Skip to content

Suplementos podem aumentar riscos de câncer

18/03/2008

Tradução do artigo “Cancer Myths Debunked: Antioxidant Supplements Protect You From Cancer” publicado semana passada nos EUA, e que ficou entre os mais lidos do Digg.

Mito do câncer desmascarado: suplementos de antioxidantes protegem você do câncer.

Pergunte a 10 mulheres nas ruas se antioxidantes como vitamina E e vitamina C ajudam na proteção contra o câncer, e 9,5 delas responderá que SIM.

A culpa não é delas; isso foi ensinado a elas através de revistas, anúncios e comerciais de TV. Vitamina C, romã, resveratrol, semente de café: coma tudo isso! Passe no rosto! Coma junto com os cereais! Certamente tomando radicais livres “ruins” você estará evitando câncer. Não?

Bem, você está de pé nesse momento, eu sugiro que você sente. Eu tenho más noticias. Existem poucos – se houver – dados que comprovem que a ingestão de antioxidantes protege você do câncer. De fato, as melhores pesquisas até agora mostram exatamente o oposto: a ingestão de suplementos de antioxidantes aumentam os riscos de câncer! Você está sentado?

Um estudo publicado ano passado no Journal of Nutrition revelou que mulheres que tomavam suplementos de vitamina C, vitamina E, beta-caroteno, selênio e zinco (aquela mega pílula de antioxidante) desenvolveram câncer de pele na proporção de 1,3%.

Em contraste, as mulheres que não estavam tomando os suplementos, desenvolveram câncer de pele a uma proporção de somente 0,7%, um número significativamente menor.

Em particular, o estudo descobriu que a taxa de melanona (o tipo mais grave de câncer de pele) era de 0,3% nas mulheres que tomaram os antioxidantes, e 0,08% nas mulheres que não ingeriam suplementos de antioxidantes. Novamente um número significativamente maior nas mulheres que tomaram as pílulas de antioxidantes.

Esse não é o primeiro estudo mostrando um aumento no risco de câncer em pacientes tomando suplementos de antioxidantes. Uma grande experiência com fumantes há varios anos atrás mostrou que aqueles que tomavam altas doses de vitamina A na verdade tiveram suas chances de câncer no pulmão aumentadas, comparando com aqueles fumantes que não ingeriam suplementos de vitamina A. Um estudo diferente mostrou que pacientes ingerindo vitamina E tiveram sua mortalidade aumentada, comparando com aqueles que não ingeriam suplementos de vitamina E. Outro estudo mostrou que a ingestão de suplementos alimentares de antioxidantes aumenta o risco de câncer de cólon.

Várias análises agregadas concluiram que beta-caroteno, vitamina A e vitamina E, todos aumentam o risco de morte, enquanto a vitamina C parece não ter efeito de nenhuma maneira.

pills-money.jpg

Como isso é possivel?

É possivel que as células cancerígenas sejam mais propensas ao stress oxidativo do que suas células saudáveis. Em outras palavras, a ingestão de suplementos de antioxidantes pode estar, ironicamente, fortalecendo as células cancerígenas, permitindo que elas vivam mais do que qualquer outra célula.

Porque o câncer se desenvolve a longo prazo (como o câncer de pulmão e de pele), que tentar ingerir vitaminas A e E por um periodo de tempo relativamente curto, provavelmente não surtirá qualquer efeito. É como passar uma mão de cera num carro que acabou de sair de uma batida. O estrago já está feito. Assim como a mão de cera está “protegendo” o carro já amassado, os suplementos de antioxidantes também estarão “protegendo” as células já cancerígenas.

Aqui vão algumas dicas, que sobreviveram ao tempo, sobre como evitar câncer:

  • Coma muitas frutas e vegetais todos os dias (ao invés de consumir suplementos);
  • Diminua a ingestão de carboidratos como os do pão branco, frituras e etc;
  • Faça exercicios diários e se mantenha dentro de seu peso;
  • Proteja-se dos raios solares com óculos e roupas apropriadas;
  • Se mesmo assim optar por suplementos, a única vitamina que eu recomendo é a vitamina D. Existem boas evidências de que a vitamina D previne certos tipos de câncer. Ingerir 1.000 IU de vitamina D3 é a melhor maneira de elevar seus niveis dessa vitamina.

.

Leia também:

.

Entrevista com o especialista em fraudes do MMN – Jon Taylor

Entrevista com a especialista em fraudes do MMN – Tracy Coenen

Sofismas e falácias dos distribuidores de MMN

Herbalife é atentado à saúde pública, alertam os nutricionistas

Herbalife, Agel Amway: MMN legítimo ou MMN pirâmide?

Herbalife: lavagem cerebral na prática – parte 1

Herbalife: lavagem cerebral na prática – parte 2

Um olhar psicanalítico acerca de grupos de distribuidores das empresas de marketing de rede e de fiéis de várias instituições religiosas

Intoxicação do fígado pela Herbalife

Teste para avaliar se uma empresa de MMN é ou não é pirâmide

Scripts para recrutar trouxas – parte 1

Scripts para recrutar trouxas – parte 2

Scripts para recrutar trouxas – parte 3

Scripts para recrutar trouxas – parte 4

21 Comentários leave one →
  1. 18/03/2008 17:36

    Aqui estão dados científicos concretos que apontam para potenciais riscos de saúde com os suplementos em questão.

    Interessante a lógica do estudo: as células normais podem ficar mais fortes com as vitamas x e y, mas as células cancerígenas também podem ficar mais fortes.

    É que não é só faltarem as provas que dizem que os antioxidantes fazem bem à saude… é existirem provas de que não fazem.

    Muita empresa de MMN por esse mundo fora vai ficar careca de argumentos…

    Cumprimentos.

  2. Maria José permalink
    18/03/2008 19:28

    Isto significa a quebra de um verdadeiro Paradigma.
    Acabaram de retirar o Tapete dos Herba da Vida.
    O discurso sobre os indispensáveis suplementos vitamínicos vão à exaustão!
    São os donos absolutos da verdade,sem nenhuma comprovação científica para lhes dar credibilidade.O que vale é o abominável Achismo.
    A linha Externa foi totalmente substituída pela Nouri Fusion,pois é totalmente à base das Vitaminas A,C e E.(A anterior não era a melhor do Mundo?)
    Para Mãos e Corpo a Linha Soft Green:Sabonete para mãos,Creme para o Corpo,hidratante e outros tantos,mas todos munidos com o Maior anti-oxidante do Século:o Super,Hiper, Fantástico CHÁ VERDE.
    Agora Vc toma chá Verde(Tabletes ou em vários tipos e sabores de Chás),Nutre seu Rosto com o Chá Verde,lava as suas mãos com Chá Verde,passa creme em todo o corpo com Chá Verde etc
    Acredite,em breve Vc se transformará em um verdadeiro HUCK.
    Pelo que está comprovado na citada Pesquisa,estamos esvaziando os nossos bolsos com uma infinita carga de apelação midiática e PLACEBOS (não faz mal,mas também não tem nenhuma serventia)
    Bola pra frente…
    Como vamos continuar a pegar trouxas????

  3. conversa de pato permalink
    18/03/2008 19:44

    Já que dão tanto destaque a este texto blog do Dr. Benabio e tiram as vossas iluminadas deduções cientificas, pq não traduzem também os comentários ?!!!! Muitos comentários pertinentes são colocados ou estes não tem qualquer importância ?
    Ah, já agora, o tal estudo só se aplica a mulheres !#!”#!#. Os homens podem continuar a usar antioxidantes sem problema….

  4. conversa de pato permalink
    18/03/2008 19:54

    Mas se de facto o artigo do Jornal de Nutrição a que se refere o texto do Dr. Benabio é prova cientifica para as vossas deduções extrordinárias sobre suplementação alimentar então neste link http://jn.nutrition.org/cgi/content/abstract/133/8/2650 também tem aceitar como prova cientifca a influencia dos suplementos multivitaminicos na redução do risco de doenças cardiovasculares…..

  5. 18/03/2008 20:39

    De facto…

    Parece que o melhor mesmo é ficarmos pelo exercício físico e pela alimentação saudável. :)

    Cumprimentos.

  6. renata24 permalink*
    18/03/2008 23:16

    A conclusão do estudo indicado pelo Conversa de Pato foi a seguinte:

    “Findings from this study indicate that use of low dose multivitamin supplements may aid in the primary prevention of MI. ”

    O uso de baixa dose de multivitamínicos PODE auxiliar na prevençao primária de doença coronariana. Data do estudo: 2003.

    Estudo indicado no post (publicado em 2007): mulheres que tomavam suplementos de vitamina C, vitamina E, beta-caroteno, selênio e zinco (aquela mega pílula de antioxidante) desenvolveram câncer de pele na proporção de 1,3%.

    Acho o estudo atual mais enfático e conclusivo. Ninguém aqui fez “deduções extraordinárias” ou distorceu dados.

  7. gap permalink
    19/03/2008 9:20

    É pato, quem anda tirando conclusões extraordinárias é vc, afinal de contas o texto só foi traduzido. Os comentários sobre o artigo já estão sendo respondidos pelo próprio Benabio lá no blog dele. Acho que vc pode fazer criticas ao texto diretamente a ele.

    também tem aceitar como prova cientifca a influencia dos suplementos multivitaminicos na redução do risco de doenças cardiovasculares…..
    mas ninguém tá recusando. Se ajuda na redução de doenças cardiovasculares, ótimo. Agora, uma coisa que eu já vi, foram pessoas recomendando suplementos – não só da Herbalife, de outras empresas tb – para pessoas que estão se tratando do câncer. Ora, com um estudo desses, é hora do pessoal botar a mão na cabeça e repensar essa prática. Tudo bem, as peças estão se encaixando, mas essas pesquisas não podem ser meramente desprezadas. Assim como as empresas que vendem suplementos só vão enfatizar as pesquisas que mostram o lado positivo desses suplementos, nós temos o dever de mostrar às pessoas as outras pesquisas que mostram o efeito negativo – eu não consigo imaginar a Agel, Forever, Herbalife ou outra empresa que vende suplementos, recomendando esse texto aos seus distribuidores. Quando as empresas passarem a destacar tb as pesquisas com efeitos nocivos, nós tb passaremos a mostrar as pesquisas com efeitos positivos.

  8. conversa de pato permalink
    19/03/2008 14:28

    Se não perceberam eu estava postando na sequência do comentário da Maria José que diz ”

    “Isto significa a quebra de um verdadeiro Paradigma.
    Acabaram de retirar o Tapete dos Herba da Vida.
    O discurso sobre os indispensáveis suplementos vitamínicos vão à exaustão!
    São os donos absolutos da verdade,sem nenhuma comprovação científica para lhes dar credibilidade.O que vale é o abominável Achismo.”….

    ora se isto não é uma dedução extraordinária diga-me lá o que é ?.

  9. renata24 permalink*
    19/03/2008 16:03

    A única dedução que consigo tirar do comentário da Maria José é o seguinte: o artigo tem profundo impacto sobre o discurso dos herbalóides.
    É fato: os distribuidores recomendam veementemente os produtos a quem quer que seja. Puro achismo por parte dos herbalóides, considerando-se as evidências científicas constantes do post.

  10. MARIA JOSÉ permalink
    19/03/2008 19:02

    Está bem Sr Conversa de Pato,vamos ver se isto que será relatado abaixo,também, são deduções,pois tive o desprazer de assistir,estupefada,ao vivo e a cores a um Fantástico e Circense STS:
    1.O tamanho da sua Tableteira(Depósito para Transporte dos Tabletes) refletirá o tamanho do vosso cheque!(Sábias palavras de um President Team)
    -A minha pobre e já totalmente idiotizada Prima portava uma que a levaria a President Team – 25cm/18cm/3cm-em uma cor de Verde “cheguei” com o nome Herbalife em Branco,o Sr por certo conhece o que estou falando.
    2.Inacreditável é que ali tinha 08(oito) tipos de diferentes Tabletes,sendo que alguns ela tomava em número de dois ou até mais,três vezes ao dia;
    3.Um Presidente em determinado momento falou:
    -Tem que tomar todos e de preferência na frente das pessoas,pois só vendemos aquilo que consumimos e Vcs vão ficar RICOS NESSE NEGÓCIO!!!!!
    (PALMAS-GRITOS-MÚSICA NO MAIS ALTO VOLUME-Pois naquele momento ele estava dando o caminho para o $uce$$o)
    -Chamou um Equipe Mundial e disse:Que dia é hoje? Dia 27,respondeu o pobre vassalo.
    Pediu para que abrisse sua Mega Tableteira e retirou 27 Tabletes,com a Platéia em verdadeiro Delírio contando.
    Após isso,ordenou que tomasse,a fim de mostrar que não fazia nenhum Mal!(Música e as Primeiras Filas em Pé nas Cadeiras)
    Pergunto:
    -Isso é demonstração de Profissionalismo?
    -Isso, por acaso,não banaliza a sua utilização,confundindo os convidados,pelo menos os que,ainda,não estavam hipnotizados?
    -Para os já idiotizados como a minha Prima,que também usava toda a linha de Nutrição Externa,pois essa é a orientação,o Sr sabe melhor que eu,pois assisti com ela treinamentos gravados,buscando,longe da Música e do Hipnotismo, mostrar o enorme Golpe a que estava sendo submetida,pois só com seu consumo já ía um Portfólio incontável de Produtos.
    Sr Conversa de Pato,fica difícil convencer quem já teve e,até participou,indiretamente da destruição de uma pessoa querida pelo Canto da Sereia chamado HERBALIFE.

  11. Milena permalink
    19/03/2008 21:57

    Hehehehe essa desculpa de vender aquilo que se consome é realmente hilária! Já pensou se o cara de uma funerária ouve isso? kkkkkkkkkkkkkkkk
    Vai querer trocar a cama dele pelos caixões, para dar mais “credibilidade” às vendas rsrsrsrsrsrs

    Agora, falando sério, não sei por que tanta discussão em cima de algo que já foi cientificamente comprovado. Se quiser continuar tomando suplementos, tome ué! Ninguém está proibindo ninguém! Mas a informação está aí para quem quiser seguir. E informação nunca fez mal a ninguém, muito pelo contrário. Serve para conscientizar pessoas.

  12. 22/03/2008 12:06

    Só uma observação já que ando um pouco afastada do blog:

    O leite materno contém a quantidade correta de ferro e é um tipo que é totalmente aproveitado pelo bebê. Os leite em pó apesar de ter na sua composição quantidades exageradas de ferro e outras vitaminas não são bem absorvidas pelo organismo do bebê. Ele não substitui o leite materno. Assim como suplementos vitamínicos não substituem uma dieta rica e equilibrada combinada com atividades físicas regulares.
    Falei do leite materno pois estou amamentando no momento e fiquei indignada com uma mãe que trocou o seio por leite em pó porque tinha preguiça de fazer o bebê mamar no seio…
    Muita gente opta por suplementos e dietas mirabolantes por preguiça de se reeducar e praticar exercícios físicos.

    BjoS!

  13. Quebrado permalink
    25/03/2008 16:16

    http://www.forbes.com/strategies/2006/08/14/stocks-investing-streetwalker-0815streetwalker13.html

    Me mandaram um e-mail com esse link dizendo que : “Revista de negócios e finanças mais conceituada do mundo – Forbes –
    classifica a Herbalife na lista das 5 empresas mais seguras nos Estados
    Unidos.”
    Eles mandam como um dado positivo e qual seria a interpretação para essa matéria? fiquei na dúvida.

  14. gap permalink
    25/03/2008 17:38

    Revista de negócios e finanças mais conceituada do mundo – Forbes –
    classifica a Herbalife na lista das 5 empresas mais seguras nos Estados
    Unidos.

    Repare que a revista fala isso em termos de ações da NYSE, ou seja, é uma das empresas mais seguras pra vc COMPRAR AÇÕES, não tem nada a ver com ser distribuidor da empresa. Aliás, isso é só marketing fajuto, porque o fato da empresa estar entre a mais seguras para ACIONISTAS investirem não reflete absolutamente nada no negócio dos distribuidores, pois eles é que pagam essa “segurança”. Pense bem, a Herbalife só tem 3644 funcionários, a Intel tem 86.300 funcionários. Se a Intel quebrar ela teria que desembolsar uma fortuna em indenizações a esses mais de 80 mil funcionários, a Herbalife só teria que negociar indenizações com pouco mais de 3 mil funcionários. Se a hbl quebrar, ou qualquer outra empresa de MMN, seus distribuidores ficam a ver navios, e sem direito de reclamar de nada. Desse ponto de vista, a Forbes está correta.

  15. Rafael permalink
    25/04/2008 20:11

    Sinto muito em dizer, mas esta mensagem contra suplementos é infundada. A base argumentativa foi pouco convincente. Resta apontar estudos melhores sobre o caso. E claro, devemos tomar cuidado, pois não é qualquer suplemento alimentar que pode ser considerado saudável. A forma mais simples e prática de descobrir se são sadios é observar os resultados das pessoas que fazem uso deles. Conheço pessoas que ingerem suplementos há mais de 10 anos, produzidos por empresas sérias, de médicos renomados, e elas estão ótimas, até melhores do que anteriormente.
    É só.
    Obrigado!

  16. gap permalink
    25/04/2008 20:34

    Sinto muito em dizer, mas esta mensagem contra suplementos é infundada. A base argumentativa foi pouco convincente. Resta apontar estudos melhores sobre o caso.

    O post tem links para as pesquisas cientificas apontadas no post. Base argumentativa fraca? Uma pesquisa que saiu no JN é um argumento fraco? É tão fraca essa pesquisa que traz até probabilidades do aumento de câncer. Devem ser números mágicos, que eles devem ter inventado, dai publicaram no JN só pra zoar.
    Preste atenção antes de postar um comentário leviano desses, e aponte ESPECIFICAMENTE os pontos fracos da argumentação do texto, e também das pesquisas. Não basta chamar a argumentação de fraca, mostre a fraqueza, e claro com outras pesquisas, já que o texto trás em seu conteúdo os links das pesquisas realizadas.
    O texto aponta vários artigos cientificos como base de argumentação. Teu comentário foi, pra ser bem sincero, totalmente ingênuo e desatento.

    Conheço pessoas que ingerem suplementos há mais de 10 anos, produzidos por empresas sérias, de médicos renomados, e elas estão ótimas, até melhores do que anteriormente.

    Ahhh, ai está um argumento fortissimo. Ciência pura. “Conheço fulano que faz tal coisa e até hoje não morreu”. Isso é ciência, realmente.
    Pesquisa com vários pacientes durante anos, com monitoramento dos envolvidos, como foi feito nas pesquisas apontadas no post são balela. Ciência séria é “eu conheço um cara que…”.

    Afffff…

  17. renata24 permalink*
    25/04/2008 21:27

    Me diga, Rafael, qual o seu conceito acerca de pesquisa bem fundamentada? Fiquei curiosa.

    obs: sugestão: mande um e mail questionando as fontes e poste a resposta aqui (caso haja alguma).

  18. Taciana permalink
    17/09/2008 12:16

    Só um detalhe: Desde quando Wikipedia é site confiável de comprovação científica?

    Gente, os antioxidantes ainda estão sendo estudados, mas já é comprovado que eles são muito importantes na prevenção de câncer e senescência precoce. O problema é que muitos não sabem que não são todos os tipos de suplementos que podem ser tomados sem a prescrição médica ou nutricional. Todo nutriente tem uma recomendação diária de ingestão e sua ingestão máxima (isso se existe esses parâmetros, ainda existem vitaminas que estão sendo estudadas), se ultrapassar a ingestão máxima pode provocar toxicidades.
    Por exemplo, tomar suplemento de miltivitamínicos tendo uma alimentação balanceada pode estar provocando algo de ruim no corpo. Mas se você sabe que não come nenhuma verdura ou fruta, e toma o suplemento, talvez esteja trazendo algum benefício.
    O que quero dizer é: Isso é muito relativo. Suplementos podem ser usados como medicamento ou não. Podem fazer mal ou não.
    Outra coisa… Vitamina D é boa pra prevenir câncer??? Alguém, por favor, me diz de onde tiraram essa idéia?? Pra quê suplemento de vitamina D se ela é produzida pela pele quando tomamos banho de sol??? Em formulações de dieta não se calcula nem a quantidade de vitamina D, porque ela é facilmente encontrada nos alimentos e ainda é produzida pelo nosso corpo quando exposto aos raios solares.
    Gente, esse artigo é totalmente incoerente.

    ps: não estou defendendo uso indiscriminado de suplementos, nem usar suplementos com desculpas para não comer. Até porque, como estudante de nutrição, tenho que zelar por uma alimentação natural e equilibrada. Mas preciso comentar que este artigo é sem fundamentação, fiquem cientes disto.

    Abraços!
    Cordialmente,
    Taciana

  19. Angela Leal permalink
    14/10/2008 11:53

    Bom dia!

    Fiquei muito interessada nessas informações e gostaria de saber mais.
    Meu marido faz tratamento contra o câncer de próstata e que tinha havido
    uma recidiva na bexiga, mas fez quimio e radio e hoje faz uso da vacina anti-hormonio zoladex e o soro zometa.
    Fico preocupada pois as vezes quero dar pra ele o suplementos vitamínicos.
    Obrigada.

  20. neto permalink
    05/06/2009 13:59

    Isto significa a quebra de um verdadeiro Paradigma.
    Acabaram de retirar o Tapete dos Herba da Vida.
    O discurso sobre os indispensáveis suplementos vitamínicos vão à exaustão!
    São os donos absolutos da verdade,sem nenhuma comprovação científica para lhes dar credibilidade.O que vale é o abominável Achismo.

  21. Talita permalink
    13/02/2010 15:43

    Olá pessoal. Acompanho o blog de vocês desde que uma pessoa muito próxima resolveu entrar no MMN da Forever e eu, desconfiada das propostas ‘maravilhosas’ resolvi pesquisar. Encontrei seu blog e de outros. Eu NÃO gostaria que o comentário fosse publicado e, talvez, ele não se enquadre no assunto do artigo. Eu apenas gostaria de passar o link de uma reportagem que, quando li, lembrei-me de vocês.

    http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/02/12/misturar-ervas-e-ate-cha-verde-com-remedios-pode-ser-perigoso.jhtm

    Fala sobre o perigo da mistura de ervas e medicamentos e que os pacientes não costumam relatar o uso desses compostos aos médicos. Entre outras, a babosa está na lista.

    Deixo a critério de vocês. Só queria passar mais uma informação, a meu ver útil, para os debates.

    Atenciosamente, Talita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: