling giants may feel disappointed as their lobbying for freer operation, such as multi-level selling, was turned down. But they need to understand their multi-level selling often spins out of control and evolves into pyramid schemes. Evidence abounds in this respect.

      Pois é. Aí tá escrito que as gigantes do multinível precisam entender que suas vendas em multinível muitas vezes saem fora do controle e descabam para esquemas de pirâmides. HÁ ABUNDANTES EVIDÊNCIAS NESSE SENTIDO.

      Mas já que vc quer links fresquinhos, aqui estão:

      1) http://www.china.org.cn/china/2011-03/21/content_22184373.htm (Título: Relatório revela perigos da venda em Pirâmide)

      Destaco os seguintes trechos:

      Online pyramid selling, an illegal and fraudulent method of business, lured more than 40 million people involving some 6 billion yuan ($913 million) in 2010 alone, a recent report reveals.

      Pyramid selling, sometimes described as multi-level marketing, usually involves the promise of payment or services to entice other people into the scheme without providing any concrete investment or product.

      2) http://www.chinadaily.com.cn/cndy/2011-08/16/content_13119539.htm (Mais um link fresquinho, do dia 16/08, cujo título é: Vendedores piramidais fugindo em Guangxi)

      Destaco os seguintes trechos:

      Pyramid schemes have been rampant in Guangxi (província chinesa), due to the convenient traffic, low expenses and loose regulations. The number of pyramid sellers in Guangxi has been estimated at more than 2 million, with billions of dollars involved, according to a report from Southern Weekly. (Quer dizer, o negócio lá prolifera igual praga) (…)

      Pyramid schemes – in which new members pay a fee with the hope of collecting a windfall if they convince enough people to join as well – have been banned since 1998 and are synonymous with cheating and fraud.

      Pyramid schemes usually involve well-organized groups, with some disguised as legitimate corporations, chain stores or investment projects.

      Olha só! Banidos desde 98 (os sites acima são CHINESES) e são sinônimos de TRAPAÇA, envolvendo também alguns grupos ORGANIZADOS, alguns disfarçados de empresas legítimas.

      3) http://www.businessweek.com/magazine/content/10_16/b4174064710167.htm (Amway na China). Lá os produtos são oferecidos também em LOJAS:

      Privately held Amway now has 237 shops in China, 160,000 direct sales agents, and $3 billion in revenue, making China its top market (worldwide sales are $8.4 billion). At an R&D center in Shanghai, 60 technicians work on new products. Cheng is spending $100 million on marketing.

      China como mercado top da Amway! Soube aproveitar a onda de crescimento do mercado interno chinês SEM o multinível.

      4) http://www.mlmwatchdog.com/3_MLM_Asia.html (Ásia reprimindo o MMN – estudando a criação de leis para erradicar o problema)

      5) http://www.deacons.com.hk/eng/knowledge/knowledge_420.htm (Hong Kong discutindo se os participantes de esquemas de pirâmide devem ser responsabilizados criminalmente)

      Destaco o seguinte trecho:

      What is a pyramid scheme?

      Generally, a pyramid scheme is one whereby new participants are required to make a payment, at the time of joining, in return for the right to receive benefits when they recruit other people into the scheme. The scheme might be promoted as a club supported by fabricated testimonies about the financial returns to the participants. Although pyramid schemes might take different forms to disguise their true nature, they share a number of features. For example, no matter how a pyramid scheme is promoted, there is no genuine underlying business and the only way a profit can be generated is to use the investments contributed by new participants. Provided that a certain number of new participants are recruited within a specified period of time, the scheme can afford to pay profits to its participants with new money coming in. Hence, the promoter of the scheme makes money by recruiting more people rather than by running a legitimate business.

      E tantos outros mais, que verificamos em uma pesquisa rápida. Dê uma olhada e confira.

      Cumprimentos

  15. 19/08/2011 10:34

    Perfeito Fernando, perfeito. A Amway viu isso e hoje FOCA as vendas de seus produtos. Parte disso sãos resultados dos Mercados Orientais, inclusive na China, estas lojas chamadas de CEA (Centro de Experiencia Amway) hoje no Brasil em Sao Paulo, Rio e Recife e são resultados do Sucesso na China, a Amway pretende criar outras no Brasil. Bateu 1bi U$ em junho passando a AVON e acredito que teremos boas surpresas com as outras empresas que sigam e foquem vendas, acredito na união entre Venda Direta e MMN de forma que haja equilibrio e fiscalização das Empresas, sem mentiras nem golpes. Acredito que é o que nós esperamos e acreditamos em mudanças da Venda direta no Sistema Capitalista de MMN criado pela Nutrilite – Amway. Obrigado pela oportunidade de discutir seriamente o assunto e espero que continuem a abrir a oportunidade de avaliarmos todo o sistema.

  16. Getúlio Rodrigues permalink
    14/02/2012 12:27

    Cara o povo perde dinheiro por que querem fazer as coisas sem primeiramente se capacitar para atuar no seguimento e não é bem assim…. Estou a 8 meses trabalhando com MMN e o que vejo é pessoas sem informação querendo se tornar lideres sem saber o que esta fazendo, é aí onde esta o erro.. Quando seus prospectos buscar informações ou se deparar com dificuldades, ele não vai estar apto a assumir seu papel de liderança.
    No seguimento tradicional ninguém assume gerencia sem cursos de capacitação ou coisas do tipo, em MMN não é diferente trabalhe com seriedade, estude, tenha controle entre vendas e patrocino e terás o resultado que deseja.

    Não tem nada de ilegal nem ilusório, é simples vender produtos, patrocinar pessoas que também vendam produtos e pronto.
    Abraços parabéns pelo blog…..

    • Renata Lima permalink*
      14/02/2012 19:26

      “Estou a 8 meses trabalhando com MMN e o que vejo é pessoas sem informação querendo se tornar lideres sem saber o que esta fazendo, é aí onde esta o erro.. Quando seus prospectos buscar informações ou se deparar com dificuldades, ele não vai estar apto a assumir seu papel de liderança.”

      O erro está na essência do negócio, estude mais. Outra, com apenas 8 meses, vc ainda está sob forte impacto de pnl. O blog está “no ar” há 4 anos, sabemos que, no início, o discurso de distribuidor ainda é ingênuo e sem respaldo REAL do que realmente importa – números.

      Boa sorte.

    • 08/03/2012 5:49

      Parabéns Renata Lima. A coisa é simples. Sem delongas.

    • Alessandrofelix permalink
      08/03/2012 23:14

      Quais os numeros que voce deseja saber da Amway especificamente Renata, posso ver com a diretoria ao qual tenho acesso por swer um platina fundador. Assim podemos discutir melhor o assunto sendo especifico na Amway. Obrigado.

    • Renata Lima permalink*
      11/03/2012 22:21

      – índice de desistência em até um ano
      – ganho médio de distribuidor
      – vendas a consumidor final (quanto a empresa lucra e qual é o percentual em comparação as bonificações pagas por recrutamento

      Via de regra, isto.

  17. Marcos permalink
    12/03/2012 19:51

    Ceará? Pode ser por coincidência, é aqui em Ubajara Ceará que esta empresa tem a maior fazenda de acerola orgânica do mundo. $ 55.000.000,00 de dólares pode ser dinheiro para mim mas para Amway é apenas uma despesa a mais.

  18. 20/06/2012 9:07

    Muito mal informado, A Amway não tem ações na bolsa, é LTDA. U$ 55.000.000, troco.

  19. Lucia Machado permalink
    25/07/2012 23:58

    Ações da Amway na Bolsa? Quem será que botou?!!!!
    Gostaria de saber mais sobre as ações de indenização referida. Em que Estado (s)? quando?

    • Renata Lima permalink*
      26/07/2012 10:13

      O autor botou ações na bolsa ( por licença “poética”, hahaha).

  20. Washington permalink
    08/11/2012 18:47

    Uma opnião de um bobo…. Quando se fala e MMN …. vejo como uma compensação de vc ter comissões sobre novos vendedores(o que eu acho justo). Quando vc trabalha com vendas, o minimo que vc tem que ter é o produto para vender… partindo por esse princípio, a empresa (no caso citado a AMWAY) não da prejuizo a ninguem… Para vc ser um empresário Amway vc investe +- R$56,00 Para ter toda estrutura de escritorio virtual e seu kit de negócio(muito pouco pra quem quer trabalhar por conta propria) e depois fazer suas compras de produtos(que já foram vendidos pelo catalogo ou para vc ter pronta entrega), ok? Se vc quer investir no plano de carreira vc tem que fazer no minimo 200pts
    ou seja +- R$700,00 . Daí concluimos. Se vc não comercializa R$1000,00/mês . Seu negocio não vai dar lucro. Se vc desistir , te sobrou os produtos, por tanto vc não tem prejuizo.Agora o ciclo se fecha quando vc agrega mais pessoas e essas pessoas vão ou não sem prejuizos trabalhar para ter mais ganhos(comprar e vender, principio de todo comercio). Por tanto não vejo nada que desabone o sistema Amway. que ao meu ver é muito diferentes das empresas picaretas.Agradeço a oportunidade de me expressar.

  21. Alessandro felix permalink
    18/01/2013 11:57

    Só para constar nos dados do Blog e referente a Amway, assunto do topico…a Amway ultrapassou a AVON e se tornou a Maior Empresa de Venda Direta do mundo. 12 Bilhoes de dolares de faturamento em 2011. Crescimento em todos os mercados que atua. Abracos.

    • Renata Lima permalink*
      19/01/2013 9:51

      Uau, espero que o rendimento médio do distribuidor tenha crescido na mesma proporção. Obrigada pela atualização!

  22. 24/05/2013 13:23

    Eu trabalho na amway, acho o plano bom e justo, mas os produtos são meio caro, assim fica difícil repassar a terceiros, a sustentabilidade é legal mas pagar frete….

    • Fernando permalink*
      24/05/2013 17:20

      Olhem só André, Arthur, Sou Eu e outros leitores. Vejam o que esse cara acabou de dizer: ele acha que o plano é justo, mas é difícil vender os produtos. E depois emenda dizendo que a sustentabilidade é legal. O que tem por trás disso?

      INCONGRUÊNCIA. INCOERÊNCIA.

      Como um sistema é bom, justo, sustentável e é difícil repassar a terceiros? Esse é o conflito pelo qual passa a esmagadora maioria dos distribuidores da maioria dos MMNs. Lembram-se daquilo que eu falei do mapa mental, da manipulação mental. Pois é, os “pregadores-líderes” que o sistema é maravilhoso, é mega-ultra-super-tera-blaster, que não tem como dar errado fazer o negócio, bastando ser persistnte, consistente, não desistir nunca que os resultados virão, que se der errado é culpa de quem errou, mas aí vem a realidade… madrasta realidade!! E dá uma cacetada no caboquinho, que sai quase sem entender pq isso acontece. Realidade ilusória a fantasiosa criada para manter no sistema o adestrado prospecto.

    • 20/07/2013 11:59

      Por favor, acessem o site http://www.amway.com.br e vejam o preço final dos produtos, comparem com empresas como Natura, Jequiti e algumas outras do Mononivel, nao vamos comparar a qualidade, que todos sabemos que estes produtos realmente possuem uma qualidade diferenciada, e depois devemos analisar a questão preço. 60% dos produtos hoje da Amway atendem os preços médios dos produtos do mercado brasileiro. Abraços amigos.

    • Renata Lima permalink*
      20/07/2013 13:11

      vamos comparar qualidade SIM. Qual é a garantia que produto de amway é superior??? Sabemos que os altos preços praticados no mmn são para remunerar vários níveis de distribuição e não por conta de qualidade superior.

    • 21/07/2013 13:14

      Vamos comparar a qualidade SIM Renata. Diga a linha de produto que voce quer que eu compare e eu o farei…nao vou faze-lo com os mais de 100 produtos da Amway. Se voce for no site vai observar que temos produtos sim, cerca de 60% dos nossos produtos são de preços comparados as marcas já vendidas no Brasil. Agora cite a linha para sermos mais específicos…te darei detalhes da QUALIDADE SUPERIOR de alguns de nossos produtos.

    • Renata Lima permalink*
      21/07/2013 14:21

      Então traga aqui a posição científica que atesta que produto de amway tem qualidade superior aos análogos no Mercado.

      Se vc vai provar isto, faça-o de forma inequívoca e oficial. Só uma coisa Alessandro, o debate vai ser técnico porquê aqui não é forum de publicidade de produto de mmn. Alias, como vc deve saber, aqui é lugar de debate em cima de FATOS.

    • 22/07/2013 1:31

      Bem, tudo ok, quem pediu foi voce Renata, eu citei um fato, falei dos preços e postei o site da Amway o que voce nao contestou…mas voce insistiu que eu citasse a qualidade, entao farei com fontes oficiais da Amway. Esta semana irei dar um tempo e postar de forma mais científica possível. Obrigado.

    • Renata Lima permalink*
      22/07/2013 9:44

      Fontes oficiais cientificas, isentas, portanto. Quero algo que ateste q produto de amway tem qualidade superior ao que tem no mercado.

    • DFN permalink
      15/01/2014 15:55

      [Putz grila… o cara vai provar que o produto Amway é o melhor com fontes oficiais da Amway…

      Se for assim, eu provo que a JAC produz carros de qualidade superior aos da Rolls Royce com dados oficiais da JAC. Eu provo que McDonald’s faz bem pra saúde com dados oficiais do McDonald’s.

      Caso seja apresentada pesquisa e/ou documento formal de um órgão especializado em testes de qualidade ou algo do tipo que comprove que o produto Amway é o melhor, aí sim o argumento tem algum valor… de outra forma, não dá nem pra continuar a conversa.]

      Eu escrevi tudo isso aí dentro dos colchetes antes de me dar conta que o cara nunca mais voltou.

  23. Wildner permalink
    12/01/2014 14:46

    Eu só gostaria de saber onde vai levar toda essa discusão ou briga por conta de um negocio que está crescendo no Brasil.(Negocio LICITO).
    Vocês só esquecem que o governo super fatura tudo e ninguém fala nada!
    Um exemplo muito simples que qualquer leigo entende: Várias montadoras produzem veiculos aqui no Brasil, por serem fabricados aqui o preço teoricamente era pra ser em conta, todos poderiam ter um carro, mas a verdade é outra.
    Se um carro popular custa R$ 20.000,00 reais, metade disso é imposto, 50%.
    Então o buraco é mais embaixo, e ninguém fala nada! parece que tá bom do jeito que tá.
    O dia em que o governo Brasileiro criar uma lei que de respaldo ao MMN, que de apoio juridico, aí essa briga para! Só que isso meus caros vai ser muito dificil.

    • Renata Lima permalink*
      13/01/2014 17:13

      Já tem projeto de lei sobre mmn. Adianto que, se for aprovado como proposto, o mmn no Brasil vai passar aperto. Sobre os outros problemas, existem inúmeras formas de questionar, combater. Faça você alguma coisa, sugiro. Justificar um erro com outro e mais do mesmo. Obrigada por participar.

  24. Djalmar permalink
    14/01/2014 8:30

    ..como digitei em outro local e colei no blog esqueci do final, Se for testificado que o produto (detergente Amway p louça) foi mais eficiente que o concorrente, ou seja, não ressecou à pele das mãos, evitou acumulo de gordura nas paredes da caixa, e controlou (diminuiu) o odor inclusive do ralo da pia você me fornecerá por 1 (um ano) o produto detergente de louça Amway .! ok ??

    • Renata Lima permalink*
      14/01/2014 15:10

      “Testificado” por quem??? Fornecer amway pra vc? Cada um…..não quero estes produtos e nunca vou comprá-los…a menos que mmn deixe de ser a vergonha que e. Boa sorte.

  25. Djalmar permalink
    14/01/2014 8:33

    Não desenvolvo o negócio Amway, porém uso produtos da linha home. Te lanço um desafio Renata. Lavas louça..? Se não, esquece, se sim, vou na tua casa apt ou escritório coloco puro nas tuas mãos ( bem esfregado, face..dorso ) detergente de louça de 3 ou mais marcas que escolheres..os ypes da vida ok. Após 15 min. vamos lavar, claro acompanhado por um (a) olheiro, certo? Feito avaliação do estado das munhecas, vamos embora. Semana seguinte, após teres recuperado o estrago feito na semana passada nas munhecas, novo teste, porém com produto detergente louça Amway ok. Tudo igual..produto puro..frente verso..15 min..lava..perito..resultado..? Se, tua pele estiver ressecada, áspera, (irritada, se alérgica à sabão), enfim “danificada” devido ao “cloro” e à “soda” dos ypes da vida, te forneço por 1 (um ano) todo material de limpeza para tua humilde residencia, topas..??? Tudo registrado (contrato e cartório ). Queres outro teste..? Se moras em apt. Iremos à casa de um amigo conhecido ou parente teu, ok. Vamos examinar à caixa de gordura, que tal ? Após vamos pedir se houver concordância, é claro, examinar a do vizinho, certo.? Irei limpar “às duas” tudo por minha conta, por 30 dias forneço p ambos ( os detergentes). Casa (1) ypes da vida, casa ( 2 ) det. Amway, em 4 semanas nomeias quem quiseres para avaliar. Se na caixa deterg. amway estiver com “borra de gordura” nas paredes acumulada (não biodegradável), te forneço por mais um ano , ou seja ( 2 ) anos tudo já mencionado no contrato acima, topas..?????

    (Se enviei duplicado eliminas)….!!!!

    • Renata Lima permalink*
      14/01/2014 15:02

      Kkkkk e quem disse que eu quero trocar os produtos que uso ou limpar caixa de gordura?? Mas fica aqui seu desafio vai que alguém queira aceitar. Dispenso e agradeço. To satisfeita com o que tenho e, por princípio, evito alimentar negócios que usam mmn como meio de distribuição. Agora faço um pedido….vc sabe quanto a amway vende pra fora da rede? Número oficial com link de direcionamento de preferência. Obrigada.

  26. Djalmar permalink
    14/01/2014 8:35

    …como não apareceu ” aguardando moderação” do primeiro post, enviei novamente.

  27. Bruno permalink
    15/01/2014 0:35

    kkkkkkkkkkkkkk Renata, essa do Djalmar eu ri alto aqui kkkk É bom para descontrair um pouco!!!

  28. Djalmar permalink
    17/01/2014 11:19

    Renata ! leio e concordo com teu posicionamento sobre pirâmides financeiras que vendem “vento” ! Agora, quanto empresas que distribuem produtos físicos em redes de distribuição, não te pelo ok. Como gaúcho minha posição é matar à cobra e mostrar o pau..!! Não faça confusão, digo, em querer vender algo para ti..! Nem pensar, tua negatividade quanto ao tema faria com que qualquer produto não funcionasse..rs . Como disse o jogador Claudiomiro (Internacional) quando entrevistado – “Com migo ou Sem migo” o time vencerá..! Trazendo para MMN, digo, “Com migo, ou Sem migo e Sem Tigo” o MMN tradicional perdurará por décadas podes crer ..!! Repito não distribuo amway, sou consumidor.

    • Renata Lima permalink*
      17/01/2014 16:01

      Negatividade não. Simplesmente não boto dinheiro em negócio que SEI que prejudica a maioria. Isto chama-se lógica e ética. O mmn “tradicional” pode durar pra sempre…mas, como esta, durará as custas de perdas financeiras pra maioria e isto não e vantagem pra ninguém, fora os do topo. Sou pela proibição do mmn da forma como e praticado no Brasil.

    • Fernando permalink*
      21/01/2014 15:08

      Renata ! leio e concordo com teu posicionamento sobre pirâmides financeiras que vendem “vento” ! Agora, quanto empresas que distribuem produtos físicos em redes de distribuição, não te pelo ok.

      ———————- Empresas que distribuem em redes de distribuição são aquelas mais nocivas no longo prazo. Se caracterizam por camuflar a atividade de venda com o recrutamento de novos distribuidores, numa lógica que condena a maioria perder dinheiro. Lembre-se: não estamos falando de consumo aqui, e sim de RECRUTAMENTO. É aí que se insere a lesividade dos diversos sistemas de MMN, uns com maior, outros com menor grau. A AMWAY ainda possui um sistema dono de considerável grau de lesividade, no entanto menor do que era há uns 2, 3 anos atrás, quando foi pressionada a mudar as características de seu sistema de distribuição, a distribuição das comissões e os preços dos produtos

      Como gaúcho minha posição é matar à cobra e mostrar o pau..!! Não faça confusão, digo, em querer vender algo para ti..!

      ———————— Pois é, nem uma minhoca vc conseguiu matar aqui. Só fez propaganda da suposta efetividade do produto, baseado em SUA própria experiência.

      Nem pensar, tua negatividade quanto ao tema faria com que qualquer produto não funcionasse..rs . Como disse o jogador Claudiomiro (Internacional) quando entrevistado – “Com migo ou Sem migo” o time vencerá..! Trazendo para MMN, digo, “Com migo, ou Sem migo e Sem Tigo” o MMN tradicional perdurará por décadas podes crer ..!! Repito não distribuo amway, sou consumidor.

      ———————— Sendo somente consumidor ou não, “Comigo, sem migo ou sem tigo” o universo do MMN provavelmente durará alguns anos, sendo solo fértil para a criação de diversos esquemas lesivos, sejam pirâmides com produtos, pirâmides financeiras, puras ou esquemas Ponzi, com variante estrutural, binária ou outras. Os cenários, sejam psicológico, político, cultural, econômico e marcos legais favorecem o pipocar e a camuflagem desses esquemas.

    • marcos roberto voigt permalink
      02/02/2014 16:14

      eu compro e uso os produtos amway,nao ligo para MMN.qualidade dos produtos execelentes…………………..

  29. Djalmar permalink
    22/01/2014 8:01

    Os cenários, sejam psicológico, político, cultural, econômico e marcos legais favorecem o pipocar e a camuflagem desses esquemas.

    Envia para teu colega Fernando ;

    Psicologia é, a ciência que.. com la qual..por la qual..te quedas tal qual..!

    Política – Ciência Podre !

    Cultural – Não existe interesse de propagar em um país com mentes tupiniquins !

    Econômico – No Brasil é “bolha”

    Legalidade – O ilegal na justiça brasileira (com leis cheias de brechas, ou melhor, feitas p/ falhar), e onde quem tem dinheiro manda. Torna-se legal !

    • Fernando permalink*
      22/01/2014 17:10

      Envia para teu colega Fernando ;

      ——————– ?????????

      Psicologia é, a ciência que.. com la qual..por la qual..te quedas tal qual..!

      ——————– falo do estado psicológico da população, da sociedade. E vc tenta desqualificar dando a entender que psicologia cada um tem a sua? Vcs estão cada vez piores mesmo.

      Política – Ciência Podre !

      ——————– política não é ciência, fio. E aqui falo da política em sentido geral, pois existem as diversas políticas em particular (econômica, fiscal, tributária, industrial etc). Vc provavelmente confundiu Política com Ciência Política. Política no sentido estrito significa a afirmação da criatividade de um grupo social em prol de transformação, em particular, podendo ser extrapolada para a sociedade em geral na busca da construção de soluções para mudar o mundo criado por nós mesmos, humanos, afirmação essa que diversas vezes é apropriada por determinados grupos apenas para eles mesmos. Em si é um instrumento para a libertação humana dos diversos jugos aos quais está submetida. Mas também pode ser um instrumento para perpetuar determinada dominação, determinadas práticas contrárias ao ideal da liberdade e do bem comum. Essa última utilização acontece muito hoje em dia.

      Tomemos, por exemplo, a população brasileira: na sua maioria vê a política como algo nojento e não emancipador. Na prática e no imaginário, para essa maioria, política se resume a eleições. Várias vozes em diversos setores da sociedade pregam a anarquia ou dissolução de instituições, em detrimento da parca democracia que temos, engatinhando junto ao processo civilizatório de nossa sociedade. E boa parte dessa visão foi construída sobre escândalos por grupos que visam dar uma direção moral, intelectual e comportamental à população, dos quais a mídia nativa é o expoente mais evidente, demonizador da palavra “política”, em uma atitude de quem verdadeiramente FAZ política: dinheiro na cueca, mensalão, caixa 2 do PT, STF e PGR substituindo o Congresso em funções que deveriam ser executadas por esse. Mídia e STF se incorporaram à oposição, até por conta da fraqueza crônica de DEM, PSDB, PPS e outros em retomar o bonde da história e apresentar propostas originais que seja um contraponto real ao projeto de poder do PT.

      No entanto, escândalos como dos trens nas administrações do PSDB em São Paulo, o roubo da nação escancarado no processo de privatizações, Executivo há mais de uma década engolido pelas chantagens do banqueiro Daniel Dantas, helicóptero de Senador mineiro ligado ao presidenciável Aécio Neves com 500 quilos de cocaína, Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, com fortes indícios de “trabalhar” para o banqueiro em diversas ocasiões – a mais salutar para abafar a Operação Satiagraha da Polícia Federal – são relegados a terceiro plano no noticiário. Todas essas fazem as traquinagens do PT, em termos QUANTITATIVOS, parecer brincadeira de criança. Pois qualitativamente todos os episódios são nojentos e reprováveis. Essa é uma forma da mídia fazer política, assim como o comportamento de Gilmar Mendes no salvamento de Daniel Dantas do xadrez, evidenciado no livro “Operação Banqueiro”. Mário Simonsen deve estar se revirando do túmulo com as peripécias de seu pupilo.

      Enfim, essa maneira particular brasileira de fazer política, sempre buscando o interesse próprio – está alinhada com o ethos do individualismo, narcisismo, desrespeito ao outro e à coisa pública. Um pouco disso tudo é resultado da configuração atual do sistema político-eleitoral recheado de grupos conservadores, patriarcais e patrimonialistas entrincheirados em diversos setores do poder público, mas principalmente no Congresso Nacional, num quadro remontado desde o período colonial. Nesse, deputados e senadores, tanto na esfera federal quanto estadual apóiam-se no voto de cabresto, no tráfico de influência, reproduzindo de certa forma uma espécie de coronelismo eleitoral. Será pq é tão difícil fazer reforma política nesse país?

      Não é a política que é podre. É o sistema político partidário atual e os grupos que dele se apropriaram que formam uma simbiose propícia para o desenvolvimento da podridão.

      Cultural – Não existe interesse de propagar em um país com mentes tupiniquins !

      ————————- bem, vejamos se entendi essa mensagem cifrada: vc disse que o MMN não se propaga no Brasil? E esse pipocar de pirâmides por aí? E a presença das grandes e mais famosas, são o quê? É o contrário, e as evidências crassas mostram isso: aqui temos um terrno fértil para o pipocar desses esquemas justamente por conta da natureza das mentes tupiniquins!!

      Aonde vc mora cara? Na Terra do Nunca? Já viu o Capitão Gancho hoje?

      Econômico – No Brasil é “bolha”

      ————————– ?????????? Por favor, chamem alguém que fale javanês!! Ou talvez libelês, quem sabe…

      Legalidade – O ilegal na justiça brasileira (com leis cheias de brechas, ou melhor, feitas p/ falhar), e onde quem tem dinheiro manda. Torna-se legal

      ————————- é engraçado, faço uma associação entre parca legalidade e proliferação de esquemas de MMN e o Djalmar de certa forma ratifica aquilo que eu disse. Vamos melhorar a redação aqui: ela funciona (a passos lentos ou não) e funciona melhor ainda para quem tem as costas largas. Ok Djalmar?

  30. Djalmar permalink
    23/01/2014 7:49

    Política – Em si é um instrumento para a libertação humana dos diversos jugos aos quais está submetida. Mas também pode ser um instrumento para perpetuar determinada dominação, determinadas práticas contrárias ao ideal da liberdade e do bem comum. Essa última utilização acontece muito hoje em dia.

    Li rápido mas gostei Fernando, porém substituí à palavra “Política” no cabeçalho desta definição acima, pela palavra “MMN”, te importas..? Com alguns ajustes, claro..!

    Mas tua didática foi bem elaborada. No quesito definição das palavras “política e “ciência política”, na realidade fui curto, grosso e rasteiro porque não imaginava passar no “crivo” da moderação.

    Pois à guria Renata já eliminou mais de uma postagem minha..! Éee, ela faz isso..!! Só porque fiz uma proposta decente à ela dias atrás..!!

    • Fernando permalink*
      29/01/2014 16:10

      Li rápido mas gostei Fernando, porém substituí à palavra “Política” no cabeçalho desta definição acima, pela palavra “MMN”, te importas..? Com alguns ajustes, claro..!

      ——————– Rá, óbvio que me importo. MMN é um subproduto do lado podre do capitalismo. Carrega consigo (se vermos do ponto de vista global) uma amostra da instabilidade existente na economia de mercado e da degradação prática dos valores, do mercado de trabalho, da honestidade, honra e dignidade daqueles que dele fazem parte ou mesmo daqueles que estão envolvidos com aqueles que fazem parte. Seus promotores tentam transformá-lo, através de distorções, omissões, generalizações e falácias algo que ele não é. Algo mágico, que libertará o prospecto do jugo da dependência do “mercado tradicional” (sic) e ainda propiciará ajudar outras pessoas. Nada mais enganoso e falso. Um pouco dessa amostra discuto aqui:

      https://industriadadecepcao.wordpress.com/2013/06/06/marketing-multinivel-subproduto-da-degradacao-do-tecido-socio-economico-moral/

      Pois à guria Renata já eliminou mais de uma postagem minha..! Éee, ela faz isso..!! Só porque fiz uma proposta decente à ela dias atrás..!!

      ——————— Ela fez isso pq julgou que sua proposta não tinha muita coisa a ver com o objeto do post. O objetivo primeiro do blog não é discutir se o detergente A é tão bom que “provoca o rejuvenescimento da pele”, em detrimento do Limpol e Cia. O objetivo é estudar e compartilhar ideias, fatos e estatísticas que comprovam que a maioria das pessoas que participa do MMN NÃO GANHA DINHEIRO com a atividade.

  31. Djalmar permalink
    01/02/2014 20:13

    A ti Fernando, e a quem interessar possa, tens muita teoria e pouca prática, lendo páginas do passado do blog de vocês depara-se com absurdos.Digo, com relação as respostas dadas aos que aqui aterrizam em busca das ditas opiniões sobre empresa A ou B. Você e Renata são verdadeiros roubadores de sonhos dos rapagões. Pessoas simples em busca de uma renda extra, creio eu que após receber os alertas repassados saem desnorteadas.Vocês, não sabem até agora após anos opinando distinguir o que é Marketing de Rede (Distribuição de Mercadorias físicas através de Redes Bonificadas), de Pirâmides Financeiras travestidas de Mercado em Rede – MMN.. Onde produto físico não existe, e se por ventura for colocado algo, não é acessível para maioria dos seres humanos, somente é uma isca adocicada. E o pobre que nunca comeu doce, quando come se lambuza. Eu não sei o que vocês consideram o termo “ganhar dinheiro”..? Para mim R$ 1,00 é dinheiro. Para mim em uma negociação se recebo 1 real de desconto, ou se repasso um produto e recebo de margem 1 real de lucro, é dinheiro ! Ou não ? Creio que todo cidadão tem sonhos, só que cada um de acordo com suas necessidades luta para alcança-los. Vocês nessa teoria conspiratória de que bastou convidar um parceiro caracteriza-se leso..! Por favor..! Companheiros..! Vocês “afirmam” que a maioria perde dinheiro..? Estes que perdem dinheiro são aventureiros..! E mal informados..! Ou melhor, mentiram para os mesmos. Assim como acontece também no mercado tradicional, onde o cidadão fracassa ou por falta de capital ou conhecimento. Vocês estão confundindo picaretagem ( investimento à prazo fixo das pirâmides Telexfree e Bbom da vida e outras ), onde os ditos produtos são meros figurantes. Em MMN não existe bônus fixo, ponto ! Existem sim boas empresas com bom produtos para trabalhar, vocês generalizam todas, que é isso meus irmãos. A dona Renata chama de perfuminho..!! Que isso mulher ? Grande maioria dos brasileiros não tem condições de comprar um importado original, talvez como você Sr. Fernando e dona Renata em um shopping ou em um free shop. Venda direta consorciada com bonificação, e, por serem formados grupos organizados de consumo, já funciona por décadas, esta funcionando e funcionará por toda eternidade, simples assim..! Sou consumidor de produtos distribuídos em redes, em um futuro próximo pretendo montar uma distribuição com absoluta certeza. Agora, uma recomendação, não se entusiasme com convenções, seminários..etc. onde você deva pagar para participar. Estes tem como função manter à chama acesa..! Pulinhos, palminhas e tapinhas nas costas em eventos não enche barriga de ninguém, outro ponto..! Recebo convites
    mensais, respondo, psiu..você paga meu deslocamento e despesas pertinentes ao evento..?? Nunca mais..rs. Só invisto em ativos (põe dinheiro no bolso), não em passivos (tira) ! Finalizo tchê Fernando e cia, opinem mas por favor deixem às pessoas sonharem..! Li alguns comentários de terceiros que são verdadeiras pérolas, onde nota-se que mais são para “contentar” os moderadores, dão um pitaco e somem..! Por favor !

    • Fernando permalink*
      14/02/2014 22:25

      A ti Fernando, e a quem interessar possa, tens muita teoria e pouca prática, lendo páginas do passado do blog de vocês depara-se com absurdos</strong.

      ———————— Diga quais são os “absurdos”. Senão sua fala se tornará apenas um ataque sem substância, num tom lamurioso.

      Digo, com relação as respostas dadas aos que aqui aterrizam em busca das ditas opiniões sobre empresa A ou B. Você e Renata são verdadeiros roubadores de sonhos dos rapagões.

      ————————- Demorou, mas começou um dos elogios mais engraçados que recebemos, e que são curupaqueados por diversas pessoas ligadas ao MMN que aqui vêm postar: ladrões de sonhos. E é engraçado o padrão de repetição desse “elogio”. Existe um núcleo comum para formação do ideário que perpassa pela mente do distribuidor de MMN, independente da empresa à qual esteja esse ligado.

      No contexto de sua resposta, o ladrão de sonhos funciona como puro ataque pessoal. Vc não traz nada de novo e não refuta nada do que foi escrito no texto.

      Pessoas simples em busca de uma renda extra, creio eu que após receber os alertas repassados saem desnorteadas.

      ————————— Nunca dissemos aqui que a realidade é um conto de fadas.

      Vocês, não sabem até agora após anos opinando distinguir o que é Marketing de Rede (Distribuição de Mercadorias físicas através de Redes Bonificadas), de Pirâmides Financeiras travestidas de Mercado em Rede – MMN.. Onde produto físico não existe, e se por ventura for colocado algo, não é acessível para maioria dos seres humanos, somente é uma isca adocicada. E o pobre que nunca comeu doce, quando come se lambuza. Eu não sei o que vocês consideram o termo “ganhar dinheiro”..?

      ————————— BESTEIRA. Pela milionésima vez nesse blog, podem existir sim pirâmides com produtos, e não só as pirâmides financeiras, como Telexfria e BBomba. Vc nos verá chamando esses sistemas de LESIVOS. Uma pirâmide com produtos pode ser melhor apreendida através do seguinte texto:

      https://industriadadecepcao.wordpress.com/2008/06/27/teste-aqui-se-sua-empresa-de-marketing-multinivel-e-ou-nao-e-uma-piramide/

      Uma empresa pode ter produtos em sua constituição, e mesmo assim ser lesiva. Não é a existência do produto que irá caracterizar uma empresa de MMN como lesiva ou não. E veja o que eu digo: LESIVA. Quer dizer, a empresa pode estar assentada num sistema que é lesivo, que é ilegítimo, e mesmo assim estar legalizada.

      Legalizada em cima da parca e permissiva legislação acerca do MMN, com poder em instituições que legislam sobre a questão do MMN, além de lobbies e pagamento de propina intensos aos legisladores. É assim que funciona nos EUA, com a corrupta DSA, por exemplo. A ABEVD, no Brasil, também é uma instituição feita pra legislar em prol, defender os interesses DAS EMPRESAS de MMN, e não do CONSUMIDOR e DISTRIBUIDOR do MMN. Link abaixo pra DSA:

      http://esgotocapitalista.blogspot.com/2008/04/corrupta-dsa-direct-selling-association.html

      Uma empresa lesiva de MMN (ou pirâmide, se assim quiser) é uma rede para a qual uma pessoa entra de “livre vontade” e se coloca numa situação inicial de prejuízo. Para recuperar o dinheiro aplicado, a única hipótese viável/atrativa é recrutar outras pessoas para a rede. E o conceito de MMN é aquele que melhor aproveita as potencialidades de uma pirâmide, devido às similaridades existentes entre os dois modelos. Quase nunca há financiamento externo da rede resultante de vendas de produtos para FORA da rede.

      O caso da Equinox, por exemplo, ilustra a questão de pirâmide com produtos que já foi fechada pela FTC:

      -Era uma empresa Norte Americana de Marketing Multinível, comercializava produtos de saúde, beleza, e a ainda filtros de água.
      -Fundada em 1991.
      -Conheceu um crescimento astronômico na primeira metade dos anos 90.
      -Acima de 40000 distribuidores.
      -Considerada pela revista INC a empresa privada de mais rápido crescimento em 1996, encabeçando uma lista das “500 mais”.
      -A taxa efetiva de crescimento, entre 1991 e 1996 foi de 35000%.
      -Membro da DSA (Direct Selling Association) – a corrupta DSA, com funções semelhantes à ABEVD daqui (assim como são membros a Herbalife, a Monavie, a AGEL, a Forever….).
      -Alvo de um processo judicial combinado em oito estados diferentes nos Estados Unidos, 1999.
      -A acusação: Esquema em Pirâmide – a rede gerava dinheiro não a partir das vendas dos produtos, mas sim de um infindável processo de recrutamento, em que os novos recrutas eram incitados a comprarem grandes quantidades de produtos, a um preço elevado; para além disso, a empresa foi acusada de falsear os rendimentos previstos dos distribuidores.
      – Alegou em sua defesa tratar-se de um negócio “tal como o da Amway”.
      -Fechada pela Federal Trade Commission (FTC) em 2000, e obrigada a pagar uma compensação de $40.000.000, a distribuir por todas as vitimas da fraude.

      E essa empresa é só um dos exemplares!

      Se vc realmente tivesse lido vários posts de nosso blog (o que não chegou nem perto, por não compreender determinados níveis de distinção), conforme nossas discussões sobre esquemas lesivos, vulgo pirâmides com produtos, os produtos de venda podem ter certificados verdadeiros, tratamentos medianamente eficientes, os distribuidores possuírem programas de treinamento que mesmo assim serem esquemas lesivos na prática, que não proporcionam possibilidade de ganhos reais para a maioria dos participantes desses esquemas.

      Curto e grosso: o que define uma pirâmide como tal é a presença do recrutamento como principal fator da atividade, para tentar driblar o problema da saturação e da falta de VENDAS para FORA DA REDE. Quando se chega neste ponto, mais de 90% dos inscritos que decidem fazer o “negócio” (o que exclui aqueles que entram apenas como consumidores) perdem dinheiro e depois caem fora.

      Para mim R$ 1,00 é dinheiro. Para mim em uma negociação se recebo 1 real de desconto, ou se repasso um produto e recebo de margem 1 real de lucro, é dinheiro ! Ou não ? Creio que todo cidadão tem sonhos, só que cada um de acordo com suas necessidades luta para alcança-los. Vocês nessa teoria conspiratória de que bastou convidar um parceiro caracteriza-se leso..!

      ————————– Errado. Sâo os números e processos contra essas empresas que nos informam isso. Inclusive para com a AMWAY.

      Por favor..! Companheiros..! Vocês “afirmam” que a maioria perde dinheiro..? Estes que perdem dinheiro são aventureiros..! E mal informados..! Ou melhor, mentiram para os mesmos.

      —————————- Errado novamente. Perdem dinheiro por conta da natureza do sistema. Podem se matar de trabalhar, serem persistentes e consistentes, não desistirem nunca que a tendência a sair no prejuízo será grande.

      Assim como acontece também no mercado tradicional, onde o cidadão fracassa ou por falta de capital ou conhecimento.

      —————————- Que mercado tradicional o quê! Distribuidor de MMN não é empresário, muito menos (sua maioria) é empreendedor. Vcs confundem as coisas ao compararem distribuidor de MMN com atividades EMPRESARIAIS do mercado formal.

      Vocês estão confundindo picaretagem (investimento à prazo fixo das pirâmides Telexfree e Bbom da vida e outras ), onde os ditos produtos são meros figurantes.

      ——————————– como dito acima, não há confusão de nossa parte. Há sim, o desconhecimento de sua parte do funcionamento desses esquemas.

      Em MMN não existe bônus fixo, ponto ! Existem sim boas empresas com bom produtos para trabalhar, vocês generalizam todas, que é isso meus irmãos.

      ——————————- E o que ter bônus fixo tem a ver com ser pirâmide com produtos ou não? Das empresas que já analisamos, sim, em maior ou menor grau possuem sistemas lesivos. Cite essas “boas empresas” e discorra acerca de seu plano de marketing, por favor. Esse ínterim está no topo de nosso interesse.

      A dona Renata chama de perfuminho..!! Que isso mulher ? Grande maioria dos brasileiros não tem condições de comprar um importado original, talvez como você Sr. Fernando e dona Renata em um shopping ou em um free shop. Venda direta consorciada com bonificação, e, por serem formados grupos organizados de consumo, já funciona por décadas, esta funcionando e funcionará por toda eternidade, simples assim..!

      ——————————- Pra que fique bem claro: somos favoráveis a grupos organizados de consumo de venda direta MONONÍVEL. Essa estrutura possui todo nosso apoio.

      Sou consumidor de produtos distribuídos em redes, em um futuro próximo pretendo montar uma distribuição com absoluta certeza. Agora, uma recomendação, não se entusiasme com convenções, seminários..etc. onde você deva pagar para participar. Estes tem como função manter à chama acesa..! Pulinhos, palminhas e tapinhas nas costas em eventos não enche barriga de ninguém, outro ponto..! Recebo convites
      mensais, respondo, psiu..você paga meu deslocamento e despesas pertinentes ao evento..?? Nunca mais..rs. Só invisto em ativos (põe dinheiro no bolso), não em passivos (tira) !

      —————————– parabéns, vc pegou um pouquinho do espírito da “coisa”. Mas pra todos funciona assim? Não quero seu exemplo pessoal, quero apreender o funcionamento DO sistema.

      Finalizo tchê Fernando e cia, opinem mas por favor deixem às pessoas sonharem..! Li alguns comentários de terceiros que são verdadeiras pérolas, onde nota-se que mais são para “contentar” os moderadores, dão um pitaco e somem..! Por favor !

      —————————- Deixe de desviar o assunto e responda nossas perguntas.

    • 14/02/2014 23:36

      Parabéns Djalmar! Você mostrou muita coerência. Me permita salientar algo mais – empresas com bons produtos para trabalhar, pela vulnerabilidade que a livre iniciativa proporciona, também podem ser usadas para esquemas de pirâmides financeiras. O que mais faz a diferença é a conduta do líder.

    • Renata Lima permalink*
      15/02/2014 10:34

      Não, o que importa em mmn é a estrutura do negócio. Se não houvesse falha estrutural, certamente não haveriam tantos picaretas engajados no multinivel. O negócio em si propicia a pilantragem.

    • 15/02/2014 12:49

      “…já que não existe picaretas em outras estruturas.” Nessa não houve coerência. Se comprova o que disse o Djalmar.

    • Renata Lima permalink*
      17/02/2014 18:15

      acho que você transcreveu errado o trecho e interpretou de forma errônea também joston. Se quiser participar, bem vindo, observe as regras e adeque os comentários. Ficar nesta de “boa djalmar” não acrescenta muito, desculpa a franqueza.

    • 17/02/2014 21:52

      Me desculpe. Não foi uma transcrição, foi uma conclusão. Observei as regras. Concordar ou discordar é adequado e acrescenta muito.

    • Fernando permalink*
      18/02/2014 17:37

      Certo, conclusão distorcendo aquilo que foi dito. Senão vejamos:

      Renata diz: “Não, o que importa em mmn é a estrutura do negócio. Se não houvesse falha estrutural, certamente não haveriam tantos picaretas engajados no multinivel. O negócio em si propicia a pilantragem”.

      Essa é uma oração que indica CONDIÇÃO. Sem falha estrutural, sem tantos picaretas. A falha é condição para tantos picaretas. E eu diria mais: a falha estrutural é condição NECESSÁRIA, mas não suficiente para a existência dos picaretas.

      Daí tu respondes:

      “…já que não existe picaretas em outras estruturas.” Nessa não houve coerência. Se comprova o que disse o Djalmar.

      Foi uma transcrição E uma conclusão de sua parte. E uma distorção, através de um espantalho, tentando manipular uma frase condicional e transformá-la de forma implícita em uma relação de causa e efeito. A prova disso é o que vc disse depois: “Nessa não houve coerência“. Realmente vc discordou, porém discordou DISTORCENDO o que foi dito pelo interlocutor.

      Pois não creio que vc tenha dito que não existem picaretas em outras estruturas. Aí vc pertenceria ao à Terra do Nunca mesmo.

      Discordar é adequado e acrescenta ao debate quando a discordância é FUNDAMENTADA. Discordar por discordar não acrescenta nada mais nada vezes nada.

    • 18/02/2014 23:53

      Ok, Fernando. Explico: Quando eu disse que foi uma conclusão, me refiro à afirmativa de que a presença de tantos picaretas no mmn se dá pela falha estrutural. Seguindo essa afirmativa se conclui que em outras estruturas (com menos falhas) não existem tantos* picaretas. E, realmente achei incoerente porque vejo a mesma proporção de picaretas em todas as estruturas que vejo. *Tinha me esquecido da palavra ‘tantos’ no meu comentário. Tentarei ser mais claro em outras ocasiões.

    • Fernando permalink*
      21/02/2014 16:28

      Ok.

    • Renata Lima permalink*
      18/02/2014 22:06

      não acredito que você realmente ache que sua participação trouxe algo ao debate, mas ok.
      Da próxima vez, concorde ou discorde trazendo alguma informação relacionada ao post, por favor.
      Isto sim será informação e adequação as regras. Obrigada.

  32. Valdete permalink
    06/03/2015 13:19

    Renata, vc nasceu pra ser um aperdedora, eu nasci pra ser vencedora…
    continue trabalhando e enriquecendo os teus patrões, seja feliz com essa cabecinha pequena …cheia de bobagens!!!! como pode existir seres humanos tao pequninos assim….
    O Djalma esclareceu tudo e disse tudo…vc é uma pessoa pequena demais, sem sonhos , sem aspirações que além de não ter ainda quer roubar dos que tem…a mim essa tua conversa pobre, sem conteúdo não me afeta em nadinha, alias me da nojo….
    vai ser uma pobre e amarga o resto da vida…

  33. Alessandrofelix permalink
    19/03/2015 0:21

    Renata, sem ironia…o que é Empreendedorismo para voce? Se voce não aposta no Multinível como algo sustentável e que gere retorno financeiro, o que voce acredita que possa fazer alguém, pobre, sem muito estudo, sem QI no setor tradicional em que vivemos pelo menos sonhar que vai ganhar um bom dinheiro? Tenho discutido aqui e concordado com muitas declarações de muitos colegas que são contra o Multinível, mas ainda não ví nada que chegasse nem perto de Explicar que a Amway (topico) é uma Empresa desonesta e que é uma Corrente Financeira. Se a ABEVD no Brasil, a SEC e a WFSDA que inclusive hoje, tem como presidente o Doug De Vos, tambem presidente da Amway, na Câmara de Comércio dos EUA tem como presidente o Van Andel que é Chairmam da Amway atestam a legitimidade da Amway como legal e ética…enfim, voce quer um Aval de Deus todo poderoso? Me desculpe se voce é atéia. Responda com carinho e amor :D

    • Renata Lima permalink*
      19/03/2015 18:14

      Alessandro, se acompanha este blog, sabe onde o calo aperta. Amway é uma empresa boa, sustentável, que pode ser uma solução a pobreza, falta de instrução, etc? Simples, coloque aqui os dados oficiais da empresa que comprovam que vale a pena ser distribuidor. Dada a natureza do negócio, é importante informar o que é vendido para consumidor final, qual o percentual de desistência em até um ano, qual o rendimento médio de um distribuidor. Com este tipo de informação, nem há o que discutir. O que avaliza um bom negócio são números e não se tem alguém fera presidindo sei lá o que. Empreendorismo e antes de tudo, imaginar, realizar e desenvolver ideias, falando de uma forma ultra simplista (leia nossa faq para entender porque distribuidor de mmn não e e nunca será empreendedor). Com carinho e amor, se você puder provar que amway é um bom negócio, beleza. Não precisamos de Deus pra nada no que concerne a este tópico específico. E que me desculpem os religiosos que podem pensar que estou desdenhando. Não estou. É simples provar que o negócio é bom. Pena que, no tocante ao mmn, esta prova não existe. Até o momento.

    • alessandrofelix permalink
      19/03/2015 19:26

      Existe sim, a grande questão é que neste tópico, tudo que é multinível é rechaçado, em relação a Amway Mundial, ela disponibiliza todo o material falando sobre os faturamentos, lucros, premiações, ganhos por região, produtos mais vendidos e os ganhos dos ABOs como a Amway chama seus distribuidores. Este material para mim não é importante, por isso não tenho em mãos mas irei procurar e disponibilizar para discutirmos sobre isso. Se voce procurar na net vai achar primeiro do que eu…No caso dos excelentes produtos a Amway no seu site oficial do Youtube coloca seus cientistas provando a eficácia dos seus produtos com testes em video e mostrando como fazer e o que significa. Falta apenas bom senso amigos para que enxerguem que a Amway melhorou muito durante os anos e mostra com resultados expressivos que ela é a Maior do Mundo não por acaso, mas por merecimento. Favor aguardem que irei pesquisar e postar aqui para debatermos. Obrigado pela resposta a altura da pergunta Renata. Abraço a todos.

    • Renata Lima permalink*
      23/03/2015 12:38

      Não achei os números relevantes, se puder ajudar, poste mesmo, não esqueça do que é importante: rendimento médio, desistência em até um ano, percentual de venda à consumidor final. Não são quaisquer informações, são informações que provam que a empresa e boa para o distribuidor. Quanto à qualidade de produto, vamos a mais do mesmo, o que é bom pra uns não e pra outros. e produto de multinivel e coadjuvante, o que vocês vendem e a oportunidade de negócio. No aguardo de números oficiais da amway. Agradeço muito a postagem.

  34. Gean permalink
    26/03/2015 12:04

    Olha q boa matéria..Aliás, mais uma. Interessantes nos post, há sempre os que defendem e os…
    http://seekingalpha.com/article/3029736-who-should-you-trust-meredith-adler-or-herbalifes-banker

Trackbacks

  1. AMWAY – Grupos de marketing que vendem somente sonhos « A Indústria da Decepção?
  2. O Sistema Existe Pra Resolver os Problemas do Sistema « A Indústria da Decepção?
  3. O MMN tem corrompido a Avon? « A Indústria da Decepção?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: