Skip to content

O suco da Monavie: algumas considerações

11/11/2008

Segue tradução do artigo artigo que foi publicado no Huffington post, escrito pelo Dr. Jonny Bowden que é um especialista norte americano em nutrição e perda de peso, de renome nacional.

É Autor de 5 livros: “The 150 Healthiest Foods on Earth: The Suprising and Unbiased Truth About What to Eat and Why”, “The Most Effective Natural Cures on Earth: What Treatments Work and Why”, “The Healthiest Meals on Earth” e contribuiu com artigos em mais de 50 revistas e jornais, incluindo The New York Times, Chicago Sun Times, Chicago Tribune, Time Magazine, GQ, Muscle and Fitness, Men’s Health, Cosmopolitan, Oxygen, Seventeen, Self, Fitness, Family Circle, Marie Claire, Allure, Men’s Health, Ladies Home Journal, Prevention, Personal Trainer Magazine, In Style, and Shape.

Novas regras: ninguém mais pode afirmar que a Monavie cura câncer!

A propósito, AIDS também não. Nem lúpus, acne, manchas senis, artrite, calvície, aumento de libido.

Nenhuma delas. Desculpem. Se pensam que estou mirando na pobre Monavie, bom, o mesmo serve pra Xango Mangosteen, Xocai, Tahitian Noni, e todas os demais sucos ridiculamente superfaturados, que são promovidos por analfabetos científicos distribuidores de marketing multinível, e que repetem as promessas de cura com a sinceridade e a ingenuidade de um voluntário Kucinich.

Muito do modismo sobre os sucos é baseado nos números que mostram o teor de ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity – capacidade de absorção de radicais livres) dos produtos e a clara implicação no sentido de que, quanto maior o valor do ORAC, melhor o produto (mais sobre o assunto abaixo). As discussões entre os distribuidores de marketing multinível sobre qual produto tem o valor mais elevado de ORAC tem o mesmo peso acadêmico de um debate entre torcedores dos Lakers e dos Celtics. E, obviamente, como nenhum dos participantes costuma saber sobre o que está falando, um pouco de consistência científica é suficiente para empolgar potenciais distribuidores para entrar a bordo e fazer fortuna – e eles podem ser incrivelmente convincentes, no modo do Professor Irwin Corey.

Então, seguem os fatos.

Anti oxidantes são bons. É fato. Eu mesmo tomo vários e tento ingerir alimentos que possuem anti oxidantes em abundância.. Embora os estudos sobre específicos (e isolados) anti oxidantes sejam algumas vezes desapontadores, as populações mais saudáveis e longevas do mundo consomem anti oxidantes em sua dieta diária (assim como fitoterápicos, flavonóides e outros componentes do universo botânico).

Oxygen Radical Absorbance Capacity – ORAC (você não gostará de saber pra que serve, acredite-me) é um teste cientificamente válido que mede como os anti oxidantes trabalham reunidos. Testes de ORAC para produtos comerciais são geralmente feitos pelos Laboratórios Brunswick (ou licenciados), e os produtos testados por este laboratórios possuem um certificado no rótulo (com exceção de um produto quase desconhecido – VIA VIENTE – nenhum dos demais que são de marketing multinível possui o certificado).Existem inúmeros estudos publicados no Instituto Nacional de Medicina acerca do valor do ORAC para milhares de frutas e vegetais – e os que possuem o mais alto valor são os mirtilos, framboesas, couve, espinafre e ameixa.

Nenhum deles custa U$ 37 a unidade, diga-se de passagem.

Mas eu divago…

O primeiro problema que se tem é que se pode comparar o valor de ORAC baseando-se numa porção, 100 gramas, um litro, “por copo”, resultando em comparações ridiculas, como se fôssemos comparar maçãs e carrinhos de mão.

As empresas raramente ou nunca irão informar qual a quantidade usada para chegar a medida que informam. Um cara que possui um rede de vendas de produto caseiro pode clamar que o produto possui valor de “milhão de ORAC” sem dizer o quanto é necessário para produzir esse valor (por algumas estimativas um galpão do tamanho de Waco, Texas).

O segundo problema é que não há evidências no sentido de que os valores mais altos necessariamente implicam em maiores benefícios clínicos. Frutas e vegetais com alto valor de ORAC são ótimos mas, de acordo com o pesquisador de câncer Ralph Moss “há um limite para os benefícios que podem ser obtidos com anti oxidantes. Tomar 25.000 unidades de ORAC de uma vez não é mais benéfico do que tomar um quinto desta quantidade”.

O terceiro problema é que, se você não se exercita e se alimenta incorretamente – algo que eu notei em muitas pessoas que promovem estes sucos – beber uma ou duas doses de um suco caro não fará muita coisa por você. Estas pessoas parecem que não entendem como priorizar suas batalhas por melhor saúde. Eles debaterão infinitamente sobre uma água alcalina esotérica e não comprovada enquanto ingerem um Big Mac e uma torta de maçã.

O quarto problema é que, enquanto muitos destes produtos baseiam suas alegações ambíguas de benefícios a saúde em suas frutas espetaculares (manga de Xango, por exemplo), ninguém fala quanto do produto vem da fruta e quanto é puro enchimento. O repórter de saúde investigativo Mike Adams recentemente fez uma pequena investigação do ZRRI (outro suco superfaturado de marketing multinível, embalado em um lindo pacote no estilo “new age”). O Zrri não lista seus ingredientes num rótulo nutricional e contém suco normal de maçã, pera e romã. O preço é de U$ 30 a garrafa, largamente amparado no ingrediente “estelar”, o amalaki (um conhecido remédio homeopático).
“Mas estamos falando de 99% de suco de pera e maçã e 1% de amalaki?” Indaga Adams

Resposta: Ninguém faz a menor idéia, muito obrigado.

Hey, estes sucos não fazem mal a você (Eu falei boas coisas sobre o suco da Noni no meu livro: “The 150 Healthiest Foods on Earth”, e há ciência promissora atrás da fruta que compõe o suco). Mas curar câncer? Crescer cabelo? Mudar sua vida? Diminuir medidas na cintura?

Por favor.

Resumindo: vá ao mercado mais próximo e compre uma variedade de sucos naturais, puros como os de romã, cereja preta, mirtilo e outros. Ou melhor, faça seu próprio suco e consuma vegetais. Por um décimo do preço (e sem o papo irritante de Distribuidor Diamante e depoimentos pessoais), você terá o anti oxidante que precisa.

.

Veja também:

.

Monavie: os números de um bom negócio?

.

Monavie: artigo publicado na Newsweek

.

Monavie rumo ao topo: artigo da revista Forbes

.

Entrevista com o especialista em fraudes do MMN – Jon Taylor

Entrevista com a especialista em fraudes do MMN – Tracy Coenen

A procura do MMN perfeito

O que está errado com o marketing multinível?

Sofismas e falácias dos distribuidores de MMN

Herbalife é atentado à saúde pública, alertam os nutricionistas

Herbalife, Agel, Amway: MMN legítimo ou MMN pirâmide?

Intoxicação do fígado pela Herbalife

Algumas relações entre supervisores e distribuidores da Herbalife

Teste para avaliar se uma empresa de MMN é ou não é pirâmide

Scripts para recrutar trouxas – parte 1

Scripts para recrutar trouxas – parte 2

Scripts para recrutar trouxas – parte 3

Scripts para recrutar trouxas – parte 4

Governo Espanhol recomenda cautela na utilização de produtos Herbalife

28 Comentários leave one →
  1. renato permalink
    24/02/2010 12:11

    e a nu skin enterprises quero saber sua opinião.

  2. Amanda permalink
    11/08/2010 11:41

    Nossa um absurdo esse artigo!
    sou completamente contra!
    ninguém NUNCA falou que noni, monavie curam aids…
    agora… que melhoram o funcionamento do intestino, melhoram o humor, cresce SIM o cabelo e outras cositas mais… é tudo verdade!!
    mas juntamente com um estilo de vida saudável..
    eu sou consumidora assídua do noni… e não aceito que falem mal dele..
    agora.. a pessoa quer beber cervejão, comer torresmão e depois quer achar que o noni vai fazer milagre?
    não existem milagres…
    eu malho 3 X por semana, não como açuçar, frituras, refrigerante, todo santo dia no almoço 1 prato de salada e de manhã o noni… já tentei tirar… nossa senhora… intestino prendeu… deu espinha…
    que bom que vc não gostou… bom que sobra mais pra mim!!! ihuu

    • 11/08/2010 12:09

      “ninguém NUNCA falou que noni, monavie curam aids…”

      Tem razão. O doutor que escreveu o artigo deve ter inventado isso. Afinal, é muito mais plausivel um doutor de renome nacional forjar fatos e publicar no Huffington Post, do que distribuidores mal informados e deslumbrados saírem falando por ai que os sucos curam AIDS e câncer.

      “agora… que melhoram o funcionamento do intestino, melhoram o humor, cresce SIM o cabelo e outras cositas mais”

      Calvicie tem solução tanto quanto AIDS e câncer… hmmm, e depois não prometem o impossivel né.

      “agora.. a pessoa quer beber cervejão, comer torresmão…”

      Jogar um pokerzão

      “não existem milagres…
      eu malho 3 X por semana, não como açuçar, frituras, refrigerante, todo santo dia no almoço 1 prato de salada e de manhã o noni”

      Hmm. Parece depoimento daquelas pessoas com câncer que fazem quimio, tomam coquetéis e recebem tratamento médico intensivo, mas depois que são curadas saem falando que foram curadas “graças a Deus”. Se você faz tudo isso, é óbvio que vai ser saudável independente de Noni.

      Aliás, a Noni não tinha encerrado as operações no Brasil ano passado (http://wp.me/p7wuA-gY) ?

    • rodrigo permalink
      29/09/2012 23:35

      Bom acho que na verdade Amanda. e que vc ja tem uma vida bom com saude e saudavel
      O que acho e que tem muito ( MMN ) Mona vie
      Isto estraga qual quer produto

  3. 30/08/2010 2:16

    Essa monavie é uma palhaçada e vou dizer por que:
    como pode um Americano criar um suco ou poupas de frutas brasileira e
    querer vender uma garrafa desse suco ou poupa por 100 Reais aqui no Brasil…. Isso é um absurdo! É fora da nossa realidade. Mais uma Empresa americana explorando a nossa flora brasileira e nosso povo em beneficio próprio e tem gente que cai na idéia de que vai ganhar muito dinheiro vendendo suco brasileiro em garrafa gringa a esse valor.
    Imagina você chegando para um amigo seu e perguntar para ele se quer compra uma garrafa de suco brasileiro por 100 reais ele vai dar risada da sua cara e vai dizer que você é louco ou trouxa. Bem e a respeito de poder de cura eu posso dizer que as fruta tem poder de cura o monavie é feito de frutas mas o que você vai preferir pegar seus R$ 100,00 e ir na feira ou em um sacolão e comprar varia frutas e produzir 100 litros do seu próprio monavie ou vai pagar R$ 100,00 em uma garrafa de 750 ml? bem a vida é sua, o dinheiro é seu… você decide.

    • CAMYLLA permalink
      10/09/2010 12:30

      Olá Francisco.
      você esta leigo em relaçao a este assunto!
      precisa estudar um pouco sobre,exportaçao de materia-prima
      de um produto a ser fabricado em outro país e ser vendido no
      mesmo.A gasolina que movimenta seu carro e fabricada fora
      do Brasil é no entanto o petroleo e extraido do Brasil. e você
      sabia que nossa floresta amazonica tambem e uma fonte ines_
      gotavel de materia-prima para medicamentos farmaceuticos
      de grandes laboratorios internacionais!!!!
      Resumindo nao a como vc escapar disso , isto é um problema
      do proprio governo Brasileiro!

      Obrigado!

    • 10/09/2010 13:05

      “A gasolina que movimenta seu carro e fabricada fora
      do Brasil é no entanto o petroleo e extraido do Brasil.”

      Putz, e o idiota aqui achando que os postos Petrobrás vendiam gasolina da Petrobrás. Humpf… obrigado pelo esclarecimento.

    • Esdras permalink
      13/08/2012 16:35

      Perfeito Francisco Belarm, falou tudo… já tive a oportunidade de ir em uma dessas reuniões da Monavie na cidade onde moro (Campinas/SP) e resultado? Para mim é tudo balela, enganação. Um suco custando R$ 80,00, 90,00, 100,00 Reais. Vc tá brincando? E na reunião ainda são feitos slides que passam gente “Diamante”, “Gold”, com seus títulos, desfrutando de viagens para o exterior, carros importados, tudo pago pela empresa. E ainda depoimentos de gente que entrou para a Monavie há 4 meses e já ganhou 8.000,00 mil Reais ou mais. Convenhamos, que é isso pessoal? Enganação pura! Os órgãos responsáveis pela fiscalização deste tipo de produto aqui no Brasil deveriam urgentemente se movimentarem e investigarem a fundo essa indústria da mentira!

  4. Camilla permalink
    07/09/2010 22:28

    Boa noite,

    Gostaria que abrisse um espaço para a publicação de artigos desenvolvidos por profissionais da saúde ( nutricionistas/médicos nutrologos) alertando a população sobre os riscos do consumo dos produtos mencionados ( aloe vera, concentrados de antioxidantes, etc) e de programas de emagrecimento promovidos por essas empresas. Programas contendo kits de produtos oferecidos por pessoas que nem são capacitados tecnicamente pelos profissionais legalmente habilitados e portanto desconhecem o processo de reeducação alimentar, a bioquimica alimentar e a individualidade do paciente, e colocam em risco a saúde dos consumidores.
    Esse assunto é muito sério e acredito que o ministerio da saúde faz “vistas grossas” sobre a regulamentação de prescrição e “indicação” de “suplementos”, “complementos” alimentares.
    Obrigada pela atenção!

  5. francisco belarm permalink
    19/01/2012 0:11

    Cara Camila após um anos, caio aqui neste blog só para responder a senhorita que: não preciso estudar sobre exportação de matéria prima… você sim tem que aprender a ler o texto antes de dar sua opinião.

    No comentário acima escrevi “Mais uma Empresa americana explorando a nossa flora brasileira”

    Acho que a frase é clara…

  6. Ricardo permalink
    25/03/2012 23:00

    Eis um problema gerado por quem se envolve com MMN. Muitos entram no negócio sem buscar fontes seguras sobre os produtos, para que servem, como funcionam e etc.Na vontade de vender acabam falando aquilo que falaram para elas, isso quando falam. Mas quem sou eu para criticar um assunto que envolve tanta ciência (social, biológica, quimica entre outras).
    Até então consumo Mona Vie Active, pois a pessoa que me vendeu usou argumentos que pude comprovar, através de colegas da área de nutrição, biologia e quimica.
    Devido a esse meu jeito de ser, gostaria de saber:
    Quem é essa pessoa que postou o artigo? Pode publicar o artigo original, de preferência em foto, ou link, pois é mais confiável.
    Poderia postar uma análise comprovando os níveis de anti-oxidantes no mona vie Active?
    Não me diga que o anti-oxidante não é importante para a saúde!
    Quanto a “vá ao mercado mais próximo e compre uma variedade de sucos naturais, puros como os de romã, cereja preta, mirtilo e outros.” é uma afirmação de quem não vai a feira, ou ao mercado, ou a quitanda.
    Antes de começar a comprar e tomar o produto, pesquisei preços de várias das frutas que compõem o Active e algumas delas (por exemplo: camu-camu, blue-barry e cupuaçu) não encontrei, apesar de morar em Curitiba-PR. Das que encontrei algumas possuem um preço bem elevado (R$5,00, R$10,00 e até R$20,00 o quilograma).
    Considerando esta situação, o tempo e a dificuldade para comprar e preparar um bom coquetel de frutas durante a semana é que optei pelo Active.

    Quanto a exploração do nossa flora, eu penso ser justa, pois o Brasil não tem desenvolvimento cientifico, graças a nossos governantes que não investem em educação.

    E cuidado com a blasfemia.

    Enfim, quero mais conhecimento e menos informação!

    • Renata Lima permalink*
      27/03/2012 20:20

      “Quem é essa pessoa que postou o artigo? Pode publicar o artigo original, de preferência em foto, ou link, pois é mais confiável.”

      http://www.huffingtonpost.com/dr-jonny-bowden/new-rules-no-more-claimin_b_106562.html

      Obs – o link estava na primeira linha do post, pena que não o leu.

      “Antes de começar a comprar e tomar o produto, pesquisei preços de várias das frutas que compõem o Active e algumas delas (por exemplo: camu-camu, blue-barry e cupuaçu) não encontrei, apesar de morar em Curitiba-PR. Das que encontrei algumas possuem um preço bem elevado (R$5,00, R$10,00 e até R$20,00 o quilograma).”

      Informe-nos o preço do produto (este active). Podemos fazer uma análise comparativa, quando tivermos tempo.

  7. CILENE permalink
    16/08/2012 0:04

    vou comer banana,laranja,maça etc, fica mais facil que falar sobre frutas que nao posso comprar e sucos que tambem nao posso comprar, obrigada gente

  8. paula permalink
    27/10/2012 22:17

    Estou em Portugal, tomo o active e sinto me fantástica. Infelizmente não posso comer as frutas de que estamos a falar, porque muitas delas nem chegam a POrtugal, por isso acho que foi uma ótima invenção.

  9. Roberto permalink
    31/10/2012 21:02

    Trabalhei com o Monavie no Japao,em 2005,era obrigado a consumir uma caixa com 4 litros no mes,la MMN do monavie nao virou nada,fui em reunioes,tomei o suco nao senti diferença alguma,melhor comprar as frutas ,passe numa centrifugadora e vc tem o melhor suco do mundo,tem muita gente iludida,pagando pra trabalhar,parei porque todos que coloquei pararam,vim para o Brasil,estou agora em outra MMN,da POLISHOP, estou no começo,ja tenho minha loja virtual com todos os produtos,mas ainda nao vendi nada,ja coloquei algumas pessoas,vamos ver o que da,so vou ver se realmente ,na hora que ver o dinheiro cair na minha conta,ainda nao tenho dados sobre pessoas que entram e desistem,ou se na POLISHOP a permanencia e maior,sou bem realista e pe no chao.

    • Tiago permalink
      03/11/2012 21:33

      Roberto, voce é um comédia… diz-se aliviado em ter saído de um MMN e em seguida conta que acabou de entrar em outro?

  10. roberto permalink
    04/11/2012 8:26

    E simples, eu nao me senti aliviado porque sai,eu simplesmente vi que la nao dava futuro,nao adianta um cara falar que e diamante rubi nao sei mais o que se quando peço pra me mostrar o holerrit de pagamento ele sai fora,na Polishop e a mesma coisa, ainda ninguem me mostrou holerits,nao sou deslumbrado com viagens ,premios,carroes,quero ver dinheiro na conta,se nao for desta vez que encontro um MMN perfeito,serio,continuarei procurando,parece que a Polishop pegou um caminho certo,colocando uma loja virtual,que tem produtos a venda e que te paga comissões desses produtos,e que vc tem 2 opções,vc tera que movimentar 300 reais em sua loja, seja consumindo ou seja vendendo na sua loja,isso sim,me parece a diferença,mas estou no começo,afinal,procuro coisa seria,tenho muita gente conhecida,mas nao quero cair mais cair naquela de ficar mal com amigos e familia por ter colocado eles numa fria,como ja fiz anteriormente.

    • 14/02/2013 14:57

      Gostaria de saber mais sobre sua experiencia na Mona Vie. Pois estou sendo convidado a entrar e estou muito atraído ao negócio.

  11. Maria ramos permalink
    04/11/2012 12:47

    Qual o valor do suco da monovie? É verdade essa história de ganhar em dolare

  12. Raul Almeida permalink
    25/04/2013 1:23

    Acho bancana as pessoas se manifestarem mas creio que deveriam pesquisar bem antes de dizer… Um fala sobre onde ja se viu uma empresa comprar o açai e querer vender mais caro para nós.. Bom ja fazem isto com o petroleo e seus derivados a ANOS… Mas esta errado e vamos la para a explicação DEIXANDO CLARO NÃO QUERO CONVENCER NINGUEM A ENTRAR NA MONAVIE E NEM ACHO QUE CURE DOENÇAS ESTOU APENAS FALANDO SOBRE O PRODUTO EM SI E O QUE PESQUISEI..
    Bom pelo que pesquisei http://www.aibmr.com/news/story.php?id=2 e veja este site, um médico fez estudo com o Tal suco e teve beneficios anti oxidantes e ORAC e afins… Em 2008 (alguns médicos / quimicos renomados) fizeram o duplo cego e atestaram que o primeiro estava certo…Segue o que se diz no estudo … Em resumo, a MonaVie atividade não só demonstrado experimentalmente para aumentar a atividade antioxidante em humanos
    soro, levando a uma diminuição da peroxidação de lípidos no sangue, mas também há evidências de que
    MonaVie atividade desde antioxidantes que são capazes de penetrar nas células. Este estudo confirma que ao beber
    quatro onças de MonaVie atividade contendo brasileiro açaí, os sujeitos tiveram um aumento significativo na
    sua capacidade antioxidante e de inibição da peroxidação lipídica, o que reduz o risco de o colesterol ser
    oxidado. Colesterol oxidado tem sido mostrado para contribuir para danos no revestimento interno do
    artérias.

    Poderia o autor dar uma lida no assunto e verificar se esta de acordo ou nao?
    Obs ate um Medico da National geographich fez um duplo cego e atestou o mesmo…

    • Renata Lima permalink*
      25/04/2013 10:14

      Notícia velha….pesquise o Dr. Strauss, cabeça de chave do estudo.

      Abaixo está apenas um link sobre o referido medico e sua “mania” de aumentar credenciais.

      http://www.topix.com/forum/san-jose/TI40D8JOSNIJS2CG3/p4

      No mais, quando for pesquisar, não “traduza” a pesquisa via translator porquê fica praticamente ilegível e difícil de entender (acredito que até pra você o trecho está sem lógica!).

      Os benefícios do acai são conhecidos. Agora a NECESSIDADE de consumir suco de frutas engarrafado por um preço estratosférico é outra questão que NINGUEM na comunidade científica endossa.

      Boa sorte em monavie e, por favor, antes de postar, leia se o que você quer colocar em debate já não foi discutido (como este caso envolvendo o Strauss).

    • Renata Lima permalink*
      25/04/2013 10:28

      Ah, sim….o Dr. Strauss está na folha de pagamento de monavie.

  13. fernando permalink
    31/08/2013 11:52

    Produtos industrializados, gente vcs que não conhecem as indústrias alimentícias não tem idéia do estão ingerindo, façam um suco mesmo assim ainda tem os agrotóxicos.

    • Renata Lima permalink*
      31/08/2013 12:50

      Ah sim, e o suco da monavie e naturalissimo….19 frutas sem agrotoxico ou nenhum tipo de processamento, numa garrafa de vidro.

  14. Priscila Santos permalink
    08/10/2013 17:53

    Adoro trabalhar com a monavie,além dos produtos serem ótimos,estou começando a vender muito,pessoas como eu acreditando no negócio,adoro ver pessoas comuns se dando bem na empresa,estou muito satisfeita na empresa,os produtos não curam,nem previne câncer etc….. Más com certeza da um up na vida da gente,gosto e recomendo,quem quiser mais pesquisem em fontes legais….
    E baixou bem os preços o active agora para consumidores sai a 59,00 um preço bom,vc gastaria muito mais comprando separadamente colageno hidrolizado,vitamina C,antioxidantes,nossa comprar tds essas coisas seria bem mais caro

    • Arthur permalink
      11/10/2013 13:41

      Você está vendendo muito o suco, ou a oportunudade de ganhar dinehiro com recrutamento?Pq não vejo o pq as pessoas comprarem o suco por 59 reais se tem muita gente queimando estoque por metade do preço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: