Skip to content

Herbalife: lavagem cerebral na prática (parte 2)

02/02/2008

Para ler a parte 1 desse post, clique aqui

Na esteira do que foi explanado na parte 1 desse post, aprofundaremos esse assunto ao mostrarmos a aplicação de várias técnicas de PNL e hipnose nos eventos da empresa. Consoante FÁBIO PUENTES, a mente funciona através de zonas cerebrais distintas, que são:

Zona A: percepção. Através dessa zona captamos as imagens e sensações que nos chegam do mundo exterior, por meio dos cinco sentidos. Esta zona está situada na região occipital.

Zona B: não-consciente (mente subjetiva). Dividida em inconsciente, que indica perda total de consciência, inconsciente coletivo, na qual estão gravados nossos instintos primários (sexo, defesa etc) e subconsciente. Esta última zona tem como integrantes o tálamo e hipotálamo, e no seu interior está o centro da memória. Portanto, nessa zona ficam registrados todos os nossos conhecimentos, e portanto nossos impulsos básicos, sensações, instintos e hábitos, até o fim da nossa vida, pois nele nossas memórias se acumulam, e nada se apaga.

O subconsciente governa o sistema nervoso simpático, presente em nossa espinha dorsal, e desta forma controla os órgãos e músculos involuntários e suas diversas funções no organismo: coração, rins, glândulas, fígado, estômago etc. em ocasiões de perigo assume o controle efetivo sobre os órgãos vitais, como no caso de um acidente. E isso tem que ficar registrado: o subconsciente INDUZ. Seus movimentos são involuntários e não dependem da consciência.

Zona C: consciente. Localiza-se na zona frontal e faz parte do córtex ou sub-córtex cerebral. Sua função é analisar, ordenar, sintetizar, deduzir, raciocinar e discernir toda informação que recebe do subconsciente e fazer com que se cumpram as ordens que lá chegam. O consciente é a mente objetiva, governa o sistema nervoso e tem sua base no cérebro.

Zona D: pré-motora. Recebe ordens do consciente, e por estar conectada ao sistema motor, transmite as ordens ao sistema nervoso central, que as repassa aos diversos grupos musculares para que a idéia se converta em ação.

LB

LB

Ainda de acordo com esse raciocínio, o cérebro funciona através de impulsos elétricos e químicos, conduzidos pelas sinapses, manifestações das conexões entre os neurônios. Na sinapse ocorre a conversão de estímulos elétricos em químicos, através da liberação de substâncias químicas (neurotransmissores), que geram novos estímulos elétricos ao entrarem em um novo neurônio, as chamadas ondas cerebrais. Estas ondas, na atualidade, dividem-se em 5:

1) Excitadíssimo (indução ao êxtase): onda GAMA, com velocidade de 22 ciclos por segundo ou mais.

2) Vigília: onda BETA, com velocidade de 13 a 22 ciclos por segundo.

3) Relaxamento (Hipnose): onda ALFA, com velocidade de 7 a 13 ciclos por segundo.

4) Criatividade: onda THETA, com velocidade de 2,5 a 7 ciclos por segundo.

5) Sono profundo: onda DELTA, com velocidade de 0,5 a 2,5 ciclos por segundo.

Para influenciar uma pessoa, temos que reprogramar a forma de união dos neurônios, ou seja, modificar a intensidade das ondas cerebrais. Isso pode ser conseguido através de técnicas naturais, como certos tons de voz, toques e gestos corporais, ou por jogos de luzes e sons. Ao se mudar a intensidade consegue-se diferentes estados de consciência, que concentram o foco da atenção. Como exemplo, citamos a música “Simply the Best”, da Tina Turner, que é tocada nos STSs e demais eventos pomposos da Herbalife e de outras empresas de MMN, geralmente após um palestrante intervir, ou então para chamar a platéia pra adentrar na sala após um intervalo (neste intervalinho, passam mais pela mente e corpo da pessoa sentimentos e sensações do que uma a preponderância da análise racional). Vejamos sua primeira parte, lendo e ouvindo a própria Tina Turner cantá-la:

I call you, when I need you my hearts on fire
You come to me, come to me, wild and wild

You come to me, give me everything I need
Give me a lifetime of promises and a world of dreams
Speak the language of love like you know what it means
And it cant be wrong, take my heart and make it strong, baby

Refrão:

You’re simply the best, better than all the rest, better than anyone, anyone
I’ve ever met!
I’m stuck on your heart, I hang on every word you say
Tear us apart, baby I would rather be dead

In your heart I see the start of every night and every day
In your eyes, I get lost, I get washed away
Just as long as Im here in your arms I could be in no better place…

Refrão:

You’re simply the best, better than all the rest, better than anyone, anyone
I’ve ever met!
I’m stuck on your heart, I hang on every word you say
Tear us apart, baby I would rather be dead

It’s the time you leave me I start losing control, you’re walking away with my
Heart and my soul, I can feel you even when I’m alone, oh baby don’t let go!

And your the best, better than all the rest, better than anyone, anyone i’ve
Ever met!
I’m stuck on your heart, I hang on every word you say
Tear us apart, baby I would rather be dead, ooh you’re the best!

O que essa música tem que provoca uma sensação tão agradável nas pessoas que a escutam? A harmonia dos instrumentos, que carrega consigo alguns padrões hipnóticos!! Reparem que, analisando a partitura da música, ela inteira segue o mesmo compasso 4X4 (1,2,3,4 …. 1,2,3,4…). Ela possui uma introdução impactante (segue um padrão – reparem o bumbo da bateria que caracteriza os tempos fortes – buf, buf, buf…). Após a introdução eles tocam piano, explorando um groove mais simples, crescendo em instrumentalidade NO REFRÃO.

Reparem o groove do teclado no refrão – o instrumento sempre fica na mesma, é monótono – paaaam, paaam, paam, pam… paaaam, paaam, paam, pam… 1,2,3,4… o teclado é que destaca o crescimento geral da música, além da voz da Tina Turner, que cresce junto. Isso elicia o sentimento de motivação. Faz com que imaginemos, por exemplo, uma pessoa correndo a todo vapor, e feliz por estar correndo!! Pois, indo de encontro ao objetivo da atividade de um distribuidor de MMN, “Time is Money”!! Essa música é perfeita pra levantar o astral de quem está “pra baixo”, com baixa auto-estima!!

A guitarra segura a base, utilizando um tipo de distorção, característico do Rock, com um pedal de efeito (isso ainda no refrão). A bateria permanece segurando o mesmo ritmo. O instrumento que mais se sobressai é o teclado. Destaca-se no meio da música o solo executado pelo instrumento saxofone, que é extremamente melódico, possuindo por isso grande poder em eliciar sentimentos. Pra dar mais peso na música entra um back vocal (causa bastante impacto). O contra-baixo, instrumento responsável pelo preenchimento musical, segura o ritmo que a pessoa sente no peito. Ele literalmente entra dentro da pessoa (tumdumdumdumdumdumdumdumdum… num ritmo constante – reparem as paletadas do baixo que causam impacto). Isso tudo combinado mexe com os sentimentos das pessoas, e elicia estados mentais alterados, sendo a pessoa possuída por sentimentos, sensações, e deixando a voz crítica momentaneamente (ou por um período mais prolongado) em segundo plano (eita endorfinas geradas por um estímulo externo, heim caro leitor?). A música é um instrumento que toca com bastante facilidade nos sentimentos das pessoas.

Portanto, o desvio intencional da atenção se dá pelo pano de fundo regular e monótono que ocorre com a repetição, em intervalos de tempos iguais, do ritmo da música. Pra comprovar isso, basta marcar esse ritmo com palmas!! Podem reparar que as palmas para marcar o ritmo da música serão repetidas em um intervalo de tempo regular, monótono!! Expressando de forma metafórica, o que está acontecendo é um drible dos métodos de sugestão, que carregam consigo crenças e valores, na Zona C, com o intuito de se chegar diretamente à Zona B (subconsciente, inconsciente)

Ora, ora, ora: a música aliada às palmas funciona como uma poderosa ÂNCORA AUDITIVA!! E isso não quer dizer que podemos classificá-la como ruim ou boa. No meu caso, por exemplo, incita até arrepios quando a ouço, por conta de ser extremamente agradável!! Mas a questão de fundo se refere ao potencial recruta, ao sair da sala para o intervalo, ou mesmo após receber a carga da música na própria sala, pra marcar o fim da intervenção de um palestrante estará com, no mínimo, um leve estado alterado de consciência. Se ela entra de volta na sala, em meio àquele ritmo frenético (pendendo pra ondas GAMA, o estado mental do entusiasmo/excitação) do STS, nada melhor que relaxá-la, induzindo outro estado mental, em que as ondas ALFA sejam preponderantes…. um estado mental que deixe a mente livre para as novas sugestões que virão a seguir no evento!!


Ping-pong de estados mentais: do excitado para o relaxado, num curto intervalo de tempo!!

É a chamada DISSOCIAÇÃO TEMPORÁRIA, que provoca inibição da consciência.

Diga-se de passagem, as âncoras, como um instrumento/técnica de PNL, são utilizadas para ajudar a manter a atenção da pessoa focalizada (no caso de eventos como cultos, eventos como STS, treinamentos de potencial humano, elencamos as MÚSICAS, imagens vívidas e mensagens transmitidas através da linguagem verbal, FALADA). A âncora funciona como um gatilho para trazer à tona sensações, sentimentos, imagens, sons, ou mesmo criá-las. Durante a passagem do vídeo a seguir, o palestrante segura a âncora (o vídeo), que possui um desfecho de intensificação máxima com o objetivo de centrar o foco nos sentimentos e pensamentos associados ao estado resultante da sugestão. É o vídeo em se está falando do mercado de trabalho formal (vídeo “o fim dos empregos”), em que o telespectador do evento é sugestionado a acreditar (CRENÇA), a SENTIR que o mercado de trabalho formal está com seus dias contados, utilizando-se de âncoras visuais e auditivas (imagens vívidas, sons e músicas agradáveis), para logo depois vir com outro vídeo e/ou com o “entusiasmo” do palestrante, falando sobre “negócio” HBL (não estou falando do convidado VIP, e sim dos World Teams ou membros da Equipe TAB que palestram).

Por tudo isso, os princípios de indução visual (gestos do palestrante, vídeos) e auditiva ilustram também o chamado princípio da ressonância forçada, que pode conduzir o cérebro a baixar da atividade das ondas beta para as atividades das ondas alfa e theta (relaxamento). Essa mudança pode ser vista num aparelho que mede as ondas eletromagnéticas extracelulares (EEG).

O significado da mudança do nível da atividade do funcionamento do cérebro, das ondas beta para as theta, é que todas as faculdades do cérebro e da mente são dependentes delas e sujeitas a esses níveis de atividade ou estados globais do cérebro (diminuir o nível de atividade do cérebro causa muitos fenômenos de transe).

Por conta disso, características como a atenção, a memória, a visualização e a vontade irão estar acessíveis num nível de atividade e não em outro. Quando o nível de atividade do cérebro cresce, a adrenalina é liberada em maiores quantidades (ondas GAMA). Já quando o nível decresce, consoante Furman (1995), existe uma troca na dominância entre norepinefrina (noradrenalina) e acetilcolina. Quando a norepinefrina cai e a acetilcolina sobe, as imagens visuais se tornam mais vívidas e cai a capacidade de prestar atenção e exercer a vontade. Acetilcolina mais alta = correlação positiva com as ondas alfa e theta.

Caro leitor, se você já foi em algum evento da Herbalife, OMNI, Forever etc relembrará sob outro ângulo o que direi a seguir. Se você ainda não foi em algum desses eventos de empresas de MMN, ou não assistiu a um culto de uma seita evangélica, por exemplo, também entenderá o que será dito. Pra quem já foi, lembre-se do comportamento da platéia após assistir ao vídeo “o fim dos empregos” exibido em quase todos os STSs do Brasil, por exemplo, ou um vídeo que mostre o estilo de vida que o futuro vendedor irá atingir (se seguir os mantras da empresa, é claro!!) e perceba como eles são montados…. depois, tente lembrar-se da reação das pessoas na platéia do evento, o “respeitável público”; repare também a manifestação desse último quando o palestrante termina sua intervenção. Faça isso na 2ª (na “pele” da pessoa) e 3ª (vendo o contexto geral, inclusive vc próprio) posições da PNL, de forma DISSOCIADA, e perceba como vc captará a realidade de outro ângulo do que a utilização da 1ª posição!! As pessoas geralmente estarão sentadas na cadeira, com as mãos nas pernas apontadas para o palco, com as mãos cruzadas sobre o colo ou com uma das mãos na cadeira ao lado, além dos pés e joelhos voltados para o palco. Na esmagadora parte desses casos, podem notar que o telespectador estará de peito aberto em direção ao palco. Nesses casos, a sugestão conseguida através do desvio intencional da atenção está penetrando de forma intensa na sua mente, no seu subconsciente. Pode-se encontrar também pessoas que estejam de peito aberto, mas com os pés virados para os lados, ou então pessoas que estarão de braços cruzados. Nesses casos, muito possivelmente significará que aquilo que elas estão vendo, ouvindo e sentindo está deixando-as desconfortáveis. Em outras palavras, está havendo um choque de crenças, suposições, modelos de mundo e valores nesse momento. No caso da pessoa de braços cruzados, então, aí descaradamente é indicativo de que aquilo não está o agradando de maneira alguma, e o conflito da nova crença com sua maneira particular de ver o mundo se mostra intensa.

Outro indicativo de que o transe hipnótico está surtindo efeito é aquele em que os ombros estão inclinados para o palco, assim como a respiração e a expressão facial (provavelmente estará havendo alteração no ritmo dos batimentos cardíacos). Quando se está sob o efeito de um estado alterado de consciência, como o transe hipnótico, as pupilas se dilatam, o olhar fica inexpressivo, as bochechas ficam um pouquinho caídas, a respiração torna-se lenta e baixa e a pessoa tende a ficar um pouquinho boquiaberta. Nesse estado, a pessoa perde por alguns instantes ou por um tempo mais prolongado a noção do que está ocorrendo no mundo externo à sua volta: a atenção volta-se para si mesma e para os efeitos no subconsciente que determinada sugestão provoca. Ou seja, o pêndulo deixa de lado a perspectiva exterior para passar à esfera interior. Quando o nível de atividade na base do cérebro cai (o input da informação avaliada pelo cérebro), muda a predominância do externo (exteriorização) para o interno (interiorização). Quando alguém dá menos atenção para a informação que vem dos sentidos, mais atenção é dada para a informação interna (o mundo particular) resultante da interação dinâmica entre os padrões armazenados no cérebro chamados de memória e o ambiente externo. Padrões hipnóticos, associados a técnicas de PNL geralmente procuram executar as duas tarefas simultaneamente, conduzindo rapidamente de um lócus para outro.

Bem, em outras palavras, quando uma atividade é imaginada de forma vívida, o sistema interno do corpo reage como se a atividade realmente estivesse sendo executada, ou vivida. Para se entregar a ela, primeiro é necessário determinar com precisão o que se deseja atingir (levar “bem-estar” às pessoas, “ficar rico”, “ajudar pessoas” etc). Logo, imagina-se fazendo a tarefa, executando a atividade, entregando-se à atividade com total êxito. Também terá que se imaginar experimentando as recompensas de seu sucesso (o sonho com bens de consumo, como carros de luxo, viagens homéricas…). Com isso, tem-se a primeira parte de uma equação na qual o resultado é a hipnose: imaginação X motivação = fé em vc mesmo!!

Se vamos mais adiante, a equação nos leva à expectativa, que se produz quando o subconsciente está totalmente convicto de que você é capaz de atingir seus objetivos. Por um momento pensemos em um palestrante entusiasmado e animado, capaz de causar empatia em toda sala e fazer com que as pessoas riam. O palestrante espera que a platéia ria. O público por sua vez, dado que o palestrante tenha deixado a “1ª impressão” (relacionada à solicitação, oferta e influência, que veremos mais adiante), espera que este seja divertido. O palestrante sai do palco, ambas as expectativas se correspondem e a platéia ri. Esse é outro princípio fundamental do comportamento humano: as pessoas se comportam da maneira que se espera que o façam!!

Com a expectativa, a “equação” fica mais completa: imaginação X motivação = fé + expectativa. Se somarmos a isso o DESVIO INTENCIONAL DA ATENÇÃO e à técnica de PNL ASSOCIAR NO TEMPO, ao mesmo tempo estando DISSOCIADO da realidade, a hipnose é muito mais poderosa e atinge mais diretamente a mente subconsciente, que induz e aceita as sugestões, sem questionar. É como se a pessoa tivesse vivendo aquele cenário naquele momento.

Daí podemos inferir que a sugestão, como aceitação de uma idéia sem prévia análise crítica, se torna mais poderosa. As sugestões provêm de informações de origem verbal, por sons e palavras; não-verbal, que se refere aos gestos e expressões; intra-verbais, que chegam pela modulação da voz, como ênfase, timbre, som, volume (correspondem às submodalidades auditivas da PNL); e extra-verbal, que diz respeito a tudo que está implícito nas palavras ou frases e levam a reduzir a atitude crítica (ex.: “Herbalife é pra todo mundo, mas nem todo mundo é pra Herbalife”. Obviamente que sozinha, sem a ajuda das outras técnicas do evento ou mesmo técnicas verbais, ela possui poder mais reduzido).

As sugestões sempre são acompanhadas por solicitações, que aprofundam ainda mais as sugestões. É a linguagem criando realidade!! (mesmo que seja fictícia ou difícil de atingir). Aliás, enxergando o fenômeno sob um ângulo diferente, para se fazer a solicitação é preciso “preparar o interlocutor”, o futuro recruta, principalmente através do contexto psicológico ao qual estão inseridos os potenciais recrutas. Isso requer gerar, em primeiro lugar, reciprocidade com a platéia, situação em que as pessoas sentem-se obrigadas a dar alguma coisa em retribuição a quem lhes deu primeiro. Nesse universo se inserem brindes, amostras, convites para jantares, pequenos gestos de atenção, singelos favores ou serviços. Se você envolve nisso tudo laços de confiança e de amizade, melhor ainda, pois mais poderosa se torna a solicitação (a despeito do que poderá acontecer com a amizade em seguida. Mas isso é só “um mero detalhe”…).

Em segundo lugar, fazendo parte desse contexto psicológico, temos a escassez: se objetos de valor são e/ou mostram-se menos disponíveis, seu valor aumenta. “Oportunidade de ouro não dá em árvore”, diria um recrutador. Em terceiro lugar, elenco a questão da autoridade, que traz consigo o “brilho” profissionalista, de conhecimento sobre o assunto, de experiência e de CREDIBILIDADE, que aumentarão o poder de solicitar em qualquer situação (ex. ligado aos eventos: enaltecer a participação do convidado VIP como um vencedor e/ou ele próprio se mostrar um vencedor, digno de confiança, que exala sinceridade pelos poros!! Ou apelar para a autoridade do Prêmio Nobel Louis Ignarro, num típico sofisma Argumentum ad Verecundiam. Uma declaração possui mais poder quando pronunciada por alguém que tenha autoridade para fazê-lo.

Em quarto lugar, transmitir confiança, através de sua história pessoal (depoimento dos distribuidores com status quo inferior, dos líderes e do VIP). Em quinto lugar, gerar comprometimento por parte do futuro interlocutor/recruta, se esforçando ao máximo para não pressioná-lo (senão você pode afugentá-lo…).

Junto ao ato de solicitação, temos o ato de oferecer…. partilhar com o outro, tornar comum a outros idéias, sentimentos, ações, sonhos… dá-lhe vídeos de Mark Hugues!! Por isso é necessário primeiro se fazer competente (mostrar que sabe fazer, ou pelo menos aparenta fazer bem um trabalho) para também poder influenciar, para exercer uma ação sobre outra pessoa. A influência é sinônima de prestígio, crédito, ascendência, PODER, entusiasmo, motivação e animação. Essas duas últimas, por sua vez, induzem a uma disposição mental favorável para a prática da hipnose. E o que o evento faz? Aumenta a eficiência do poder da influência, mexendo com a imaginação do potencial recruta!!

É importante deixar registrado que a solicitação e a oferta são características da comunicação ligadas à esfera da sugestão, persuasão, influência e manipulação que estão ao mesmo tempo envolvidas pelas técnicas de PNL e são manifestações destas últimas. O que define se será manipulação ou não são duas coisas:

1) se o cenário é um jogo do ganha-ganha ou ganha-perde, e

2) se através da utilização das diversas técnicas você estará aumentando as possibilidades de escolha da pessoa, expandindo ou não seu modelo de mundo, sem escolher por ela!! Se você escolheu por ela, através do direcionamento feito pelas técnicas de PNL e hipnose, então é um caso de manipulação. Pior ainda se a realidade externa faz com que, para a coletividade que participa da atividade, manifeste-se a configuração de um jogo do ganha-perde!! (como os “jogos” dos MMNs agressivos). Devo lembrá-los que as técnicas de PNL e hipnose em si são uma excelente ferramenta para o desenvolvimento do potencial humano e para resolução de problemas. A questão está quando se utiliza essas técnicas para finalidades manipulatórias, com potencial para jogar a “vítima” na berlinda.

Então, a sugestão e a resposta à sugestão serão facilitadas com a utilização dos movimentos corporais, da inflexão da voz e o significado implícito dos termos empregados na frase emitida. Com a ajuda de âncoras auditivas e visuais, além de inúmeras técnicas não comentadas aqui, seu potencial é elevado às alturas!! Quanto mais o potencial recruta se concentra nas imagens, vídeos, sons e palavras do recrutador, mais ele responde de maneira exata e específica às sugestões, principalmente se estas estão de acordo com seus desejos e necessidades, que possuem residência nas suas crenças e valores.

Por tudo isso, a PNL e a hipnose são utilizadas para deixar a mente do potencial recruta aberta, favorável à implantação e/ou “facilitação, empurrãozinho” de crenças, valores, sonhos e desejos (ou seja, sentimentos, sensações), aproximando-o de um mundo novo, que estaria à disposição de TODOS, e que poderia ser prontamente TOCADO!! Sim, tocado, com toda a força dos desejos, sonhos, do pensamento, do plano de trabalho, da persistência e da consistência!! Para isso, basta ter todas as qualidades do vencedor/campeão!! Se não tiver estas qualidades não há problema: se esforce e adquira-as!! Mas adquira-as dentro dos treinamentos da empresa!!

E não adianta vir depois de um evento dizendo, por exemplo, que o negócio exige muito trabalho, foco quando, na verdade, essas palavras terão importância reduzida para a pessoa fechar ou não o “negócio”. A pessoa já terá sido fisgada pelas ambigüidades típicas que se encontram no seio dos argumentos de persuasão, transportadas que são pelos apetrechos pirotécnicos, com imagens, sons, músicas, que já se encarregaram de mudar o estado mental da pessoa e tornar o acesso ao mundo que a Herbalife “PODE” proporcionar em um mundo extremamente crível e fácil de ser atingido (a “motivação” para ganhar dinheiro rápido com Herbalife, por exemplo). É a história de deixar a pessoa com a sensação de ter TOCADO neste mundo. Aí é que tá a jogada: a pessoa não entra realmente consciente do que se trata (e aqui se insere o porquê da não explicação do funcionamento do negócio nos recrutamentos), porque a pegadinha é justamente fazer com que a pessoa deixe a “consciência” de lado para que as novas crenças e valores, através das técnicas de sugestão, persuasão e manipulação mental, sejam implantadas e/ou manifestem-se com toda força nas mentes e no dia-a-dia dos futuros “vencedores/campeões”! Essas técnicas atingem o subconsciente dos recrutas!!

Se o recruta estiver indeciso, Lair Ribeiro nos ensina que “temos de lavar uma panela enquanto ela está quente. Pergunte a qualquer dona-de-casa que ela saberá isso”. Senão não adianta todo o trabalho de eliciar um estado mental favorável ao “mundo Herbalife”, “mundo OMNI”, “mundo AGEL” etc se na hora H o potencial recruta é acometido por uma espécie de remorso, do tipo “só preciso pensar um pouco mais”. Se não ficar “em cima” da pessoa, esfria. Com isso, temos um recruta que é seduzido/persuadido/manipulado a entrar na HBL ou outra empresa com treinamento que se utiliza das mesmas técnicas (na HBL comprando o KIT cadastro) baseado no que viu e ouviu em um fim-de-semana!! O circuito de entrada está completo!! Agora basta dar as opções para o novo recruta: somente consumidor, supervisão, construtor de sucesso, trabalhar com os produtos de seu supervisor (pelo menos até o recruta comprar seus próprios produtos) e por último, em alguns lugares, a moda do momento: o EVS!! Claro, pois é um ótimo negócio, o caminho/modelo para o sucesso está posto, basta seguir aqueles que tiveram sucesso!! Basta trabalhar muito, ir aos treinamentos, ser ensinável (oops, adestrável!), persistente e consistente, ter atitude, motivação, não desistir nunca que os resultados automaticamente virão!! E existem várias possibilidades, que para o benefício do novo distribuidor foram “testadas e aprovadas”: Plano Total, Potenciômetro, reuniões caseiras, EVS…. pois é… imaginem só a pessoa sendo bombardeada semana após semana por essas técnicas…. o que acontecerá?

Pra finalizar e ficar registrado:

1)as técnicas de PNL e hipnose se encontram não no conteúdo, e sim na forma pela qual a mensagem é transmitida, a forma como a comunicação é feita. Por isso, mais importante do que o conteúdo da música da Tina Turner é a maneira pela qual esse conteúdo chega aos nossos ouvidos!!

2) esse foi apenas um insight dessa realidade e da utilização de técnicas persuasivas. A profundidade e o número de distinções a respeito da realidade – “leis” da hipnose, as inúmeras variações proporcionadas pela utilização do metamodelo de linguagem da PNL, as técnicas de mudança de história pessoal, ressignificação, reimprinting, segmentação, calibração, metáforas, ambigüidades, comandos embutidos e inúmeras técnicas mais – aplicadas nos eventos e até mesmo fora dos eventos, serão tratadas no nosso livro:

http://industriadadecepcao.wordpress.com/2009/07/29/o-magico-mundo-do-mmn/

BIBLIOGRAFIA

http://www.psicohipnose.com/site/about.html

http://mensagematual.tripod.com/lc.htm

http://www.nlpuniversitypress.com/ (está em inglês – enciclopédia de PNL)

http://www.golfinho.com.br/artigosasp/default.asp (artigos introdutórios, bem adequados pra quem quer começar a se interar do assunto)

BLANDER, Richard (1986) Ressignificando. São Paulo: Summus , 7ed.

BLANDER, Richard e Grinder, John (1977,78) A estrutura da magia I e II. Rio de Janeiro; Zahar Editores.

DAVIS, L. e HUSBAND, R. (1955) Um estudo da suscetibilidade hipnótica na relação aos caracteres da personalidade. Abnorm & S. Psychol.

DILTS, Robert. (2004) A estratégia da genialidade como utilizar a programação neurolinguística para compreender a genialidade de Sigmund Freud, Leonardo da Vinci e Nikola Tesla. São Paulo: Summus.

DILTS, R.; GRINDER, J.; BLANDER, R.; DELOZIER, J. (1980) Neuro-linguistic programming: the study of the structure of subjective experience. Capitola, Califórnia; Meta Publications, v.1.

FURMAN, Mark (1995) Explorations of Mind and Brain (parts 1 and 2): the Neurophysics of Hypnosis. Archor Point.

MARCUSE, F. L. Hipnose, fatos e ficção.

PUENTES, Fábio (1996) Auto-hipnose – Manual do usuário. CenaUn.

RIBEIRO, Lair (1993) Comunicação Global: a mágica da influência. Rio de Janeiro, Editira Objetiva. 13ª edição.

SPRITZER, Nelson (1993) Pensamento e Mudança: desmistificando a Programação Neurolinguística. São Paulo: L&PM Editores. 11ª edição.

.

Leia também:

.

Sofismas e falácias emitidos por distribuidores de marketing de rede

Psicanálise e distribuidores de marketing de rede

Entrevista com o especialista em fraudes do MMN – Jon Taylor

Entrevista com a especialista em fraudes do MMN – Tracy Coenen

Eneida Bini deixa o cargo de diretora da Herbalife

Herbalife é atentado à saúde pública, alertam os nutricionistas

FDI retira acusações contra a Herbalife

Herbalife, Agel Amway: MMN legítimo ou MMN pirâmide?

Intoxicação do fígado pela Herbalife

Algumas relações entre supervisores e distribuidores da Herbalife

Herbalife: todo mundo fora de controleee

Herbalife conivente com a pilantragem de seus distribuidores

Depoimento: O Show de Truman

Herbalife: um negócio como outro qualquer?

Meu contato com Herbalife e MMN

Livro de Pedro Cardoso: A viagem ao Sucesso

Teste para avaliar se uma empresa de MMN é ou não é pirâmide

Scripts para recrutar trouxas – parte 1

Scripts para recrutar trouxas – parte 2

Scripts para recrutar trouxas – parte 3

Scripts para recrutar trouxas – parte 4

Agel: outra nova Herbalife no mercado brasileiro?

Monavie: Os números de um bom negócio?

73 Comentários leave one →
  1. conversa de pato permalink
    04/02/2008 13:54

    Obrigado pela explicação. Nunca tinha pensado desta forma. Se calhar a Tina Turner fez aquela música para as empresas de MLM !!!!

    Já fui a imensos STS e extravaganzas e pessoalmente sempre vi tudo muito como Marketing à Americana. Sempre assumi como uma forma mais motivante de passar uma mensagem, pelo menos mais divertida e menos massuda.

    Mesmo na primeira experiência o meu patrocionador me disse logo para me concentrar no conteudo e esquecer o foclore. Se calhar é por isso que tenho uma visão mais concreta do projecto. E é isso que digo a todo o mundo.

    Sempre achei agradável o foclore, a música, as palmas, etc. É um conceito interessante a nível emocional e de motivação. Puxa o astral para cima. Agora se olhar pelo lado negativo podemos tirar todas as ilações possíveis, mas isso é como em tudo. A internet é uma coisa magnifica mas nem sempre é utilizada da melhor forma, certo ??? E se agente ver só pelo lado negativo era melhor não existir né ?? Pessoalmente acho que estão entrando por caminhos extremistas e fazendo interpretações tão fanáticas quanto os lideres que vocês criticam.

    Alias não percebi bem onde vocês queriam chegar com esta história do PNL pois é algo que está sendo cada vez adoptado pelas empresas. Aliás o que eu chamo “a industria da motivação” é algo tipicamente americano. Existe à decadas. Tem um livro agora muito conhecido que é o “O Segredo”. Tem por exemplo um site http://www.cidadedocerebro.com.br de profissionais desta area.

    A única coisa que acho devem criticar é afirmações de alguns menos inteligentes que dizem que todo o mundo vai ficar rico, que é fácil, que é garantido, promessas de politico, recrutamento massivo. Isso sim deve ser denunciado pois não só prejudicam o seu negócio como o de todos os outros distribuidores. E ai dou todo o meu apoio. Apresentem nomes, datas e lugares para que se possa desmascarar esses pilantras.

    O projecto herbalife é democrático essa liberdade traz também problemas, principalmente num pais como o Brasil onde tem muita gente precisando de uma oportunidade para ganhar um extra, e vem sempre os gananciosos que querem tudo para eles e ainda não perceberam, ou não prestaram atenção, ou interpretaram de forma errada quando se menciona esta frase de Zig Ziglair “You can have everything in life that you want if you will just help enough other people get what they want.”

    E o resultado que tenho visto é que, ao contrário de outros paises, principalmente da América do Sul, as vendas e taxa de retenção de supervisores desceu no último ano.

    Vejam só o que se passa no México, pais pobrissimo, e no entanto tem o distribuidor herbalife nº 1 do mundo e é o top de vendas mundial da herbalife. Sabem como ? Vendendo num modelo adequado ao pais, neste caso servindo shake individual em casa. E sabe o que acontece ? As pessoas chegam a supervisor,wt, get e etc quase sem dar por ela e sem sequer investimento. Só precisam do kit de distribuidor. Apenas seguiram à risca a frase do Zig Ziglar.

    O que eu acho que o tema desse blogue devia ser porque é no brasil só se tem sucesso sendo pilantra ( tirando futebolista e cantor né, mesmo asssim )????

  2. augustohf permalink*
    05/02/2008 20:57

    “Obrigado pela explicação. Nunca tinha pensado desta forma. Se calhar a Tina Turner fez aquela música para as empresas de MLM !!!!”

    DE NADA.

    “Já fui a imensos STS e extravaganzas e pessoalmente sempre vi tudo muito como Marketing à Americana. Sempre assumi como uma forma mais motivante de passar uma mensagem, pelo menos mais divertida e menos massuda”.

    ESSA É A SUA FORMA PARTICULAR DE VISUALIZAR E SENTIR A REALIDADE. ELA SERVE AOS SEUS PROPÓSITOS!! JÁ NOSSO BREVE POST SERVE PARA ELUCIDAR ALGUNS PADRÕES, PRESENTES NO DIA-A-DIA DAS PESSOAS E QUE SÃO RESULTADO DA INTERAÇÃO DINÂMICA ENTRE OS INDIVÍDUOS NA SOCIEDADE. EM OUTRAS PALAVRAS, A SUA VISÃO E A VISÃO CONTIDA NO POST SÃO DUAS MANEIRAS DIFERENTES DE VISUALIZAR O MESMO FENÔMENO: UMA MANEIRA PELO LADO DOS SENTIMENTOS E SENSAÇÕES (LEIA ALGUMAS DE SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS: VI, MOTIVANTE, DIVERTIDA, EXPERIÊNCIA, AGRADÁVEL, NÍVEL EMOCIONAL, MOTIVAÇÃO, ASTRAL), E A OUTRA PELO CRIVO DA RACIONALIZAÇÃO, DA FORMA ANALÍTICA, QUE ABARCA NÃO SÓ O “EU INDIVIDUAL”, MAS TAMBÉM A INTERAÇÃO ENTRE OS INDIVÍDUOS SOB DETERMINADAS CONDIÇÕES.

    “Mesmo na primeira experiência o meu patrocionador me disse logo para me concentrar no conteudo e esquecer o foclore. Se calhar é por isso que tenho uma visão mais concreta do projecto. E é isso que digo a todo o mundo”.

    VOU REPETIR O QUE JÁ TINHA DITO NO TEXTO: VC PODE SE CONCENTRAR O QUANTO QUISER, POIS QUER QUEIRA VOCÊ OU NÃO, A ATMOSFERA DA PERSUASÃO E DA INFLUÊNCIA IRÁ TE AFETAR DA MESMA MANEIRA (SE VC QUISER CHAMAR ISSO DE ALTO-ASTRAL, MOTIVAÇÃO, ENTÃO CHAME). COMO VC IRÁ RESPONDER AO “FOLCLORE”, AÍ JÁ É OUTRA HISTÓRIA. SUA INTENSIDADE E MANIFESTAÇÃO DEPENDERÁ DO FATO DAS CRENÇAS E VALORES (QUE DARÃO O TÔNUS DE SEU ESTADO EMOCIONAL – ESTIMA – , AS PERCEPÇÕES ACERCA DE VC MESMO E DAS OUTRAS PESSOAS, SEU PROPÓSITO NO MUNDO ETC) JÁ ESTAREM INSTALADOS OU NÃO NA SUA MENTE. E É ISSO TAMBÉM QUE DARÁ O TÔNUS DA NOÇÃO PARTICULAR DO QUE SEJA CONCRETO PRA VC E PRA OUTRO INDIVÍDUO.

    EXEMPLO: SE UMA PESSOA, ANTES DE IR A UM EVENTO COMO UMA EXTRAVAGANZA, ACREDITAR QUE EM TODA ATIVIDADE EXISTEM OS BONS OU MAUS PROFISSIONAIS, OS ENGANADORES, OS GANANCIOSOS, E TAMBÉM OS FRACASSADOS, PELO FATO DE NÃO TRABALHAREM DIREITO, E QUE POR ISSO NÃO SE PODE PENALIZAR A ATIVIDADE COMO UM TODO OU O SISTEMA, O EVENTO SÓ VAI TURBINAR ESSA CRENÇA, E FARÁ COM QUE ELA GANHE MATIZES DE VERDADE, DE CONCRETUDE. OU SEJA, A CRENÇA INDIVIDUALISTA SÓ GANHARÁ FORÇA COM O EVENTO!!

    “Sempre achei agradável o foclore, a música, as palmas, etc. É um conceito interessante a nível emocional e de motivação. Puxa o astral para cima”.

    COMO VOCÊ JÁ DEVE TER REPARADO, CONCORDAMOS PARCIALMENTE NESSE PONTO. A DIFERENÇA ESTÁ NA NOSSA PERCEPÇÃO DA FINALIDADE DOS INSTRUMENTOS MOTIVACIONAIS APLICADOS AOS EVENTOS, QUE EXISTEM NÃO APENAS PARA MOTIVAR E ELEVAR O ASTRAL, MAS TAMBÉM PARA INFLUENCIAR E PERSUADIR. DIGAMOS QUE A INFLUÊNCIA E A PERSUASÃO SÃO A OUTRA FACE DO ALTO-ASTRAL E DA MOTIVAÇÃO. A MAIORIA DOS DISTRIBUIDORES SÓ CONSEGUE PERCEBER O LADO DA MOTIVAÇÃO PQ ESTÃO IMERSOS SOMENTE NO “MUNDO DA AUTO-AJUDA”, E ASSOCIADOS A ELE.

    “Agora se olhar pelo lado negativo podemos tirar todas as ilações possíveis, mas isso é como em tudo. A internet é uma coisa magnifica mas nem sempre é utilizada da melhor forma, certo ??? E se agente ver só pelo lado negativo era melhor não existir né ?? Pessoalmente acho que estão entrando por caminhos extremistas e fazendo interpretações tão fanáticas quanto os lideres que vocês criticam”.

    NÃO ENTENDI O QUE VC QUIS DIZER AQUI. EM QUE PARTE O TEXTO É NEGATIVO, ESPECIFICAMENTE? O QUE VC ENTENDE PELO CONCEITO DE “NEGATIVO”? QUAIS INTERPRETAÇÕES FANÁTICAS, ESPECIFICAMENTE? O QUE VC ENTENDE POR “FANATISMO”?

    “Alias não percebi bem onde vocês queriam chegar com esta história do PNL pois é algo que está sendo cada vez adoptado pelas empresas. Aliás o que eu chamo “a industria da motivação” é algo tipicamente americano. Existe à decadas. Tem um livro agora muito conhecido que é o “O Segredo”. Tem por exemplo um site http://www.cidadedocerebro.com.br de profissionais desta area.”

    1ª FRASE SUA: FALÁCIA DO ESPANTALHO, DE FORMA IMPLÍCITA.

    SEGUINTE: PARECE QUE VC NÃO SENTIU E ENTENDEU QUE O TEXTO INTEIRO É REDIGIDO PARA MOSTRAR A APLICAÇÃO DAS TÉCNICAS DE PNL E HIPNOSE PARA DESCREVER AQUILO QUE VC ENXERGA APENAS COMO UMA COISA “ALTA-ASTRAL”, “PRA CIMA”, “MOTIVACIONAL”, “PERFEITA PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL” ETC, MAS DE FORMA ANALÍTICA. NINGUÉM QUALIFICOU AQUI A PNL E A HIPNOSE COMO ALGO “BOM OU RUIM” (UM RÓTULO). EU, POR EXEMPLO, SOU PRATICANTE DE PNL E ESTUDO HIPNOSE!! E SIM, ESSA “INDÚSTRIA DA MOTIVAÇÃO” ESTÁ DIFUNDIDA NÃO SÓ ENTRE EMPRESAS, MAS TAMBÉM É UTILIZADA COM OUTRAS FINALIDADES, COMO NO CASO DA TERAPIA, DA SEDUÇÃO E DA CONQUISTA, DA SUPERAÇÃO DE MEDOS E FOBIAS, PARA AUMENTAR A CONCENTRAÇÃO E A INTELIGÊNCIA ETC.

    TAMBÉM ENTREI NO LINK QUE VC ME PASSOU ACIMA, “CIDADE DO CÉREBRO”. MUITO INTERESSANTE, E LIGADO À ÁREA DA AUTO-AJUDA, QUE EQUIVALE AO QUE GARDNER CUNHOU COMO “INTELIGÊNCIA INTRA-PESSOAL”. ATÉ LI UMAS PARTES DE UM DOS E-BOOKS DISPONIBILIZADOS NO SITE. O PROBLEMA DA AUTO-AJUDA (QUE UTILIZA PARCIALMENTE DE ALGUMAS TÉCNICAS DE PNL, TERAPIA GESTALT, ANÁLISE TRANSACIONAL, HIPNOSE, ENTRE OUTRAS PARA SUA CONSTITUIÇÃO) É QUE IGNORA OS LIMITES IMPOSTOS PELO MUNDO EXTERNO, TENTANDO FAZER PARECER QUE A RESPOSTA PARA TODOS OS PROBLEMAS (UMA GENERALIZAÇÃO) ESTÁ SOMENTE DENTRO DE SI!! UMA PERCEPÇÃO UTÓPICA, QUE QUANDO TRANSPORTADA PARA AS INTERAÇÕES SOCIAIS PODE CAUSAR GRANDES PROBLEMAS E ABERRAÇÕES. PODE FAZER ALGO PARECER UMA MARAVILHA, MESMO QUE CONCRETAMENTE A MARAVILHA SE COMPORTE COMO UM ENGODO. EM OUTRAS PALAVRAS, AO FALARMOS DE PERSUASÃO, INFLUÊNCIA E MANIPULAÇÃO, ENTÃO DEVEMOS LEVAR EM CONSIDERAÇÃO, LEVANDO-SE EM CONTA O QUE EU JÁ DISSE NO TEXTO,

    1) se o cenário analisado é um jogo do ganha-ganha ou ganha-perde, e

    2) se através da utilização das diversas técnicas você estará aumentando as possibilidades de escolha da pessoa, expandindo ou não seu modelo de mundo, sem escolher por ela!! Se você escolheu por ela, através do direcionamento feito pelas técnicas de PNL e hipnose, então é um caso de manipulação. Pior ainda se a realidade externa faz com que, para a coletividade que participa da atividade, manifeste-se a configuração de um jogo do ganha-perde!! (como os “jogos” dos MMNs agressivos).

    ORA, O QUE EU QUIS DIZER COM “REALIDADE EXTERNA”? É A MANEIRA COMO O MUNDO CONCRETO, QUE DIZ RESPEITO À VISÃO DE MUNDO DAS PESSOAS E AO SISTEMA DE MERCADO, PRINCIPALMENTE, SE APRESENTA NA REALIDADE!! NÃO ADIANTA TER TODA A MOTIVAÇÃO DO MUNDO SE VC NÃO CONSEGUE TRANSPOR PROBLEMAS DECORRENTES DO NÍVEL DE RENDA PER CAPITA, DA CULTURA LOCAL, DO PREÇO EXCESSIVAMENTE ALTO TENDO A COMPANHIA DE OUTROS CONCORRENTES COM NÍVEL DE QUALIDADE PARECIDO E PREÇO MAIS BAIXO NO MERCADO…

    “A única coisa que acho devem criticar é afirmações de alguns menos inteligentes que dizem que todo o mundo vai ficar rico, que é fácil, que é garantido, promessas de politico, recrutamento massivo. Isso sim deve ser denunciado pois não só prejudicam o seu negócio como o de todos os outros distribuidores. E ai dou todo o meu apoio. Apresentem nomes, datas e lugares para que se possa desmascarar esses pilantras”.

    PRIMEIRO: O QUE É INTELIGÊNCIA PRA VC? COMO ELES SÃO MENOS INTELIGENTES, ESPECIFICAMENTE? MENOS INTELIGENTES DO QUE QUEM, ESPECIFICAMENTE? PRESTE ATENÇÃO PATO: ESSES QUE DIZEM QUE “O MUNDO VAI FICAR RICO”, “QUE É FÁCIL”, “QUE É GARANTIDO”, “QUE INCITAM O RECRUTAMENTO” SÃO A MAIORIA NOS SISTEMAS TANTO DOS EUA QUANTO NO BRASIL. AÍ VC VAI DIZER QUE TODOS SÃO DESONESTOS, E QUE NESSES PAÍSES EXISTEM MUITOS PILANTRAS? RSRSRS, ESSA É UMA GENERALIZAÇÃO ULTRA-TOSCA!! SE EXISTEM TANTOS “PILANTRAS”, TANTAS PESSOAS “MENOS INTELIGENTES”, É PORQUE O SISTEMA DA HERBALIFE NESSES PAÍSES PERMITE E CRIA ESSES INDIVÍDUOS “MENOS INTELIGENTES”, “PILANTRAS”!! ELE É IDEAL PRA QUE ISSO OCORRA. QUANTO AO MÉXICO, NÃO SEI DAS ESPECIFICIDADES DA HERBALIFE NESSE PAÍS, POR ISSO, AINDA, NÃO POSSO SER ASSERTIVO A ELE. MAS SE A “MOTIVAÇÃO” NESSE PAÍS SEGUIR O QUE O EDUARDO SALAZAR PREGOU, AÍ ENTÃO….

    E SE VC PENSA DE MANEIRA HONESTA, PARABÉNS! MAS O SISTEMA DA HERBALIFE, NA PRÁTICA, NÃO FUNCIONA COMO VC QUER QUE ELE FUNCIONE!! ESSE É O PROBLEMA!! SE VC QUER DENUNCIAR, VAI TER QUE DENUNCIAR UMA MASSA DE PESSOAS!! E O FATURAMENTO E O DESEMPENHO DA EMPRESA, PRA ONDE VÃO SE ISSO OCORRER?

    O projecto herbalife é democrático essa liberdade traz também problemas, principalmente num pais como o Brasil onde tem muita gente precisando de uma oportunidade para ganhar um extra, e vem sempre os gananciosos que querem tudo para eles e ainda não perceberam, ou não prestaram atenção, ou interpretaram de forma errada quando se menciona esta frase de Zig Ziglair “You can have everything in life that you want if you will just help enough other people get what they want.”

    ESSA HISTÓRIA DE INDIVIDUALIZAR NOVAMENTE E AINDA DIZER QUE O PROJETO HERBALIFE É DEMOCRÁTICO…. VIXE…. REPETINDO: EXISTE GENTE GANANCIOSA, MATERIALISTA E HEDONISTA EM TODO O LUGAR SIM, MAS ELAS SE REPRODUZEM COM MAIS FREQUÊNCIA E CRESCEM PQ O SISTEMA DA HERBALIFE ASSIM O PERMITE. OU SEJA, PERMITE QUE AS PESSOAS QUE POSSUEM SISTEMAS DE VALORES QUE CARREGAM ESSAS CARACTERÍSTICAS SE PROLIFEREM!! MUITO BONITA A FRASE DO ZIG ZIGLAIR, MAS CAI NAQUELE PROBLEMA EVIDENCIADO ANTERIORMENTE: OS PROBLEMAS EXTERNOS À ATIVIDADE!!

    “E o resultado que tenho visto é que, ao contrário de outros paises, principalmente da América do Sul, as vendas e taxa de retenção de supervisores desceu no último ano”.

    PERA LÁ…. VC QUER DIZER QUE AS VENDAS E A TAXA DE RETENÇÃO NESSAS ÁREAS CAÍRAM PQ ESSES PAÍSES POSSUEM MUITOS “PILANTRAS” E “ESPERTINHOS”? É ISSO?

    Vejam só o que se passa no México, pais pobrissimo, e no entanto tem o distribuidor herbalife nº 1 do mundo e é o top de vendas mundial da herbalife. Sabem como ? Vendendo num modelo adequado ao pais, neste caso servindo shake individual em casa. E sabe o que acontece ? As pessoas chegam a supervisor,wt, get e etc quase sem dar por ela e sem sequer investimento. Só precisam do kit de distribuidor. Apenas seguiram à risca a frase do Zig Ziglar.

    SE ALGUMAS PESSOAS NO MÉXICO CONSEGUIRAM ISSO, É PQ O MERCADO LOCAL E OS COSTUMES DA POPULAÇÃO ASSIM O PERMITIRAM. NÃO POR CONTA DA FRASE DO ZIGLAIR. ESSA É UMA VISÃO LIMITADA E INOCENTE DA REALIDADE PELAS QUAIS PASSAM OS MEXICANOS HERBALOVERS (SE É QUE O MÉXICO REALMENTE TÁ ASSIM COMO VC FALOU).

    O que eu acho que o tema desse blogue devia ser porque é no brasil só se tem sucesso sendo pilantra (tirando futebolista e cantor né, mesmo assim)????

    FALÁCIA DA PRESSUPOSIÇÃO EMANADA DE FORMA GROTESCA!! NÃO, NÃO É ASSIM. DEPOIS A GENTE CONVERSA SOBRE ISSO.

  3. gap permalink
    05/02/2008 22:14

    Só lembrando ao Pato que o “cabeça” de todo esse sistema que estamos denunciando é um português chamado Pedro Cardoso. Não foi inventado pelos brasileiros, mas sim trazido e implantado no Brasil através do sujeito citado. Aliás, os lideres da Herbalife no Brasil são predominantemente de Portugal e Israel. Isso me daria o direito de inverter a tua racionalização tranquilamente, mas não o farei.
    Se a Herbalife foi “corrompida” pelos brasileiros então me explique o seguinte:

    1) Por que um jornalista norte-americano, chamado Seth Lubove, escreveu um artigo na Forbes acusando a Herbalife de ser uma pirâmide disfarçada?
    fonte: http://www.forbes.com/forbes/1997/1020/6009043a.html

    2) Por que um jornal da Botswana chamou a Herbalife de “American Scam”?
    fonte: http://www.cockeyed.com/workfromhome/botswana/botswana.html

    3) Por que nessas histórias de fracasso do site Cockeyed.com(link a seguir) nós temos pessoas do Canadá, EUA e Reino Unido falando que perderam dinheiro no negócio Herbalife, e que se sentiram lesadas pelo sistema, e narram métodos de recrutamento e “pilantragens” idênticos ao do Brasil?
    fonte: http://www.cockeyed.com/workfromhome/epilogue/unsuccessful/unsuccessful2005.html

    4) Por que esse jornalista argentino também escreveu um artigo comprometedor contra a Herbalife?
    fonte: http://investigacionsectas.galeon.com/productos1056928.html

    5) Por que a China proibiu a Herbalife de fazer MMN na maioria de seu território baseado nos artigos de um norte-americano chamado Robert L. Fitzpatrick?
    fonte: relatório do http://www.frauddiscovery.net

    6) Como vc me afirma que “na América Latina as vendas e taxa de retenção de supervisores desceu no último ano”, sendo que as vendas subiram na América do Sul em 2006, e até agora não saiu o balanço de vendas de 2007? Aliás, em 2005 a Herbalife teve uma queda de 19% no Japão. E cadê os dados para o Japão em 2006? Sumiram, misteriosamente, gostaria de vê-los, pois a Herbalife do Brasil se recusou a me fornecer esses dados. Talvez vc tenha mais sucesso em obter esses dados em Portugal.

    Retirado de um documento oficial da Herbalife, que vc pode checar em http://industriadadecepcao.wordpress.com/2007/10/13/rapidinha/
    No final de 2006, a Herbalife Brasil já contava com mais de 150 mil Distribuidores
    Independentes, um crescimento superior a 15,4% em relação a 2005. Ainda em
    2006, o Brasil foi um dos mercados de maior expansão. Suas vendas líquidas em
    dólares cresceram 23,9%, o que consolida a operação brasileira em posição de
    destaque entre as três principais da companhia em nível mundial.

    Me parece que o Brasil não anda nem um pouco mal de vendas.

    Quer dizer, eu vejo o mundo todo reclamando das mesmas canalhices dos lideres Herbalife, das mentiras, das promessas infundadas, produtos carissimos que ninguém consegue vender. E por outro lado tenho essa sua visão romântica da Herbalife, como se a empresa estivesse interessada em salvar o mundo. Nenhuma empresa da NYSE quer salvar o mundo, elas querem lucrar o máximo possivel, e não existe maneira da Herbalife lucrar mais rápido do que vendendo Supervisão aos outros. É pra isso que serve o “sistema”, pra vender Supervisão. A última empresa da NYSE que tentou salvar o mundo foi a Enron.

  4. renata24 permalink*
    06/02/2008 18:15

    “O que eu acho que o tema desse blogue devia ser porque é no brasil só se tem sucesso sendo pilantra (tirando futebolista e cantor né, mesmo assim)????”

    Desculpe-me a franqueza, Conversa de Pato, mas a colocação acima é de uma falta de respeito imensa. Espero que as próximas intervenções possam primar pela civilidade. Agradeceríamos muito. E, como bem lembrou o Gap, quem introduziu a Herbalife no nosso país foi um cidadão de origem lusitana. Esta “pilantragem” não foi implementada por nenhum brasileiro. Uma infeliz coincidência, analisada a luz da tua alegação desrespeitosa.

  5. Luis permalink
    11/02/2008 0:07

    Acho um absurdo todo o fanatismo, e não me parece muito profissional simplesmente dizer nós não gostamos de e de e de. Tenho pena de quem perde tempo para criticar algo só porque não gosta, o que não é o vosso caso uma vez que aproveitam esta suposta “luta” para ganharem dinheiro e venderem o vosso livro. Também não vou perder muito tempo dando minha opinião que provavelmente nem vai aparecer no vosso blogue, mas só quero dizer que defacto existe idiota em todo lado e obviamente existe muito idiota na herbalife também, mas idiota não é aquele que entra para a herbalife, idiota é aquele que promove de forma falaciosa o negocio, aquele que entra para ganhar dinheiro mas que desiste passado poucos meses sem nunca sequer ter começado a trabalhar, idiota é aquele que entra e pensa que por fazer a supervisão vai ficar rico e vai mudar sua vida, idiota é aquele que fica fanatico por algo, isso é idiotice. Eu sou distribuidor herbalife conheco muitos casos de sucesso e conheco caso de pessoas que não atingiram o sucesso, o negocio é muito simples, eu não sou nenhum caso de sucesso, ainda, eu estou ganhando uma media de 600€ por mês o que não é muito mas é proporcional ao meu trabalho, eu vendo os produtos e isso me tem dado este valor médio mensal, fui criando uma organização, eu vou trabalhando vou crescendo, o mundo não acaba amanha eu não tenho de vender herbalife a todo o mundo já hoje, eu vendo a quem me pede esta é minha filosofia este é meu modo de vida eu vou fazendo o negocio
    Todos somos livres de termos nossas opiniões eu não gosto de fanatismos, não gosto de associações nem grupos contra algo acho uma idiotice, mas não passa da minha opinião, a vossa opinião não é igual à minha pelos visto, mas sabem que mais, as nossas opiniões não contam para nada, pois não passam de opiniões, e o que defacto conta são os factos e esses factos são bem visiveis só não vé quem não quer, pesquisem bem herbalife a empresa em si, que está por tras, quem manda na empresa quem faz os produtos, acham que é por acaso que a empresa hoje tem a dimensão que tem? de forma alguma. O MLM é uma modalidade ainda muito controversa para muitas pessoas e que vai durante muito tempo ser criticada por muitas pessoas, o insucesso no MLM está directamente relacionado com o insucesso pessoal, as pessoas que não obtem sucesso ficam frustadas e tentam culpar o MLM ou a empresa ou o mundo ou seja o que for, mas na realidade isso não é mais do que fracasso pessoal.
    Com ou sem Herbalife, com ou sem MLM, todos podemos ser bem sucedidos em algo se nos dedicarmos de corpo e alma à nossa causa.
    Sucesso para todos.

  6. gap permalink
    11/02/2008 19:27

    mas idiota não é aquele que entra para a herbalife, idiota é aquele que promove de forma falaciosa o negocio

    Na verdade esses é que são os espertos. Os lideres todos promovem o negócio de forma falaciosa. Pra ser sincero a própria Herbalife promove o negócio de forma falaciosa. Procure os videos de apresentação de negócio produzidos pela empresa, eles vendem a oportunidade de negócios Herbalife como sendo a oportunidade pra quem procura: ser seu próprio patrão, realizar todos seus sonhos financeiros e ter independência financeira. O começo do trailer do Doomed by design mostra um video promocional da Herbalife, http://www.youtube.com/watch?v=RK6JUAC6418 . Assista o inicio desse filme e veja quem está promovendo o negócio de forma falaciosa.

    mas idiota não é aquele que entra para a herbalife… é aquele que entra para ganhar dinheiro mas que desiste passado poucos meses sem nunca sequer ter começado a trabalhar, idiota é aquele que entra e pensa que por fazer a supervisão vai ficar rico e vai mudar sua vida, idiota é aquele que fica fanatico por algo, isso é idiotice.

    Na verdade essas pessoas não são idiotas, são apenas pessoas querendo uma renda extra, uma oportunidade de negócio, melhorar de vida e até mesmo independência financeira, coisa que, como demonstrei acima, a própria Herbalife promete em seus videos.

    Todos somos livres de termos nossas opiniões eu não gosto de fanatismos

    Certeza? Você acabou de chamar todo mundo de idiota só pra eximir a empresa de qualquer culpa. Isso não é uma forma de fanatismo?

    o que defacto conta são os factos e esses factos são bem visiveis só não vé quem não quer, pesquisem bem herbalife a empresa em si

    Já pesquisamos e a cada dia aprimoramos a pesquisa. Me responda que empresa séria desse mundo tem origem nas Ilhas Caiman?

    o insucesso no MLM está directamente relacionado com o insucesso pessoal

    Errado. O MMN está relacionado com o insucesso porque é isso que ele gera. Gera sucesso para alguns que estão no topo às custas do pessoal da base. Leia os relatórios do FDI, a entrevista com o Barry Minkow. Lá tem bastante fatos.

  7. renata24 permalink*
    11/02/2008 20:30

    “as nossas opiniões não contam para nada, pois não passam de opiniões, e o que defacto conta são os factos e esses factos são bem visiveis só não vé quem não quer, pesquisem bem herbalife a empresa em si, que está por tras, quem manda na empresa quem faz os produtos, acham que é por acaso que a empresa hoje tem a dimensão que tem? de forma alguma.”

    A Herbalife tem sido pesquisada a fundo. E exatamente por este motivo, este blog traz tantas conclusões contrárias ao negócio. Quanto a fatos:

    a) Herbalife é grande no mercado? Sim, é, contra isto creio que ninguém insurgiu-se (a questão aqui é POR QUÊ e DE QUÊ FORMA uma empresa com esta estrutura – se não recrutar pessoas não tem crescimento sustentável – torna-se grande);

    b) o percentual de fracasso é enorme? Sim, há estatísticas neste blog, nunca refutadas de forma convincente;

    c) a Herbalife está violando leis chinesas? Conforme o Fraud Discovery Institute, sim, até o momento, a resposta da Herbalife não teve o condão de descaracterizar o que está no documentário;

    d) a Herbalife tem um “pequeno” problema ético junto a ABESA? Tem.

    e) Consta que a Herbalife tem sede nas Ilhas Cayman? Sim

    Por estas e muitos outros fatos, entendo que as opiniões são relevantes SIM e este blog tem obtido êxito ao trazer informações VERÍDICAS aos interessados em MMN, aos herbalizados e aos leitores em geral. O livro seguirá o mesmo (e legítimo) caminho.

    Se tu, Luis, ler atentamente o blog, concluirá que não se trata de sermos “contra” MMN. Questionamos com base em fatos/estudos/estatísticas (inclusive em material divulgado pela própria Herbalife). Se assim não fosse, não haveria blog. Nem livro. Ao contrário do que os líderes da Herbalife pregam, não estamos aqui para o lucro total, absoluto e fora de controle. Acho até que já lucramos MUITO ao chamar a atenção de tanta gente.

  8. renata24 permalink*
    11/02/2008 20:58

    Quanto ao alegado fanatismo, vislumbro sim: o teu Luis.

    Até o momento, neste blog, não mencionamos diretamente NENHUM distribuidor da Herbalife. Mas, com raríssimas (para não dizer NENHUMA) exceções, todos os comentários de pessoas ligadas a empresa tiveram conotação pessoal. Fanáticos, fracassados, recalcados, estas três palavras constam de quase toda manifestação pró Herbalife, geralmente dirigidas aos colaboradores deste blog. Ao contrário da tua colocação, deixamos tudo aqui. Para nós, opiniões contrárias vem para somar e enriquecer o debate.

    É uma pena que, no caso específico da Herbalife, as “defesas” são tão inconsistentes.

  9. Luis permalink
    11/02/2008 22:14

    Eu estava pensado e gostava de saber como é sua vida, qual é sua profissão, qual a sua experiencia profissional, realmente gostava, mas não é importante, faça seu exame de sua propria vida.
    Bem é o seguinte, todos os negocios estão directa ou indirectamente relecionados com vendas, ok.
    Ponto 1:
    Na Herbalife existem produtos para serem vendidos, certo?
    Os produtos são de qualidade (para os cepticos, vamos simplesmente dizer que não fazem mal a ninguem, se fizessem vos garanto que a empresa não existia hoje passados 28 anos), ok?
    Ponto 2:
    Voce compra produtos com desconto e vende ao consumidor final, ganha a diferença dessa venda, certo?
    Voce vende muito ganha muito, vende pouco ganha pouco, não vende não ganha, certo?
    Alguma ilegalidade?
    Este é o basico, ok.

    Ponto 3:
    Voce trabalha na herbalife e faz entrar um novo distribuidor, ok
    Esse distribuidor compra produtos à empresa, com o mesmo desconto que voce pode comprar, voce recebe uma percentagem que a empresa lhe paga, ok. Alguma ilegalidade?
    A empresa podia não pagar nada, voce não ganha nada por recomendar algo a outras pessoas no mercado tradicional, no MMN ganha cumprido certos objectivos estipulados pelo plano de marketing, mas que fique claro que no mercado tradicional tal não acontece, por isso se aqui voce não conseguir receber o que podia receber não ficou pior do que ficaria no negocio tradicional, certo?

    Os produtos são caros? Eu pessoalmente não acho, mas vamos por essa questão, os produtos são caros, ok. Segundo o que li neste blog a herbalife tem crescido no brasil tem facturado mais ou seja tem vendido mais produtos, ou seja tem vendido a mais pessoas, ou seja tem havido mais pessoas a comprar, certo?
    Agora leiam denovo o ponto 2, vou colar aqui para ser mais facil para não perderem o raciocinio.
    Ponto 2:
    “Voce compra produtos com desconto e vende ao consumidor final, ganha a diferença dessa venda, certo?
    Voce vende muito ganha muito, vende pouco ganha pouco, não vende não ganha, certo?” vou repetir esta frase, “Voce vende muito ganha muito, vende pouco ganha pouco, não vende nada não ganha nada, certo?”
    E agora voce me diz mas eu tenho de comprar primeiro e depois é que vou vender (isto é logico, é um negócio) e se eu compro e depois não vendo? Eu vou perder dinheiro?
    NÃO PERDE NADA, pode ir à herbalife e devolver todo o produto que comprou que a empresa devolve o dinheiro, está claro? PERDEU DINHEIRO? não pois não.

    Esclarecendo isto.
    Imagine que voce abre uma loja de roupa, abre ao publico uma loja bonitinha mas sem qualquer roupa lá dentro e a pessoa tem de escolher por catalogo e depois é que voce manda vir, não vai funcionar, obvio,o que voce faz é comprar a roupa ao seu fornecedor e abre sua loja e depois vende ao publico e ganha a diferença da venda assim já faz sentido e pode funcionar, mas e se voce não vende a roupa toda, AZAR, seu fornecedor não vai receber de volta, ou seja sua loja FALIU, de quem é a culpa de seu fornecedor? das pessoas que não compraram? sua?

    Ficou tudo claro até aqui?

    Como pode atingir a riqueza no MMN ou na herbalife?
    Voce faz o que diz o ponto 2, e vai vendendo produto, se não vende já sabe o que fazer é só devolver, depois voce faz o que diz o ponto 3, se não o fizer voce sempre ganha algo com as suas vendas, mas com o passar do tempo, dias, semanas, meses, anos voce vai colocar alguem e mesmo sem fazer nd por isso voce vai se apreceber que cada vez mais tem mais gente em baixo de voce, como voce mete alguem? Voce vende produtos ganha algum dinheiro com isso, ganha uma renda extra, mais tarde ou mais cedo esse dinheiro extra que voce ganha vai dar para voce pagar suas prestações, para pagar sua faculdade para comprar um novo carro, com o tempo esse pouco dinheiro extra vai ajudar para algo e alguem tambem vai querer ganhar algum dinheiro extra como voce ganha, se essa pessoa não ganhar o que faz? DEVOLVE O PRODUTO À HERBALIFE E RECEBE O DINHEIRO DE VOLTA SEM PERDER NADA, ok?

    Com os anos sua pequena renda extra vai fazer com que muitos amigos e conhecidos que precisam de uma pequena renda extra tambem falem com voce e começa a fazer o mesmo que voce faz e a empresa te vai pagar uma percentagem por cada renda extra que cada amigo que voce colocou ganha, ok. voce não ganha sobre todo mundo que entra depois de voce, voce ganha sobre todo mundo que fica até 3 niveis abaixo de voce por isto é justo esta modalidade de negocio, ok

    Quando seus amigos até 3 niveis abaixo já são muitos voce vai começar a ganhar muito mesmo sendo uma pequena percentagem de cada um deles.
    Seu amigo que está 3 niveis abaixo de voce pode colocar pessoas abaixo e irá ganhar até 3 niveis abaixo dele, ok? se ele tiver mais gente que voce ele vai ganhar mais que voce mesmo estando abaixo de voce, está claro?

    Está esclarecido?
    Havia uma publicidade em portugal que dizia ” Explica me como se eu fosse muito burro” ou ” Explica me como se fosse uma criança de 10 anos” e acho que até uma criança de 10 anos intende isto, eu tou a explicar muito calmamente com bastantes promenores espero que tenha ficado claro.

    Usado sua tecnica GAP de colar as frases dos outros colo sua aqui,

    “Já pesquisamos e a cada dia aprimoramos a pesquisa. Me responda que empresa séria desse mundo tem origem nas Ilhas Caiman?”

    Bem, eu não queria voltar a usar a palavra idiota, mas cara não é facil, mais uma vez eu pergunto voce sabe do que fala? tem certeza que sabe? Sabe o que são paraisos fiscais? eu não tou a defender a empresa Herbalife, eu me tou rindo de sua pergunta, que empresa séria desse mundo tem origem nas ilhas caiman? bem sem comentarios mesmo, não viva de opinioes dos outros crie suas proprias opiniões, procure os factos, ok?

    Para terminar copio minha frase

    “o insucesso no MLM está directamente relacionado com o insucesso pessoal”

    e agora colo sua frase

    “Errado. O MMN está relacionado com o insucesso porque é isso que ele gera. Gera sucesso para alguns que estão no topo às custas do pessoal da base….”

    Bem vou ter de ler outra vez, “O MMN está relacionado com o insucesso porque é isso que ele gera. Gera sucesso para alguns que estão no topo às custas do pessoal da base”
    Sua primeira frase “O MMN está relacionado com o insucesso porque é isso que ele gera.” , ok? bem é sua opiniao retirada não sei de que, mas não deixa de ser sua opiniao.
    Segunda frase “Gera sucesso para alguns que estão no topo às custas do pessoal da base.” bem está já começou bem mal, na primeira frase voce diz MMN gera insucesso, na sugunda voce começa dizendo MMN gera sucesso, bem? ah ok gera mas só a alguns, mas gera? só a alguns, mas gera? mas voce afirmou que que eu tava errado porque MMN gera insucesso, mas gera sucesso tambem, mas só a alguns, não é? só a alguns, bem, esses alguns já são milhares e cada vez seram mais. Pois, mas enganando os que tão na base que ficam falidos e sem dinheiro, não é? mas como ficas falido? compras produto, se não o vendes devolves o produto à empresa e eles devolvem o dinheiro, qual o problema? PODE ME EXPLICAR ISTO

    MMN é complicado?

    Todos começamos pelo que voces chamam a base até deixarmos de ser a base, voce faz o ponto 2 e o ponto 3 e com tempo sem pressa voce vai ganhar cada vez mais e vai deixar de ser a base sem enganar ninguem, porque e mais uma vez digo isto SE ALGUEM COMPRAR PRODUTO MUITO OU POUCO E NÃO TIVER SATISFETIO PORQUE NÃO VENDE OU PORQUE MOTIVO SEJA OU MESMO SEM MOTIVO NENHUM VOCE DEVOLVE O PRODUTO E RECEBE TODO DINHEIRO DE VOLTA, DIFICIL DE PERCEBER?

    Se não perceberam algo, tirem duvidas sério, ok?

  10. Luis permalink
    11/02/2008 22:23

    Olá Renata 24, desculpe não ter respondido a si tambem, mas defacto não tinha visto seu comentario.
    Tenho muito que fazer mas só queira comentar que defacto as leis chinesas sãos as leis que mais devemos ter em conta especialmente as leis que eles têm que não respeitam os direitos humanos, que exploram, violam, mata, executam. Defacto é um pais a ter em conta.

  11. gap permalink
    11/02/2008 22:52

    bem sem comentarios mesmo, não viva de opinioes dos outros crie suas proprias opiniões, procure os factos, ok?

    Olha de onde eu tirei essa informação -> http://www.nyse.com/about/listed/hlf.html
    Da própria NYSE.

    Pois, mas enganando os que tão na base que ficam falidos e sem dinheiro, não é? mas como ficas falido? compras produto, se não o vendes devolves o produto à empresa e eles devolvem o dinheiro, qual o problema? PODE ME EXPLICAR ISTO

    Posso. Se eu não me engano o reenvio desses produtos saem por 8% ou mais e vc corre o risco da empresa rejeitar os produtos. Se fosse tão fácil devolver não teriamos isso aqui no mercadolivre -> http://lista.mercadolivre.com.br/herbalife
    e nem no ebay http://buy.ebay.com/herbalife

    Segundo o que li neste blog a herbalife tem crescido no brasil tem facturado mais ou seja tem vendido mais produtos, ou seja tem vendido a mais pessoas, ou seja tem havido mais pessoas a comprar, certo?

    Isso mostra que os DISTRIBUIDORES estão comprando muitos produtos da empresa, isso não implica de que estão conseguindo colocar os produtos no mercado. Tem vendido mais produtos aos distribuidores e não ao consumidor final. Olha a queima de estoque no mercadolivre.

    Agora me explique como seu eu tivesse 5 anos de idade: como pode uma empresa “séria” ter origem nas Ilhas Cayman?

    E muito obrigado por explicar que os distribuidores compram o produto da empresa com desconto e depois revendem, estamos prestes a escrever um livro sobre a empresa, acabamos de entrevistar um expert em fraudes e em Herbalife, e realmente não sabiamos que funcionava assim…. affffff.

    Só existem 2 empresas da Nyse nas ilhas caiman. Uma eh a Herbalife a outra uma empresa que eu nunca ouvi falar.

    http://www.nyse.com/about/listed/3.html?country=Cayman%20Islands&Liste

  12. augustohf permalink*
    12/02/2008 0:43

    As intervenções do Luis realmente fazem jus ao nome do post “Herbalife: lavagem cerebral na prática”. Reproduz timtim por timtim o que um herbalover engajado na causa faria. Os mesmos argumentos, as mesmas falácias, só que um pouco mais alongadas. Aliás Luis, o que vc achou do post?

  13. MARIA JOSÉ permalink
    12/02/2008 21:23

    Ponto 1:
    Na Herbalife existem produtos para serem vendidos, certo?
    Os produtos são de qualidade (para os cepticos, vamos simplesmente dizer que não fazem mal a ninguem, se fizessem vos garanto que a empresa não existia hoje passados 28 anos), ok?

    Resposta:
    No que se refere à qualidade do Produto, não vou perder tempo, pois realmente funcionam. Isso é inquestionável.

    Ponto 2:
    Voce compra produtos com desconto e vende ao consumidor final, ganha a diferença dessa venda, certo?
    Voce vende muito ganha muito, vende pouco ganha pouco, não vende não ganha, certo?
    Alguma ilegalidade?
    Este é o basico, ok.

    Resposta:
    Nesse ponto, Vc foi demasiadamente simplista. Senão vejamos:

    A-Os produtos são demasiadamente caros, exigindo um público alvo restrito e técnicas de venda altamente sofisticadas para convencimento. O que Vcs falam em seus STS que eles se vendem sozinhos é uma MENTIRA DESLAVADA. Que vendem Resultados e não Produtos, que os Produtos têm Valor de Mercado, por isso são fáceis de vender, que as pessoas vão correr atrás de Vc só porque usa o Bóton, que Vc sozinho não dará conta de tantos pedidos de Produtos etc,etc,etc.

    B-Na realidade, logo cedo Vc constatará que os resultados de Venda, Anunciados em Painéis nos STS, com raríssimas exceções, são ridículos ou forjados dentro de uma Grande e Consentida Mentira, a fim de iludir mais prospectos.

    C-O pior é que eles não falam que para se qualificar para os tão almejados Royalties, que só virão a partir de Supervisor, Vc tem que ter, no mínimo 2500 PV mensais, aproximadamente R$ 5600,00. Caso Vc não recrute, pois o Recrutamento de um novo Supervisor lhe rende 4000 PV, tem que comprar para permanecer Ativo e obter os “Prêmios” da Empresa, além dos Royalties. As principais Lideranças chamam de manter a Cenoura na frente do Burro, pois eles continuarão andando, pelo milagre da PROMOÇÃO (A Famosa Cenoura).

    D-A partir daí, Vc se dá conta que está em um Marketing eminentemente de Vendas e não de Consumo. E sua única sobrevivência está em Recrutar sem parar, pois quando não consegue iludir ninguém com o canto da Sereia, terá que desembolsar quase R$ 6000,00 para continuar prestigiado e até com direito a palestrar em Eventos, qualificando-se para os “Fantásticos” Royalties, que no início giram em torno de R$ 500,00 a 1000,00. Ora, desembolsar R$ 6000,00 para se qualificar a R$ 500,00 é, no mínimo, um mau negócio.(Eu sei que dirão que Vc está Investindo em Ativos- Produtos – Mas eles só se transformarão em dinheiro se chegar ao Mercado. Ou seja, o Problema é seu!!!)

    E-Aí está um pouco, para não me alongar, porque o Recrutamento é a única maneira de sobreviver no Negócio. Aí está, porque os STS são carregados de PNL, apelação emocional, choros misturados com risos, cantos, danças, gritos, entusiasmo totalmente fabricado e exagerado, pois é uma questão de sobrevivência fisgar mais um no verdadeiro esquema.

    Ponto 3:
    Voce trabalha na herbalife e faz entrar um novo distribuidor, ok
    Esse distribuidor compra produtos à empresa, com o mesmo desconto que voce pode comprar, voce recebe uma percentagem que a empresa lhe paga, ok. Alguma ilegalidade?
    A empresa podia não pagar nada, voce não ganha nada por recomendar algo a outras pessoas no mercado tradicional, no MMN ganha cumprido certos objectivos estipulados pelo plano de marketing, mas que fique claro que no mercado tradicional tal não acontece, por isso se aqui voce não conseguir receber o que podia receber não ficou pior do que ficaria no negocio tradicional, certo?

    Resposta:
    Mais uma vez Vc recorreu ao artifício da Simplicidade para mascarar, creio eu, a verdade. Vamos aos fatos:

    A-Nós sabemos que o Supervisor Antigo compra na Empresa com 50% de Desconto. No entanto, quando da primeira compra para se tornar Supervisor, que é o foco único dos STS, o Novo prospecto faz a sua primeira compra com 42% de desconto de 4000 PV, em um total de aproximadamente R$ 10.000,00. Os reflexos direto disso para Vc que Patrocinou essa pessoa, são:

    1.Os 4000 PV são seus, lhe desobrigando de fazer uma compra para se qualificar aos Royalties, pois Vc ultrapassou com folga os 2500 PV exigidos, Parabéns!!!!!

    2.Como ele comprou com 42% de desconto e Vc tem direito a comprar com 50% de desconto, Vc ganha cerca de R$ 800,00 como Venda no Atacado, mais uma vez Parabéns!!!!!

    3.Acontece, que um número ínfimo consegue tamanha façanha, por meses a fio.Uma hora vai falhar. Só que quando isso acontece, tem que comprar para manter a “POSE” de Ativo.

    4.Os reflexos disso, dá para perceber…Mentir, falsear, enganar, afinal, os FINS justificam os MEIOS, pois os principais líderes em suas exemplares histórias de “sucesso” também fizeram isso, sem perder a “ATITUDE”.

    5.No Mundo normal, essa “ATITUDE” convive muito próxima dos prostíbulos habitados pelos famosos 171.

    Caro Luís, desculpe discordar, em parte, de suas meias verdades, pois a verdade é algo absoluto e não se mistura com eufemismos ou qualquer outro truque da lingüística.

    A verdade é algo que não se confunde com discursos, proselitismo barato ou linguagem de Marqueteiros.

    Luís, por falta de tempo, deixo o restante das respostas ao seu extenso e, me desculpe, vazio discurso, para depois. Prometo que vou Fundo! Não ficarei na superficialidade, pois, entre outras coisas, eu respeito o contraditório.
    Maria José.

  14. gap permalink
    12/02/2008 21:38

    Exatamente, Maria José, vc explicou com perfeição o que ocorre de fato na Herbalife.
    Esse post aqui -> http://industriadadecepcao.wordpress.com/2007/10/19/evidenciando-relacoes-entre-distribuidores-e-supervisores-da-herbalife-3/ também explica com perfeição o que ocorre de fato dentro da Herbalife, e o que ocorre na realidade está bem longe das explicações simplórias que o Luis forneceu.
    A explicação dele me lembrou o filme “Profissão de Risco”, no momento em que o personagem principal está sendo julgado por tráfico de maconha, na hora de sua defesa ele argumenta com a juiza: “o que eu fiz de errado? Eu só atravessei uma linha imaginária (fronteira México-EUA) com um monte de plantas (maconha)”.
    Assim como a juiza do filme eu também não engulo explicações simplórias que tentam dissimular o que ocorre de fato no negócio Herbalife. Se o negócio fosse tão “inocente” assim não teriamos um especialista em fraudes tentando desmascarar a empresa.

  15. renata24 permalink*
    13/02/2008 11:57

    há mais gente interessada em denunciar o esquema…temos também a Tracy Coenen, dona da Sequence Inc. nos EUA.

    É, Augusto, as vezes me pergunto se estamos “condenados” a ler as mesmas coisas pra sempre…rsrsrs…..e realmente, é espantoso o fato de que o Luis NÃO COMENTOU o post. Seria interessante que o fizesse.

    Sugestão de pergunta num STS destes: se por acaso não houver mais recrutamento de pessoas, quais são as possibilidades de eu ficar milionário?
    (favor pedir a “matemática” junto com a resposta.)

    Outra pérola herbalóide: ao invés de concentrar-se no documentário feito contra a empresa na China, e tentar defender a conduta da mesma, o pessoal vem denunciar (de modo superficialíssimo) a política de direitos humanos chinesa…distrair a atenção do foco do debate, outra tática.

    “E muito obrigado por explicar que os distribuidores compram o produto da empresa com desconto e depois revendem, estamos prestes a escrever um livro sobre a empresa, acabamos de entrevistar um expert em fraudes e em Herbalife, e realmente não sabiamos que funcionava assim…. affffff.”

    rsrsrs….é difícil mesmo. Acham (ainda) que não conhecemos o negócio. Aliás, eu diria que as pessoas que conhecem verdadeiramente o negócio são as que nunca fizeram parte do mesmo (por estudar e saber a furada que é) ou fizeram e conscientizaram-se posteriormente. Quem defende a Herbalife neste blog tem mesmo um discurso vazio (e na grande maioria das vezes, agressivo) com todo o respeito.

  16. Gisely Cristina permalink
    14/02/2008 0:00

    Boa noite, estava na web procurando por “persuasão” e encontrei vocês. Aliás, gostei de saber o efeito da música da Tina Turner. Concordo com vcs em gênero, número e grau.
    Como diz o Roberto Justus, uma apresentação bem feita (aí entenda-se com as táticas de manipulação preferidas…) vende qualquer produto.
    Ah, e eu citei o Roberto porque gosto de seu estilo manipulativo hahaha, não precisa colocar minha frase no divã :)
    Parabéns pela coragem, mesmo porque existem os inocentes ( e quem não é na primeira reunião?) e aqueles que sabendo da realidade a utilizam pra benefício próprio.
    Abraços

  17. augustohf permalink*
    14/02/2008 1:08

    eheheh, pois é Renata, o Luis não respondeu, preferiu desviar do assunto e sofismar, vide o exemplo do caso da China (Red Herring – falácia nº 28 do post abaixo).

    http://industriadadecepcao.wordpress.com/2007/11/02/sofismas-e-mais-sofismas-utilizados-nos-%e2%80%9ctreinamentos%e2%80%9d-e-scripts-da-herbalife-reproduzidos-pelos-seus-vendedores-e-de-mmn%e2%80%99s-agressivos-similares/

    Obrigado Gisely!! Eheheh, sua frase não vai pro divã não…. rsrsrs, ela é precisa, e não necessita de “terapia” alguma!!

  18. renata24 permalink*
    15/02/2008 0:12

    “Parabéns pela coragem, mesmo porque existem os inocentes ( e quem não é na primeira reunião?) e aqueles que sabendo da realidade a utilizam pra benefício próprio.”

    Oi Gisely! Realmente, é necessária uma dose de coragem (e paciência) para insurgir-se contra o esquema Herbalife. Obrigada pelo reconhecimento.

  19. Fernando permalink
    26/02/2008 11:57

    Eu quase caí no “esquema” da Herbalife.
    Troquei muitos e-mails com aquele que seria meu patrocinador.
    Depois de ler o depoimento num dos site “herbalixo”, resolvi questionar junto ao meu patrocinador. Todavia, já ciente de como seriam as resposta, optei por questioná-lo deixando bem claro que estava encantado com a Herbalife, mas curioso por saber o porque daquela difamação (ainda não havia mencionado o site).
    Fiz perguntas tais como:
    1- Vi muitas histórias de sucesso, mas e de fracasso? Porque não falam sobre?
    2- O que devo fazer pra me dar bem?
    3- Quais as principais dificuldades?

    Entre outras perguntas.
    Quando recebi a resposta, apenas tive o STS como solução para todas as minhas dúvidas. Que lá eu encontraria as respostas.

    Bem, tenho ainda todos os e-mails. Se não for impróprio, gostaria de publicar aqui toda a conversa (convincente, porém irreal). Mostrar como fiz perguntas e como as respostas foram apenas esquivas.

    Graças ao idealizador do “herbalixo”, não entrei nessa roubada. E graças a minha esposa, resolvi pesquisar sobre os problemas que foram omitidos nas “lindas e alegres” reuniões. E agora, estou aqui trazendo a tona minha experiência para expor a todos que tiverem a chance de ler.

    Abraços
    Fernando.

  20. augustohf permalink*
    26/02/2008 12:45

    Fernando, vc tem toda liberdade para postar o conteúdo da conversa aqui.

  21. renata24 permalink*
    26/02/2008 15:32

    Aliás, Fernando, é um favor que fará para os demais leitores. Por favor, utilize este espaço.

  22. Fernando permalink
    26/02/2008 16:01

    Bem, vou colocar na íntegra as mensagem, tanto minhas quanto as que recebi.
    Não tenho mais as primeiras mensagens, de como começaram os contatos. Mas após surgirem as minhas dúvidas, comecei a questionar e as respostas em nenhum momento foram satisfatórias.

    Peço antecipadamente desculpas, pois eu não sei utilizar o espaço, então não vou saber grifar ou negritar. Talvez isso dificulte umpouco, mas vou tentar diferir da melhor forma que eu puder.

    Seguem os e-mails.

    __________________________________________________
    1° E-MAIL: (15-02-2008 / 20:06h)

    “Paulo,
    passei o dia me questionando:

    1- Vi tantas histórias de sucesso, tantas pessoas satisfeitas com a Herbalife e como a empresa modificou a vida de cada uma.
    Acho que todo negócio bem sucedido deve ter também os seus pontos frágeis ou histórias de “in”sucesso.
    Gostaria muito de saber algumas das histórias má sucedidas para poder me preparar e não seguir os mesmos passos.

    2- Você é atualmente um supervisor, certo? Você tem, após esses quatro anos, uma renda média mensal junto a Herbalife de quanto? (Se não for incomodo perguntar).

    3- Quais as maiores dificuldades que você teve para chegar até aqui?

    4- Qual a melhor forma (ou técnica) você tem ou utiliza para seguir adiante com a Herbalife, a venda dos produtos e a convocação de novos distribuidores?

    5- Como você conheceu a Herbalife? Quem convidou você?

    6- Tem algum quantitativo, porcentual ou qualquer informação sobre quantas pessoas que entram na empresa alcançam o sucesso?

    Bem, peço desculpas pelas perguntas, mas eu sinto necessidade de as fazer, afinal o que eu busco é fazer o melhor para mim e para minha família.
    Acho que você entende a insegurança que estou sentindo, pois você passou pelo mesmo que eu há alguns tempo atrás. O que eu realmente quero é
    atingir o sucesso.
    Não quero apenas ser bom, quero ser o melhor. Para tanto, preciso saber como devo agir frente a qualquer situação. Sejam elas positivas ou negativas.
    Acho que até agora, por ter visto apenas os pontos positivos (e que sinceramente são muito atrativos!) ainda não tinha pensado na possibilidade de cometer
    equívocos. E a melhor forma de se evitar um erro não é necessariamente aprendendo com os que comete, mas sim com os que outros cometeram (assim eu penso) após os estudar e achar a causa do erro.
    Bem, sem mais questionamentos, por hora.
    Muito obrigado.”

    RESPOSTA: (15-02-2008 / 21:35h)

    “Boa Noite.
    Como vai o uso do Shake?
    Tá tomando certinho?
    Quanto a suas dúvidas abaixo. Prefiro que algumas sejam esclarecidas após sua participação no STS. Pois muitas delas serão respondidas sem a necessidade que eu te responda diretamente. Outras que acho importante voce saber agora serão respondidas abaixo.
    Entenda bem. Minha intensão não é esconder qualquer fato, passando apenas as “flores”. Mas no STS todas estas dúvidas serão mais do que esclarecidas para voce.”

    Paulo,
    passei o dia me questionando:

    1- Vi tantas histórias de sucesso, tantas pessoas satisfeitas com a Herbalife e como a empresa modificou a vida de cada uma.
    Acho que todo negócio bem sucedido deve ter também os seus pontos frágeis ou histórias de “in”sucesso.
    Gostaria muito de saber algumas das histórias má sucedidas para poder me preparar e não seguir os mesmos passos.
    R: Após o STS

    2- Você é atualmente um supervisor, certo? Você tem, após esses quatro anos, uma renda média mensal junto a Herbalife de quanto? (Se não for incomodo perguntar).
    R: Estamos na verdade na posição de Equipe Mundial. MEus ganhos iniciais com a empresa foram de 500,00 extra logo na primeira semana. Depois de uma ano ganhando extra na herbalife cerca de 1.500 a 2.500 resolvi fechar minha empresa de assistencia de micros, pois estava muito estressado com as cobranças de clientes. funcionarios, etc.

    3- Quais as maiores dificuldades que você teve para chegar até aqui?
    R: Após o STS. Lá voce vai ver que é um negócio como qualquer outro e depende de trabalho

    4- Qual a melhor forma (ou técnica) você tem ou utiliza para seguir adiante com a Herbalife, a venda dos produtos e a convocação de novos distribuidores?
    R: Já no STS, voce vai ver algumas destas técnicas, principalmente no Domingo.

    5- Como você conheceu a Herbalife? Quem convidou você?
    R: Fui chamado para uma reunião por um amigo de infancia. Precisava perder peso de com isso me cadastrei

    6- Tem algum quantitativo, porcentual ou qualquer informação sobre quantas pessoas que entram na empresa alcançam o sucesso?
    R: Após o STS te falo estes dados de permanencia e desistencia.Tenho eles em outro local, vou consultar e te falo.

    PAULO
    __________________________________________________

    Com essas RESPOSTAS que obtive, ficou bem claro para mim a tentativa primária de desviar a minha atenção para o uso do produto. E as perguntas que ele de fato respondeu foram as perguntas que fiz para fazer volume. As que realmente me interessavam, ele adiou todas devido ao conteúdo que elas buscavam alcançar.
    __________________________________________________

    2° E-MAIL (16-02-2008 / 16:20h)

    “Bem, minha intensão com as perguntas foi obter estas resposta antes do STS.
    Durante a 1º reunião, não tive chance de conversar, pois foi tudo muito corrido.
    Então, tendo em mente que você é meu patrocinador, fiz estar perguntas para
    você.
    Quanto ao produto, tenho usado normalmente.
    Minha esposa ainda está na resistência, mas sem problemas.
    Ela disse que quer ver o resultado em mim, ai então ela passará a utilizar.

    RESPOSTA: (16-02-2008 / 18:27h)

    Caro Fernando,
    Por favor não ache que eu esteja me opondo em responder suas perguntas. Apenas acho que é preciso tempo e vivencia para que elas sejam respondidas.
    A unica coisa que sempre digo aos meus dowlines é que Herbalife é um trabalho como qualquer outro e que sempre temos que nos dedicar ao maximo dentro daquele tempo que dispomos para este trabalho.
    Quer dizer que, se a pessoa tem apenas duas horas por dia pra fazer Herbalife é necessário que ela faça BEM FEITO por duas horas todos os dias. A unica coisa que pode acontecer é que ela vai crescer e ter exito no plano de marketing da empresa.
    Novamente lhe peço que não me entenda mal, pois tão logo voce passe pelo STS, terei todo um sistema de treinamento para vendas e recrutamento pronto pra voce participar na sua cidade. No momento voce está passando apenas por uma fase de aprendizado e até começar um trabalho propriamente dito voce precisa aprender um pouco mais. Na verdade na Herbalife a palavra chave do negócio é “Ser Ensinável”.

    Tá ok?
    Grande abraço a voces
    __________________________________________________

    Não fiquei satisfeito. Respondi da seguinte forma: (17-02-2008 / 12:04h)

    “Tudo bem…
    Não satisfeito, mas tudo bem.
    Até breve.”

    Depois não fiz mais nenhum contato, até que ele veio até mim, novamente tentando desviar o foco para o produto:

    3° E-MAIL: (17-02-2008 / 12:23h)

    “Bom Dia Fernando.
    Tudo Bem?
    Me fale sobre o Shake.
    Como voce está preparando o produto?
    Em algum dia voce colocou fruta ou suco?
    Me fale como voce está se sentindo.
    Usou pela manhã ou pela noite?
    Sentiu fome?
    Lhe aguardo.”

    MINHA RESPOSTA: (17-02-2008 / 15:55h)

    “Preparo segundo orientação do rótulo, com uso de leite em pó desnatado molico. Não fiz nada de diferente até então. Nenhum aditivo (suco, frutas, etc).
    Pra ser sincero, não sinto nenhuma diferença no meu dia a dia. Tenho tomado pela manhã e, quanto a fome, já não a sentia normalmente pela manhã, então aos meus olhos, nada mudou a não ser o fato de que tomo o shake pela manhã.

    Agora,
    Paulo, sinceramente, a segurança que eu tive no negócio da herbalife se esvaiu toda, pois nenhum membro da empresa se disponibilizou até hoje a me dar respostas para perguntas tais as quais eu fiz para você.
    Tudo o que eu ouvi até hoje foram benefícios e mais benefícios, alguns realmente duvidosos. Para as minhas perguntas, apenas ouvi que deveria aguardar o STS. O que está acontecendo comigo é que, devido as minhas dúvidas e a não resposta para as mesmas, perdi a confiança que adquiri.

    Você num primeiro momento falou para mim que deixa os novatos
    fazerem tal como querem. O que eu quero, para a minha própria
    segurança, são resposta para algumas simples perguntas.
    Eu sinceramente não vou esperar até o STS. Caso eu não consiga
    as respostas através das pessoas que me fizeram acreditar desde
    o princípio (no caso, você, Gabi e Leonardo), vou conseguir em outras
    fontes de informação.

    Espero que entenda que apenas estou buscando informações concretas,
    não só apenas de um lado da moeda, mas dos dois.
    Como eu disse num e-mail anterior, eu não quero apenas ser bom,
    quero ser o melhor. E é por isso que faço perguntas.
    É o futuro de minha família que está em jogo aqui, ou seja: Não vou
    dar um passo em vão e muito menos arriscado.
    Sem informações, não há como ter segurança.

    Atenciosamente.
    __________________________________________________

    4° E-MAIL: (17-02-2008 / 18:06h)

    “Fernando,
    Minha familia saiu agora a pouco para a Igreja e eu estou em casa neste momento. Mas vou sair para busca-los em 40 min, depois voltarei para casa.
    Se voce quizer pode entrar no skype que terei o maior prazer em responder seus questionamentos visando deixa-lo mais seguro.
    Abraço”
    __________________________________________________

    DEPOIS disso, não entrei no skype. Primeiro, por não saber utilizar o programa com eficiência, pois o instalei apenas para conversar sobre assuntos referentes a HBL, logo, não conseguiria gravar/salvar a conversa. Segundo, por eu não me sentir mais à vontade com relação e HBL.
    Então, recebi outro e-mail:
    __________________________________________________

    5º E-MAIL (18-02-2008)

    Boa Noite, Fernando. Tudo bem?
    Informo a voce que continuo a disposição para esclarecer suas duvidas.
    Seria melhor se pudessemos falar ou teclar pelo skype.
    Amanhã estarei em casa a partir das 21:30
    Se for bom pra voce estarei aguardando.
    Abraços.

    RESPOSTA: (19-02-2008 / 07:43h)

    Certo. Então, uma única pergunta:
    A Herbalife trabalha com consignação ou eu tenho que pagar previamente por todos os produtos que adquirir?
    __________________________________________________

    A PRINCÍPIO, achei que não teria resposta alguma. Não uma convincente. Mas minha pergunta foi bem simples, então não havia motivo para não responder.
    Segue:

    6° E-MAIL (19-02-2008 / 07:56h)

    “Não.
    Consignação é uma opção de venda que algumas empresas fazem quando já tem grande tempo de atuação de mercado junto a outras. Por exemplo: Quando eu representei a Itautec aqui em São Luis, mesmo já atuando a 10 anos no mercado, nunca consegui esta opção, eles nunca fizeram para ninguem que eu conheça. Porém quando representei a MCGROW informatica de São Pàulo, vendi mais de 50 computadores atraves de consignação.
    Então depende da empresa poder fazer.
    Como a Herbalife trabalha com alimentos ela não trabalha com consignação. Até porque pra fazer este tipo de situação uma grande empresa depende de avaliar seu parceiro entre CPF, CNPJ e garantias, e todas as pessoas quando entram na Herbalife nunca precisa ser avaliado se ela tem ou não crédito no mercado.Pois a unica forma que eles tem pra facilicar diretamente a compra de produtos é a opção de cartão de credito que, para este mês, está em 02 vezes sem juros.
    Infelizmente não tem esta opção.
    Grande abraço”
    __________________________________________________

    O QUE me deixou mais “impressionado” foi a promoção no final do e-mail dele, pois a resposta para consignação não foi nada surpreendedora.
    Como eu vi que estava dentro de uma espécie de “jogo”, resolvi fazer meus movimentos.
    Segue:

    7° E-MAIL (19-02-2008 / 17:57h)

    Paulo,
    Fiz longas pesquisas na internet e, depois de ler cuidadosamente
    cada artigo que encontrei, pesquisei sobre a autenticidade de cada um.
    Em anexo, estou enviando cópia em formato PDF de uma reportagem da revista
    PRO TESTE (talvez você até saiba qual reportagem é antes mesmo de ver).
    Pesquisei sobre a real existência desta revista e, após ir até uma loja especializada em revistas usadas de minha cidade, encontrei um exemplar da reportagem que estou enviando para você em anexo.

    Na revista, ainda, tinha uma imagem dos rótulos de cada um dos produtos testados. Quanto a informações, em comparação com o rótulo do produto que eu tenho em casa e veio junto do meu kit, não há diferenças em nenhum número sequer.

    Agora eu pergunto: Como posso acreditar nas palavras do palestrante se tudo o que ele falou vai contra as informações que esse teste apresentou em seus resultados?
    E quanto aos produtos da Herbalife custarem até 7 vezes mais que outros produtos da mesma categoria no mercado? Isso dificulta, com toda certeza, as vendas deste produto.
    Mas acredito que sei o motivo dos preços altos, afinal, os royalties que pagam em função das vendas dos novos distribuidores tem de sair de algum lugar. Estou certo ou errado?

    Paulo, sinceramente, eu não sei mais o que é que estou vendendo. E o pior é que já consegui compradores…
    Eu só quero informações reais. E foi por isso que perguntei em particular, pois tenho certeza que as perguntas que eu fiz para você, se eu as fizesse no STS, não seriam respondidas, pois poderia espantar os menos resolvidos.
    Eu tenho minha posição quanto a Herbalife, tanto que vou no STS. Mas eu quero saber os caminhos para não colocar meu pescoço na forca.
    __________________________________________________

    O ARQUIVO em questão (Revista Pró-Teste) que falei é facilmente encontrado na internet. Num próximo comentário, disponibillizarei o link.
    A partir daqui,a s resposta que o PAULO passou a me dar entram no ponto chave: Convencimento através de nomes (tais como o Nobel e outros). Segue:

    RESPOSTA: (19-02-2008 / 23:38h)

    Boa Noite, Fernando.
    Espero que voce esteja bem.
    A primeira coisa que é preciso deixar claro para voce é que eu a 4 anos atras, não entrei em uma roubada, nem tão pouco estou querendo lhe colocar.
    Se eu tivesse qualquer dúvida sobre os produtos da Herbalife, voce acha que eu daria com maior prazer para a minha mãe de 79 anos que usa a 3 anos? Para os meus filhos de 12(ana carolina), 11( paulo sergio) e 10(luis felipe). que usam todos os dias no café da manhã? O que eu posso lhe dizer é que eu tenho total segurança nos produtos, principalmente pela tecnologia e avanços que vem por tras de nosso conselho médico.
    Será que eu poria em risco a saude e a integridade da minha familia?

    Quanto a artigos para falar mau de todos os métodos diferenciados para controle de peso, eles sempre existiram e sempre vão existir, pois esses metodos vão de encontro a interesses sobre o consumo de outros generos alimenticios e de medicamentos que vão “curar doenças”, em vez de uma suplementação alimentar que vai corrigir deficiencias nutricionais, melhorando saude das pessoas.
    Há pessoas que acham que isso tira o belo faturamento da industria farmaceutica e de outros setores e por isso estes artigos e reportagens pagas aparecem por ai.

    Agora esquecendo a paixão que tenho por esta empresa e pelos produtos, vamos aos fatos:
    A HERBALIFE está presente em 65 paises com autorização de todos os orgãos regulamentando nossos produtos como alimento e não como remédio. A HERBALIFE tem um conselho medico, presidido por pessoas como David Heber(considerado a maior inteligencia do mundo quanto a dieta a base de proteina) e Louis Ignarro(ganhador de premio nobel de medicina). Voce acha que estas pessoas que já são milionarias irião colocar seu nome em jogo numa empresa que pode vir a fazer mal aos consumidores de seus produtos?

    Fernando. Eu sinceramente entendo voce, que por não conhecer ainda a grandeza desta empresa e da nossa missão, esteja tão desconfiado. Mas quando nós todos falamos que voce precisa ir ao STS pra conhecer tudo isso e pra tirar suas conclusões é porque lá realmente tudo será esclarecido. Eu, de forma alguma lhe quero mal ou até mesmo irei deixar de lhe entender por tanta desconfiança, mas tenha calma vá escutar primeiro, avaliar primeiro com fatos mais bem respaudados.

    E acho inclusive que tudo isso que voce esta fazendo e questionando seja louvavel, pois depois que voce conhecer tudo realmente, voce vai certamente ser um grande profissional desta companhia.
    Falo isso porque um dos presidentes atuais da herbalife, quando entrou teve estes mesmos questionamentos e hoje tem grande sucesso na empresa.
    Fique tranquilo, participe do STS, pesquise sobre os medicos que citei e vá pro STS. Depois de lá me fale o que voce quer fazer e eu respeitarei sinceramente o que voce descidir.

    Grande abraço pra voce.
    __________________________________________________

    DEPOIS dessa “maravilhosa” explicação, que eu já estava cansado de ouvir e saber da boca de outro herbalizados, optei por algumas perguntas mais “ardidas”. Segue.

    PERGUNTA: (21-02-2008 / 07:47h)
    E qual o motivo/justificativa para os preços dos produtos Herbalife serem tão acima dos outros similares no mercado?

    RESPOSTA: (21-02-2008 / 10:03h)
    Vamos lá.
    Voce já deve ter lido em seu manual que quando se cadastra tem direito a um desconto minimo de 25% e pode chegar até 42% como distribuidor.
    Após passar para outras posições do plano de marketing, seu desconto aumenta ainda mais.

    Exemplo:
    1 determinado produto custa 110,00. Vamos imaginar que 10,00 pague as taxas de frete e impostos. Fica 100,00. Deste valor voce já fica de 25,00 a 42,00 como distribuidor. Mas quando voce cresce no plano de carreira da empresa voce pode ficar de 50,00 até 73,00 desses 100,00.
    Ou seja a Herbalife não trabalha com propaganda na TV,jornal, revistas, outdoors ou folhetos. Não tem grandes distribuidoras intermediarias para repassar os produtos para o mercado, não tem frota de caminhões. Ela destina até 73% de sua receita para nós distribuidores. E por isso que ela tem um custo de produto maior do que os similares do mercado.
    Além disso, tem outros fatores relacionados a pesquisa, conselho médico, patrocinio esportivo e obras sociais que voce vai ver de forma detalhada no STS.
    Espero ter esclarecido a voce esta dúvida sobre valores.
    Mas me fale: Voces já estão preparados para o STS? Já confirmaram o local com o Leonardo?
    Passei uma mensagem para eles(gabi ou leonardo), mas ainda não tive retorno.
    Grande abraço
    __________________________________________________

    DEPOIS desse e-mail, trocamos mais dois e-mails, tentando confirmar o local do STS. Então, no dia 22-02-2008, às 07:58h, recebi o último e-mail dele antes do STS. Este que seria também o último e-mail explicativo e provido de educação. Segue:

    E-MAIL:

    BOM DIA.
    FINALMENTE RECEBI A CONFIRMAÇÃO DO LOCAL. NÃO SEI SE BATE COM O QUE VOCE TEM, MAS ESTE CERTAMENTE É O LOCAL DEFINITIVO. TALVEZ APENAS O JANTAR SERÁ NA CHURRASCARIA QUE VOCE CITOU, PORÉM FIQUE TRANQUILO QUE, SE HOUVE MUDANÇA SOBRE O LOCAL DO JANTAR, LÁ ELES DARÃO A INFORMAÇÃO DO DEFINITIVO.

    TENHA UM GRANDE EVENTO. LEVE PAPEL E CANETA, ANOTE TUDO QUE ACHAR COVENIENTE E APROVEITE O JANTAR PARA CONVERSAR COM AS PESSOAS. LEMBRE QUE SERÃO AS PESSOAS QUE VOCE VAI PRETENDER CONVIVER NOS PROXIMOS ANOS NA HERBALIFE, OU SEJA FAÇA LOGO AMIZADES.

    A SUA ESPOSA VAI MESMO COM VOCE, NÃO VAI? É IMPORTANTISSIMO A PARTICIPAÇÃO DO CASAL. DIGO ISSO POR QUE FAÇO EM CASAL E É MUITO GRATIFICANTE TAMBÉM TRABALHAR JUNTO COM MINHA ESPOSA.

    GRANDE ABRAÇO,

    STS

    DIAS 23 E 24 DE FEVEREIRO

    Você terá o privilégio de conhecer ele, que está tendo um crescimento enorme nos últimos meses e que construiu organizações de distribuidores em quase todos os Estados Brasileiros através da internet. Venha aprender com quem faz e tem sucesso!

    (Aqui havia uma foto do casal, mas não sei colocar foto aqui)

    Foi convidado a participar de um STS por sua noiva, depois de vê-la ganhar, em apenas uma semana, mais dinheiro do que ele ganhava no mês inteiro. Tinha uma empresa de assistência técnica de computadores e quando conheceu os resultados de pessoas que trabalhavam no negócio, descobriu que sua empresa não andava tão bem quanto imaginava. Decidiu se cadastrar para usar os produtos para ganhar peso e também poder participar dos treinamentos da Cia.

    “Adquiri 18 quilos com o uso dos produtos, hoje moro com minha esposa e meus 2 filhos em um fantástico apartamento de frente para o mar numa das areas mais nobres de Guaraparí-ES e a mais de um ano meus rendimentos já superam R$20.000,00 por mês!”

    NO HOTEL CASTELO HALL
    AV. Castelo Branco (próximo a praça do Hospital Samaritano)
    AS 9:30H PRÉ-REUNIÃO
    10:00H CONVIDADOS E DISTRIBUIDORES

    É A SUA CHANCE DE QUALIFICAR-SE PARA O FINAL DE SEMANA DE LIDERANÇA EM BRASILIA MARÇO 2008
    INICIAR SUA QUALIFICAÇÃO PARA O CRUZEIRO HERBALIFE 2009
    __________________________________________________

    Então, após esse e-mail, só fizemos contato após o STS. Postarei os e-mails no próximo comentário.
    Espero que a forma que eu escrevi o comentário não seja confusa.
    Até.

  23. Fernando permalink
    26/02/2008 17:22

    Após o STS, mandei um e-mail, segue:

    E-MAIL (25-02-2008 / 09:04h)

    Desculpe-me, mas 10.000 R$ para me tornar supervisor?
    Ainda não estou acreditando que investi 360 R$… e pra me pedirem
    que entrasse com mais outros 10.000 R$.
    Lindo foi o argumento: “Se você não tem, faça um empréstimo”.
    Que espécie de “conselho” foi esse…
    O que mais me chocou foi que, pessoas com condições
    finaceiras bem inferiores as minhas estavam super-empolgadas
    com a “oportunidade” de negócio. Nada contra… a não ser o fato
    de que 10.000 R$ emprestados tem juros… e se não conseguir um retorno
    rápido, os ganhos sequer irão cobrir esses juros.

    E claro, aquelas perguntas que lhe fiz sobre histórias
    de sucesso (ou de “tragédias”), sequer foram comentadas.
    Tudo o que ocorreu foram auto-afirmações. Parece que estavam
    apenas tentando convencer os outros de que era bom…

    Sinto muito, mas isso não é pra mim.
    E pode ter certeza de que eu não vou me achar um fracassado
    como os líderes do STS sugeriram com a seguinte frase:
    “Se alguém criticar a sua escolha, pegue todas as sua contas
    e entregue para essa pessoa. Diz pra ele pagar por seis meses.
    Se ele se negar, deixe esse fracassado de lado, pois quem paga
    as suas contas é você.” ou com essa; “o negócio é muito simples,
    compra o produto e revende o produto, faz novos distribuidores que
    farão o mesmo que você, assim você fica rico rapidinho”.
    Não acho que isso seja um argumento justo, apesar de ser
    bem convincente. Até os mais cultos e inteligentes, providos de todas
    as faculdades mentais, ficariam tentados com todas as afirmações
    e demontrações. E sobre ficar rico rapidinho, isso foi algo que você
    mesmo me falou não acontecer, todavia no STS foi algo que ficou praticamente prometido aos novos distribuidores. O melhor é que depois das promessas, sempre tinha a afirmação “mas você tem que fazer direito”. Isso também é uma sugestão de que o fracosso é apenas “culpa ou responsabilidade” de quem fracassou e a empresa não tem nada a ver com isso (esquecem de quem convenceu o novo distribuidor a estar lá e participar do negócio, de forma arriscada fazendo um empréstimo ou vendendo alguma coisa para poder levantar a grana necessária
    para dar início ao novo negócio). Isso é um asco…

    Claro, tem também os fatos: “Os números não mentem!”
    Praticamente me cansei de ouvir isso… E o pior que isso é convincente!
    Confesso que eu estava realmente tentado, muito familiarizado
    com a idéia de entrar no negócio. Mas quando a afirmação de que
    o melhor jeito de começar era me tornando supervisor, que pra isso
    eu precisava de um “pequeno” investimento inicial de “apenas 10.000 R$”…
    E que isso era mesmo muito pouco, afinal, depois disso eu teria
    grandes retornos através das vendas e dos royalties
    (O que é a taxa de royalties? Trata-se de uma retribuição financeira paga
    mensalmente pelo franqueado ao franqueador pelo uso contínuo da marca).
    Esse sistema de royalties mais me pareceu uma forma carinhosa de nomear.
    Incrível que o desenho demonstrativo de como o dinheiro “chega até você”
    foi o que me mostrou claramente como funicona a pirâmide…
    Você com certeza sabe de qual desenho estou falando. Ou no mínimo tem
    a noção de como foi desenhado o “diagrama” que no fim mais parecia o
    desenho de uma pirâmide onde eu chamaria três, que chamariam três cada um e “etecétera”.

    É claro que os “números não mentem”. E também ficou muito claro pra mim
    que os mesmos números que não mentem foram muito bem omitidos
    dos “novos distribuidores”, pois eu não vi em nenhum momento
    alguma demonstração dos “números da empresa”.

    Paulo. Eu tive o “disparate” de levar uma câmera digital.
    Basei-me na idéia de que precisaria anotar e, com muita
    empolgação (eu realmente estava muito animado e confiante),
    optei por levar além de papéis para anotações. Achei a filmadora
    uma ótima opção. Logo na entrada, eu fui questionado sobre
    a filmadora, mas por fim eu acabei entrando.
    Filmei algumas partes da reunião a qual achei “importante”.
    Incrível ver o vídeo em casa, numa situação completamente diferente
    da “animação irradiante” daquela existente no STS.
    Desculpe a comparação, mas a forma de comunicação utilizada
    pelo interlocutor (todos que filmei, sem exceção) parecia muito
    com aquela mesma utilizadas por alguns pastores.

    Só tive como tirar uma conclusão: a forma de trabalho da Herbalife
    e de seus idealizadores, bem como dos “interlocutores” não é digna
    da palavra honestidade. Isso é uma atividade de grande risco, o que não
    é mencionado em nenhum momento. A empresa não tem nenhuma forma
    de seguridade para os seus “funcionários”, não faz nenhum tipo de trabalho
    consignado e ainda insiste para os novatos que eles devem ter estoque de
    material em casa a pronta entrega.
    Os produtos da Herbalife são todos mais caros que qualquer um existente no mercado e isso não se justifica na qualidade do produto, pois os similares são tão bons quanto, se não melhores. E vender algo que é mais caro não é tarefa fácil.
    Investir 10.000 vindos de um empréstimo para não conseguir retorno, sem nenhuma segurança dada pela empresa, sem nenhuma garantia a não ser a palavra dos interlocutores e ainda tendo família pra sustentar…
    Ah, claro, as garantias são os números, pois eles não mentem… Mas poxa, que espécie de negócio é esse que só tem bons números para apresentar? Isso é impossível, simplemente impossível!
    Quantas pessoas você já convidou a serem distribuidores, toparam e não deu certo?
    E quantas dessas pessoas eram realmente fracassadas? Porque isso nunca é mencionado nas reuniões? E porque, principalmente, porque ao ser feita essa pergunta, a resposta tende pra algo completamente diferente da pergunta inicial e termina novamente nos malditos números do sucesso?

    Já fiz um investimento de R$ 360. E sei que não vou investir mais nada.
    E se tiver algum meio de recuperar esse investimento que já fiz, eu irei recuparar, mesmo que para recuperar esse “pequeno valor”, eu tenha que gastá-lo duas vezes mais.

    Você me pareceu uma pessoa honesta, pois até agora foi a única que me disse que eu não iria enriquece de um dia para o outro. Então, tendo como base isso, peço que abra bem os teus olhos, pois a única coisa que consigo pensar acontecer para sustentar essa honestidade é o “fato” de que você continua se permitindo ser ludibriado.

    Se eu tiver a oportunidade de lhe enviar os vídeos que gravei, no mínimo
    você entenderá melhor a minha indignação com o STS.

    Sem mais palavras.
    __________________________________________________

    Claro que meu e-mail não foi bem recebido. Segue a resposta:

    RESPOSTA (25-02-2008 / 09:59h):
    ESTOU APENAS LHE RESPONDENDO PRA DIZER QUE LI SEU E-MAIL, QUE FIQUEI TRISTE PELO FATO DE VOCE NÃO TER ENTENDIDO NADA DO QUE FOI PASSADO, AFINAL DE CONTAS VOCE JÁ FOI MUNIDO DE TODA BLINDAGEM POSSÍVEL PARA NÃO ENTRAR NO NEGÓCIO.

    É OBVIO QUE EXISTEM PESSOAS QUE NÃO DÃO CERTO NA HERBALIFE. E SE VOCE PODE VIR A SER UMA DELAS, COM TANTA NEGATIVIDADE E RESISTENCIA, É MELHOR REALMENTE QUE VOCE NÃO ENTRE.

    EU ESTOU EM BUSCA DE PESSOAS COM PENSAMENTO POSITIVO, DE PESSOAS EMPREENDEDORAS, DE PESSOAS ENSINÁVEIS, DE PESSOAS HUMILDES QUE QUEIRAM CRESCER.

    DIANTE DE SUAS PALAVRAS, NÃO VI EM VOCE UMA PESSOA COM ESTAS CARACTERISTICAS.

    SÓ QUE VOCE JÁ FOI NO STS PRONTO PRA NÃO FAZER O NEGÓCIO. PRONTO PRA ACHAR E DIZER QUE UMA POEIRA DO LADO DE SUA CADEIRA ERA MOTIVO PRA NÃO FAZER O NEGÓCIO.

    ENTÃO É MELHOR VOCE NÃO FAZER. COMO DISSE NÃO É DE PESSOAS ASSIM QUE ESTOU EM BUSCA PARA AJUDAR. PARA QUE EU POSSA TE AJUDAR , VOCÊ PRECISARIA QUERER SER AJUDADO..

    EXISTE FATOS DESTA EMPRESA, NUMEROS, REALIDADE, QUE REALMENTE NÃO MENTEM. EU PAGUEI PRA VER E ESTOU SATISFEITO. NÃO EXISTE QUALQUER FATO OU PESSOA QUE ME FAÇA SAIR DESSE NEGÓCIO E PRINCIPALMENTE NÃO ESTOU SENDO LUDIBRIADO A 4 ANOS.

    SINTO REALMENTE POR VOCE, ESPERO QUE VOCE TENHA MUUUUIIIIIITTTTOOOOO SUCESSO EM SUA VIDA PROFISSIONAL. ESPERO ESCUTAR SEU NOME COMO UM GRANDE PROFISSIONAL DA SUA CARREIRA, MAS DENTRO DA HERBALIFE VOCE COM TODA CERTEZA NÃO DARIA CERTO, POIS JÁ FOI PRONTO PRA NÃO FAZER.

    ESPERO QUE VOCE TENHA MUITA SAUDE, TANTO PRA VOCE QUANTO PRA SUA FAMILIA; QUE DÊ OS ENSINAMENTOS CORRETOS A SEUS FILHOS QUE TEM E AINDA PODE TER.

    SEJA FELIZ, SEJA JUSTO COM AS PESSOAS, SEJA CORRETO, SEJA HUMILDE, SEJA ENSINAVEL, E FIQUE COM DEUS.

    SÓ UM DETALHE, QUE VALE RESSALTAR PRA VOCE, QUANDO AS PESSOAS FAZEM UM INVESTIMENTO DE 10 MIL PRA SEREM SUPERVISORAS, CASO ELAS NÃO VENDAM UMA FIBRA E QUEIRAM DEVOLVER, POR LEI A HERBALIFE RECEBE TUDO DE VOLTA E REEMBOLSA O DISTRIBUIDOR.

    GRANDE ABRAÇO A TODA SUA FAMILIA.

    PAULO E THAYSA SOARES
    EMPREENDEDORES DO BEM ESTAR – HERBALIFE
    __________________________________________________

    Depois de ler esse e-mail e de ler sobre o “fanatismo” imposto aos distribuidores, fica impossível não tachar tal comportamento como fanatismo.
    E após ser “classificado” por ele dentro das mesmas palavras que já vi em tantos outros sites sobre a HBL, respondi da seguinte forma:

    E-MAIL (25-02-2008 / 16:38h)

    Sobre o detalhe:
    Por lei, a Herbalife pagaria os juros do empréstimo feito?
    Por lei, a Herbalife pagaria os danos morais causado as pessoas?

    Não fui ao STS blindado.
    A verdade é que é impossível acreditar num sujeito que me diz que em
    um ano eu serei um novo rico.
    Você foi sincero ao dizer que eu não enriqueceria de um dia para o outro,
    no STS estavam preocupados em me convencer a tornar um supervisor.
    E não foi nada além disso que eu vi no “SISTEMA DE TREINAMENTO DE
    SUCESSO”. Não recebi o treinamento pelo qual paguei. (Propaganda enganosa quando me cobraram pelo ensinamento. Propaganda enganosa quando me prometeram riqueza em um ano. Propaganda enganosa quando me falaram de renda de 5000 R$em dois meses! Esse último, tenho gravado, mas você vai achar que fiz montagem, né?)

    Agora, o que te faz pensar que eu não tenho pensamentos positivos?
    Aliás, o que te faz pensar que eu não sou um EMPREENDEDOR, uma pessoa ENSINÁVEL, uma pessoa HUMILDE e que eu NÃO QUEIRA CRESCER?
    Até agora, fui muito educado e não ofendi você em nenhum momento.
    Minhas reclamações e observações foram todas voltadas aos interlocutores que, diferente do seu pensamento de que eu “NÃO ENTENDI NADA DO QUE FOI PASSADO”, apenas tentaram me convencer de que pra ser alguém de sucesso eu precisaria ser um supervisor e para ser um supervisor eu precisaria de um investimento de aproximadamente R$ 10.000.
    Não me senti respeitado pelos intelocutores do evento. Não vi no STS um treinamento. Não ensinaram nada, nem sobre os produtos e nem sobre meios de venda. Nenhuma estratégia
    de mercado… NADA, entende essa palavra? NADA!
    Eu paguei 360 R$ por nada… Isso é revoltante. Eu comprei algo que não existiu. Isso é revoltante. Eu tentei repassar para você, disse que tenho vídeos. Mas seu interesse maior foi dizer que eu não sirvo, que eu sou negativo, que eu não sou humilde nem ensinável. E sequer viu alguma das gravações. Incrível como a sua educação ficou em segundo plano a partir do momento em que eu não me tornei um escravo da minha ganância! Não sonho com um cruzeiro, nem com férias de 5 anos as custas da
    Herbalife. Sonho em ter um trabalho digno, sem ter que “enrolar” outras pessoas para poder ter sucesso. Sonho em dar uma vida digna à minha família sem, para isso, ter de enganar outras pessoas vendendo
    o que elas não querem comprar ou as chamando para trabalhar nisso.

    Vender um produto de preços exorbitantes e resultados iguais a outros de valores até seis ou sete vezes mais barato. Isso sim é não ser nada humilde. Ou você acha que uma família de baixas condições financeiras
    compraria os produtos da Herbalife pelos preços que são praticados? A minha humildade fica muito mais digna quando eu digo a essa família que existe no mercado produtos de mesma qualidade e de preços inferiores.
    Veja bem que eu não duvidei em nenhum momento da qualidade e veracidade de resultados dos produtos da Herbalife. Minha queixa é o sistema e os altos custos. Parece muito mais um negócio onde o objetivo é ganhar dinheiro e não o bem estar. Ou você acredita que o fundador da empresa toma o Shake todos os dias? E por falar em SHAKE, o que foi servido no STS, preparado aos olhos de todos, tinham um sabor bem diferente do que eu tenho em casa. Incrível que foram utilizados
    os mesmo produtos na preparação do shake, inclusive o Leite!
    Será que faltou açúcar no meu em casa? Ou o pó é diferente e a embalagem é igual?

    Porque o nome Herbalife é tão apedrejado no país de origem da empresa?
    Porque a empresa é tão criticada e condenada?
    Porque, na China, a empresa foi proibida de praticar o MLM?
    Porque a empresa é tão “rejeitada” pelos consumidores?

    E uma pergunta que eu fiz a você e não obtive resposta.
    Quantas pessoas você convidou a participar da Herbalife que toparam e não conseguiram? Essas pessoas também não tem as características que você busca em alguém? Essas pessoas são todas desprovidas de humildade e
    não são ensináveis?

    Bem, me enganei quanto a você, pois achei mesmo por um tempo que você queria “me ajudar a crescer”. Mas pelo que pude “ver e ler”, sua intenção não era de fato me ajudar e sim ajudar a você mesmo.
    Afinal, após 10 mil, 8% são seus, certo? E se eu quisesse devolver o produto, a Herbalife iria pedir o dinheiro que te pagou de volta? Acho que não… não poderiam. Isso é o que me faz acreditar, dentro da lei, que haveriam muitos problemas para uma devolução de mercadorias. A empresa não iria abrir os braços e me acolher, ou você tem essa ilusão? Não creio que eu sou a pessoa sem humildade aqui, nem que eu seja alguém nada ensinável. Pelo visto, o que eu não sou e que você e todos aqueles falastrões do STS queriam que eu fosse é “enganável”.
    Eu tenho senso de mercado e economia. Pegue todo o lucro anual da Herbalife no BRASIL e divida por toda a quantidade de
    distribuidores. Não dá uma renda maior que 1600 R$. E nisso você coloca as pessoas que ganham muito, tais como aqueles contracheques mirabolantes de 20 mil, 50 mil…
    Não duvido que eles ganhem isso não, mas quantos tiveram que dar as tripas para que esses dos 20 e 50 mil fossem vestidos em seus ternos mostrar todos sorridentes os seus “ganhos humildes e ensináveis”.

    E se você não está sendo ludibriado, então foi corrompido há muito tempo. Já nem sente mais… se é que sentiu algo nalgum momento.

    E pra finalizar, usarei uma frase sua:
    SEJA FELIZ, SEJA JUSTO COM AS PESSOAS, SEJA CORRETO, SEJA HUMILDE, SEJA ENSINAVEL E FIQUE COM DEUS.

    PS.: Será que você se encaixa nisso? Feliz deve estar, pois tem o dinheiro que entra no seu bolso… Mas e o resto? É justo com os outros? É correto? É HUMILDE? Deus que me perdoe, mas malditos são os “ensinamentos” aos “ensináveis”. A Herbalife pode ser sim uma empresa séria, mas seus “funcioários” sérios são com toda certeza uma pequena minoria. E me poupe de abraços, pois são corrúptos.

    __________________________________________________
    E a resposta dele (25-02-2008 / 20:22h)

    OK.
    FERNANDO.
    VAMOS FINALIZAR COM O SEGUINTE:

    SE VOCE NÃO QUER FAZER HERBALIFE, ENTÃO NÃO PRECISA FAZER.
    INVESTIR 10 MIL REAIS EM “PRODUTOS” É UMA FORMA LÍCITA DE ENTRAR PARA UM GRUPO DE PESSOAS QUE VÃO, CADA VEZ MAIS, SER TREINADAS PARA REPASSAR OS PRODUTOS AO MERCADO.
    MAS SE VOCE NÃO QUER, NÃO TEM PROBLEMA. PODE FICAR SEM ENTRAR PARA ESSE GRUPO QUE VOCE JULGA TÃO MAL.
    SE VOCE NÃO QUIZER PODE FICAR DE FORA DESSE GRUPO QUE VOCE ACHA QUE SÃO CORRUPTOS.
    VAMOS REALMENTE FINALIZAR ESTA CONVERSA.
    E VOLTO A TE DESEJAR TUDO DE BOM. QUE VOCE TENHA MUITO SUCESSO MUITA SAUDE PRA TODOS.
    VOLTO TAMBÉM A LHE DESEJAR UM CALOROSO ABRAÇO, QUE NÃO É CORRUPTO.

    PAULO SOARES

    __________________________________________________

    Depois disso não tive mais nenhum contato. Preferi não o fazer, pois apenas cansaria minhas mãos e mente pensando e escrevendo.
    No decorrer das minhas conversar com ele, notei vários momentos de nervosismo, principalmente devido a algumas perguntas mas objetivas que fiz.
    Ele não respondeu em nenhum momento meus questionamentos sobre “pessoas ensináveis”, “humildes”, etc… principalmente quando eu perguntei sobre as pessoas que ele conhece, que entraram e “fracassaram”.

    A HERBALIFE é uma empresa que produz produtos “alimentícios”, isso é verdade. Mas é uma empresa que rouba sonhos! Eu estou há algum tempo guardando dinheiro para dar entrada num automóvel para mim e minha família. Com toda certeza, se eu não visse um site como esse (menos detalho um pouco, mas um belo alerta), eu teria caído no esquema feito um patinho. Poderia até me dar bem, mas teria gasto o dinheiro do carro. Logo, não o compraria… e se não fizesse “sucesso”, apenas teria perdido tempo, dinheiro e provavelmente respeito.
    Para falar a verdade, dinheiro eu já perdi. Não sei se há algum meio de recuperar esse dinheiro. Mas eu sinceramente gostaria de, indiferente ao valor empregado, encontrar mais pessoas que se sentiram lesadas pela HERBALIFE tanto consumindo o produto quanto revendendo. Se somarmos um número grande, talvez consigamos ser ouvidos pela justiça. E já seria uma grande vitória se conseguíssemos provar que o sistema por eles praticado é um sistema de exploração.
    Essa empresa deveria ser proíbida de praticar esse tipo de venda (MLM, pirâmide, ou como queiram chamar), pois é esse sistema que deia bem claro que, diferente do pregado por eles, o sistema visa lucro e não saúde e bem estar. E o lucro deles está em cima do fracasso alheio.

    Ficarei feliz por saber se há algo a ser feito!
    Ficarei feliz se houver mais pessoas interessadas em derrubar essa exploração através da justiça.
    E quanto mais pessoas estiverem juntas, maor será o “efeito colateral”.
    Existe alguma assossiação? Algum órgão? Algum meio de brigar por nossos direitos e dignidade?
    Eu me sinto totalmente lesado pela Herbalife, que me prometeu muitas coisas e me enganou. Propaganda enganosa é crime e existe punição prevista em lei!

    Obrigado pela atenção e ajuda.
    Abraços.

  24. gap permalink
    26/02/2008 19:53

    Esses videos são muito grandes? Vc pode nos passar a parte do video onde o palestrante promete 5 pila de lucro em 2 meses? Isso já daria uma denúncia e ajudaria a desmascarar o departamento de ética da hbl, já que a empresa proibe em seus manuais que os dists prometam qquer tipo de ganho exorbitante em pouco tempo. Vamos desmascarar a empresa publicamente mandando o video do depto de ética e ver se eles punirão um distribuidor top – lógico que não farão nada.

  25. augustohf permalink*
    26/02/2008 20:23

    Excelente sua conduta Fernando. Parabéns! O que vc retratou aqui mostra todos os passos da tentativa de recrutamento, os argumentos utilizados (ou a falta deles), o padrão linguístico adotado, cheio de comandos embutidos (e parece-me que o tal do Paulo nem tem consciência disso). Fico feliz que tenha agido dessa maneira, coisa que não acontece com grande parte dos que entram nisso. No seu caso o recrutamento foi feito pela net. O da maioria é feita por conhecidos, que tem ou teve algum dia algum laço com o potencial recruta. Nesse caso, somado aos valores que a pessoa cultua, fica mais difícil escapar do esquema sem entrar nele antes. Pessoas mais individualistas, materialistas, muito orgulhosas e muito gananciosas são o material perfeito pra cair nesse esquema.

    Quanto ao vídeo, reitero o que o Gap disse: se tiver como compactar e nos passar o vídeo da propaganda enganosa e das besteiras, seria de grande valia para uma denúncia e para a exposição pública dessas safadezas.

  26. Fernando permalink
    27/02/2008 8:17

    Vou pegar a câmera novamente (emprestada).
    Copiar e repassar.
    Mas, sinceramente, qualquer um que tiver o disparate de ir até uma reunião deles, mesmo não sendo STS, certamente ouvirá as mesmas coisas que eu ouvi no STS, pois o que eles falaram em dois dias não foi muito além do que falaram na reunião de 3hs em que eu fui pela primeira vez, onde “colocaram tantas idéias magníficas” em minha cabeça.
    Incrível como conseguem juntar tantas pessoas num mesmo local para mostrarem contracheques absurdos!
    E quantos não são os textos dizendo: “… uma renda extra de 500 R$ já na primeira semana.” Isso seriam 2000 R$ no primeiro mês.
    Qualquer um que tenha “bom senso” classificar o negócio como excelente!
    Mas esse bom senso é imposto nas reuniões! E isso é o grande problema.

    Bem, se eu fosse expressar minha decepção através de palavras, iria também falar muitas besteiras.
    Vou atrás dos vídeos. Assim que eu pegá-los, faço novo contato.
    Até breve.

  27. 27/02/2008 9:25

    Fernando,

    Qualquer pessoa que leia as suas menagens não pode ficar indiferente à sensação de realidade e às denúncias conretas contida nelas. A sua atitude honesta e preocupada merece ser publicamente elogiada.

    ———————–

    “Agora eu pergunto: Como posso acreditar nas palavras do palestrante se tudo o que ele falou vai contra as informações que esse teste apresentou em seus resultados?
    E quanto aos produtos da Herbalife custarem até 7 vezes mais que outros produtos da mesma categoria no mercado? Isso dificulta, com toda certeza, as vendas deste produto.
    Mas acredito que sei o motivo dos preços altos, afinal, os royalties que pagam em função das vendas dos novos distribuidores tem de sair de algum lugar. Estou certo ou errado?

    Paulo, sinceramente, eu não sei mais o que é que estou vendendo. E o pior é que já consegui compradores…”

    >>> LOLOLOLOL (desculpe-me a impertinência da gargalhada, mas é que esta situação é a fotocópia exacta daquilo que acontece em outras pirâmides disfarçadas de MLM).

    ———————–

    “Desculpe-me, mas 10.000 R$ para me tornar supervisor?
    Ainda não estou acreditando que investi 360 R$… e pra me pedirem
    que entrasse com mais outros 10.000 R$.
    Lindo foi o argumento: “Se você não tem, faça um empréstimo”.
    Que espécie de “conselho” foi esse…
    O que mais me chocou foi que, pessoas com condições
    finaceiras bem inferiores as minhas estavam super-empolgadas
    com a “oportunidade” de negócio. Nada contra… a não ser o fato
    de que 10.000 R$ emprestados tem juros… e se não conseguir um retorno
    rápido, os ganhos sequer irão cobrir esses juros.

    E claro, aquelas perguntas que lhe fiz sobre histórias
    de sucesso (ou de “tragédias”), sequer foram comentadas.
    Tudo o que ocorreu foram auto-afirmações. Parece que estavam
    apenas tentando convencer os outros de que era bom…

    Sinto muito, mas isso não é pra mim.
    E pode ter certeza de que eu não vou me achar um fracassado
    como os líderes do STS sugeriram com a seguinte frase:
    “Se alguém criticar a sua escolha, pegue todas as sua contas
    e entregue para essa pessoa. Diz pra ele pagar por seis meses.
    Se ele se negar, deixe esse fracassado de lado, pois quem paga
    as suas contas é você.” ou com essa; “o negócio é muito simples,
    compra o produto e revende o produto, faz novos distribuidores que
    farão o mesmo que você, assim você fica rico rapidinho”.
    Não acho que isso seja um argumento justo, apesar de ser
    bem convincente. Até os mais cultos e inteligentes, providos de todas
    as faculdades mentais, ficariam tentados com todas as afirmações
    e demontrações. E sobre ficar rico rapidinho, isso foi algo que você
    mesmo me falou não acontecer, todavia no STS foi algo que ficou praticamente prometido aos novos distribuidores. O melhor é que depois das promessas, sempre tinha a afirmação “mas você tem que fazer direito”. Isso também é uma sugestão de que o fracosso é apenas “culpa ou responsabilidade” de quem fracassou e a empresa não tem nada a ver com isso (esquecem de quem convenceu o novo distribuidor a estar lá e participar do negócio, de forma arriscada fazendo um empréstimo ou vendendo alguma coisa para poder levantar a grana necessária
    para dar início ao novo negócio). Isso é um asco…”

    >>> Acho que o Sr., aqui, resumiu tudo de forma admirável.

    ————————————-

    “Paulo. Eu tive o “disparate” de levar uma câmera digital.
    Basei-me na idéia de que precisaria anotar e, com muita
    empolgação (eu realmente estava muito animado e confiante),
    optei por levar além de papéis para anotações. Achei a filmadora
    uma ótima opção. Logo na entrada, eu fui questionado sobre
    a filmadora, mas por fim eu acabei entrando.
    Filmei algumas partes da reunião a qual achei “importante”.
    Incrível ver o vídeo em casa, numa situação completamente diferente
    da “animação irradiante” daquela existente no STS.
    Desculpe a comparação, mas a forma de comunicação utilizada
    pelo interlocutor (todos que filmei, sem exceção) parecia muito
    com aquela mesma utilizadas por alguns pastores.

    Só tive como tirar uma conclusão: a forma de trabalho da Herbalife
    e de seus idealizadores, bem como dos “interlocutores” não é digna
    da palavra honestidade. Isso é uma atividade de grande risco, o que não
    é mencionado em nenhum momento.”

    >>> Admiro a sua lucidez e coragem em levar uma câmara para o local.

    ————————-

    “Ah, claro, as garantias são os números, pois eles não mentem… Mas poxa, que espécie de negócio é esse que só tem bons números para apresentar? Isso é impossível, simplemente impossível!”

    >>> Exacto! Onde estão os números retirados quase a ferros dos relatórios da SEC?, segundo os quais mais de 90% dos inscritos fracassam e desistem no primeiro ano e muitos mais ainda perdem dinheiro?

    —————————————————–

    “E por falar em SHAKE, o que foi servido no STS, preparado aos olhos de todos, tinham um sabor bem diferente do que eu tenho em casa. Incrível que foram utilizados
    os mesmo produtos na preparação do shake, inclusive o Leite!
    Será que faltou açúcar no meu em casa? Ou o pó é diferente e a embalagem é igual?”

    >>> ?????????????????? Essa é mesmo baixa!

    —————————

    “Mas eu sinceramente gostaria de, indiferente ao valor empregado, encontrar mais pessoas que se sentiram lesadas pela HERBALIFE tanto consumindo o produto quanto revendendo. Se somarmos um número grande, talvez consigamos ser ouvidos pela justiça. E já seria uma grande vitória se conseguíssemos provar que o sistema por eles praticado é um sistema de exploração.
    Essa empresa deveria ser proíbida de praticar esse tipo de venda (MLM, pirâmide, ou como queiram chamar), pois é esse sistema que deia bem claro que, diferente do pregado por eles, o sistema visa lucro e não saúde e bem estar. E o lucro deles está em cima do fracasso alheio.”

    >>> Reitero, na totalidade, a sua opinião. Isto só vai a algum lado com denúncias públicas dos casos exploração. A justiça tem sido cega, surda e muda desde há bastante tempo.

    Cumprimentos.

    • 27/02/2009 20:53

      Não seria muito mais fácil ele ter lhe dito a verdade ?

      1. “Distribuidor” não ganha nada além de desconto;
      2. “Supervisão” tem que ser renovada anualmente e que o tal Bonus de Supervisão só atinge 5% se vc consumir (toma o shake 10 vezes por dia) e vender pelo menos 5.000,00. Ou seja, ganha 5% sobre a sua “rede” se tiver apenas outro supervisor nela.
      3. “Produtos bons (mas nem tanto), e caros, “invendáveis” no mercado Brasileiro
      4. 80% dos “magrinhos” que conseguiram bons resultados emagreceram impulsionados pelo “negócio”. Emagreceram na ânsia de provar que o produto é espetacular.

      Pura e simplesmente você é obrigado a vender SEMPRE sem parar.

      Eu tive contato com a Herbalife e me cadastrei no negócio, apenas para ter o desconto de distribuidor. Não sei realmente hoje se o produto funciona assim ou se eu teria o mesmo resultado com o BioSlim da vida (já tentei). Acho que emagreci de raiva por causa do preço do produto.

      Eu acho que existem 2 problemas básicos com este tipo de distribuição e que na verdade um “puxa” o outro. Saturação de mercado e desonestidade de quem o desenvolve (ou será da empresa ?). Quando o mercado começa saturar e a base da piramide começa a ruir só faltam dizer que Jesus Cristo tb fazia Marketing de Rede.

      Agora sejam honestos, se não fosse os encontros (não me refiro a parte da motivação, estas técnicas são usadas para motivar vendedores e gerentes de vendas de toda empresa de Venda Direta, seja AVON, NATURA ou até GOLDEN CROSS – eu me refiro a parte da ENGANAÇÂO e DESESPERO em fazer vc comprar a tal “supervisão” – tem pessoas que vendem até carro para isso), a mentirada, os carros (carrões com o adesivo da Herbalife comprados a parcela a perder de vista por gente que não tem como paga-los – coisa mais ridícula impossível), as esquivas na tentativa de mascarar as falhas, a tentativa de fazer vc comprar a “supervisão” (R$ 10.000 no minimo),

      Se não fosse isso tudo, vcs teriam entrado no negócio ?

      outra pergunta,

      Se não fosse isso tudo a Herbalife seria o que é hoje ?

  28. Renata permalink*
    27/02/2008 11:11

    Por mais que conheçamos as “táticas” de aliciamento da Herbalife, sempre causa espanto o relato de casos concretos.

    Que coisa!!!!! Como o recrutador não dignou-se sequer a responder qual era o percentual de desistência em sua própria rede?? As pessoas são treinadas a não prestar NENHUMA INFORMAÇÃO sobre o negócio. Só frases feitas.

    Fernando, obrigada por compartilhar conosco as informações. Fez muito bem em optar por não tornar-se um supervisor e comprometer a renda familiar.

    Que venham os vídeos e que possamos, efetivamente, denunciar esta empresa.

  29. 27/02/2008 16:18

    Para clarificar um pouco melhor esta questão dos valores, aqui fica a taxa de câmbio Euro/Real para a data de hoje, em valores aproximados (cortei casas decimais):

    1€ = 2,5 R$
    1R$ = 0,4€

    Portanto temos:

    Na Herbalife, e no Brasil

    360 R$ = 144€
    10.000 R$ = 4.000€

    Na Agel, e em Portugal:

    260€ para inscrição no Plano básico = 650 R$
    960€ para inscrição no Plano Executivo = 2.400 R$

    1 caixa de pacotes de gel custa 60€ = 150 R$
    1 embalagem de comprimidos Centrum custa 12€ = 30 R$

    Alguns valores de Portugal, para factores comparativos:

    1 lata de Coca-Cola, no supermecado, custa 0,6€ = 1,5 R$
    1 bilhete de autocarro custa 1,4€ = 3,5 R$
    1 refeição no McDonalds custa 5€ = 12,5 R$
    Ordenado mínimo nacional é de 430€ = 1.075 R$
    Um automóvel de entrada de gama (1000 CC) custa 12.000 € = 30.000 R$

    Cumprimentos.

  30. Fernando permalink
    28/02/2008 11:49

    Alguém conhece isso aqui?

    http://www.trabalheemcasaoverdadeiro.com.br/ganhos.asp

  31. wood permalink
    11/03/2008 12:22

    Muito interessante e útil! =]

  32. Nichollas permalink
    22/03/2008 17:48

    Ola
    Primeiro gostaria de agradecer por vc’s “abrirem” os olhos das pessoas sobre esse esquema de “como ficar rico” sendo um distribuidor independente Herbalife.
    Confesso que cheguei até esse blog, pois estava procurando informações sobre esse “negocio do século”, pois fui em um STS a convite de um amigo que esta totalmente animado com tal negócio. O que vi lá não foi diferente do que todos comentam aqui, promessas tentadoras de como ficar milionario, ferias a bordo de um iate, contracheques que superam
    R$ 150000, e bla, bla, bla….
    Quando questionei sobre a facilidade que os Get’s, Milionarios, obterem tanto sucesso a resposta foi vaga. “Não foque o dinheiro, isso será consequencia, vendemos resultados, sabemos que hoje devido a falta de tempo as pessoas estão se alimentando mal, desta forma, basta que voce use os produtos, use o bótom, e as pessoas virão atras de voce”.
    Argumentam que os produtos vendem sozinhos, basta falar das celebridades por tras da Herbalife, David Beckham, a muher que apos anos de AVON faz parte da respeitavel industria do Bem Estar, o ex-presidente da Disney e por ai vai….
    Tive o cinismo de perguntar se as celebridades em questão tambem são distribuidores independentes da Herbalife, porém não houve “ressonacia aos meus apelos”.
    Quando questionados “se é tão facil ficar rico, porque existem tantas pessoas desempregadas?; porque vc’s padrinhos não emprestam dinheiro para seus downlines começarem seu negocio, já que em no maximo seis meses recuperamos o valor investido?; porque a Herbalife não financiam novos distribuidores, uma vez que o negócio é garantido?”. Para variar, tambem não obtive respostas.
    Quero finalizar agradecendo o espaço cedido para demostrarmos nossa indignação e alertar as pessoas que ficam iludidas.
    Vou recomendar o site para todas as pessoas que pensam que esse é o negócio do século, qua vai garantir o sucesso da familia e de todas as suas gerações já que os royalties são vitalicios.
    Mais uma vez, muito abrigado.
    Abraço a todos.

  33. Renata permalink*
    23/03/2008 0:53

    Agradeço a você Nichollas. Ajude-nos a divulgar as informações e certamente teremos menos pessoas a incrementar este esquema.

    Aproveitanto: Feliz Páscoa a todos os leitores e colaboradores!!!!

  34. Deny permalink
    03/04/2008 23:16

    Olá Pessoal,
    Li toda a matéria do Herbalife e também todo o comentário, não faço parte de nenhuma rede, mas o que aprendi em toda minha vida até hoje é que as pessoas são movidas por sentimentos/emoçoes, tudo nos influenciam ou para o bem ou para o mau. Enfim conheço pessoas que estão bem em vários negócios que se propos a fazer, eu sou muito emotivo, mas ninguem ainda conseguiram me convencer a entrar no sistema de rede, todos que participei sempre me pagaram e convite especial. Em análise posso observar e avaliar o quanto pode dar certo pra mim. Acredito que temos a oportunidade de avaliar antes de darmos um passo, não deve ser a nossa necessidade, a falta de dinheiro ou conforto, bem estar que nos leva a comprometer com um sistema que nos impulcionsa através de uma simples musica melancólica ou do bater de um instrumento. Sou músico e conheço esse lado capaz de influenciar, e gosto muito da influenicia de fazer com que as pessoas mudem para um caminho melhor descobrindo a riqueza que dentro de si. Buscar uma vida melhor e acredito que também que esse produto pode trazer para as pessoas uma qualidade de vida melhor, mas acredito que deveria ser um produto com um custo mais baixo, para que pudessem mais pessoas a terem acesso. A Qualidade de vida está naquilo que podemos escolher como sendo o melhor para o nosso dia a dia de vida. Acredito que tudo deve ser analisado com olhos criticos, para alguns dão certo e outros com certeza terá que buscar uma outra forma de sobrevivencia. Eu ainda acredito que o trabalho digno é abençoado. O sustento deve vir com o suor do nosso rosto.
    O trabalho é abençoado. Fiquem com Deus.

  35. augustohf permalink*
    05/04/2008 0:53

    “Olá Pessoal,
    Li toda a matéria do Herbalife e também todo o comentário, não faço parte de nenhuma rede, mas o que aprendi em toda minha vida até hoje é que as pessoas são movidas por sentimentos/emoçoes, tudo nos influenciam ou para o bem ou para o mau”.

    Concordo contigo nessa parte.

    “Enfim conheço pessoas que estão bem em vários negócios que se propos a fazer, eu sou muito emotivo, mas ninguem ainda conseguiram me convencer a entrar no sistema de rede, todos que participei sempre me pagaram e convite especial. Em análise posso observar e avaliar o quanto pode dar certo pra mim”.

    Fico feliz que ainda não tenham conseguido te convencer. Dê uma olhada nessa entrevista aqui, e depois me fale qual é sua opinião sobre ela.

    http://industriadadecepcao.wordpress.com/2008/04/01/entrevista-jon-taylor/

    “Acredito que temos a oportunidade de avaliar antes de darmos um passo, não deve ser a nossa necessidade, a falta de dinheiro ou conforto, bem estar que nos leva a comprometer com um sistema que nos impulcionsa através de uma simples musica melancólica ou do bater de um instrumento”.

    Vc disse bem: NÃO DEVE SER!! E se vc consegue fazer isso, ótimo!! O que ocorre, de fato, é que não é assim que os acontecimentos se desenrolam par a maioria das pessoas envolvidas nesse sistema. Essa maioria não possui oportunidade de decidir, de avaliar antes de dar um passo: a coisa é feita pra que justamente a pessoa não use a razão, e seja sim fisgada pela emoção que os sonhos trazidos pelo “empreendimento” irá proporcioná-la. Isso geralmente é feito com o suporte de laços afetivos, familiares, de amor ou amizade, que neste caso são subordinados à força motriz do sistema para recrutar pessoas. Vc parece que fixou apenas na parte da música, e se esqueceu um pouco da questão do desvio intencional da atenção, que está por trás de transes hipnóticos e da mudança de percepção das pessoas, em curto espaço de tempo, acerca da realidade que a envolve.

    “Sou músico e conheço esse lado capaz de influenciar, e gosto muito da influenicia de fazer com que as pessoas mudem para um caminho melhor descobrindo a riqueza que dentro de si.”

    Bom que você conheça e admita a capacidade da música para influenciar pessoas. E que goste de influenciar as pessoas no sentido de fazerem-nas buscar um caminho melhor. Acontece que não é através do multinível que vc fará isso, de forma sólida. Será apenas de forma aparente, apenas por algum tempo (na Herbalife, por exemplo, esse tempo dura menos que 14 meses para mais de 98% das pessoas que com ela se envolve; centenas de outras empresas de MMN não ficam atrás. Vc terá trabalho para buscar por uma empresa de MMN que não dê prejuízo para a esmagadora maioria que com ela se envolve. Será como garimpar um diamante em um local que essas pedras escassearam. Leia o relatório de 90 páginas contra a HBL que vc entenderá isso que lhe digo ( http://www.doomedbydesign.com )

    “Buscar uma vida melhor e acredito que também que esse produto pode trazer para as pessoas uma qualidade de vida melhor, mas acredito que deveria ser um produto com um custo mais baixo, para que pudessem mais pessoas a terem acesso. A Qualidade de vida está naquilo que podemos escolher como sendo o melhor para o nosso dia a dia de vida”.

    Bem, qualidade de vida pode ser conseguida com mudança de hábitos alimentares, exercícios físicas, mudança na maneira como a pessoa encara a vida, e não necessariamente com um produto específico. E não é só o preço alto que é o problema. O problema maior é que esse sistema da Herbalife, além do MMN em geral, funciona de modo que a esmagadora maioria das pessoas por ele envolvidas perca dinheiro (as que encaram-na como um “negócio”). Faz parte da própria natureza desse sistema que pessoas percam dinheiro e até amizades, a dignidade e o respeito das outras pessoas, independentemente de nossa boa vontade, de nosso amor, de nosso desejo para que o rebento prospecto atinja a felicidade. Dê uma olhada nos posts abaixo e entenderá o que quero dizer:

    http://industriadadecepcao.wordpress.com/2008/01/21/os-lideres-mentem-os-numero-nao/

    http://industriadadecepcao.wordpress.com/2007/12/31/grupos-de-marketing-que-vendem-somente-sonhos/

    http://industriadadecepcao.wordpress.com/2008/03/30/depoimento-forever-living/

    http://industriadadecepcao.wordpress.com/2008/03/08/autoridades-portuguesas-confirmam-que-a-agel-e-um-esquema-em-piramide/

    http://industriadadecepcao.wordpress.com/2007/11/02/sofismas-e-mais-sofismas-utilizados-nos-%e2%80%9ctreinamentos%e2%80%9d-e-scripts-da-herbalife-reproduzidos-pelos-seus-vendedores-e-de-mmn%e2%80%99s-agressivos-similares/

    “Acredito que tudo deve ser analisado com olhos criticos, para alguns dão certo e outros com certeza terão que buscar uma outra forma de sobrevivencia. Eu ainda acredito que o trabalho digno é abençoado. O sustento deve vir com o suor do nosso rosto.
    O trabalho é abençoado. Fiquem com Deus.”

    Concordo que se deve olhar para a questão com olhos críticos. Por isso é que digo que somente para uma minoria ínfima a “coisa” dá certo, e para a esmagadora maioria só restam as dívidas, lamentações, às vezes até trauma, raiva, por toda a empulhação e enganação sofrida. Recomendo novamente a leitura da entrevista com o Jon Taylor e dos links nela contidos.

    Realmente o trabalho digno é abençoado. O problema é que, para o MMN, isso não ocorre. Pq por mais que você se esforce para fazer seu trabalho da forma que VC ACHA correta, a partir do momento em que vc resolva “ajudar” as pessoas, trazendo-as para dentro do sistema, essa percepção cai por terra, pois vc terá lançado essa pessoa num turbilhão em que a possibilidade dela perder está em patamares elevados. Quer dizer, ao levá-la para dentro do sistema, ao invés de ajudá-la vc prejudica-a indiretamente, mesmo sem querer prejudicá-la. Vc se comporta apenas como o veículo para a realização daquilo pelo qual o sistema existe e funciona.

    E te digo mais uma coisa: se vc está inclinado a entrar para um MMN, é pq já foi fisgado, de alguma forma, por alguma idéia contida lá dentro. No seu caso, influenciando as pessoas a mudarem para um caminho melhor descobrindo a riqueza que dentro de si. Um convite para que essa “pessoa” descubra o mundo da auto-ajuda, um dos pilares da “lógica motivacional” contida nos eventos dessa empresas!! A “equação” imaginação X motivação = fé + expectativa + DESVIO INTENCIONAL DA ATENÇÃO está também funcionando em vc!!

    Realmente essa “equação” é “tiro e queda”!!

    Abraços

  36. Elder permalink
    07/08/2008 11:17

    A todos,

    Realmente devemos ter cuidado ao avaliar o negócio Herbalife.
    Essa história de que é fácil e vai dar certo tem uma conotoção extremamente fantasiosa e dissuasiva.
    Não há negócio fácil, existe sim: trabalho sério e rigída administração das finanças. Nos STS’s é pura venda de ilusão!!!!!!!!!!
    As pessoas saem de um evento desses achando que se não fizer Herbalife, não serão vitoriosas. E é falsa a idéia de que os outros negócios vão acabar e ser substituídos pelo MMN.
    A propósito existem pessoas que são realmente éticas e tomam cuidado com o que falam e promovem – conheço uma – mas a grande maioria dos up-liners não tá nem aí, resumem a conversa em investir na Supervisão e Construtor de Sucesso e depois te abandonam a própria sorte.
    Todo negócio sério tem seu riscos e custos inerentes, e todo empresário que se prese analisa os prós e contras do negócio que deseja desenvover. Na Herbalife, é só fazer o que ensinam no STS. Isso é um absurdo total!!!!!!!!
    Cadastrei-me há um ano e cheguei a patrocinar dua pessoas, mas, como estou arrependido pelo que vi e ouvi.
    Os GET’s e WT’s não gostam de ser questionados e ainda tornam-se mal educados e grosseiros se voçê insistir nos questionamentos – isso aconteceu comigo!!!!!!!!!!! Ontem de manhã, aqui em Manaus.
    Uma franquia séria possui estudos de mercado disponível aos interessados e se o futuro franqueado deseja iniciar o negócio há o acompanhamento para início do negócio – treinamento operacinal e até financeiro em alguns casos – tudo para diminuir as chances de falha do empreendimento.
    Na Herbalife o que tenho visto é gente arrogante e presunçosa em afirmar que possui ganhos fantásticos, afinal tudo é maravilhoso nesse negócio.
    Fui inclusive duramente humilhado por dois desses ditos líderes do negócio, que antes tratavam-me muito bem, ora, se eu vou investir uma quantia alta, tenho que saber tudo a respeito para que dar certo.
    Estou muito decepcionado com a ética na Herbalife e é uma pena que muitas pessoas estejam sendo prejudicadas. A empresa deveria investigar esses problemas e tentar resolver junto a seus distribuidores, isso certamente daria credibilidade maior ao negócio.

    Abraço a todos

  37. Patrick Martins permalink
    26/02/2009 17:52

    Poxa, que matéria fantástica. Não tinha lido ela ainda, mesmo tendo mais de um ano de blog.

    Vale o up, para que esse depoimento esclarecedor esteja mais acessível.

    • Renata permalink*
      26/02/2009 20:15

      Tambem gosto da abordagem este post.
      A existencia da HBL, por tanto tempo, pode ser creditada, dentre outros fatores, a programação neurolinguística.

  38. 17/03/2009 16:16

    ja acreditei nesse negocio, não me dei bem, mas não culpo ninguem para alguns deu certo, oa perseverança ajuda muito, precisa de muito tempo de dedicação e ter sorte muita sorte não é qualquer pessoas que pode comprar esses produtos e pagar, então ou vc tem pessoas que tenham dinheiro e acreditem em vc ou vc fale literalmente fale mesmo…

    • Renata permalink*
      17/03/2009 20:19

      pode culpar o modelo de negócio sem dó nem piedade. A coisa funciona para menos de 5% dos participantes….

  39. 21/03/2009 2:40

    Me decidi – no próximo domingo vou a um STS para ver esta lavagem cerebral da Herbalife. Ao voltar posto minhas opiniões aqui.

  40. Fernando (Augusto) permalink*
    23/03/2009 20:15

    “Agora sejam honestos, se não fosse os encontros (não me refiro a parte da motivação, estas técnicas são usadas para motivar vendedores e gerentes de vendas de toda empresa de Venda Direta, seja AVON, NATURA ou até GOLDEN CROSS – eu me refiro a parte da ENGANAÇÂO e DESESPERO em fazer vc comprar a tal “supervisão” – tem pessoas que vendem até carro para isso), a mentirada, os carros (carrões com o adesivo da Herbalife comprados a parcela a perder de vista por gente que não tem como paga-los – coisa mais ridícula impossível), as esquivas na tentativa de mascarar as falhas, a tentativa de fazer vc comprar a “supervisão” (R$ 10.000 no minimo).”

    ———————– Aí é que tá: sem eventos como STS, seminários etc dificilmente alguém compra a supervisão. Esse sistema de prospecção é fundamental para o crescimento do faturamento da Herbalife pelo mundo afora.

    O problema aqui tá no fato que vc dissocia, nesse caso específico, motivação de enganação. Motivação e enganação num sistema como esse são indissociáveis. São como unha e carne. A técnica é utilizada, em um primeiro caso, justamente para provocar uma mudança rápida no sistema de crenças do prospecto, mudando a visão de mundo desse DENTRO do evento; em um segundo caso, é utilizada para fornecer a coragem necessária para aqueeele futuro prospecto, que já possui uma forma de pensamento que casa com aquilo que é vendido nos eventos, tome a DECISÃO, a ATITUDE de entrar para o sistema e seguir suas diretrizes. Só que, daí para frente, ela se deparará com os limites do sistema, que condena mais de 98% a não ganhar um centavo sequer. Quer dizer, o sistema de “motivação”, na verdade, é um sistema utilizado para manipular a entrada e manipular as ações das pessoas em um sistema que, para os consumidores/distribuidores, está fadado a ruir.

    Diferentemente da AVON, Natura ou Golden Cross. Por serem empresas que operam EM UM ÚNICO NÍVEL, o problema de se debater com a demanda é diferente de uma empresa como a Herbalife. Nesta, os maiores compradores da empresa são os próprios distribuidores, e não o consumidor final!! Na AVON, por exemplo, a possibilidade do vendedor perder dinheiro é quase nula: a venda é feita através de uma encomenda (o distribuidor não precisa fazer estoque). Nesse caso, qquer motivação visando aumentar a produtividade do vendedor não fará com que ele incorra em perdas financeiras. Não há manipulação nesse caso.

    Em outras palavras, a todo o momento somos influenciados e influenciamos também, conduzidos que somos por motivações que trazem consigo INTERESSES, dos mais variados tipos: podem ser financeiros, altruístas, de disputa etc. A questão que fica é: sob quais bases estão assentados esses interesses? Quais são as consequências desses interesses e sua realização para uma coletividade? Aí é que tá.

    “Se não fosse isso tudo a Herbalife seria o que é hoje?”

    ——————- Não, dificilmente seria. Dê uma olhada nesse texto:

    http://industriadadecepcao.wordpress.com/2007/10/12/a-herbalife-e-conivente-com-a-pilantragem-de-varios-de-seus-distribuidores/

    E boa sorte no evento!!

  41. SANDRO permalink
    10/08/2009 17:54

    olá tenho uma dúvida: essa lavagem cerebral pode ser revertida? tenho um irmão que está com problemas serios por causa dessa maldita FOREVER..problemas mentais.

  42. Fernando (Augusto) permalink*
    11/08/2009 0:23

    olá tenho uma dúvida: essa lavagem cerebral pode ser revertida? tenho um irmão que está com problemas serios por causa dessa maldita FOREVER..problemas mentais.

    ——————— Bem, via de regra, a solução pro seu irmão seria uma overdose de Haldol!! Agora, se vc não tá de sacanagem ao escrever isso, precisa postar aqui o que exatamente aconteceu com seu irmão, pra podermos sugerir alguma coisa ou alguma técnica pra vc colocar uma pulga atrás da orelha do seu irmão e começar a reverter esse quadro.

  43. Luk HBL permalink
    24/10/2009 18:56

    Eu faço parte da HBL ha 11 meses.. nao tive tempo.. pra entrar ainda nesses links postados aki nu site.. mas tb depois de ve-los com certeza nao terei funadamentos para explicar os mesmos!
    A unica coisa q vim compartilhar aki.. é que sou um garoto de 19 anos agora, só tenho o segundo grau, nao tenho cursos nem faculdade.. e com certeza nao estaria hoje ganhando no mercado tradicional, o que ganho hoje na Herbalife, cerca de R$1500.. R$ 2000,00 reais/ mês sem digamos “nenhum preparo” hj estou na posição de supervisor, nao desembolsei (até pq nao tinha) 10.000R$ para isso.. me tornei supervisor em linha, e as sete pessoas q entraram na empresa atraves de meu convite para participar de um STR (um dia só de evento, custo 55,00 R$) estão felizes uma fazendo HBL em periodo integral como eu, e as outras todas fazendo parcial ganhando sua renda extra, e cada uma no seu canto, ninguem vendeu nada, fez emprestimo, nem nada dessas coisas “absurdas” citadas nesse blog, então não estou aqui denfendendo nada, nem que a HBL é ruim, nem que é o melhor negocio do mundo, só escrevi pq li todos os depoimentos e fiquei impressionado com o impacto q algumas pessoas tiveram ao ir em um STS, evento do qual eu ja fui, nao achei nada demais.. achei ateh legal, nao desemcolsei 10,000R$ por ter ido lá e mesmo assim estou aqui vendo meu negocio crescer, e ganhando um valor que nao é muito alto, mas dentro do mercado tradicional (sendo novo e sem experiencia) não estaria tendo esses rendimentos.

    Abraço a todos e Sucesso

  44. 04/11/2009 21:45

    Volto aqui para deixar uma dica, procurem pedir que a pessoa que te convidou, caso Supervisor te consiga o cadastro mais barato e não façam empréstimos jamais, isso sim eu concordo que se for insistido deve ser denunciado, os produtos são bons, devemos nos suplementar nos dias de hj, quem quiser vende pode arriscar, pegando um catalogo e fazendo a venda e pedindo ao seu Supervisor, mas não entrem em empréstimos pra comprar 1.000 ou 4.000 pontos. Dou palestras e uma de orçamento doméstico até ensino quais casos é melhoro aluguel doque a casa própria, porém pegar empréstimo para a aquisição do produto sem a garantia da venda imediata é estupidez.

  45. Claudio Rosa permalink
    07/03/2011 13:58

    Tambem participei de uma STS em Campinas em 2.002 ( acho ! ) . Conheci o Supervisor atraves de um anuncio de jornal. Empolgado, fomos ( havia outros interessados ) para Campinas/ SP. A reuniao aconteceu em um Hotel 5 estrelas da cidade, classe AA !!!!!!
    No amplo estacionamento do hotel so havia carros importados, ou nacionais de alto valor, todos com inscricoes Herbalife, etc. Foi verdadeiramente um show a apresentacao, bem ao estilo norteamericano !!! A ideia principal dos distribuidores era arrebanhar maior numero de incaustos entre os presentes na plateia !!!! Som muito alto, telao mostrando maravilhosas viagens maritimas ao redor do mundo, iates, Ferraris, lindas mulheres etc. !!! O valor de epoca era proximo de R$ 9.000,00, que eu devia pagar no ato, para continuar no programa, etc … O truque e nao dar chance ao interessado, de pensar, refletir sobre o negocio. Eh claro passado o entusiasmo, apos refletir sobre o negocio, esqueci do assunto. Fui procurado pelo distribuidor inumeras vezes, ate que ele desistiu de me procurar. Foi a melhor coisa que fiz. Nao aderir ao sistema Herbalife ….

    • 25/03/2013 18:49

      Claudio, porque o melhor foi não aderir? Se você tivesse aderido, TRABALHO MUITO, e tivesse conseguido obter sucesso, será que ainda NÃO ADERIR AO SISTEMA HERBALIFE fosse a melhor opção?
      Fui a um STS e saí de lá com entusiasmo enorme, entusiamo que eu gostaria de ter quando acordo e levanto para ir ao trabalho!
      Deixo claro que quando estive lá, achei muitas coisas desnecessárias, me senti um pouco envergonhado de estar presenciando aquilo tudo, acho que não há a necessidade de tanta POMPA quando um palestrante sobre ao palco, quando os supervisores vão “pegar autógrafo”, muita coisa lá não precisava existir para convencer alguém de que é possível ganhar dinheiro.
      Tenho em mente que não basta comprar o kit de SUPERVISOR para ganhar muita grana. Eu passei a usar os produtos e emagreci 4 kg em 20 dias, com saúde, pois fiz exames recentes que não apontaram nenhuma ANORMALIDADE, fiquei feliz!
      Nisso, de perder peso rapidamente, logo que comei a usar os produtos eu me cadastrei para consumir com desconto e em uma semana, sem bater de porta em porta, vendi em torno de mil reais em shakes e chás, para pessoas que viram meu rápido resultado!
      Para muito vai parecer que já estou falando como um deles (herbalifes), mas me animei mto com o resultado do meu corpo e recomento, os produtos são ótimos e dão realmente resultado e se deu cmg, pq nao dar com outras pessoas?
      É claro que alguns vao gostar, outros não, por isso que existem marcas diferentes no mercado para qualquer produto que se compre!
      Eu, acredito se tratar de algo bom, pois caso contrário não se sustentaria por mais de 17 anos no país e tampouco a quase 40 anos no mundo!
      O que eu quero passar para quem esta interessado ou não é que os produtos realmente são de excelente qualidade, conheço pessoas saudáveis que consomem a mais de 8 anos e que há muita gente que ainda nem conhece o produto, ou seja, há consumidores para se vender muito, inclusive lucrando com o marketing multinível, que por si só é GENIAL e todos tem de concordar.
      A respeito das técnicas usadas nos STS’s, concordo que achei algumas coisas exageradas por demasia, porém se pensarmos que a empresa tem 17 anos de mercado no Brasil e prefere assim recrutar seus distribuidores e supervisores, é porque desse jeito dá resultado!
      Vi muitos comentários a respeito e no que participei no último final de semana, vi que de 2008 pra cá, algumas coisas mudaram em relação ao que foi escrito e a base, nota-se que é a mesma.
      Sendo assim, compartilho minha experiência em ter obtido resultados excelentes com o CONSUMO do produto e estou disposto a me tornar um supervisor e tentar, paralelamente ao meu trabalho, vender os produtos para as pessoas que precisam, mesmo porque, apenas com os 4 kg que perdi, sem procurar ngm, vendi praticamente mil reais em produtos!
      Sinto que depois do STS’s mudei meu discurso um pouco, talvez parece que eu esteja treinado a convencê-los, mas acontece que eu faria toda aquela festa que eu vi fazerem se daqui alguns meses eu começar a ganhar um bom dinheiro extra!
      Uma coisa é certa, precisamos de profissionais médicos, nem todos podem ser médicos senão não haverá quem faça nosso MC DONALD’s, nem todos podem ser apresentadores de TV, pois senão não haveria espaço para todos nas televisões e nem público suficiente e digo que nem todos irão vender herbalife, uns por não acreditarem e outros por não se interessarem e também nem TODO O PLANETA irá consumir os produtos, não por serem ruins, mas por questão de gosto.
      Prefiro a COCA COLA do que a PEPSI e certamente muitos discordarão e muitos concordarão cmg!
      É um pensamento meu e a conclusão de que tiro é que a Herbalife tem produtos de alta qualidade e seu plano de venda é atraente e pode dar certo com muito trabalho e há a possibilidade de ganhar muito dinheiro, ainda mais agora que as pessoas parecem mais preocupadas com sua saúde, ou seja, se produtos são bons e há interesse em produtos do tipo, há mercado a ser explorado em abundância!
      Há riscos também e não estou isento deles, mas se há a possibilidade de tentar, vale o risco, vale a experiência e espero em alguns meses voltar aqui e contar a minha experiência positiva com o negócio, pois com os produtos ja venho tendo!
      Obrigado pela atenção!

    • Renata Lima permalink*
      25/03/2013 21:57

      “Fui a um STS e saí de lá com entusiasmo enorme, entusiamo que eu gostaria de ter quando acordo e levanto para ir ao trabalho!”

      Fora de controleeeee!!!!!!!

      Agora, sem brincadeira, se não fosse a lavagem cerebral feita nestes eventos, hbl não existiria, eu acho.

      Sobre produtos, há controvérsias. Já usei e achei ineficaz. Conheço mais gente que também achou uma porcaria. Tem gente que acha ótimo e embarca nesta, negócio que prejudica em torno de 99% de quem participa, com ou sem produto que preste. Negócios de recrutamento são lesivos pra maioria, isto é estatística.

      Boa sorte.

    • 25/03/2013 22:15

      Renata Lima,
      Poderia me apresentar de onde tirou a informação de que 99% das pessoas se prejudicam na Herbalife?
      Fique claro que não estou defendendo, mas gostaria de saber de onde vem esse número, qual a fonte confiável? Não estou mentindo que perdi peso, não teria o porque! Perdi 4 kg em 20 dias, achei muito bom o resultado e ainda uma pessoa que me acompanha num Espaço que serve os shakes, ganhou 1 kg de massa magra.
      Conclui-se que é tanto pra quem eh gordinho como pra quem é abaixo do peso.
      Sobre os resultados insatisfatórios que você obteve, não posso fazer qualquer afirmação, pois organismos são diferentes e reagem de maneira diferente, porém se seguir a risca o que é passado, é possível perder peso com saúde, e comprovo que perdi com saúde apresentando meus exames que não constaram nenhuma alteração maléfica!
      Do meu trabalho há mais duas garotas, uma que não gostou e outra que vai passar a usar a noite, no lugar da JANTA que ela NAO TINHA!
      Eu estou falando apenas em cima do que sei e do que presenciei, não posso falar pelos outros que não conheço mas certamente acredito que tanto na Herbalife como em qualquer outro ramo, existem sucessos e insucessos, e o SUCESSO depende da gente!
      Concordo que o marketing deles, a maneira como convencer as pessoas passa um pouco dos limites mas é eficaz com muitas pessoas!
      E o que eu percebi disso tudo é que a maioria que fala mal da herbalife não conhece os produtos ou se fizeram uso, não fizeram corretamente. NA MAIORIA das vezes, mas é claro que existem casos e casos!
      Outra coisa que gostaria de dar um exemplo é que, ao menos cmg, consegui mudar hábitos alimentares e faz sentido pois,
      Ao passar a tomar os shakes aos invés de almoçar no restaurante que eu almoçava todos os dias, por ser mais proximo ao trabalho, passei a sentir fome horas depois e comer algo saudável …. Antes, almoçando, eu comia do mesmo jeito a tarde porque os colegas tomavam café e eu acompanhava, sem contar que eu não conseguia e ainda não consigo comer devagar, ainda tenho esse defeito! Com o shake posso engolir em 2 segundos, por ser líquido acredito, ACREDITO que faça menos mal do que comer a comida como eu comia tão rápido …
      Ja tomava muita água antes, agora tomo mais ainda e tenho meu intestino funcionando melhor do que antes … Bem, nao tenho o que reclamar até então e espero não ter o que reclamar daqui a anos …
      Fica meu relato …

    • Renata Lima permalink*
      25/03/2013 22:25

      “Eu estou falando apenas em cima do que sei e do que presenciei, não posso falar pelos outros que não conheço mas certamente acredito que tanto na Herbalife como em qualquer outro ramo, existem sucessos e insucessos, e o SUCESSO depende da gente!”

      Não, em negócio de recrutamento você pode se matar de trabalhar, a chance de você ser bem sucedido é INFERIOR a um por cento. Vasculhe este blog que você encontrará diversas fontes desta afirmação.
      Este blog está ativo há 6 anos e você chegou agora. Sugiro informar-se um pouco mais sobre marketing multinível, começa pela FAQ, se aceita sugestão.

      Sobre não gostar de herbalife por conta de uso “incorreto” de produto, balela. Eu mesma usei corretamente o shake, chá, termo e não adiantou N.A.D.A.

      Não gosto de hbl porquê acho produtos caros, ineficazes e o modelo de negócio é predatório.

      Boa sorte em hbl….vai precisar.

    • 25/03/2013 22:32

      Conheço eu e mais uma pessoa que convive cmg e funcionou, voce é a que não funcionou, então 66% das pessoas que conheço obtiveram êxito e 33% não!
      Eu tenho um site de notícias e lá escrevo o que quero e Marketing MultiNível não é crime, senão me apresente a diferença do mono-nível que a torne uma atividade criminosa!
      Segundo, acho que além de sorte preciso ser competente o suficiente para conseguir obter êxito em qualquer ramo de atividade, você não concorda?
      Um pergunta, o quanto você conhece a fundo o MMN ? Poderia me responder sem pedir para eu pesquisar no site?
      A troca de informações, a discussão é sadia e eu aprecio qqr uma na qual se mantenha o respeito.
      Sobre não dar resultado, você pode acreditar que seu organismo reage diferente do meu e de outros tantos que tiveram bons resultados no uso???
      Sobre ser caro, vc se cadastra e tem 25% de desconto sem a obrigatoriedade de comprar sempre, nada mal, embora eu também ache que os preços não sejam os mais atrativos e também não sejam para todos os bolsos!
      Disso tudo, eu tenho para mim que o custo da produção dos mesmos é baixíssima, permitindo os lucros que são citados nos eventos …
      Fico no aguardo de suas respostas diretas e sinceras!

    • Renata Lima permalink*
      25/03/2013 22:53

      1) conheço mmn de forma profunda e analítica….exatamente por isto tornei-me crítica deste modelo de negócio

      2) não vou pesquisar o blog pra você, sorry, se quiser, encontrará informações que solicita (não tenho muito mais tempo do que você). O tempo que você gasta tentando ressuscitar debate exaurido pode ser usado para você estudar o blog.

      3) sua realidade PESSOAL não desqualifica o todo, então sua estatística e nada é a mesma coisa.

      4) Se quiser continuar debatendo, sugiro que observe nossas regras e atenha-se ao post – no mínimo.

      5) O blog não fala que mmn é criminoso.

      6) verifique em sua rede QUANTOS tornaram-se presidentes. Verifique por aqui qual o rendimento médio de distribuidor hbl (dica, foi um dos últimos posts), por aí você mesmo verá que a própria empresa dá uma “luz” sobre rentabilidade pra distribuidor (mínima, btw).

      7) vc sabia que a hbl está envolvida numa grande controvérsia acerca de seu modelo de negócios??? Tem tudo por aqui no blog, muito mais do que você ouviu em sts.

      Incrível como distribuidor gosta de discutir sem estudar….não seja mais um.

    • 25/03/2013 22:59

      Fiz perguntas pessoais a você e você não respondeu nenhuma!
      Incrível é uma palavra bastante usada no STS’s e falei de uma discussão saudável mas vc usou a palavra debate e discussão para NÃO RESPONDER MINHAS PERGUNTAS!
      A minha estatística é nada? Ao menos comprovei de onde veio, já você não se esforçou nenhum tanto para me dizer de onde tirou as suas, fonte DUVIDOSA?
      Outra coisa é também vc dizer que conhece a fundo o MMN, baseou-se onde para conseguir estudar?
      A herbalife fornece os dados negativos dela? Sim, negativos, pois toda empresa tem e nao importa a maneira como trabalhe …
      Acho que nenhuma empresa fornece dados negativos pra ngm!!!! De onde tirou os seus???

    • Renata Lima permalink*
      26/03/2013 9:10

      Todos os nossos estudos estão no blog, infeliz. Se´está com PREGUIÇA de estudar o negócio que você se meteu, problema seu.

      Quer me chamar de mentirosa??? Vá em frente, aposto que pelo menos METADE dos nossos 4000 leitores DIÁRIOS tem mais disposição para obter informação do que você que chegou atrasado, desinformado e NEM CONSEGUIU constatar o óbvio. Herbalife não serve pra quase ninguem.

      Chega de espezinhar, ou vem debater com o que temos ou vai arrumar outro mensageiro pra atacar. Vá ficar fora de controle em outro fórum. Vasculhe o “the truth”, vasculhe o pyramid alert, vasculhe o blog da coenen, vasculhe OS NÚMEROS FORNECIDOS PELA PRÓPRIA HERBALIFE, que tal vasculhar o estudo do ackman também??? Seja produtivo antes de começar a atazanar o mundo pra empurrar este monte de produto caro!!!!!!!

    • Renata Lima permalink*
      26/03/2013 9:14

      “A minha estatística é nada? Ao menos comprovei de onde veio, já você não se esforçou nenhum tanto para me dizer de onde tirou as suas, fonte DUVIDOSA?”

      se vc duvida de sua empresa, problema seu. Sim, a sua estatística é NADA, não tem fonte, é pessoal e não podemos comprovar. Os números fornecidos pela PRÓPRIA HBL podem ser questionados por você, que tal??? Onde estão estes números??? Postados aqui, postados internet afora. Deixa de ser preguiçoso e querer empurrar a SUA REALIDADE de distribuidor recém iludido pro todo. Que lavagem hein?? Ficou fora de controle mesmo….kkkkk

      Não volte aqui. Ou estude ou chega de murrinha.

    • Fernando permalink*
      26/03/2013 15:34

      Meu filho, preste atenção: sua forma de se expressar mostra claramente seu ADESTRAMENTO pelo sistema da empresa:

      “Sinto que depois do STS’s mudei meu discurso um pouco, talvez parece que eu esteja treinado a convencê-los”

      —————— Sinal cristalino de adestramento. E é presunção sua querer convencer “cobra criada”, careca de estudar esse sistema e de conhecer seus clichês e técnicas de persuasão e manipulação mental – i.e. lavagem cerebral-, que ele é uma boa, que compensa comprar seus produtos e blábábá. Os produtos deram certo para vc, não dá certo para todos. Organismos diferentes possuem necessidades diferentes. Ponto.

      mas acontece que eu faria toda aquela festa que eu vi fazerem se daqui alguns meses eu começar a ganhar um bom dinheiro extra!”

      —————– preste atenção: Essa “festa” (palhaçadas deprimentes) fazem parte de todo um contexto para recrutar pessoas para um sistema em que a esmagadora maioria não ganha dinheiro, como disse a Rê. Vc pode ganhar uns cobres vendendo shake, por conta de seu resultado de emagrecimento, que deve ter sido visível, e por conta de parte de seus contatos ter alguns cobres para comprar produtos. Agora, se vc resolver RECRUTAR pessoas com base em clichês, falácias da antiguidade e da ignorância, vc será CO-RESPONSÁVEL pelas perdas deles, e não adianta depois jogar toda a responsabilidade pra cima deles dizendo que não trabalharam direito, não foram persistentes e consistentes etc, senão vc estará sendo mesquinho, pilantra, safado, vagabundo, indigno. Pense nisso e leia o seguinte texto abaixo:

      http://industriadadecepcao.wordpress.com/2007/11/02/sofismas-falacias/

      Quanto aos números, estão límpidos nos posts que temos no site acerca da Herbalife. Olhando apenas no lado direito dessa página vc encontrará dois sobre a Herbalife. Vc está verdinho, na fase do glamour, e é a mais pura demonstração daquilo que está escrito nesse post mesmo. Leia os posts, procure se informar melhor sobre aquilo que está a defender. Vc não foi o primeiro e não será o último a aparecer neste blog com um discurso parecendo receita de bolo.

      Ai… persuasão e manipulação mental fazem o indivíduo perder o discernimento.

  46. Alba Valéria permalink
    21/03/2011 0:37

    OLá, achei muito interessante esse blog, os conteúdos sobre PNL, muito bem elaborado. Sou jornalista e há cerca de 3 anos tive meu primeiro contato com herbalife.O que mais me perguntavam as pessoas que tomavam o shake é se funciona de verdade. e eu afirmo que sim. Emagrece com certeza, porque qualquer pessoa que deixe de comer o que quer que seja que comia antes e passe a tomar um shake de 120Kcal para substituir uma refeição vai emagrecer, é óbvio. Como negócio, sempre achei muita pompa, muito americanizado. Uma promessa de enriquecimento bastando trabalhar de acordo com o sistema. Percebo que, na verdade, para quem não tem qualquer qualificação profissional , uma possibilidade de ganhar 1000 reais por mes que seja, sem trabalhar 8 horas/dia, com um investimento de uns 500 reais iniciais, com poucas horas de trabalho é um atrativo bastante grande. Quanto ã questão do recrutamento, com certeza, é necessário ampliar os pontos de venda de shake para obter um rendimento maior, a menos que vc seja um super-herói que consiga sozinho servir 100 shakes/dia. Cada nutrição leva em média 6 minutos para ser preparada, ou seja, no horário de almoço, por exemplo, uma pessoa sozinha consegue preparar 20, em média, já que tem o tempo de atendimento, e o de lavar o liquidificador, além da decoração dos copos.Se vc servir 20 de manhã, 20 a tarde e 20 a noite, são 60 unidades, com um lucro para o iniciante, distribuidor, de 25% e ao custo de 6 reais. Sobrou 1,50 de lucro bruto. Daí ainda tem de ser descontado o copo, canudo, canetinha, luz, água, gelo, aluguel do espaço, investimento em balcão, liquidificador, isopor ou geladeira, mesas, cadeiras, ou seja, é um estabelecimento comercial. Ao final de tudo isso, o distribuidor já trabalhou 6 horas por dia, mais o tempo de deslocamento, combustível. Ao colocar na balança, na ponta da caneta, sobra muito pouco. Como entra dinheiro todo dia a pessoa tem essa falsa idéia que sobra…

  47. Casada permalink
    27/03/2011 1:42

    Adorei ler o conteúdo desse blog, pois, estava precisando de informações como essas, graças a Deus não caimos nessa porque nunca acreditei em dinheiro fácil assim. Mas seria interessantes as pessoas procurarem a justiça e divulgar nos noticiários para que outras pessoas iludidas possam cair nessa tremenda inganação. Obrigada.

  48. 30/11/2011 10:09

    Adorei o artigo, já estava estudando PNL antes de ler esse artigo, inclusive fui em um retiro esperitual no final de semana do dia 26/11/2011.
    Enfim, acredito que as conversas estão tomando um outro rumo, que não é do propósito desse artigo.
    Fui no retiro, por já conhecer algumas técnicas de PNL e ter bons conhecimentos de palestras, teve coisas boas que aprendi no retiro que vou levar comigo, mas teve momentos que ficou claro a tentativa das pessoas em agariar (eles chamavam de converter) mais pessoas para a sua Igreja. Nesses momento eu me bloquiei, até saí do recinto. E percebi como que essas ações entravam na mente das pessoas alí envolvidas e incorporavam em suas mentes todo aquele conteúdo. Como uma lavagem cerebral mesmo. Utilizando todas as técnicas e maneira descritas nesse artigo.

    Depois que li esse artigo, fui identificando todos os itens com as lembranças e experiencias do retiro. Eles fizeram certinho lá no retiro, nada foi por acaso.

    Um exemplo disso, foi em um momento que o padre pede para que as pessoas que estavam com tontura fossem lá para frente. Eu estava com tontura, mas não fui lá pra frente. Eu estava com tontura por que eles aumentaram muito o volume das caixas de som, estava com dor de cabeça e a minha labirintite estava me atacando.
    Quase que todas as pessoas do retiro foram lá pra frente, e com isso eles faziam as pessoas acreditarem que estavam com algum problema e que seriam curadas no final do processo, ou seja, após diminuir o volume e colocarem um pouco de silencio no ambiente.. é claro que a dor vai passar!

    Ou seja, aprendí e vivenciei várias técnicas do PNL e aprendi muito em identificar essas técnicas durante uma palestra, para que em um futuro, possa utilizar todos esses conhecimentos se for necessário.

    Eu acho que as discussões que deveríamos estar fazendo aqui é no enriquecimento profissional e pessoal, nas ideias do PNL, em como aplicá-las e não em falar mal de uma empresa ou de um tipo de Igreja.

    Abraços à Todos. Quem quiser conversar comigo sobre PNL e essas experiencias, estou à disposição.

  49. 30/11/2011 13:21

    No mundo individualista devido a corrida e conquista de bens materiais e poder de influência pelo valor econômico…entendo que fica dificil para a maioria conquisatar pessoas por ajuda-las. Cada um corre atraz do seu probleminha, pensando um dia ter condições de comprar o que quiser e ficat finaceiramente bem. Mas a midia é forte e defende os donos do dinheiro que promovem mundialmente esta corrida maluca, e lógico aparecem pessoas bem defnsoras deste sistema, pois elas justificam os objetivos não importando os meios.
    Mas realmente quem absorve com serenidade o lado bom da Herbalife, como no meu caso, o motivo maior é reeducar alimentação saudável e daí habitos saudáveis de vida. Isto significa pessoas que tem os valores humanos e da natureza como superiores aos valores financeiros e do extremo materialismo.

    • 01/12/2011 12:55

      Interessante. Mas a Herbalife tá pouco se lixando pra isso, sabia? Pra ela acima de tudo está o dinheiro mesmo e pronto.
      Quanto ao fato de fazer uma reeducação alimentar e promover assim uma vida mais saudável, é muitíssimo mais barato fazer isso sem herbalife.
      Comer frutas, verduras, ingerir maior quantidade de fibras através de produtos integrais, ingerir omega 3 comendo peixe. Tudo isso é infinitamete mais barato e mais saudável que Herbalife! Mas já que estamos falando de produtos enlatados, ok.
      Ensure: composto alimentar que substitui refeições e é utilizado para casos de desnutrição. 3 vezes mais barato que o shake da Herbalife
      Sustagen: Possui todas as vitaminas e minerais necessários no dia-a-dia e custa de 3 a 4 vezes menos que o shake da Herbalife.
      Neston: Solução pratica e rápida para alimentação, contém vitaminas, minerais e fibras (não tanto quanto os citados acima) e custa de 5 a 6 vezes menos que o shake da Herbalife.
      Quanto custa uma sopa pronta de saquinho no supermercado? Entre R$ 1,50 e 3,00. E quanto custa essa mesma sopinha se for da Herbalife??? R$ 25,00!!!!
      Sendo assim, quero que a “alimentação saudável” da Herbalife vão para… e pro diabo que a carregue!!!

  50. Carlos permalink
    19/12/2011 20:02

    Puxa vida essa cantora “Tina Turner” que canta “Simply the Best” é realmente fantástica! Conseguiu fazer uma música capaz de influênciar as pessoas de tal forma que estou abismado!!! melhor parar de ouvir! rsrs

  51. alceu permalink
    30/01/2012 2:23

    a lavagem cerebral é muito potente, já vi de perto.abraço

  52. 13/11/2012 21:15

    obrigada pelo esclarecimento;sou do interior ;meu primo caiu nessa e perdeu casa ,carro ,ponto de taxi , e muito mais ;por uma ilusao;herbalife

    • Fernando permalink*
      14/11/2012 15:46

      Ok. Infelizmente é isso mesmo que acontece. Que ele consiga se recuperar desse baque.

  53. Felisbertosurf permalink
    22/02/2013 1:08

    Ô… é tão simples. A frustração do ser humano é tão grande. Observem os senhores como o assunto rendeu. Alguém planta uma ideia e vende a todo custo essa ideia como se fosse a maior de todas as verdades. Pois bem. Muitos são influenciados por qualquer proposta, principalmente quando essas envolvem o capital. Reparem os Senhores e Senhoritas que aqui vagueiam, o que vimos até aqui foram construções e desconstruções. Quando me convidaram para uma farra dessas e o convite partiu de dentro da minha própria casa eu recusei e disse que não acreditava, pois além de ter que vender muito ainda teria que ficar enchendo a paciência dos outros que possivelmente eu iria querer conquistar, seja para adquirir o produto ou seja para torna-lo um membro da “tribo”. Dizia: Saia dessa onda. Quer ter saúde? Vá correr, andar, praticar um esporte. Li aqui que nos dias de hoje precisamos de um suplemento. Realmente precisamos de um suplemento mental, só se for. É a tal conversa, vamos consumir tal produto que vai nos fazer bem. Isso é psicológico. Um exemplo: Se beber não dirija. Claro, mas pode usar essa droga devastadora. Se fumar um baseadinho vai preso porque é uma droga. Reparem como os brasileiros gostam dos americanos, que são os grandes causadores das piores manias que se vê por aqui. A maioria das pessoas que vendem esses produtos ou suas idéias nem se dão conta do quão são adestrados e como diz, não adianta que oprimido vira opressor, salvo raras exceções. Se você quer subir na vida não pise em cima das pessoas. Poderíamos nos unir por causas mais relevantes. O problema é que muitos são corruptos e hipócritas. Quer vender “rebalife”, comprar ouro, escrever, mentir, omitir, enganar, se achar melhor e qualquer outra coisa que queira fazer? Vá, faça o que tu queres. Nada melhor do que o tempo. Aliás, meu tempo já esta quase esgota por aqui. Caso a situação dos brasileiros fosse diferente, a desigualdade não fosse como é, com certeza aqui falaríamos de outros assuntos.

    Vou postar uma canção que fiz e que com certeza não está a venda.

    “No olhar de um menino pobre eu vejo historia
    É no olhar de um menino pobre que eu vejo historia
    Eu vejo a falta do que comer
    Falta escola pra aprender eu vejo historia
    Tanta guerra tanta gloria tanta luta por ai
    E o menino pobre que não tem onde dormir
    Tanto ouro tanta joia e o menino a pedir
    Utopia da sociedade mundial
    Tanta incerteza na saúde publica
    Menino morrendo na fila do hospital
    No olhar de um menino pobre eu vejo historia
    É no olhar de um menino pobre que eu vejo historia
    nessa ciranda que não para
    com a vida em risco eu vejo garra
    muita dor muita injustiça e o menino ainda ri
    inocente da sua dor o menino ri
    sem ter o que comer o menino ri
    sonha em ser doutor
    um jogador de futebol
    qualquer coisa que lhe tire esse olhar
    qualquer coisa pra sonhar
    e não mais ouvir os gritos e gemidos na viela
    nem correr pra se esconder dos tiros na favela
    situação cotidiana
    utopia da sociedade mundial
    no olhar de um menino pobre eu vejo historia
    é no olhar de um menino pobre que eu vejo historia”

    Saúde e Paz.

  54. 26/03/2013 0:05

    Apenas para cada tecnologia o ser humano incorre em exageros e radicalismos, isso tira muitas virtudes de qualquer inovação ou tecnologia nova. Mas a verdadeira virtude está em manter um equilíbrio e não tentar-se mudar opiniões das pessoas, deixando-as descobrirem suas próprias verdades sem assedia-las ou fanatiza-las. Mas a grande lição valida é a critica aos hábitos de vida insalubres que nos faz dependentes de um mundo que gera doenças crônicas. Esta crítica deve ser a mudança de indivíduos e de coletivos na relação com o mundo. reeducação de hábitos de vida e em consequência de hábitos alimentares. Não se deve realmente associar-se este tipo de comportamento a ideia de ficar rico facilmente. Este é talvez o maior erro de marketing que realmente afeta o próprio nome do produto.

    • Renata Lima permalink*
      26/03/2013 9:11

      Endoidou????? Quem tenta mudar e fanatizar aqui é herbalife. O blog não vai atrás de NENHUM distribuidor.

      Besteira. O maior erro de mmn é estrutural, esquema de recrutamento não privilegia quase ninguem.

  55. Nidia permalink
    17/12/2013 13:15

    Bom de facto ai no Brasil vocês têm uma ideia negra da Herbalife, mas na minha opinião mostra apenas falta de informação.
    Mas em Portugal é assim, apenas vou falar na minha situação pessoa e não nas pessoas bem sucedidas:
    Quanto aos produtos nunca me senti assim, tenho muito mais energia, durmo melhor, maior concentração, não sei o que é estar doente como eu estava antigamente (com constipações, gripes etc), e perdi imenso peso de forma saudável sem ter ficado com nenhum problema que advém das dietas, terei que referir que tenho hipotiroidismo e mesmo com esta doença eu obtive muito de positivo dos produtos.
    Quanto aos STS entre outras formações, aquela alegria deve-se a um bem estar inigualável que sentimos quando os consumimos, pois é nutrição e sendo assim temos as nossas defesas do organismo bem protegidas, todas as vitaminas entre outros suficientes para sermos pessoas que nos sintamos bem. Só se entende isto quando se consome os produtos e por isso mesmo vemos pessoas tão entusiasmadas nos STS. Não é medicação, como já foi referido, mas dá tudo o que precisamos para sermos saudáveis o que leva a que algumas das doenças atenuem, pois muitas doenças aparecem por ausência de algo na nossa alimentação.
    Quanto ao negócio, posso dizer que apenas com o meu bem estar e com a diminuição de peso que foi resultado apenas de consumir, eu vendo os produtos a pessoas que têm imensos resultados e se sentem super felizes por isso.
    Agora com algum esforço, por exemplo irmos a um sitio e de forma “natural” falarmos nos produtos e de como nos fazem sentir as vendas acontecem e consequentemente os lucros aparecem. Porque actualmente é muito importante o tema a saúde o bem estar, e pensem a Herbalife está em 93países, tem um conselho cientifico de pessoas influentes que nunca na vida iriam colocar a sua vida em risco por causa de algo não funcional e sem qualidade. Digam-me muitas vezes ouvem falar de produtos que saem de venda de um supermercado ou de uma farmácia. Na Herbalife os produtos continuam a venda, como sabem todos os produtos para venda têm de ser avaliados para consumo e a Herbalife tem os seus produtos a venda desde 1980. Está cotada na bolsa de Nova York. Acham mesmo que é uma lavagem ao cérebro? Apenas falei do que aconteceu comigo e não do que ouvi numa formação. Nunca em nenhuma formação alguém disse, em Portugal, faz um credito se não tens dinheiro. Sempre deixaram explicito, por alguma razão existe vários patamares nas qualificações, não temos dinheiro inicial para fazer 5000ptos e chegar a supervisor logo 50% de desconto, não faz mal, com vendas e no recrutamento de novos distribuidores com o tempo chegamos a esse patamar de desconto. Temos de ser inteligentes, é possível que haja pessoas a abordar isto com uma mentalidade de show que não é possível e que demonstram a chamada “lavagem cerebral”, mas não é, e pensem por vocês e não pelos que os outros dizem. Têm duvidas primeiro experimentem os produtos, podem ir ou não aos STS (depende do objectivo de cada um), e assim depois critiquem. Nós temos um cérebro é para pensar, somos pessoas não maquinas. Ouve alguém que falou em ser mais caro que no supermercado ou em outros estabelecimentos, tudo tem a ver com as características do produto (a qualidade), a sua constituição etc. Já tomei muitos dos que se encontram a venda fora e posso dizer que não tem nada a ver, ate porque muitos deles são apenas suplementação alimentar e a Herbalife tem o F1 que é o batido que substitui a refeição é comer e não um auxiliar a uma refeição. Como sabem um pegeot não custa o mesmo que um lamborghini e porque será?
    Têm duvidas experimentem, eu também cometi muitos erros, mas tive de experimentar.
    Só estragamos a nossa vida com más opções (créditos, gastar todo o dinheiro do núcleo familiar etc), se as opções forem correctas ( comprar o que se pode, crescer a nossa medida sem por a nossa família e vida em cheque) tudo corre bem, pode não ser no tempo que desejamos mas acontecem.
    Tal como um comentário que eu li no inicio, alguém dava esta nutrição à família, eu também dou, todas as pessoas do meu seio familiar ou amigos consomem, sabem porquê? porque eu as quero com saúde e quero vê-las todos os dias com bem estar.
    Todos temos direito à informação mas temos de ser críticos e analisarmos o que está ali e o que aconteceu realmente.
    Muita gente diz muita coisa nas revistas na televisão etc, muitas dessas coisas nem tem base cientifica apenas são opiniões formadas. Se fosse como falam neste blogue acham que ao fim de tanto tempo, com aqueles exemplos todos que alguém escreveu (Forbes, na televisão), se tivesse uma base consistente não teriam as entidades competentes tirado o produto de circulação e consequentemente os distribuídos ficariam sem lucros?

    • Renata Lima permalink*
      18/12/2013 10:30

      “Acham mesmo que é uma lavagem ao cérebro?”

      Sim, e seu comentário apenas reforça este fato. Você usa os MESMISSIMOS argumentos de todo distribuidor, onde quer que esteja. HBL tem corpo científico bom, produto bom, está em x países, blablablablabla. Impressionante como TODO distribuidor lança mão dos mesmos clichés para defender o negócio.

      Se quer mostrar que HBL é bom negócio, então saia da SUA realidade pessoal e traga NUMEROS. Até onde sei, os numeros divulgados pela própria empresa comprovam que QUASE NINGUEM ganha dinheiro neste negócio.

      Se tiver dados oficiais que o blog não publicou ainda, agradecemos. De mais, sua realidade pessoal não reflete a global. Obrigada pela (extensa) participação.

    • Fernando permalink*
      20/12/2013 11:35

      E os padrões linguísticos dos Herbalóides se repetem indefinidamente…

      Expressão será de quê, né mesmo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 455 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: