Pular para o conteúdo

Como recrutar um herbatrouxa com sucesso – Parte I

14/10/2007

Fico impressionada com tamanha destreza e frieza nas abordagens dos seguidores da Herbalife. Eles seguem os scripts à risca, com todas as técnicas de persuasão e PNL que lhe são passadas pelos seus “uplines”. Alguns nem sequer sabem que são técnicas avançadas, mas isso não os exime de culpa porque com toda a certeza, têm noção do que estão fazendo e sabem que estão enganando, enrolando, aplicando nas suas vítimas.

Engraçado é que eles se defendem alegando que são “técnicas que toda empresa utiliza para telemarketing”, o que na verdade é uma falácia. O que as empresas tradicionais utilizam são scripts baseados apenas em INFORMAÇÕES sobre produtos/serviços e limitam-se a somente isto. O que os scripts da Herbalife fazem é um verdadeiro trabalho de PNL em que os vendedores penetram na vida privada e íntima de seus “clientes” (vítimas). Técnicas psicológicas precisas e calculadas que preparam o vendedor para cada reação que a vítima tiver.

Vejam este script:

(Vejam as partes que selecionei como mais perigosas)

Apresente-se e estabeleça uma relação confortável e de confiança.

“Tenho alguns tópicos para abordar com você neste momento e que vão cobrir todos os aspectos… Tudo sobre esta incrível oportunidade de negócio, sobre a nossa companhia e os nossos produtos, como podemos ganhar dinheiro no dia a dia, como expandir o nosso negócio e desenvolver um rendimento residual estável a que nós chamamos royalties e, finalmente, algumas coisas práticas e outros aspectos importantes a serem usados nos seus próximos passos…

Gostaria de abordar tudo com você AGORA numa sequência lógica, para que não falte nada e no final, poderemos responder qualquer pergunta que você tenha.

Está bem assim ?

Mas antes de começar, gostaria de o conhecê-lo um pouco melhor porque, até agora, só sei o seu nome e o seu telefone.

1) O que levou você a procurar uma atividade a partir de casa?

2) Quanto VOCÊ espera ganhar por mês com esta atividade?

(Escute com atenção as razões do candidato – e anote cuidadosamente!)

(agora vamos explicar QUEM SOMOS)

Deixe-me dar-lhe uma ideia das pessoas que desenvolveram todo este sistema: John e a Susan Peterson.

Eles começaram este negócio por estarem cheios de dívidas e precisarem ganhar algum dinheiro EXTRA.

Quando começaram, só queriam ganhar uns U$ 500 (dólares) extra por mês. Isto já poderia ajudar a ir pagando as dívidas.

Mas logo no primeiro mês, quando se deram conta, os ganhos já eram mais de U$ 1.250 dólares, e isto em tempo parcial !

Ficaram entusiasmadíssimos e à medida que os rendimentos foram aumentando, puderam deixar os empregos que tinham e se dedicar a esta atividade em tempo INTEGRAL.

Isso foi há 18 anos. As coisas realmente ultrapassaram em muito às expectativas deles.

Hoje, este casal tem negócios em todo o mundo e geram uma atividade INTERNACIONAL a partir da casa deles, em Steamboat Springs, no Colorado, nos Estados Unidos – como você pode examinar nos anexos que lhe enviamos anteriormente.

Como eles moram em uma casa de campo linda no meio de nada, tiveram de desenvolver sistemas que lhes permitissem continuar a ter um negócio e poder viver no campo.

O sistema que eles desenvolveram para eles é o mesmo que iremos lhe ensinar passo a passo.

E o que é fantástico: não é necessário inventar nada. Eles já fizeram isso por nós. Tudo o que VOCÊ precisa é estar disposto a trabalhar, disposto a aprender, seguir os passos, e ter realmente vontade de crescer e ter sucesso nesta atividade.”

Até agora não mencionaram nem sequer o nome da empresa. Só por aí dá pra perceber que há algo errado… Falam em riqueza, casas de campo, carros… Sinal de perigo!

É claro que trabalhamos e é claro que estamos utilizando um sistema de distribuição inteligente porem a razão de nosso sucesso é porque o negócio é inovador e os produtos funcionam !!”

Negócio inovador(MMN) com mais de 40 anos de idade?(25 anos só de Herbalife) Ah, claro, mas até aí você não sabe que se trata de Herbalife…

São produtos incríveis, que mudam a vida das pessoas. Nós temos os melhores produtos na área de Bem Estar, saúde e nutrição para pessoas que queiram ganhar peso, perder peso, ter mais energia ou simplesmente ser mais saudáveis em geral. “

Oops… Brainwash detected!

Se ainda se lembra ……., [nome da pessoa] Você visitou a nossa página na Internet, leu todo aquele material e preencheu o formulário de pedido. Depois, ainda teve de solicitar e receber o Pacote de Decisão. Teve de se sentar, percorrer todo o material, pensar no assunto e decidir telefonar / mandar um email para saber de que é que se tratava.

Analisando todo esse processo: é muita coisa !

Mas o sistema foi concebido dessa maneira de propósito: porque isto cria um processo de triagem. As pessoas que não estão pensando a sério ou não conseguem seguir as instruções são filtradas e excluidas ao longo deste processo.

O que é ótimo, porque não temos tempo para pessoas que não estejam seriamente interessadas ou que não consigam seguir instruções. “

A essas alturas a pessoa está sabendo que todo esse mistério apenas se trata de Herbalife, já está fula da vida porque comprou o pacote de decisão e resolve então ir em frente…

ESTE é um dinheiro que entra na nossa conta bancária (ou chega na forma de cheque por correio) duas vezes por mês, quer a gente esteja a trabalhar quer não.”

Claro! “Você trabalha pra caramba, nós faturamos pra caramba!” Sempre tem uma vítima feliz e disposta a trabalhar pelo seu upline enquanto ele enche os bolsos de grana…

No seu caso, VOCÊ o que você procura ?

Ganhar peso (?), perder peso e medidas (?), ter mais energia (?), ou simplesmente manter o peso(?) com uma aparência melhor e mais jovem (?) e sentir-se melhor e melhorar a saúde e o bem-estar em geral?”

Ou seja, te cerca para todos os lados através da bendita GENERALIDADE. É o mesmo que perguntar:”Você quer continuar respirando? Nós temos a solução!”

Deixe-me dizer-lhe aquilo que aconteceu comigo com estes PRODUTOS INCRÍVEIS!

(Neste ponto você vai contar a sua HISTÓRIA DE resultados com os PRODUTOS)

…. Eu ADORO estes produtos!

A questão é a seguinte: as pessoas têm resultados pessoais excelentes com estes produtos e qualquer pessoa pode ter resultados satisfatórios e surpreendentes.

Portanto, ….., [nome da pessoa] a partir dos seus próprios resultados, VOCÊ vai ficar entusiasmado, vai ganhar confiança e convicção.

Desta forma você será capaz de falar naturalmente e de coração para outras pessoas com base na sua própria experiência.

Na verdade, não importa exatamente o “que” dizemos acerca dos produtos e da companhia. O que realmente importa e transparece é O QUE SENTIMOS a respeito quando falamos deles.

Isto lhe faz sentido?”

Neste momento começa o processo de “empurrologia” dos produtos. É neste momento que o herbalóide lucra e tem sua missão cumprida. O resto é apenas consequência. Afinal, o que seria dos produtos se os próprios distribuidores não os consumissem? Fracasso total, já que 90% dos produtos são utilizados apenas pelos distribuidores e pessoas de dentro da empresa. Já pensou se os funcionários da Coca-Cola tivessem que ter em casa e beber Coca-Cola todos os dias, já estariam com úlcera! Os vendedores do Mc Donald’s seriam todos obesos de tanto comerem sanduiches, os farmacêuticos seriam todos hipocondríacos, os vendedores de carros não voltariam de ônibus para suas casas, os vendedores de preservativos nunca teriam filhos heheh e por aí vai… É óbvio que tem que conhecer o produto mas não necessariamente consumí-los todos os dias para conseguir vender um! A menos que lhes fossem fornecidos DE GRAÇA, como amostras grátis! O que obviamente nem passa pela cabeça dos mentores da Herbalife, é claro! Muito pelo contrário, faz parte do esquema para que dê certo!

Ótimo! Portanto, o seu próximo passo é o seguinte: a Herbalife criou um pacote, que é aquele que o introduz no negócio, para poder começar a ganhar dinheiro, e que custa ….. REAIS (mais correio). (Se o próximo STS for no prazo de 15 dias, pode incluir o preço do bilhete do STS: R$ ….. + sedex).

Venda casada é contra a lei, inclusive neste caso há dois: o pacote de decisão (golpe velho) e a venda casada com o bilhete de STS. Falta dupla! Ler Código de Defesa do Consumidor, art. 39.

Também ficar alerta para os que vendem o kit incluindo ingressos do STS.

FECHAMENTO – (importante … observe e ensaie a seqüência abaixo)

…………. [nome da pessoa] –

Eu normalmente envio este pacote pelo correio !

Deixe-me ver… que dia é hoje? (tente responder ao mesmo tempo que ele)

Eu gostaria de marcar uma chamada para falar com voce no dia em que receber o pacote, para que eu possa ajudá-lo a começar a usar os produtos, para vermos os papéis e estabelecer com você o seu plano de ação baseado no material que estou lhe enviando, ok?

(Aqui, DEVE CALAR-SE! Se ele disser que sim, vai inscrevê-lo! É importante, nessa altura, continuar rapidamente para não o perder. )

Então, o correio demora 2, 3 dias, se eu lhe mandar o pacote amanhã, telefono-lhe no dia ____.

A que horas é você costuma chegar a casa?

Então, posso telefonar às ____ (horas)?

Vamos examinar o seu pacote juntos, portanto, não o abra até estarmos os dois ao telefone, ok ?

Ótimo!

Agora, como você quer pagar ?

A melhor maneira é por transferência bancária. Pode depositar em minha conta ou fazer a transferência através da Internet.

Como prefere fazer ? (diga seus dados bancários.)

Se fizer hoje, eu lhe envio o pacote amanhã. (Confirme nome e morada)

Ótimo! Então até ____ e bem-vindo à Herbalife!”

Pronto! Mais um para a infeliz estatística REAL dos distribuidores da Herbalife.

O cara fica tão atônito que não tem nem tempo de pensar. A técnica é esta!

Agora é só pagar bem para trabalhar, para finalmente obter pelo menos 30% do “investimento” e continuar no prejuízo se não quiser começar a enganar pessoas para conseguir obter algum retorno. Pagar 1000 dólares para ser distribuidor ou 4000 dólares para ser supervisor. Isso que eu chamo de “empresa séria” …

ALGUMAS OBJECÇÕES FREQUENTES QUE PODERÁ OUVIR

(…) SIM, estou mesmo interessado, só não tenho os R$ ….. .

” Ok, ótimo! Às vezes, as seguintes perguntas ajudam-nos a pensar em meios alternativos de arranjar o dinheiro para começar o negócio. Por exemplo: há alguém que lhe possa emprestar por alguns dias até você fazer os seus primeiros 2 3 clientes? Pode pedir um cartão de crédito emprestado? Tem alguma coisa que possa vender? (Aqui, poderá contar-lhe algumas histórias de como outros começaram, se souber de algumas.)

Absurdamente isso SEMPRE aconteceu nos recrutamentos que me foram relatados. Sugerir que o cara faça empréstimos, venda algum bem, peça cartão de crédito emprestado?? Isso qu se chama “negócio de sucesso”? GOLPE, FURADA!

A minha função é orientá-lo a fazer com que o seu telefone toque: quer seja pessoas procurando fazer da oportunidade uma renda adicional quer seja solicitando os produtos.

Isto deve ocorrer nos primeiros 3 a 4 dias depois de receber o seu pacote. Desta forma você vai poder ganhar dinheiro LOGO.”

O único detalhe é que a vítima não sabe que é tudo mentira. Um mero detalhe.

NOTA:

O importante neste momento, é que o candidato receba PRIMEIRO o Pacote Internacional de Negócio (Kit de Distribuidor).

Não PODE lhe dar treinamentos e muita informação por enquanto.”

Que empresa séria, não é mesmo?

Se o CANDIDATO lhe fizer mais perguntas … seja o mais vago possível, embora procurando ser educado respondendo à pergunta de forma genérica. “

Isso todos nós sabemos…

Nesta altura, qualquer desvio vai levar a outras perguntas.

Na verdade, não há mais nada para converser ou acrescentar.

Ou a pessoa começa ou… que VENHA O PRÓXIMO! “

Na verdade o que eles temem é se a pessoa irá perceber que é golpe e sair por aí alertando todos, por isso que o “processo de triagem”é importante… Para saber se o cara caiu mesmo no golpe ou percebeu a furada é e ficou SABENDO DEMAIS!
algumas (últimas) recomendações úteis:

1) Procure usar um gravador para gravar a si próprio falando – nas primeiras ligações. Isto permite que você se escute mais tarde e permite aprimorar o ritmo, o tom de voz, a atitude, entusiasmo etc.

2) Recomendável sorrir enquanto fala (isto é percebido por quem lhe ecuta) e reservar “fôlego e dinâmica” para crescer de entusiasmo à medida que avança para o final !

3) Importante manter o espaço a sua volta livre de ruídos, interferências como crianças animais e outras distrações. Se o momento impede isto melhor ligar em um momento mais próprio.”

Tudo isto faz parte do mundo fantástico da Herbalife, meus caros…

Nada foi invenção nossa. O texto pode ser lido na íntegra no endereço da própria página do STS da Herbalife:

Site do STS Brasil – Herbalife

Assistam o video do Pedro Cardoso.

Não se esqueçam o que ele fala:
“Existem dois tipos de pessoas que não tem sucesso com a Herbalife: Aqueles que não chegam a começar (os que percebem logo de cara o golpe) ou aqueles que desistem pelo caminho (os que já faliram). Se você for uma pessoa forte, se você é um daqueles que não desiste, você vai ter sucesso com certeza, pode ser daqui a 1 mês, pode ser daqui a 1 ano, pode ser daqui a 10 anos (pode ser daqui a 100 anos ou 1000 anos se virar vampiro) . Pois tenha certeza de que o sucesso virá (quem sabe na próxima encarnação?)!

E usem o bóton, usem os produtos imediatamente (para o efeito placebo começar logo) e ir em todos os eventos para “aprender” mais e mais e mais e mais… (para a aplicação da PNL ser eficaz).”

Muito obrigado, tchau tchau, até a próxima!

.

Para ler a segunda parte desse post clique aqui

.

Leia também:

Entrevista com o especialista em fraudes do MMN – Jon Taylor

Entrevista com a especialista em fraudes do MMN – Tracy Coenen

Sofismas e falácias dos distribuidores de MMN

Eneida Bini deixa o cargo de diretora da Herbalife

Herbalife é atentado à saúde pública, alertam os nutricionistas

FDI retira acusações contra a Herbalife

Herbalife, Agel Amway: MMN legítimo ou MMN pirâmide?

Herbalife: lavagem cerebral na prática – parte 1

Herbalife: lavagem cerebral na prática – parte 2

Intoxicação do fígado pela Herbalife

Algumas relações entre supervisores e distribuidores da Herbalife

Herbalife: todo mundo fora de controleee

Herbalife conivente com a pilantragem de seus distribuidores

Depoimento: O Show de Truman

Herbalife: um negócio como outro qualquer?

Meu contato com Herbalife e MMN

Livro de Pedro Cardoso: A viagem ao Sucesso

Teste para avaliar se uma empresa de MMN é ou não é pirâmide

Scripts para recrutar trouxas – parte 3

Scripts para recrutar trouxas – parte 4

75 Comentários leave one →
  1. antimmn permalink
    15/10/2007 19:23

    essa de vender alguma coisa pra comprar produtos eu já presenciei também… e o final do pedro cardoso já resume a ópera toda: usem os produtos e vão nos eventos; ou seja, mantenham um consumo minimo para os presidentes lucrarem e gastem dinheiro em treinamentos que não ensinam nada, e sem contar que com certeza alguém lucra com esses sts.

  2. augustohf permalink*
    15/10/2007 21:45

    Excelente post!! Mostra de forma nua e crua a natureza da pilantragem, e como o recrutamento é a principal meta da atividade. E o vídeo do Pedro Cardoso?

    “Vender os produtos não é uma coisa difícil; na verdade, é muito simples” (rsrsrsrs)

    “Vc vai ter treinamentos” (oops, treinamentos não, adestramentos, e pagos!)

    “Vendas: à mãe, ao pai, ao tio, à família”

    “Não se fala muito porque não se sabe muito no início..” (ué, mas antes da tomada de decisão para a abertura de um negócio de verdade a pesquisa não tem de ser intensa? Você não tem de estar sabendo minimamente como funciona, o que falar e como reagir às situações rotineiras que surgirão?)

    “Se ligar ao sistema de treinamento” (adestramento – brainwash)

    “Participar dos STSs, para aumentar o grupo de pessoas e seus ‘conhecimentos’” – rsrsrsrsrs, ô manipulação mental, heim?.

    “Ser forte, persistente e consistente e não desistir nunca que os resultados virão!”

    “Trabalhamos 10 anos com alguma coisa e não deu certo. Com HBL, nós temos CERTEZA que algo vai mudar na sua vida!” (sim, o que dará certo será a dor de cabeça, frustração, raiva, perda de dinheiro e amigos, perda de tempo precioso).

    “Volte a escutar o vídeo novamente; ir a todos os eventos pra aprender mais, e mais, e mais” (uahuahuhauuahuahuahuahuahuuhaua).

    Putz, seria cômico se não fosse trágico!!

  3. Rodrigo permalink
    20/10/2007 11:59

    OLHA COMIGO TA DANDO CERTO… ACHO QUE ISSO NAO E DA FORMA QUE VCS ESTAO PENSANDO A UNICA FORMA DE DAR ERRADO E NAO FAZENDO O CERTO…
    E APENAS TRABALHO E TRABALHO QUE DA CERTO

    E APENAS QUESTAO DE INTELIGENCIA…
    O EFEITO NAO E PLACEBO
    REALMENTE DA DINHEIRO
    EH SO SER ENSINAVEL….
    MAIS SE VC AINDA PENSA ASSIM VO FALAR NA LINGUA DE VCS…
    SO DOMESTICADO TENHO 18 ANOS FAZ 2 ANOS QUE TRABALHO NA HERBALIFE E GANHO 5 MIL TENHO UM CROSS FOX MORO EM PONTA NEGRA NATAL RN E EU AGRADEÇO GRAÇAS A DEUS POR TEREM ME MANIPULADO MENTALMENTE E EU SO TENHO 18 ANOS E AGORA TENHO CONDIÇOES OTIMAS! DIFERENTE DE QUEM SO SABE CRITICAR..

    • joao permalink
      24/09/2014 1:00

      Rodrigo parabens pela sua posição, mas fiquei curioso sete anos se passaram como vai seu mmn

  4. Renata permalink*
    21/10/2007 18:32

    Rodrigo

    “é apenas trabalho e trabalho que dá certo”……depois, por gentileza, estude um esquema chamado PIRÂMIDE. E conte-nos o que pensa a respeito, caso consiga parar para estudar o que está sendo tratado aqui. A impressão que tive é que você não leva em consideração a abrangência dos tópicos.

    Agradeça mesmo, por AINDA ter um carro (aliás, como é importante para o pessoal da Herbalife mencionar carros, né? Tudo a mesma coisa)….minha sugestão: não estrague o carro com aqueles adesivos…..

    E, aos 18 anos, com todo respeito, tu possui o perfil PERFEITO para considerar a herbalife a mina de ouro. Comentário típico e repetido.

  5. Roberto Oliveira permalink
    22/10/2007 1:47

    Existem dois tipos de pessoas: aqueles que fazem acontecer e aqueles que deixam tudo acontecer ao espontâneo
    A todos vc´s que não tem capacidades de montar e adiministrar seus próprios negócios, contentem-se em ser apenas um EMPREGADO e levar a vida esperando pela aposentadoria e depois morrer pobre, doente e frustados, aliás frustados vc´s ja estão né?????

  6. Roberto Oliveira permalink
    22/10/2007 1:49

    Valeu pelo script, vou adicionar no meu trabalho
    Sucesso a todos

  7. antimmn permalink
    23/10/2007 21:04

    O Rodrigo, pra vc eu uso as palavras sábias do capitão Nascimento:”cala a boca que vc é moleque”… duvido que com 18 anos vc esteja ganhando 5 mil por mês com hbl… eu conheci pessoas experientes em vendas, com mais de 18 anos de experiência, talentosas nessa área e com um ótimo circulo de influência, e elas mal conseguiam pagar as contas trabalhando com Herbalife… na Internet qquer um pode ser qquer coisa… vê se cresce, moleque… poxa Renata, e vc caiu no papo dele direitinho…. hihihi… vc ainda ñ aprendeu a detectar um herbalóide…
    pergunta cabulosa: esse cara não seria o diego q ficava torrando na arena de debates?

  8. 29/11/2007 11:04

    Fui no coquetel e fiquei de boca aberta !
    Minha upline q é equipe mundial obrigou um convidado meu dar r$5,00 dos R$10,00 que ele tinha no bolso, pra pagar um convite de outro evento. Tudo isso pq ele não tinha o $$$ pra comprar o kit no coquetel na hora.
    Cara ! pra mim isso bastou ! trabalhei muito pra chegar a supervisão, ganhei mesmo no peito e na raça…..mas eu nem tinha idéia que era assim.
    Ela teve a cara de peroba de falar pra mim que o que importava pra ela era o dinheiro….juro por Deus meus amigos….não tenho o pq mentir isso…..
    Foi ai que tomei a minha decisão….peguei meu kit e dei-lhe um chute…..não tinha outra saída….ferrar os outros ?!?!?! tô fora !!!!

  9. 08/01/2008 11:03

    Engraçado, as pessoas falam mal da herbalife e afirmam que o produto e bom e que realmente funcionam. Agora eu pergunto onde esta o erro?
    É errado ganhar dinheiro com um produto que realmente funciona e traz benefícios e saúde para as pessoas?. Errado e você trabalhar p/ morre e todo mês dar quase a metade para o governo e ele ir usufruir daquilo que você batalhou. se vocês acham que ganhar dinheiro na herbalaife é errado. Continuem sendo empregado enrricando seus patrões e ganhando salários mínimo e terminando na fila do INPS cheio de doenças.

  10. gap permalink
    09/01/2008 0:05

    É errado ganhar dinheiro com um produto que realmente funciona e traz benefícios e saúde para as pessoas?

    Não, e não criticamos isso em nenhum momento. Repare que as criticas estão voltadas para o sistema de captação e treinamento criado pelos distribuidores TOP.

    … e você trabalhar p/ morre e todo mês dar quase a metade para o governo e ele ir usufruir daquilo que você batalhou.

    Quem vende hbl não paga impostos? Pois fique sabendo que os impostos saem da tua margem de lucro qdo vc compra os produtos hbl pra revende-los.

    Continuem sendo empregado enrricando seus patrões e ganhando salários mínimo e terminando na fila do INPS cheio de doenças.

    E vc por acaso não está enriquecendo teus uplines e teu presidente?

    • Mirela permalink
      21/07/2016 23:18

      GANHO RETORNO DE 43% DE LUCRO, se a HBL tira o imposto antes, já não me cabe. Minha expectativa está sendo alcançada e pq perder tempo brigando ou mal falando de algo? Qual intuito? Eu trabalhando e recebendo o meu, cada um sabe do seu perfil,…

    • Renata Lima permalink*
      25/07/2016 23:01

      Isto mesmo, pense apenas em você e desconsidere o mal que a hbl faz a maioria. Tenho profunda admiração por este tipo de pensamento. ;)

  11. augustohf permalink*
    09/01/2008 8:18

    Sempre o argumento da fila do INSS…

  12. 09/01/2008 9:51

    A propósito da HERBALIFE, leiam isto, por favor:

    Clique para acessar o Herbalife_Final_Report.pdf

    É um estudo publicado, em finais de 2007, por uma entidade independente que investiga fraudes e esquemas em pirâmide em geral, e que apresenta 90 páginas de investigação e argumentação acerca da FRAUDULÊNCIA e ILEGALIDADE da Herbalife na China, e dos seus impactos um pouco por todo o mundo. Tem recomendações dirigidas à FTC Norte Americana no sentido de sancionar a empresa por actividades piramidais.

    Creio que este estudo ARRASA com qualquer contra-argumentação. Mas é sempre bom ficar à escuta par ver o que dizem os membros da HERBALIFE.

    Cumprimentos,

    Pedro Menard

  13. 09/01/2008 15:27

    Viva,

    Não sei se já leram este documento (eu ando a ler aos poucos, com atenção, depois de uma primeira leitura a 200 à hora), mas isto é material EXPLOSIVO.

    Só as primeiras páginas, e a denúncia da tentativa que a Herbalife faz para contornar a leis chinesas que impedem qualquer negócio MLM (e às quais eu já fiz anterior referência), são simplesmente inacreditáveis. Também são irrepreensivelmente redigidas e de certa maneira cómicas de se lerem.

    Descobri mesmo agora que o autor deste estudo, e director de entidade que o publica, um tal de Barry Minkow, é um ex-condenado, tendo passado umas temporadas na prisão por ter organizado uma empresa que funcionava em piramide e por consequentes fraudes na tentativa de se elibar. Desde que saiu em liberdade, e para além de ser pastor de uma comunidade cristã não sei bem onde, tem-se dedicado a denunciar esquemas de vendas em pirâmide nos E.U.A. Uma delas, a USANA, (uma MLM com produtos muito semelhantes aos da Agel) foi seriamente prejudicada quando foi publicado um estudo semelhante a este da Harbalife (só que de 500 páginas), e enfrenta agora algumas acusações em tribunal.

    Pessoal do Indústria, estejam também atentos ao documentário: Doomed by Design, que não sei se já foi lançado ou ainda está para sair. E não percam a leitura deste documento por nada neste mundo.

    Cumprimentos,

    Pedro

  14. gap permalink
    09/01/2008 17:53

    Olá Pedro.
    Muito obrigado, em nome de todos do blog, por essa magnifica contribuição… realmente esse documento e esse filme que vai sair sobre a HBL são de suma importância para o trabalho que estamos desenvolvendo aqui, e também para suas argumentações lá em seu blog, pois a Agel trabalha com um esquema muito parecido com o da hbl. Vamos legendar o trailer do filme e postar em breve aqui no blog. Estou lendo o documento com mais calma, e a cada página que leio me surpreendo com a semelhança do esquema tanto aqui quanto nos EUA. O artigo é um resumo de muitas coisas que já estamos apontando por aqui há tempos, e espero que esse documentário faça sucesso no mundo todo.

    Abraço.

  15. 10/01/2008 8:33

    Para vossa informação,

    O trabalho que estou a desenvolver no blog, e para o qual o vosso trabalho também tem contribuido imenso, é só uma alavanca, um treino, para o que pretendo fazer a seguir.

    Para terem uma pequena ideia, é minha intenção falar com os senhores que fizeram esse e outros estudos. E com mais entidades, claro…

    Só por curiosidade, o que é que o gabinete de imprensa da HBL tem a dizer sobre este documento em concreto? Como estão a ler este blog, podem muito bem colocar aqui a vossa opinião, que é para toda a gente poder ler.

    Cumprimentos,

    Pedro Menard

  16. gap permalink
    10/01/2008 9:38

    O gabinente da hbl eu não sei, mas o CEO da empresa caiu em contradições quando foi questionado. O documento está lá no doomedbydesign.com . É o velho ditado, “dá enganar mta gente por muito tempo, mas não o tempo todo”.

    • EDMAR PAULO WEISHAUPT permalink
      13/04/2018 4:46

      Kkkkk……e já passou mais 10 anos desse post seu e a HERBALIFE continua crescendo.

    • Fernando permalink*
      18/07/2018 0:05

      rárárárárá!! Não seria diferente. Ela se reinventa para fazer muitos de trouxas.

  17. Adriano permalink
    09/05/2009 1:51

    Voces sao um bando de fracassados que so sabem criticar, estou muito entusiasmado com tudo que esta acontecendo comigo e com minha familia desenvolvo essa atividade a 4 anos em tempo parcial em torno de 2-3 horas por dia porque sou empresario e nao ganho menos de 2500 de renda extra

    • Renata permalink*
      09/05/2009 17:49

      Deixa eu adivinhar….comentarista de herbalife (suspiro). Tá, vou mudar o discurso. Sou sim, uma super fracassada. Sou o fim do mundo.

      Infelizmente, eu ser uma (suposta) fracassada não ilide o fato no sentido de que, em hbl, a imensa maioria não ganha nada. Tente defender a empresa consistemente, ou não terá espaço por aqui. Abri uma brecha para mostrar aos leitores, que, passem-se dois, seis, dez meses, um ano, discurso de participante não muda (“fracassados”, “entusiasmado”, “empresário”). Fico pensando se, enquanto esta empresa existir, seremos obrigados a aturar o discurso mais vazio e “entusiasmado” que já vi. Mudem o disco ou distribuidor (efetivamente) parecerá trouxa.

    • Henrique permalink
      04/10/2011 15:16

      RENATA , Há-de sempre haver alguém melhor, mais rápido e mais forte. Seja esse alguém.
      olha você disse que nem todos vao ganhar dinheiro né ? Me fala ai .. não sei oque você faz e isso tambem nao interessa .. suponhamos que você tenha um supermercado, invista nele e infelizmente não vingue, você vai me dizer que abrir um comercio e um mal negocio ? NÃO , então me desculpe dizer pra você Herbalife é um bom negocio pra quem quer fazer e aprendi a fazer !

    • Renata Lima permalink*
      04/10/2011 21:55

      Henrique

      para ser “melhor, mais rápido e mais forte” não é necessário entrar em empresa de mmn….herbalife ou qualquer outra. Não vou gastar meus neurônios tentando recrutar gente pra vender shake caro, tampouco ficarei repetindo os adjetivos ensinados nos eventos (“nutrido”, “focado”, “entusiasmado”, “animado”). Tenho outra utilidade pra eles. Pena que você não se dispõe a “focar” no que realmente é lucrativo e legítimo.

      Sucesso

      Renata

  18. Pensador permalink
    11/05/2009 18:45

    Engraçado é que o discurso dos haters também não muda – fraude, ilegal, pirâmide, lavagem cerebral…. e ano após ano, a Herbalife abre mais e mais países e cresce cada vez mais nos países onde vocês, experts, dizem que a atividade é ilegal. Aliás, realmente vocês devem estar muito acima de todas as pessoas que trabalham nos órgãos reguladores desses países, porque só vocês vêem o engodo. Enfim….

    E o tal documentário contra Herbalife, sai ou não sai?

    • Renata permalink*
      12/05/2009 9:37

      “Engraçado é que o discurso dos haters também não muda – fraude, ilegal, pirâmide, lavagem cerebral…. e ano após ano, a Herbalife abre mais e mais países e cresce cada vez mais nos países onde vocês, experts, dizem que a atividade é ilegal.”

      Mais um que não sabe interpretar textos (ou ler mesmo). Ninguem afirmou que a atividade é ILEGAL. Afirmo, sim, que a empresa é lesiva a maioria dos participantes.

      ” Aliás, realmente vocês devem estar muito acima de todas as pessoas que trabalham nos órgãos reguladores desses países, porque só vocês vêem o engodo. Enfim….”

      Não estamos acima de nada nem ninguem e muita gente (mas muita gente MESMO) já sabe o tamanho da furada que é herbalife. Os “órgãos reguladores” deste país sequer tem lei específica e objetiva para mmn.

      “E o tal documentário contra Herbalife, sai ou não sai?”

      Infelizmente não. E é por ausencia de publicidade (dentre outros motivos) que hbl continua conseguindo recrutar tanta gente.

  19. Fernando (Augusto) permalink*
    12/05/2009 20:34

    “Aliás, realmente vocês devem estar muito acima de todas as pessoas que trabalham nos órgãos reguladores desses países, porque só vocês vêem o engodo”

    ————————- Bem, aí depende do local em que está seu foco. Do ponto de vista da empresa, estudar e encontrar países em que a legislação seja absolutamente permissiva com sistemas que prejudicam a grande maioria de seus distribuidores/consumidores é resultado de estratégias cuidadosamente formuladas e se configura quase que uma dádiva. Agora, pra esses distribudores que convivem com uma taxa superior a 95% de fracasso em até 3 anos, e 99,5% em 5 anos, a coisa muda de figura. Para a grande maioria dos consumidores é sim um engodo, quer vc queira, quer não.

    E o post está falando sobre técnicas utilizadas para recrutamento e tentativa de retenção regurgitadas por distribuidores face ao “treinamento” que recebem nos eventos da empresa, como HOMs, Quick Starts, festa shake, tarde da beleza, festa do EVS, STSs, Seminários, extravaganzas, vídeos, folhetos etc. Que tal comentar essas técnicas, ao invés de tentar desviar do assunto tratado por ele?

  20. Camila permalink
    26/05/2009 17:31

    Sem comentários absolutamente fantásico, acho que a pior parte é quando eles começam a te persdeguir para vc virar outro robozinho, como disse nosso colega ali em cima,

    Fora que uma pessoa que ganha 3 mil reais anda a pé, faz visitas de BUSÃO ?!?!entre outros fatos que não vale a pena mencionar…kkkkkkk.

    Tipo nào vem ao caso mais as evidências são claras!!!

    Pelo amor de Deus né, sou inocente mas peraí, ainda não tatuei trouxa na minha testa!!!

    Estamos em meio a uma crise, que hoje uma pessoa formada tem que ralar e muito para ganhar um relis 1200 reais

    Exemplo; olhe o salário de um professor, agora pare e pense, se isso desse tanto dinheiro assim, acho que até os médicos estariam vendendo forever living e herba life e cia…
    Iláriante!!!

    Alguém sabe se tem alguma lei, do tipo para que se evite esse tipo de assédio?

    Pois se não existe, deveria isso é um abuso e um insulto contra o ser humano,
    Herba Life…
    absolutamente sem comentários
    Forever Living
    Eu jamais venderia algo que fede e cheira a produto de limpeZaaaa

    que coisa….

    Vou representar uma Hugo Boss…

    Eu hein….

  21. Aparecido Quesada permalink
    05/08/2010 6:06

    Sabe sou professor e já fiquei no dilema várias vezes, sem querer fugir muito ao tópico os alunos sempre desejam respostas, nunca me envolvi profundamente apenas em 1 caso que achei o pior de todos apesar de estar relacionado com religião posso traçar um paralelo. Na minha opinião existe um momento para as pessoas enxergarem as coisas, digo isso pois nesse caso que pesquisei afundo (e por isso esse blog me chamou atenção) e colocou os fatos e condições que as pessoas encontrassem as mesmas respostas que eu mesmo assim muitas pessoas não acreditavam (exemplos simples – Fiat Marea tem esse nome porque é o nome de um Exu = Marea é uma palavra italiana que significa Maré , Chevrolet significa Chegou Hoje Este Vagabundo Roubando Ouro Liquidando Esta Terra = Sobrenome do Fundador da Empresa de Carros)
    Sabe às vezes é questão de opção parabéns pelas informações e pelos debates propostos mas acredito que alguns talvez por opção ou outra explicação não estão preparados ou não querem enxergar os fatos.
    Gostei muito de ler algumas argumentações extremamente ponderadas e como disse acredito que deve publica-las e aguardar pois se afinal atingir uma pessoa pelo menos terá valido a pena.

  22. Marcos Zochio . permalink
    11/09/2010 4:07

    Eu adorei seu blog , seus comentarios sobre o MMN são exelentes . Não conhecia , mas agora vou passar a seguir vcs .

    Sempre que eu vejo na rua um automovel com os adsivos dizendo ” quer perder peso me pergunte como ” , eu sempre vizualizei um sofredor , uma pessoa que com certeza entrou sem querer em uma roubada na vida dela .

    Mas fazer oq né . Como eles mesmo falam em MMN , eu não vou roubar os sonhos dessas pessoas falando para elas que isso é puro charlatanismo . Deixa ela sonhar, um dia ela acorda e vê que tudo o que ela mais sonhou na vida não , passou de um sonho .

    Eu só tenho uma opinião a esse respeito de MMN, é que muitas pessoas sofrem de uma doença muito grave , “a sindrome do dinheiro facil ” . É só mostrar um loirinho correndo em uma planice , uma linda mulher de braços abertos em um campo de flores lindas , uns belos automoveis em belas garagens de belas casas e o besta cai como um patinho , pensando que vai ter seu filho correndo em uma planice , sua mulher vai ficar linda e seu pobre carro vai se transformar naquela mercedes . O cabeça fraca …

    • gap permalink
      11/09/2010 9:51

      “É só mostrar um loirinho correndo em uma planice , uma linda mulher de braços abertos em um campo de flores lindas , uns belos automoveis em belas garagens de belas casas e o besta cai como um patinho”

      Esse é o segredo dos comerciais de margarina. Só isso explica o consumo massivo da maior porcaria culinária que já existiu, yes, a margarina.
      Sobre o MMN é mais ou menos isso, nas reuniões induzem as pessoas a pensarem que um dia serão tão ricas quanto os medalhões da empresa.

  23. Evandro Oliveira permalink
    07/10/2010 21:47

    Eu trabalho numa empresa Pública, no atendimento direto, certa vez, cerca de seis anos atrás, uma herbalóide, vendo que eu estava acima de meu peso, chegou onde eu estava e me dirigiu sem a menor noção da falta de respeito que estava cometendo o seguinte jargão Herbalífico: “Eu posso te ajudar a resolver o teu problema!” …assim, na lata, como se eu tivesse alguma espécie de tumor maligno pustulento saltando para fora do meu rosto. Nos primeiros cinco segundos eu fiquei pasmo, mas sou muito conforme com minha condição de sobrepeso e me amo exatamente da maneira que sou, formulei imediata resposta que foi: “Meu maior problema neste mundo é ter de conviver com pessoas como a senhora, que sequer tem noção e consciência de sua estúpida condição. Aliás, eu sim tenho como resolver o seu problema, conheço ótimos psiquiatras que conseguiriam reverter o que a HBL fez aos seu cérebro…” Essa triste criatura ficou tão desconcertada ao notar o que fez e o quanto tinha me ofendido que beirou o choro, depois que dei as costas a ela e fui procurar coisa mais interessante para fazer. Cheguei a ir a uma “reunião” deles certa vez e convido a todos a assistirem alguns documentários onde Hitler falava a seus partidários, ou peço que lembrem aquelas seitas, onde termina todo mundo envenenado numa tarde ensolarada (menos é claro, o líder desta) e me digam se não é a mesma coisa? Aqueles filmes “B” americanos onde todos se reúnem numa cidadezinha em volta de um pregador, nujm celeiro vazio e depois viram comedores de corpos…
    Concordo com quem disse que esse tipo de prática deveria ser banida, mas não podemos ir muito longe com a política…
    Precisamos de um projeto de lei que termine com isso, quem sabe pode ser proposto pelo Tiririca…

    • tiago permalink
      18/06/2012 0:11

      proposto pelo tiririca foi a melhor, mas seguido bem de perto por tumor pustulento, to achando esse blog o máximo!!!

  24. ZÉLIA permalink
    02/12/2010 12:22

    Trabalho numa empresa séria, atualmente a empresa que mais cresce no Brasil, tenho ótimos ganhos no tradicional,tenho formação acadêmica, mas tambem sou uma “HERBALOIDE”(rsrsrs), e digo-lhes: A Herbalife está crescendo assutadoramente, saiu incllusive na edição da VEJA da semana passada,leiam o artigo está ótimo, tive resultados fantásticos com minha saúde,(Já fiz utilização de quimioterapia anteriormente) e hoje não faço administração de nenhum medicamento, gente: ficar chingando, e estribuchando não leva a lugar nenhum, se você não acredita ou não concorda é um direito seu, agora ficar postando agressões não vai levar a nada; em todas empresas existem pessoas sérias, dignas e tambem pessoas de má intole, e não podemos generalizar em nenhum caso, na Herbalife tambem temos pessoas que infelizmente só pensam no dinheiro, como em todos os cantos do mundo (empresas, política, famílias e etc…sempre tem sua ovelha negra).

  25. João permalink
    09/06/2011 23:19

    Já fiz parte disso, batalhei como em outro comentário acima na raça e me tornei supervisor.

    Abandonei no primeiro STS como supervisor, onde pude participar de algumas partes fechadas para distribuidores e convidados.

    Se você ainda está nesse ponto, eu te conto o que acontece: combinações… “olha gente, nessa parte vamos chamar o presidente, vamos subir a energia, quero todo mundo batendo muita palma… todo mundo entusiasmado (aliás, eles adoram falar isso neh), todo mundo dançando e cantando…. vamos animar e fazer vários supervisores hoje”…. tudo armado.

    Meu ex-upline, conta pra Deus e todo mundo que ganha 60 mil por ano… 80 mil… agora anda falando em 120mil. Fala de cruzeiros… viagens…. estilo de vida… anda de carro importado.
    Mas vamos as verdades… o carro… não sei nem como o banco ainda não levou. Está devendo mais de 6 meses de aluguel e será despejado. Vive pra comprar entradas para STS e pontos para manter o status de “Ativo” dentro da empresa e para conseguir participar de um mero e simples cruzeiro.

    Continhas básicas: STS aqui na região R$240,00. x 12 meses = 2880,00.
    Vamos desconsiderar os produtos que devem ser comprados… pq vc’s vão alegar que eles trazem dinheiro.
    Te convido a ir na CVC. Esse cruzeiro ‘peba’ que vocês ganham, sai em média por 1300,00. Logo, 2600,00 o casal… com tudo incluído inclusive translado ao porto.

    Chego a conclusão que esses Herbachatos.. além de chatos… são burros.

    #ficaadica

  26. rogério permalink
    20/10/2011 10:04

    “Acho na minha modesta opinião que se em cada empresa de MMN o ganho médio é R$ 2.500,00 então vou filiar-me em pelo menos umas 20 delas . Se vc não gosta de HERBALIXO pode gostar do MONASUCO …….e assim por diante ! Não tem como não ficar milionário ! Não se esqueça de comprar 1 terreno no céu c/ a grana que vc vai ganhar heim ?

  27. 09/12/2011 3:12

    O script abaixo que eu achei no site do STS foi a gota d’água! O cara liga como se estivesse oferecendo emprego para cargos definidos!!!! Essa quadrilha não tem mais o que inventar!!! Veja abaixo:

    (Início)
    “Script para pedir indicações para negócio
    (para quem esta começando ou mesmo quem já esta no negócio há mais tempo)

    Olá _________ tudo bem? (quebra gelo)

    Comecei novo negócio, estou gostando muito!

    Estou trabalhando com Herbalife, com certeza você conhece a empresa número um em nutrição e controle de peso do mundo.

    Estamos com um projeto de expansão do negócio em nossa região e estamos buscando 03 perfis de pessoas, e com certeza, você poderá me indicar.

    1 – 01 Pessoa para trabalhar na distribuição e atacado dos nossos produtos,
    Com ganhos entre 500 a 1.500 p/ mês.

    2- 01 Pessoa para trabalhar em nível de supervisor e com equipe com renda de 1.500 a 2.500 p/ mês.

    3- 01 Pessoa com perfil empreender para Plano de Carreira com ganhos acima de 3.000 podendo chegar a mais de 10.000 no primeiro ano.

    Quem você pode me indicar?

    Ótimo.

    …se ele falar que se interessa, agende uma apresentação pessoal, ou encaminhe para o evento mais próximo.

    …se ele indicar pessoas, anote o telefone e siga o mesmo script, iniciando… quem me deu seu telefone foi (fulano)

    Faca as adaptações que achar necessárias, mas siga o esqueleto.

    (você pode ligar para a mesma pessoa, pelo menos uma vez ao mês).”
    (Fim)

    Agora, imagine, uma vez por mês um pentelho desses te enchendo o saco com esse papo escroto! Dá até gastrite só de pensar!!!
    E isso vcs podem conferir no site oficial do STS (www.stsbrasil.com)

    • Fernando permalink*
      09/12/2011 11:30

      Estamos com um projeto de expansão do negócio em nossa região e estamos buscando 03 perfis de pessoas, e com certeza, você poderá me indicar.

      ——————— Tss tss… esses pilantras formadores de “opinião” na Herba (lideranças) são descarados mesmo. Daí uma pessoa humilde, de caráter que seja, adestrada/deslumbrada pelos STS’s, HOM’s etc pega um lixo desses sem se dar conta de toda a malandragem que está NA FRENTE de seus olhos (nem por trás está, de tão explícita que é a vagabundagem) e reproduz com a boca cheia! É complicado mesmo.

    • Renata Lima permalink*
      09/12/2011 21:29

      O que me espanta em herbalife é que logo o novo recruta é “apresentado” ao “outro lado” do negócio…..e muitos insistem em permanecer, mesmo lendo um script deste e mesmo SABENDO que irá prejudicar alguem.

      Pra mim, “tempo de casa” em mmn diz muito sobre o caráter da pessoa. Não entra na minha cabeça que uma pessoa esclarecida e do bem não consiga enxergar as custas de quê, REALMENTE, ela irá lucrar em mmn.

    • Fernando permalink*
      10/12/2011 13:55

      Existem basicamente os dois tipos: aqueles que permanecem por desvio de caráter – ou crenças/valores que fazem com que não demonstrem o mínimo interesse para o que acontecerá outro recruta potencial se ele colocá-lo ali no lugar e que sabem EXATAMENTE no local em que estão e o que estão fazendo -, que principalmente são aqueles, como disse o Carlos, estão mais próximos do topo; e aqueles que são literalmente convertidos à “proposta” da empresa (pelo menos por um tempo, até que o dinheiro acabe ou quando percebem que estão indo ladeira abaixo na sua vida familiar, no seu meio social). Ou uma junção dessas duas coisas.

      Lembrem-se: no caso da conversão, esta se dá sempre pegando o lado emocional da pessoa, de alguma forma preenchendo alguma coisa que faltava ali, como por exemplo deixando a pessoa mais segura, confiante, corajosa e tendo como efeito colateral deixá-la… pilantra e/ou acéfala. Há a criação de um vínculo pessoal e “comunitário” com o corpo de recrutas, principalmente no eventos da empresa. É usar os eventos (seus companheiros recrutas e os potenciais recrutas) para a busca da satisfação das necessidades e objetivos pessoais, às vezes a qualquer custo. É triste, mas na maioria dos casos é isso que ocorre. Um post que escrevi que explica um pouco do processo de conversão é o da lavagem cerebral 2:

      Herbalife: lavagem cerebral na prática (parte 2)

    • Renata Lima permalink*
      10/12/2011 23:43

      “É triste, mas na maioria dos casos é isso que ocorre. Um post que escrevi que explica um pouco do processo de conversão é o da lavagem cerebral 2:”

      Entendo.
      Mas depois de um certo tempo, mesmo os mais suscetíveis sucumbem as perdas financeiras.

      A bem da verdade, questiono mais a postura dos “líderes”. Depois de uns 5 anos nestes negócios, obviamente o sujeito depara-se o fato de que a rede está perdendo dinheiro e NÃO TEM como ganhar.

  28. 10/12/2011 2:37

    “Pra mim, “tempo de casa” em mmn diz muito sobre o caráter da pessoa. Não entra na minha cabeça que uma pessoa esclarecida e do bem não consiga enxergar as custas de quê, REALMENTE, ela irá lucrar em mmn.”

    Realmente, para uma pessoa esclarecida não há justificativa, concordo plenamente. O problema é que a maioria dos participantes de mmn NÃO são pessoas esclarecidas (vide as pérolas que são postadas por mmners aqui neste blog), são pessoas manipuláveis, muitas vezes têm algum esclarecimento, porém não conhecem nada do mercado, nada de negócios de fato.
    Muitas vezes essas pessoas passam anos perdendo dinheiro sem sequer perceber, quando se dão conta já é tarde demais.
    Eu mesmo, quando entrei nesse tipo de esquema, achava que entendia do mercado, que estava preparado para ser um homem de negócios, e olha já era um universitário, e bem esclarecido. Mas quando não se conhece bem.. eeerrr… esquece… A verdade mesmo é que nem eu mesmo sei porque entrei numa escrotice dessas. Acho que na época eu era muito novo e, principalmente… BESTA!
    Mas, voltando à questão do esclarecimento, eu percebia que ao meu redor a maioria NÃO ERA ESCLARECIDA. Ponto. Os esclarecidos que eu conhecia não entravam, e os que estavam lá eram os lá de cima.
    Viu como esse negócio mexe com a cabeça da pessoa? Faz tanto tempo e até hoje eu não entendo porque entrei! Vá entender!

    • 10/12/2011 2:54

      Sei sim. Na verdade eu fui escroto, safado e no fundo sabia que iria f… com muita gente para ganhar dinheiro e só não sacaneei mais porque vi que tinha que ser safado demais e mentiroso demais por muito mais tempo do que eu suportaria. Mesmo assim fui um cabra safado com muita gente, fui mentiroso e fdp!!! Para a minha sorte, a vergonha veio antes que eu ficasse rico desse modo.
      Hoje não estaria com a consciência tranquila que tenho sendo dono, com minha amada esposa, de uma empresa idônea e gerando EMPREGO às pessoas.

    • Renata Lima permalink*
      10/12/2011 23:46

      “Na verdade eu fui escroto, safado e no fundo sabia que iria f… com muita gente para ganhar dinheiro e só não sacaneei mais porque vi que tinha que ser safado demais e mentiroso demais por muito mais tempo do que eu suportaria. Mesmo assim fui um cabra safado com muita gente, fui mentiroso e fdp!!! Para a minha sorte, a vergonha veio antes que eu ficasse rico desse modo.”

      É isto que me refiro. Pessoas esclarecidas e menos suscetíveis a lavagem cerebral SABEM o que fazem. Que bom, Carlos, que você direcionou sua capacidade para REALMENTE ajudar as pessoas e a si mesmo. Depoimentos como o seu, infelizmente, constitui exceção. Poucas pessoas ASSUMEM o “lado negro” quando se trata de mmn…rs.

  29. Fernando permalink*
    11/12/2011 1:42

    Sim Re, também sucumbem a perdas financeiras, e alguns saem se a “fonte” secar (não só patrimônio pessoal, mas dinheiro de parentes, amigos etc). Outros não saem mesmo perdendo dinheiro: mentem e continuam dando um cano aqui, outro ali – aí vira uma coisa mais próxima da bandidagem explícita… é por isso que a maioria dos MMNers “profissionais” pulam de galho em galho, e quando a fonte de um lugar seca, vão pra outra cidade sendo distribuidor da mesma empresa ou mudam mesmo de empresa pra começar “vida nova”.

    A manipulação mental ocorre sim nos recrutas. O que difere é o nível em que a conversão se dará àquele conjunto de crenças e valores, e isso depende de vários fatores que posso elencar em uma próxima discussão. No momento, digo que há pessoas em que a conversão é parcial, e aí depois que a ficha cai (percebe que o sistema não “encaixa”, que é sustentado por mentiras, que prejudica a maioria das pessoas que dele faz parte), geralmente ele tem a escolha de sair e ou ficar. A maioria sai, mas se os valores e crenças ligados à pilantragem dalarem mais alto, ele fica. Para a conversão total, a pessoa realmente fica fora de si e segue os líderes como boas ovelhinhas.

    De qualquer modo, tem que ser dito uma posição que eu já havia escrito no post sobre o Freud comentando acerca dos estudos grupais de LeBon e Mcdougall: as características e comportamentos aparentemente novos também são manifestações do inconsciente. Então, se partimos do princípio de que o que as reuniões de “treinamento de potencial humano” fazem é expor aquilo que estava reprimido, e que portanto não se trata de algo novo no indivíduo e sim manifestações de seu inconsciente, não podemos responsabilizar somente as lideranças do STS herbalóide ou de qquer sessão de adestramento de qquer empresa de MMN pelo comportamento que os recrutas passam a ter. Ou seja, está naquele grupo quem se identificou com ele, e não somente pessoas ingênuas que foram enganadas por qualquer tipo de fraude. Não somente, pq também existem pessoas ingênuas que são fisgadas pelos argumentos de persuasão. E são muitas pessoas. Se o Carlos quiser verificar, eu procuro debater essa questão aqui.

    Agora líder que continua no negócio por muito tempo cai exatamente no que vc falou: desvio de caráter e pura vagabundagem (essa última adicionada por mim). Por quê? Porque passam a conhecer as entranhas do “negócio”, a tecitura das relações nas redes de distribuição, a aplicação dos treinamentos para arrancar mais dinheiro dos recrutas. Enfim, acreditam que está tudo bem ganhar uma grana em cima de “trouxas” que conseguem atrair para sua rede. Nesse caso, são pilantras da pior espécie mesmo. Seu caráter e personalidade dá a eles a tranquilidade necessária para agirem dessa forma.

  30. 11/12/2011 15:10

    É isso mesmo o que eu acho. Mas no meu caso, eu acho que não cheguei ao ponto de considerar trouxa quem eu recrutava… mas quase isso. rsrsrs
    Era assim: Eu pensava que talvez não fosse um bom negócio para aquela pessoa, mas outro lado meu dizia que podia ser uma boa oportunidade para a mesma, entende? É como se houvesse um anjinho e um diabinho falando coisas ao meu ouvido simultaneamente, só que eu não conseguia identificar com perfeição quem era o anjinho e quem era o diabinho.
    Digamos, eu penso hoje que naquele tempo eu era safado, por não estar falando a verdade sobre o sistema ao recrutado, mas não ao ponto de estar consciente de que iria prejudicá-la. Como a coisa ainda era meio obscura em minha cabeça, eu sabia que poderia prejudicar a pessoa, mas não tinha certeza. Quando isso se tornou uma CERTEZA eu caí fora. Pois uma coisa que eu SEI que não sou é mau. Posso não ter sido 100% honesto, mas mau caráter eu sei que nunca fui. Tanto que vários dos meus ex-downlines não me culpam e são hoje meus amigos e duas delas ainda são clientes minhas e compram a mim com frequência.
    Talvez eu já devesse ter esquecido essa época sombria da minha vida, mas talvez o que não me faça esquecer disso sejam as pessoas as quais recrutei mas perdi o contato. Como estarão essas pessoas? Será que perderam tudo? Será que conseguiram se livrar disso? Sinto que isso sempre irá me perseguir, pois nunca mais saberei dessas pessoas. Talvez seja por isso que eu vista tanto a camisa do Combate ao MMN, talvez seja essa a minha chance de me redimir.
    Não. Eu não deixo de dormir por isso, nem vivo me culpando, nem me martirizo por isso. Sei que também fui vítima e eu me permito ter sido enganado por uma visão equivocada das coisas.
    Apenas me sinto incomodado com o fato de poder ter prejudicado alguém, acho que isso é natural e humano. E me sinto forte e inabalavelmente motivado a BANIR de vez essa praga da face da terra!!!

  31. Henrique permalink
    24/10/2012 9:31

    Isso tudo já não faz mais sentido, pois no EVS a pessoa já tomou o produto, já sabe que é Herbalife, e está vendo com os próprios olhos o ambiente lotado de pessoas consumindo os produtos. Esse vídeo é muito antigo e não representa mais nada pra quem é contra Herbalife. O mundo mudou e vcs ainda estão parados no tempo, falando de enganação e blábláblá…. vá a um EVS servindo 50, 75, 100 pessoas e peça pra ver o mapa de ganhos e me conte depois se é um péssimo negócio ganhar, 5, 7,5 ou 10 mil por mês. Pergunte pra quem é dono de alguma coisa e que tenha funcionários e impostos o que ele acha (eu tive 4 negócios, sei o que estou falando). Atualize-se!

    • Renata Lima permalink*
      24/10/2012 11:59

      Henrique

      prove que MAIS DA METADE dos distribuidores ganha de 5 a 10 mil mensais. Duvido que a maioria ganhe alguma coisa em hbl, mas cá está vc afirmando que a realidade é outra. Então prove-nos, com números oficiais, qual a “realidade” do distribuidor da hbl.

      E sim, o video representa muito para demonstrar o esquema praticado pelo mmn da herbalife. Existem eventos e espaços.

  32. Mike Zem permalink
    06/11/2012 15:16

    Caras, vi o site de vcs hj e há varios meses estou com um projeto de criar um site parecido. Será que eu poderia participar gerando e postando conteúdo por aqui tbm?
    Nunca caí nessas pegadinhas, mas fiquei revoltado qdo um amigo me mostrou esse site:

    http://www.bufalosgeradoresdedinheiro.com.br/

    Deem uma olhada por favor… mais uma falácia… isso é ridículo…

  33. Gabriel permalink
    20/04/2013 18:58

    Pessoal, tudo bem? E vi que varios postaram opinioes e estao em ambos os lados, os que fazem parte do market e os que estao fora e abominam essa pratica. Eu gostaria de saber se o problema com o market de piramide como voces dizem eh a pratica da empresa ou eh o produto… Eu nao faco ainda oarte do mercado, mas pelo que vejo aqui ha uma forte condenacao a respeito do funcionamento da empresa e se esquece de falar do produto…. E gostaria tambem de saber qual a diferenca na opiniao de voces de gerar receita pra alguem de cima da piramide ou gerar receita para o dono de uma corporacao no caso de empresas convencionais…. No cenario normal existe mesmo a possibilidade de se virar presidente de uma gm, ou banco santander?? Essa chance eh realmente menor ou maior do que crescer em empresas de market de multinivel?

    • Renata Lima permalink*
      21/04/2013 12:33

      O mmn condena mais de 95% dos participantes a PERDER dinheiro. Isto significa que MENOS DO QUE 5% avança no plano de marketing. Negocialmente, é a pior estatística que já vi.

      O produto é superfaurado e simplesmente funciona como coadjuvante pra este modelo de negócio. MMN é negócio que prioriza RECRUTAMENTO de pessoas ao invés de VENDA DIRETA de produto ou serviço. Se vc pesquisar em diversas fontes, constatará o que eu falo. Se olhar os numeros apresentados pelas próprias empresas, verá que o rendimento médio de distribuidor é bizarro de tão baixo.

      Boa sorte na pesquisa!!!!!

  34. J D Costa permalink
    21/04/2013 11:38

    EU JÁ FRACASSEI VÁRIAS VEZES EM VÁRIOS MML!!!

    Não tenho vergonha de dizer que já participei de vários marketing Multinível, e não tenho vergonha também de dizer que fracassei em muitos deles, outros eu empatei o que gastei, alguns eu ganhei umas ninharias, porem todas as vezes a culpa recaiu sobre mim, dizem sempre que eu não fiz conforme o ensinado, que eu quis fazer por conta própria, que eu não dediquei e coloquei pouco dinheiro, mas posso garantir, é nada disso, fiz conforme sim, só que eu tinha que ser desumano com os parentes e amigos, e, isso, realmente eu não fui.

    Conheço a fundo a Amway, herbalife, Forever, costal vacantions, inspiração, contra tipo, são todos iguais nas promessas e diferentes nas apresentações, conheço todos, pois estudei o sistema usado, sistema binário, sistema de profundidade, lateralidade, 5 x 3, compensação, derramamento, e por ai vai…e uns falam mal dos outros, dizendo que naquele é impossível ganhar dinheiro, mas que no atual é bem fácil.

    Informo que sou esclarecido, sei muito bem dar valor ao meu dinheiro, mas acreditava na possibilidade de ganhar dinheiro sem ter que enganar alguém,até que descobri que isso em MML é impossível, se eu não convencer outra para a possibilidade dele ficar rico e ele não convencer outro, o negócio esta fadado ao fracasso.

    Com o tempo me tornei uma pessoa escaldada nestes negócios, quando alguém diz que ganhou dinheiro em MML, eu acredito, já vi pessoas que realmente ganharam, porem as atitudes que elas usaram ou continuam usado eu não tenho coragem de usar.
    Sinto culpado de ter levado pessoas a perderem dinheiro nestes negócios, e não foram poucas, porem tenho pedido a Deus que as recompense de uma maneira que não sei qual, mas que não seja imputado a mim, o fracasso delas , pois também fui vítima o tanto quanto elas.

    Uma vez empolguei tanto que comecei abrir o meu próprio MML.

    Estou aberto ao diálogo, quem quiser informações podem me procurar por e-mail, que terei prazer em responder, se acharem que eu possa ser útil…

    • soniamara permalink
      21/04/2013 19:57

      Adorei seu relato tambem fiquei escaldada e me sinto culpada…parabens por expor isso para nós…

  35. 25/09/2013 18:47

    Para mim a questão real é como o recrutamento é feito. Infelizmente tem quem faça e fale qq coisa para recrutar com “sucesso”. Faço parte de dois MMNs. E estou indo bem nos dois. Vendo bastante produto e minhas redes crescem naturalmente com interessados. Cuido de informar muito bem quem tem interesse de entrar para evitar criar problemas. Tem gente que só quer consumir, tem gente que tem perfil para ter um EVS e servir as pessoas, tem vendedores bons… é só garimpar. Neste tipo de negócio não adianta ficar cadastrando qq um de qq modo. Tenho bons resultados na Herbalife e na Purific também gosto das duas linhas de produtos e estou satisfeito. Temos, eu e a namorada, um EVS e temos feito muitos amigos. Basta ter ética e gostar de servir. No Espaço poderia ser qq produto, mas o nome Herbalife vende bem e ficamos tranquilos qto a qualidade.
    – Gosto de ler de tudo inclusive as críticas, prefiro quando são mais isentas e menos tendenciosas.

    • Renata Lima permalink*
      25/09/2013 22:12

      Uma pergunta….você fornece nota fiscal???? Você vende como micro empresário????

      Vejo muita gente propagandeando EVS mas realmente não sei como (legalmente) funcionam.

    • Renata Lima permalink*
      25/09/2013 22:16

      Você fornece nota fiscal??? Como são legalmente regulamentados estes espaços????

    • Rafael permalink
      28/12/2013 2:00

      Renata Lima, pela lei, um produto vendido através de venda direta, não há necessidade de nota, apenas a nota de compra, que no caso a Herbalife fornece com tudo discriminado.

    • Renata Lima permalink*
      29/12/2013 12:08

      Informação tecnicamente incorreta quanto a obrigação da empresa (que é o que se questiona aqui)

      http://www.abevd.org.br/htdocs/?secao=guia_legislacao&pagina=brasil

      “As empresas se obrigam a escriturar os livros fiscais relativos às operações das revendedoras domiciliares, recolher o imposto devido e cumprir outras formalidades em nome das revendedoras domiciliares. ”

      E você sabe se a empresa cumpre as obrigações tributarias??? Tem como provar??? No caso do EVS quais formalidade você cumpre para comercializar produtos dentro de um espaço, como se fosse LOJA???

      Antes de dar uma resposta superficial e “vendida”, sugiro que leia e aprofunde a análise sobre a natureza de serviços que o distribuidor presta e quais são as obrigações da empresa.

      Boa sorte.

  36. thiago permalink
    05/10/2013 11:46

    Olá amigos! Fiquem atentos a um novo produto, chamado MonaVie, como sou muito curioso, fui a uma reunião a convite de um cliente, que claro tentou dissuadir-me com um número fantástico de renda, então só encontrei o filho do médico, filho do juiz, e assim por diante, percebi então que era mais um caso tipico de herbalife, amaway e outras tantos que prometem te deixar rico rsrsrsrsrs!

    • Antonio permalink
      07/10/2013 11:02

      Ola Thiago. Vale a dica e, em relação ao Monavie, é um produto longe de ser novo. Já está no mercado a algum tempo, com o modelo de comercialização que citou. Como qualquer oportunidade veja o preço do produto, sem se preocupar com os ganhos astronômicos, e avalie se o custo vale o benefício. Aqui mesmo neste site tem informações sobre a Monavie.

  37. Jose Antonio permalink
    07/01/2014 14:18

    O verdadeiro marketing de rede é aquele, onde não existe a obrigatoriedade de consumo mínimo, e a pessoa saiba que se não houver, não fará jus a pontos de remuneração.mas em caso dela consumir produtos, e na sequencia recomendar a outros e assim por diante ela poderá pontuar, acho interessante sim.
    revolta o fato de empresas premiarem distribuidores que fizeram redes grandes de pessoas, os produtos não foram entregues e a empresa premia com carros esporte. .
    COMO EXPLICAR, QUE POSSA PREMIAR COM FERRARIS ETC,, E NÃO TER SEQUER OS PRODUTOS VENDIDOS E NÃO ENTREGUES, E NÃO SER TAXADA DE PIRÂMIDE ???

  38. Débora permalink
    20/02/2014 2:35

    Trabalho em MMN, á 2 anos, pra mim a única empresa que serve, e que almente paga, e paga muito bem, é a empresa WCM777, dá China. Fora essa, telexfree, bbom, priples, e mais outras aí, são tudo piramide.

    • Renata Lima permalink*
      20/02/2014 14:53

      Esta chinesa também não presta. Logo você saberá porquê.

    • Bruno permalink
      21/02/2014 21:29

      Ah é? E como você explica os alertas e problemas que essa empresa (que agora parece chamar-se Kingdom 777) está tendo desde o ano passado com as autoridades americanas??
      Fontes:
      http://behindmlm.com/companies/wcm777/kingdom777-suspends-us-roi-payouts/
      http://www.businessforhome.org/2013/11/wcm777-closed-down-by-usa-authorities/

    • Renata Lima permalink*
      24/02/2014 16:15

      Esta que tem como CEO o jesus reencarnado nem devia ter ibope, de tão descarada que é (ou foi). Já falei, verifiquem o perfil das lideranças, esta empresa tem (ou tinha) como um dos líderes de rede um sujeito que começou a “carreira” na my travel, continuou com o figueiró na dreams and gold e migrou pra telexfree, antes de filiar-se a este esquema. Não é difícil desconfiar de esquemas quando picaretas profissionais neles estão.

  39. Letieri Ossuoski permalink
    24/04/2015 7:18

    Nossa,muito material bom para incrementar meu Script.
    To lendo direto este site, to montando um Script perfeito,muito obrigado pessoal.

  40. Kaique Miranda permalink
    03/12/2015 10:32

    Bom Dia Meu amigo, vejo que voce fala muito mal desta empresa (Herbalife) qual sua opniao sobre a UP! Essência?
    Como voce analisa estas empresas?

    • Renata Lima permalink*
      07/12/2015 16:03

      O blog não fala mal de empresas, o blog crítica veementemente o modelo de negócios chamado marketing multinivel, no qual a up essência está “enquadrada”. Logo, nossa crítica é extensiva a qualquer empresa que 1) tenha claro foco em formação de rede em detrimento de venda de serviços ou produtos; 2) não divulgue o percentual que é vendido ao consumidor final; 3) possua produtos ou serviços de qualidade e eficácia incomprovadas; além de inúteis (tem muita empresa de mmn que vende suplemento, energético, perfume falsificado, etc etc); 4) possua produtos superfaturados; 5) faça eventos com altas doses de PNL e promessas de riqueza, viagens, prosperidade (o que acaba não acontecendo para mais de 99% dos participantes); 6) tenha discurso no sentido de que quem critica é “ladrão de sonhos”, “fracassado”, “negativo”; 7) obrigue a comprar produtos ou serviço pra entrar e se manter no negócio (pay to play). Se a up enquadra-se nestes itens (ou maioria deles), então o blog não terá muita coisa favorável pra informar. Vá atrás de números oficiais da empresa, e desconfie se não te derem, no mínimo, qual o rendimento médio mensal de um distribuidor ativo. Boa sorte.

    • Renata Lima permalink*
      07/12/2015 16:06

      Esqueci de mencionar a importância da informação no sentido de apurar qual percentual de desistência em até um ano, qual rotatividade da base dos distribuidores. Negocio bom é aquele que os números avalizam, o resto é blá-blá-blá

  41. edney permalink
    15/05/2017 22:36

    E Hinode, o que dizem a respeito? Isso virou uma praga! Todo lugar que vou tem alguém tentando recrutar…

  42. Maria José permalink
    27/07/2017 13:21

    Boa tarde,
    Disco da sua opinião, uma vez que uso os produtos a Herbalife há 5 anos, nunca tive nenhum problema se quer. Seja, no figado, rins ou outro parte que seja.
    Nunca fui induzida a trabalhar com a herbalifpar, como Avon, Natura, dentre outras fui convidada a um tempo atrás a fazer parte da equipe deles, mas não tive interese.
    Quando comecei a usar os produtos perguntei ao meu médico e minha nutricionista ambos falaram que não havia problema algum.

  43. Fat permalink
    08/01/2018 4:37

    Nem sei se esse site ainda está em atividade. Mas lá vai minha dúvida :

    Vamos dizer que um supervisor consiga o milagre de arrumar outros distribuidores ou supervisores abaixo dele. Se ele parar de comprar os produtos, ele continua ganhando as percentagens dos outros abaixo dele para sempre ou todo mês ele também é obrigado a comprar mais produtos para se manter qualificado em receber tais comissões?

    • Fernando permalink*
      18/07/2018 0:09

      Se isso ocorrer, é obrigado a comprar produtps para se qualificar e receber as comissões da rede.

  44. 22/06/2018 0:31

    Eu particularmente Não Fiz Parte da herbalife porém sempre gostei dos produtos, porém fui convidado várias vezes para fazer parte, más nunca acreditei que pudesse alcançar liberdade financeira com ela…

Deixe um comentário